• Nenhum resultado encontrado

CONFISSÃO AURICULAR

No documento 45-(ChicoXavier-Emmanuel)-PérolasdoAlém (páginas 31-34)

A confissão auricular constitui uma aberração, dentro do amontoado das doutrinas desvirtuadas do romanismo. E é justamente a mulher, pelo espírito sensível de religiosidade que a caracteriza, a maior vitima do confessionário.

Infelizmente, toda a série de absurdos do inqualificável sacramento da penitencia é oriunda dos superiores eclesiásticos, dos teólogos e falsos moralistas da igreja que, perversamente, criaram os longos e indiscretos interrogatórios, aos quais terá a mulher de submeter-se passivamente, diante de um homem solteiro, estranho, que ela, inúmeras vezes nem conhece.

Os padres, geralmente, em virtude do seu desconhecimento dos sagrados deveres da paternidade, não a vão interpelar no tocante às obrigações austeras do governo da casa; ferem exatamente os problemas mais íntimos e mais delicados da vida do casal, violando o sagrando respeito das questões do lar, dando pasto aos pensamentos mais injustificáveis e, às vezes, repugnantes. E o véu de modéstia e de beleza que Deus concedeu à mulher, para que ela pudesse mergulhar qual lírio de espiritualidade nos pântanos deste mundo, é arrazoado justamente por esse homem que se inculca ministro das luzes celestes. Muitas vezes, é no

confessionário que começa o calvário social da mulher. Dolorosos e pesados tributos são cobrados das católicas romanas, que, confiadas em Deus, se lançam aos pés de um homem cheio das mesmas fraquezas dos outros mortais, na enganosa suposição de que o sacerdote é a imagem da Divindade do Senhor.

Livro Emmanuel

CONHECER

Conhecer é patrocinar a liberação de nós mesmos, colocando-nos a caminho de novos horizontes na vida.

Livro Pensamento e Vida

CONQUISTAR

O homem está sempre decidido a conquistar o mundo, mas nunca disposto a conquistar- se para uma esfera mais elevada. Nesse falso conceito, subverte a ordem, nas oportunidades de cada dia. Se Deus lhe concede bastante saúde física, costuma usá-la na aquisição da doença destruidora; se consegue amealhar possibilidades financeiras, tenta açambarcar os interesses alheias.

Emmanuel - Livro Caminho, Verdade e Vida

CONSCIÊNCIA

Na historia de todos os povos, observa-se a tendência religiosa da humanidade; é que, em toda personalidade existe uma fagulha divina – a consciência, que estereotipa, em cada espírito a grandeza e a sublimidade de sua origem; no embrião, a principio rude nas suas menores manifestações, a consciência se vai despindo dos véus de imperfeição e bruteza que a rodeiam, debaixo da influencia de muitas vidas do seu ciclo evolutivo, em diferentes círculos de existência, até que atinja a plenitude do aperfeiçoamento psíquico e o conhecimento integral do seu próprio “eu”, que, então, se unirá ao centro criador do Universo, no qual se encontram todas as causas reunidas e de onde irradiará o seu poema eterno de sabedoria e de amor.

É a consciência, centelha de luz divina, que faz nascer em cada individualidade a idéia da verdade, relativamente aos problemas espirituais, fazendo-lhe sentir a realidade positiva da vida imortal, atributo de todos os seres da criação.

Livro Emmanuel *

A voz de nossa consciência não pode concordar invariavelmente com a opinião dos melhores amigos. O dever é mais imperioso que os presságios de qualquer adivinho.

Livro Luz Acima *

Não vale fugir às responsabilidades, porque o tempo é inflexível e porque o trabalho que nos compete não será transferido a ninguém.

Livro Entre a Terra e o Céu *

Cada consciência marcha por si, apesar de serem numerosos os mestres do caminho. Devemos a nós mesmos a derrota ou a vitória.

Livro Nos Domínios da Mediunidade *

A consciência é um núcleo de forças em torno do qual gravitam os bens e os males gerados por ela mesma.

Livro Nos Domínios da Mediunidade A consciência é a Lei que te acompanha e espreita,

O espelho do Senhor na Harmonia Perfeita, A desnudar-te a vida em plena luz da morte.

Amadeu Amaral - Livro Vozes do Grande Além *

Há duas palavras com significação muito diferente na Terra e na Vida Espiritual. Uma delas é “consciência”, a outra é “responsabilidade”.

No plano físico, muitas vezes conseguimos sufocar a primeira e iludir a segunda temporariamente, mas no campo das Verdades Eternas, não será possível adormecer ou enganar uma e outra.

A consciência revela-nos tais quais somos, seja onde for, e a responsabilidade marca- nos a fronte com os nossos merecimentos, culpas ou compromissos.

Hilda - Livro Vozes do Grande Além *

Cada consciência é uma criação de Deus e cada existência é um elo sagrado na corrente da vida em que Deus palpita e se manifesta. Responderemos por todos os golpes destrutivos que vibramos nos corações alheios e não nos permitiremos repouso enquanto não concertarmos, valorosos, o serviço de reajuste.

Livro Ação e Reação

CONSOLADOR

O Consolador prometido pelo Mestre chegava no momento oportuno. Urge reformar, reconstruir, aproveitar o material ainda firme, para destruir os elementos apodrecidos na reorganização do edifício social. E é por isso que a nossa palavra bate insistentemente nas antigas teclas do Evangelho cristão, porquanto não existe outra formula que possa dirimir o conflito da vida atormentada dos homens. A atualidade requer a difusão dos seus divinos ensinamentos. Urge, sobretudo, a criação dos núcleos verdadeiramente evangélicos, de onde

possa nascer a orientação cristã a ser mantida no lar, pela dedicação dos seus chefes. As escolas do lar são mais que precisas, em vossos tempos, para a formação do espírito que atravessará a noite de lutas que a vossa terra está vivendo em demanda da gloriosa luz do porvir.

Livro Emmanuel

COOPERAÇÃO

Sem cooperação não poderia existir amor; e o amor é a força de Deus, que equilibra o Universo.

Prefácio de Emmanuel. Livro Paulo e Estevão

CORAÇÃO

Nas regiões do estômago, o privilegio pertence aos sujeitos felizes, bem fichados nos círculos bancários, mas, nos planos do coração, os livros de cheque são desnecessários.

Livro Novas Mensagens *

Coração que conserva rancor é coração doente. Alimentar ódio ou despeito é estender inomináveis padecimentos morais no próprio espírito.

Livro Entre a Terra e o Céu

CORAGEM

As arvores ressequidas ou estéreis jamais recebem pedradas. Não têm fruto que tente os que passam. Avancemos corajosos no trabalho cristão.

Livro Contos e Apólogos

No documento 45-(ChicoXavier-Emmanuel)-PérolasdoAlém (páginas 31-34)