• Nenhum resultado encontrado

Há nas anotações do Apóstolo Mateus (19:7-8) certa passagem, na qual afirma Jesus que o divórcio na Terra é permitido a nós outros pela dureza dos nossos corações. Aqui, a medida deve ser facultada à maneira de medicação violenta em casos desesperadores de desarmonia orgânica. Na febre alta ou no tumor maligno, por exemplo, a intervenção exige métodos drásticos, a fim de que a crise de sofrimento não culmine com a loucura ou com a morte extemporânea. Nos problemas matrimoniais, agravados pela defecção de um dos cônjuges ou mesmo pela deserção de ambos do dever a cumprir, o divórcio é compreensível como providência contra o crime, seja ele o assassínio ou o suicídio...Entretanto, assim como o choque operatório para o tumor e a quinina para certas febres são recursos de emergência, sem capacidade de liquidar as causas profundas da enfermidade, as quais prosseguem reclamando tratamento longo e laborioso, o divórcio não soluciona o problema da redenção, porque ninguém se reúne no casamento humano ou nos empreendimentos de elevarão espiritual, no mundo, sem o vinculo do passado, e esse vínculo, quase sempre, significa débito no Espírito ou compromisso vivo e delongado no tempo. O homem ou a mulher, desse modo, podem provocar o divórcio e obtê-la, como sendo o menor dos piores males que lhes possam acontecer... Ainda assim, não se liberam da dívida em que se acham incursos, cabendo-lhes voltar ao pagamento respectivo, tão logo seja oportuno.

Livro Ação e Reação

DOENÇAS

Veja “Enfermidades”

DONS

Clareemos o cérebro no estudo renovador e limpemos o coração com o esmeril do trabalho, e, então, compreenderemos que o Senhor nos emprestou os preciosas dons que nos valorizam a existência, não para rendermos culto às facilidades sem substância, engrossando a larga fileira dos pedinchões e preguiçosos inveterados, mas sim para que sejamos dignos companheiros da luz, caminhando ao encontro de seu amor e de sua,sabedoria, com os nossos próprios pés.

Batuíra - Livro Vozes do Grande Além

DOR

Dor, para nós, significa possibilidade de enriquecer a alma; a luta constitui caminho para a divina realização.

Livro Nosso Lar *

Temos sempre, na Terra, a ilusão de que não há dor maior que a nossa. Pura cegueira: há milhões de criaturas afrontando situações verdadeiramente cruéis, comparadas às nossas experiências.

*

Nossa dor não nos edifica pelos prantos que vertemos, ou pelas feridas que sangram em nós, mas pela porta de luz que nos oferece ao espírito, a fim de sermos mais compreensivos e mais humanos.

Livro Nosso Lar *

A dor, muitas vezes, funciona como medida de auxílio nas corrigendas indispensáveis. Livro Os Missionários da Luz *

A dor, o obstáculo e o conflito são bem-aventuradas ferramentas de melhoria, funcionando em nosso favor. Que dizer da pedra preciosa que fugisse às mãos do lapidário, do barro que repelisse a influência do oleiro?

Livro Libertação *

Não esperes deste mundo mais que lágrimas e padecimentos, porque e na dor que os corações se lucificam para o céu...

Livro Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho *

Todas as dores passam como a vertigem dos relâmpagos ou como os véus da neblina desfeitos ao Sol.

Livro 50 Anos Depois *

Só a dor nos ensina a ser humanos.

Livro Paulo e Estevão O leito de dor é um campo de ensinamentos sublimes e luminosos. Nele a alma exausta vai estimando no corpo a função de uma túnica. Tudo o que se refira à vestimenta vai perdendo, conseqüentemente, de importância.

Livro Paulo e Estevão *

Não basta sofrer desesperadamente, como o náufrago revoltado, recolhido na onda de sua própria imprevidência. É necessário conhecer a finalidade da dor, lapidária da evolução e eterna obreira do Espírito.

Livro Novas Mensagens *

A dor bem compreendida é uma luz para o coração.

Livro Luz Acima *

A dor e o obstáculo guardam para nós a função de legítimos instrutores. É um erro interpretar dificuldades à conta de punições ou pesadelos, quando nelas devemos encontrar recursos de aprimoramento e provas abençoadas. A lei é de evolução comum e de perfeição final para todos, ainda mesmo considerando a necessidade de expiação para o crime e corrigenda para o mal. Como habilitar-se o aluno sem o livro de lições? que seria do espírito encarnado sem a oportunidade de experimentar, atuar, lapidar-se e conhecer?

Livro Pontos e Contos É a dor que através dos anos,

Dos algozes, dos tiranos, Anjos puríssimos faz,

Transmutando os Neros rudes Em arautos de virtudes,

Em mensageiros de paz.

Castro Alves - Livro Parnaso de Além-Túmulo Tudo sofri,

Ó Dor, por te querer, Porque depois que vieste Qual pássaro celeste

Para abrir rosas de sangue no meu peito, Encheste a minha vida

De um estupendo prazer, quase perfeito! Aos poucos me ensinaste a abandonar Meus prazeres fictícios,

Trocando-os pela luz dos sofrimentos!

Carmen Cenira - Livro Parnaso de Além-Túmulo A dor é como o incêndio, suscetível de transferir-se da habitação do vizinho para a nossa casa.

*

A dor constitui valioso curso de aprimoramento para todos os aprendizes da escola humana.

Mariano José Pereira da Fonseca - Livro Instruções Psicofonicas *

Quando a nossa dor não gera novas dores e nossa aflição não cria aflições naqueles que nos rodeiam, nossa dívida está em processo de encerramento. Muitas vezes, o leito de angústia entre os homens é o altar bendito em que conseguimos extinguir compromissos ominosos, pagando nossas contas, sem que o nosso resgate a ninguém mais prejudique.

Quando o enfermo sabe acatar os Celestes Desígnios, entre a conformação e a humildade, traz consigo o sinal da dívida expirante.

Livro Ação e Reação *

Experimentarás muitas dores, mas, se não permaneceres vigilante no aproveitamento da luta, teus dissabores correrão inúteis.

Emmanuel - Livro Vinha de Luz *

Aprende a sofrer com humildade para que a tua dor não seja, simplesmente orgulho ferido.

Livro Ação e Reação

DOUTRINADOR

A missão do doutrinador é muitíssimo grave, para qualquer homem. Não é sem razão que se atribui a Nosso Senhor Jesus o título de Mestre.

Livro Os Mensageiros

E

EDUCAÇÃO

O processo de educação do Ser para a Divindade tem sua base no reencarnacionismo e no trabalho incessante.

Livro Voltei

EDUCAR

Bom é corrigir. Melhor, porém, é educar.

*

Educa e transformarás a irracionalidade em inteligência, a inteligência em humanidade e a humanidade em angelitude.

Emmanuel - Livro Fonte Viva

No documento 45-(ChicoXavier-Emmanuel)-PérolasdoAlém (páginas 44-48)