• Nenhum resultado encontrado

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.4 CONHECENDO O ESPAÇO ESCOLAR

Atualmente, a rede municipal de ensino de Santa Teresa possui 21 escolas, com cerca de 3 mil alunos. Além das aulas convencionais previstas no currículo escolar, os estudantes têm acesso a uma série de atividades que enriquecem o aprendizado e buscam preservar a cultura histórica do município.

Nessa perspectiva, a definição da área de estudo (INMA) e da escola ocorreu devido à proximidade existente entre elas, o que facilitou, desse modo, o acesso e o deslocamento da pesquisadora, dos alunos e do professor.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Ethevaldo Damázio, localizada na Rodovia Josil Espíndula Agostini, 1060, Santa Teresa-ES, 29650-000 (Figuras 6 e 7), foi fundada em 15 de fevereiro de 2008, pelo Decreto n° 195/2007, com o intuito de solucionar o problema do município de não ter uma escola que absorvesse totalmente a demanda do ensino fundamental. Conforme consta em sua Proposta Pedagógica, a escola tem por objetivo produzir condições materiais e objetivas de apropriação e produção de novos conhecimentos por meio do conhecimento produzido e acumulado pela humanidade e promover condições que favoreçam o desenvolvimento do educando, direcionando o processo de integração e socialização entre a equipe pedagógica, bem como de toda comunidade escolar, viabilizando mecanismos de inclusão sociocultural, diversificando o ambiente escolar em vários cenários étnicos inerentes à sociedade.

Figuras 6 e 7 – EMEF Professor Ethevaldo Damázio

Fonte: Aplicativo Google Earth – Image2017 DigitalGlobe

A escola funciona em sede própria, dispondo de um espaço amplo, acolhedor, agradável e propício para a aprendizagem (Figuras 8 e 9). Possui uma área total de 6.337.50 m², sendo 5.141,20 m² de área construída e 1.196,30 m² de área livre. A área construída é composta por 32 salas de aula, 01 sala de professores, 01 sala de coordenação pedagógica, 01 sala de reuniões, 01 sala de vídeo, 01 sala de xerocópia, 01 sala de jogos, 01 sala de musicalização, 02 laboratório de informática, 01 laboratório de ciências, 01 secretaria escolar, 01 biblioteca, 01 auditório, 01 camarim, 12 banheiros (4 masculinos, 4 femininos, 2 para professores, 2 para direção e dois adaptados para necessidades especiais), 01 quadra de esportes coberta, 01 parquinho, 01 cozinha, 01 despensa, 01 refeitório, 01 espaço de quiosques (destinado a atividades extras).

Figuras 8 e 9 – Fotos do pátio da escola e da turma do 6º ano “B”

No geral, a equipe de trabalho é constituída por 01 Diretora Geral, 01 Diretora Adjunta, 09 Coordenadores, 05 Pedagogos, 70 Docentes, 01 Professor de Laboratório de Informática, 05 Professores de Educação Especial, 05 Secretários Escolares, 02 Auxiliares de Biblioteca, 21 Auxiliares de Serviços Gerais, 02 Trabalhadores Braçais, 02 vigias, distribuídos em 03 turnos de trabalho.

A proposta pedagógica da instituição tem como princípio norteador o exercício da cidadania, valorizando o homem em sua totalidade e em sua relação com os outros e o mundo baseados na filosofia de Paulo Freire. O currículo escolar contém e estimula a construção de um conhecimento interativo, interdisciplinar, transdisciplinar, flexível, significativo, sendo reavaliado após cada etapa. Abrange questões como tecnologia, sexualidade, saúde, ecologia, diferentes campos profissionais, política, esporte, cultura, e os paradigmas valorativos, sempre permeados pelos princípios filosóficos e éticos da instituição.

Os planos de curso foram construídos com a participação de todos os professores da rede municipal, resultando em um currículo de acordo com a realidade local e com uma abordagem interdisciplinar.

A metodologia de ensino procura apresentar roteiros para diferentes situações didáticas, conforme a tendência/corrente pedagógica adotada pelos professores/instituições, de forma que o aluno se aproprie dos conhecimentos propostos e/ou apresente suas pesquisas e demais atividades pedagógicas.

Para alcançar os objetivos e metas da proposta pedagógica, a escola organiza suas atividades de forma lúdica, diversificada, contextualizada e interdisciplinar, considerando as especificidades culturais, sociais, econômicas e políticas da comunidade escolar, assim como suas necessidades de aprendizagem. As atividades cívicas, culturais, esportivas, entre outras, são previstas em um calendário anual de eventos, programado nas reuniões pedagógicas com a definição de tarefas e envolvimento de toda a comunidade escolar em forma de projetos. Para proporcionar o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias à formação do aluno, as metodologias abordam a leitura, a escrita, o cálculo, o

confronto e a troca de ideias, o diálogo, a análise, o debate e a articulação entre teoria e prática.

Uma das principais políticas da escola é fazer com que o processo de educação seja uma parceria entre os pais e a escola. Os pais são estimulados a participar das atividades escolares, são informados das atividades escolares por meio da agenda escolar utilizada pelos seus filhos durante as aulas e recebem notificações sobre eventos específicos nos quais seus filhos estão envolvidos.

A escola oferece atividades desde o 1º ano até a 8ª série do ensino fundamental, nas modalidade regular e educação de jovens e adultos, atendendo a alunos na faixa etária entre 05 e 17 anos no ensino fundamental e a partir dos 16 na Educação de Jovens e adultos, todos provenientes da sede do município e localidades próximas, como: Alto Caldeirão, Alto Goiapaboaçu, Alto Santo Antônio, Rio Saltinho, Rio Nove, Rio do Norte e Rio Bonito. Até o ano de 2010, as turmas de ensino fundamental eram organizadas em regime seriado, quando, em atendimento a Lei 11.274, de 06/02/2006, foi implantado o Ensino Fundamental de 9 anos.

No turno matutino funciona o ensino fundamental II (6º ano a 8ª série), no turno vespertino funciona o ensino fundamental I (1º ao 5º ano) e no turno noturno funciona a Educação de Jovens e Adultos (5ª a 8ª série – etapas). Dados coletados no mês de novembro de 2016 pela Secretaria Escolar mostram que a escola possui 1.403 alunos matriculados, distribuídos em 56 turmas, sendo 21 turmas (595 alunos) no turno matutino, 29 turmas (735 alunos) no turno vespertino e 05 turmas (73 alunos) no turno noturno. Esses alunos pertencem a classes socioeconômicas diversificadas, sendo que alguns convivem com a extrema pobreza e outros pertencem à classe média. Com relação à estrutura familiar, a maioria dos alunos mora com os pais ou pelo menos com um deles.

Grande parte desses alunos tem acesso às informações apenas por meio de televisão e rádio, uma minoria tem acesso à internet em casa e outros procuram lan house para obter informação e entretenimento. A leitura se restringe apenas ao espaço escolar e a maioria não costuma frequentar teatros, cinemas ou outras apresentações culturais.

No contraturno, a escola desenvolve o projeto Educação Integral, proposto no ano de 2016 pela Secretaria Municipal de Educação, tendo como objetivo atender a alunos em defasagem idade/ano e/ou que apresentam dificuldades no processo ensino-aprendizagem. O objetivo é melhorar o processo ensino-aprendizagem, garantindo o acesso, a permanência, a socialização e o sucesso dos alunos, na perspectiva do desenvolvimento integral.

Documentos relacionados