• Nenhum resultado encontrado

O usurário não padece apenas a infelicidade de seqüestrar os bens devidos ao Bem de Todos, mas igualmente o infortúnio de erguer para si mesmo a cova adornada em que se lhe estiolarão as mais nobres faculdades do espírito.

Livro Pensamento e Vida

VÁCUO

Há esferas de vida em toda parte, o vácuo há de ser mera imagem literária. Em tudo há energias viventes e cada espécie de seres funciona em determinada zona da vida.

Livro Nosso Lar

VAIDADE

A vaidade é o Amor que se ilude.

João de Brito - Livro Falando à Terra

VAMPIRISMO

Toda forma de vampirismo está vinculada à mente deficitária, ociosa ou inerte, que se rende, desajustada, às sugestões inferiores que a exploram sem defensiva.

Dias da Cruz - Livro Instruções Psicofônicas

VANGLORIAR-SE

Não te vanglories do que possuis, porque deus concede os recursos no momento preciso e retoma-os, quando julga oportuno. Sê simples para contentar a ti mesmo.

Livro Pontos E Contos

VELHICE

Costuma-se dizer que a velhice é um ataúde de fantasias mortas, mas isso apenas se verifica com os que não souberam ou não quiseram “morrer” com o Cristo para alcançar a fonte eterna da sua vida gloriosa. Quem se valeu da possibilidade divina tão somente para cultivar ilusões balofas, não poderá encontrar mais que o fantasma doa seus enganos caprichosos. A criatura, porém, que caminhou de olhos fixos em Jesus em todos os pormenores da tarefa, essa, naturalmente, conquistou o segredo de viver triunfante acima de quaisquer circunstâncias adversas. Jesus palpita em seus atos, palavras e pensamentos. Seu coração, na pobreza ou na abastança, será como flor de luz, aberta ao sol da vida eterna!...

Livro Renúncia

VER

Vê, com clareza, se a pretensa claridade que há em ti não é sombra de cegueira espiritual.

Livro Vinha de Luz

VERBALISMO

Desligai-vos do excessivo verbalismo sem obras! Não vos falo aqui tão somente das obras do bem, exteriorizadas no plano físico, mas, muito particularmente, das construções silenciosas da renúncia, do trabalho de cada dia no entendimento de Jesus Cristo, da paciência, da esperança, do perdão, que se efetuam portas a dentro da alma, no grande país de nossas experiências interiores.

Livro Os Missionários da Luz

VERBO

Livro No Mundo Maior *

Não empreste teu verbo a palavras indignas, a fim de que as sugestões da esfera superior lhe encontrem a boca limpa. (André Luiz).

Livro Instruções Psicofônicas

VERDADE

Somente são dignos da verdade plena os que se encontram plenamente libertados das paixões.

Livro Os Missionários da Luz *

Precisamos ser canal de verdade para os outros; mas não é só isso, porque é indispensável sejamos canais e reservatórios ao mesmo tempo, a fim de que, como discípulos de um Mestre tão rico de sabedoria e amor, não venhamos a sucumbir pela miséria própria.

Livro Reportagens de Além-Túmulo *

A verdade não constituí edificação que se levante por informações alheias, no caminho da vida. É realização eterna que cabe a cada criatura consolidar aos poucos, dentro de si mesma, utilizando a própria consciência.

Livro Lázaro Redivivo

VERDUGOS

A maioria dos verdugos da humanidade constitui-se de homens eminentemente cultos, que desprezam a inspirarão divina.

Livro Nosso Lar

VÍCIO

O vicio é o Amor que se embrutece.

João de Brito - Livro Falando à Terra

VIDA

A vida do homem estará centralizada onde centralize ele o próprio coração.

Livro Nosso Lar *

A vida é uma sinfonia perfeita. Quando procuramos desafiná-la, no círculo das notas que devemos emitir para a sua máxima glorificação, somos compelidos a estacionar em pesado serviço de recomposição da harmonia quebrada.

Livro Os Missionários da Luz *

Alguns fisiologistas da Crosta concordam em asseverar que a vida humana é uma resultante de conflitos biológicos, esquecidos de que, muitas vezes, o conflito aparente das forças orgânicas não é senão a prática avançada da lei de cooperação espiritual.

Livro Os Missionários da Luz *

A vida física é puro estágio educativo, dentro da eternidade, e a ela ninguém é chamado a fim de candidatar-se a paraísos de favor e, sim, à moldagem viva do céu no santuário do Espírito, pelo máximo aproveitamento das oportunidades recebidas no aprimoramento de nossos valores mentais com o desabrochar e evolver das sementes divinas que trazemos conosco.

Livro Libertação *

A vida é um cântico de trabalho e criação: incessantes.

Livro Reportagens de Além-Túmulo *

O termo central de nossa vida deve ser o reino do céu no coração.

Livro Boa-Nova *

A vida é o resultado das trocas incessantes e o insulamento é a única morte no concerto universal.

Livro Crônicas de Além-Túmulo *

O rio da vida está sempre correndo e é indispensável energia serena e vontade ardente, a fim de mergulharmos na coleta dos valores divinos. Enquanto o homem se mantiver tíbio, desencantado, indiferente ou pessimista, dificilmente poderá encontrar no Evangelho algo mais que os sublimes apelos do Senhor. Em tais condições negativas, recebemos os convites do Cristo, mas freqüentemente ficamos ignorando a tarefa; somos chamados ao banquete da verdade e da luz, mas comparece-mos como comensais bisonhos, mal sabendo como iniciar o suculento repasto.

*

A vida, na sua expressão terrestre, é como uma árvore grandiosa. A infância é a sua ramagem verdejante. A mocidade se constitui de suas flores perfumadas e formosas. A velhice é o fruto da experiência e da sabedoria. Há ramagens que morrem depois do primeiro beijo do Sol, e flores que caem ao primeiro sopro da Primavera, O fruto, porém, é sempre uma bênção do Todo-Poderoso. A ramagem é uma esperança, a flor uma promessa, o fruto é realização; só ele contém o doce mistério da vida, cuja fonte se perde no infinito da divindade.

Livro Boa-Nova *

A vida é onda contínua e inextinguível a manifestar-se em diversos planos.

Farias Brito - Livro Falando à Terra *

A vida pede a nossa renovação permanente para chegarmos ao Sólio Divino, que lhe é meta fulgurante. Para isso é imprescindível aprender, transformar, agir e santificar, incessantemente, assimilando as ondas de vitalidade que nos cercam em nosso crescimento espiritual.

Miguel Couto - Livro Falando à Terra *

A Lei da Vida não recomenda o exclusivismo e a separatividade.

Livro Fonte Viva *

A vida é uma escola e cada criatura, dentro dela, deve dar a própria lição.

Livro Entre a Terra e o Céu

No documento 45-(ChicoXavier-Emmanuel)-PérolasdoAlém (páginas 163-167)