• Nenhum resultado encontrado

Na condução da APO dá-se início o processo de coleta de dados no local e a ferramenta base para esta coleta de dados neste experimento é o questionário em Excel gerado na fase de Planejamento. Nesta demonstração, são preenchidos 20 questionários representando o trabalho de coleta de dados pelas duplas de condutores (Dupla 01, Dupla 02 e Dupla 03), simulando as visitas realizadas nas unidades habitacionais. As respostas dos questionários foram transcritas dos questionários utilizados no caso teste, desenvolvidos no Conjunto Habitacional Campinas F (seção 4.1), simulando desta forma as visitas realizadas.

Distribuição de questionários 5.3.1

Nesta etapa de simulação, para representar a coleta de dados em campo realizada por 3 equipes, foram feitas cópias dos questionários Satisfação e Patologias (arquivos Excel) representando a distribuição para as diferentes equipes (Figura 60).

Figura 60 - Distribuição de questionários para duplas de condutores da APO

Fonte: O autor.

Equipamentos para distribuição, transporte e manuseio de documentação 5.3.2

O transporte e distribuição de documentos Excel podem ser realizados através da utilização de e-mails, Clouds Corporativas, Google Drive, Pen drives, etc. As duplas condutoras devem utilizar equipamentos portáteis que permitam o manuseio de documento Excel, tais como notebooks, tablets, Smartphones, etc.

Para esta etapa, foram testados dispositivos móveis portáteis (tablets e aparelhos celular), como o modelo Lenovo K5, sistema operacional Android 5.0, com tela Touchscreen de 5 polegadas e resolução de 1920x1080 pixels (Figura 61). Nestes testes foram avaliadas as funcionalidade e usabilidade do aparelho quanto ao manuseio das planilhas Excel em simulação de entrevista. Utilizou-se o recurso disponível no aplicativo Excel para ocultar e exibir linhas e/ou colunas facilitando desta forma a visualização e o manuseio da planilha na tela do equipamento utilizado.

Todos os equipamentos testados apresentaram boa performance quanto ao recebimento e envio de documentos via internet. Equipamentos com dimensões de telas entre 5 a 7 polegadas apresentaram desempenho razoável quanto à visibilidade e manuseio da planilha Excel, sendo recomendada a utilização de equipamentos com dimensão de tela de 7 polegadas ou maiores. Outros equipamentos testados podem ser vistos no Apêndice D. Uma outra forma de aprimoramento seria a utilização de formulários eletrônicos (com aparência similar aos questionários) como interface direta das planilhas de coleta de dados.

Figura 61 - Tela do dispositivo móvel utilizado em simulação de entrevista: selecionando linhas a serem ocultadas (a esquerda) e com linhas ocultadas (a direita)

Fonte: O autor.

Procedimento para entrevistas 5.3.3

Com o aceite do entrevistado (morador), o condutor inicia a entrevista manuseando a planilha Excel em seu equipamento portátil. Para o preenchimento dos questionários é importante relembrar as regras de preenchimento dos questionários estabelecidas na seção 4.3.4, para evitar conflitos quando as planilhas alteradas nas entrevistas forem importadas nos Mapas Interativos pelo modelo de informação. Para o procedimento das entrevistas recomenda-se que a dupla tenha em mãos (impresso ou digital), as regras para preenchimento das planilhas propostas também na seção 4.3.4. Faz-se necessário avaliar na prática, futuramente, a qualidade dos dados recebidos. A avaliação da qualidade dos dados coletados também é um procedimento necessário com a coleta de dados tradicional.

Manuseio e preenchimento dos questionários (planilhas) 5.3.4

A estrutura do questionário é simples, onde o cabeçalho (primeira linha) corresponde ao enunciado da questão e as demais linhas compõem na mesma coluna as respostas correspondentes. No exemplo a seguir (Figura 62), ao iniciar a entrevista a Dupla 02 preencherá a célula A3 com a identificação “Dupla 02” e em seguida dará sequência à entrevista preenchendo para o apartamento em avaliação as células subsequentes na mesma linha (D3, E3, F3 etc.).

Figura 62 - Exemplo de estrutura e preenchimento do documento Excel em entrevista

Fonte: O autor.

Para o manuseio das planilhas extensas, contendo o questionário de satisfação 101 linhas por 45 colunas e o questionário de patologias 101 linhas por 40 colunas, o condutor poderá fazer uso de um procedimento disponibilizado pelo software Excel para ocultar e reexibir linhas ou colunas, para que o manuseio e preenchimento da planilha sejam facilitados durante a entrevista. Com este procedimento, identificando o apartamento visitado e deixando apenas a linha a que este apartamento pertence ativada (Figura 63), ocultando todas as demais, as células de respostas ficam rentes às células de enunciado das questões (cabeçalho), facilitando o trabalho. Terminada a entrevista, com o preenchimento de todas as células com as respostas, as demais linhas podem ser reexibidas novamente.

Figura 63 - Linhas ocultas utilizando o procedimento Ocultar/Reexibir do Excel

Fonte: O autor.

O preenchimento do questionário das patologias pode ser complementado com registros fotográficos das patologias detectadas no imóvel visitado.

Registros fotográficos 5.3.5

Pelo levantamento dos artigos publicados no ENTAC, seção 2.1.7, observa-se que o registro fotográfico é um recurso muito utilizado e de importância em desenvolvimento de APO, principalmente nos casos de ocorrências patológicas encontradas nas edificações.

As imagens, (arquivos.JPG), coletadas em campo pelas equipes de condução são devolvidas, depositadas na mesma unidade computacional que aloja o modelo de informação e alocadas em diretórios correspondentes às unidades habitacionais visitadas (Figura 64).

Figura 64 - Interface do Windows Explorer com estrutura de diretórios e imagens de patologias coletadas a campo, devidamente alocadas nas pastas correspondentes as unidades habitacionais visitadas

Fonte: O autor.

Para que estas imagens possam ser utilizadas e vinculadas ao modelo de informação foram criadas através do recurso Gestor de Propriedades duas novas propriedades no componente Zona. A primeira propriedade identifica em quais unidades habitacionais ocorreram a incidência de registros fotográficos de patologias, sendo esta estruturada com o enunciado “Ocorrência de registros fotográficos” e a resposta para complementar esta propriedade suporta duas palavras "sim" ou "não". Esta propriedade é enviada no questionário de entrevistas e preenchida em campo e, ao ser devolvida ao modelo de informação, possibilita que seja feito o monitoramento de entregas de imagens através dos Mapas Interativos e através da utilização de mapas gráficos (Sobreposição Gráfica). Desse modo, é possível identificar as unidades habitacionais que permitiram registros fotográficos.

A segunda propriedade criada viabiliza o vínculo do modelo de informação com as imagens coletadas e armazenadas nos diretórios. Esta propriedade é denominada "Pasta de registro fotográfico" sendo do tipo texto que apresenta o link da pasta correspondente às imagens coletadas na unidade habitacional. Na Figura 65 observamos a Zona correspondente ao apartamento 4 da do bloco P1, quadra A1, selecionado e, em sua caixa de propriedades à direita, as propriedades criadas e o link (C:\IMAGENS DE PATOLOGIAS\QUADRA A1\BLOCO P1\APTO 04), para acesso das imagens coletadas em campo na unidade habitacional correspondente.

Figura 65 - Componente Zona do modelo de informação com as duas propriedades criadas para manuseio e vínculo com as imagens de patologias coletadas

Fonte: O autor.

O link dará acesso ao índice do diretório contendo as imagens de patologias coletadas durante a visita (Figura 66), na unidade habitacional visitada correspondente.

Figura 66 - Acesso através do link da propriedade ao diretório com imagens de patologias coletadas em campo

Em síntese, estas duas novas propriedades criadas possibilitam organizar e monitorar os registros fotográficos feitos nas unidades habitacionais visitadas, através de Mapas Interativos, e a visualização, localização e mapeamento destas unidades, no modelo de informação através de sobreposições gráficas (Figura 67).

Figura 67 - Recursos para monitoramento de entregas de imagens e mapeamento e identificação de unidades habitacionais com ocorrências de registros fotográficos (patologias)

Finalizando a condução da APO - Monitorando devolução de questionários 5.3.6

Para simular as entrevistas realizadas foram utilizadas 20 planilhas (10 de satisfação e 10 de patologias) com as respostas dos questionários utilizados no caso teste (seção 4.1) e distribuídas para 3 duplas. Uma dupla visitou 4 unidades e as duas restantes visitaram 3 unidades cada, totalizando 10 unidades habitacionais visitadas. Cada questionário respondido correspondeu a uma linha preenchida na planilha. Desta forma, nesta simulação as planilhas de cada equipe tinham de 3 a 4 linhas preenchidas. Finalizados os preenchimentos (entrevistas), as linhas que não foram preenchidas foram deletadas (Não houve entrevista). Os arquivos Excel foram salvos com os nomes das respectivas duplas (Dupla 01.xls, Dupla 02.xls e Dupla 03 .xls.). Numa situação real, para que estes dados coletados em campo possam ser importados e inseridos no modelo de informação, tais dados devem ser enviados para uma localização central para que sejam importados pelo modelo de informação digital. Os procedimentos para a devolução e importação de documentos coletados em campo para o modelo de informação, são demonstrados e descritos na seção 4.3.5 e foram, nesta fase, repetidos para finalizar a condução da APO.

A finalização da condução da APO em BIM se dá quando todos os dados coletados em campo são efetivamente entregues e inseridos no modelo de informação. Este processo resulta em um Mapa Interativo como apresentado na Figura 68 que possibilita acompanhar cada importação, quais as duplas que entregaram os questionários, quais os apartamentos que foram visitados e assim, monitorar quantos documentos faltam ser entregues. Na Figura 68 pode-se observar 10 entrevistas entregues e importadas no modelo de informação.

Figura 68 - Mapa Interativo “Duplas”, para controle de entrega e importação de questionários devolvidos

Fonte: O autor.

Simultaneamente a este monitoramento das devoluções das entrevistas realizadas com recursos do Mapa Interativo, também é possível realizar este monitoramento utilizando o recurso de Sobreposição Gráfica, gerando mapas gráficos para a visualização das devoluções e importações dos questionários (Figura 69).

Figura 69 - Sobreposição Gráfica monitorando a devolução e importação de questionários

Esta visualização é resultado da elaboração do Mapa Interativo denominado Dupla (MI- 00 DUPLAS) onde o critério de destaque de visualização é atribuído à propriedade “aceita participar da entrevista”, e onde o campo de resposta estiver preenchido com a palavra SIM (Figura 70). Lista-se desta maneira apenas os arquivos importados que tiverem entrevistas realizadas.

Figura 70 - Gerando critérios em Mapa Interativo Duplas

Fonte: O autor.

Na Figura 71 mostra-se o Mapa Interativo e as Sobreposições da condução simulada nesta demonstração.

Figura 71 - Mapa Interativo e Sobreposição Gráfica monitorando entrega de documentos

Fonte: O autor.

Com os 20 questionários importados no modelo de informação, todos os componentes Zona estão devidamente preenchidos com as respectivas respostas das entrevistas que foram realizadas em campo nas unidades habitacionais. Se selecionarmos uma Zona que foi visitada no modelo de informação, com o propósito de investigá-la, observa-se que toda a entrevista realizada está inserida em seu campo de propriedades (Figura 72).

Figura 72 - Zona do bloco P3 selecionada (campo esquerdo) e sua janela de propriedades (campo direito) contendo toda a entrevista realizada

Fonte: O autor.

Com os 20 questionários importados e todas as questões/propriedades inseridas nos componentes Zona do modelo de informação encerra-se a condução da APO em BIM.

5.4 Aplicação de APO em BIM

Nesta fase da APO em BIM, com todos os componentes Zona do modelo contendo os dados coletados em campo, pode-se propor leituras visuais desses dados coletados, por meio do recurso Sobreposição Gráfica (seção 4.3.6).

Mapas Interativos e Sobreposições Gráficas para caracterização da amostra 5.4.1

Inicia-se um procedimento de aplicação de APO, por exemplo, identificando a distribuição dos entrevistados no conjunto por faixa etária, gerando Mapas Interativos listando critérios de propriedade e idade, possibilitando uma tradução e leitura da distribuição de pessoas idosas por blocos e pavimentos. Simulando uma investigação neste contexto de faixa etária, será

possível visualizar a distribuição de moradores e analisar aspectos de acessibilidade, onde o modelo de informação nos disponibiliza um Mapa Interativo, listando entrevistados acima de 30 anos e uma leitura gráfica da distribuição destes moradores na quadra avaliada (Figura 73). Nos Mapas Interativos não há a possibilidade de repetir as propriedades nos campos, portanto temos apenas uma coluna de idade, e para listar outras faixas etárias, como menor que 30, até 20 anos, etc., são necessários gerar outros Mapas Interativos com esses mesmos critérios. As Sobreposições Gráficas permitem a combinação de várias propriedades em uma única visualização, como apresentado na Figura 73.

Figura 73 - Mapa Interativo e Sobreposição Gráfica para leitura de faixa etária

Em uma única Sobreposição Gráfica visualizamos os três intervalos de idades simultaneamente, isto é, de 0 a 20, de 20 a 40 e acima de 40. Neste exemplo, podemos identificar no modelo de informação que a única entrevistada acima de 40 anos é Dona Severina (70 anos de idade), que está bem alocada no térreo, levando-se em consideração a sua idade e as questões de acessibilidade avaliadas.

Leitura e interpretação de questões relativas a satisfação e patologias 5.4.1

Nesta demonstração de aplicação de APO/BIM, ao analisar o Mapa Interativo de satisfação do usuário quanto ao valor pago na conta de água (Figura 74), podemos observar nas Sobreposições Gráficas que a distribuição de valores altos está concentrada em blocos ou pavimentos específicos (Blocos P1 e P2). Esta leitura pode sugerir, em primeira instância, a existência nestes blocos de vazamentos ou outras ocorrências que possam influenciar no valor cobrado pela companhia responsável pela distribuição de água.

Figura 74 - Mapa Interativo e Sobreposição Gráfica da questão do valor pago de conta de água

Na demonstração a seguir, através do Mapa Interativo de Patologias, é possível gerar um Mapa específico de Sobreposição Gráfica, filtrando apenas as ocorrências patológicas detectadas nas paredes (Figura 75). Visualmente, não se identifica um padrão de localização das patologias registradas. Os demais Mapas Interativos e Sobreposições Gráficas das outras ocorrências patológicas (piso, teto, portas e janelas) se encontram no Apêndice F.

Figura 75 - Mapa Interativo e Sobreposição Gráfica de patologias (paredes)

6 AVALIAÇÃO

Uma avaliação geral é apresentada a seguir, considerando: (1) o desempenho observado a partir do experimento simulado relativamente aos resultados esperados inicialmente estabelecidos, (2) as limitações de desenvolvimento da proposição apresentada para a integração de BIM e APO e (3) um exercício de generalização da solução encontrada.

Documentos relacionados