• Nenhum resultado encontrado

Confrontando-me com o fim deste longo percurso, deparo-me também com as aprendizagens que desenvolvi. Descrever e refletir acerca das experiências vivenciadas em contexto de jardim de infância e de creche, permitiu-me aprofundar conhecimentos sobre o ensino-aprendizagem, compreender a complexidade da profissão de um(a) educador(a) de infância, de modo a desenvolver competências para práticas futuras de qualidade. Apesar do curto período de tempo, o estágio profissional fez com que adquirisse e aprofundasse conhecimentos e competências que tiveram origem nos dilemas que emergiam das minhas práticas e da realização do presente relatório.

Ao longo da exposição e análise de todo o meu percurso, apercebi-me de diversas competências que desenvolvi nas várias dimensões pedagógicas. Mais do que o desenrolar do projeto de intervenção pedagógica, com o foco na dimensão investigativa, tive oportunidade de estar inserida em dois contextos de educação de infância onde desenvolvi competências, como: a compreensão da importância da rotina; estratégias na gestão do tempo de grande e pequeno grupo; a compreensão de construir interações positivas com as crianças, levando-as a confiar em mim, como adulto apoiante nas descobertas; o explorar, descobrir e brincar com as crianças; a importância de observar e ouvir a criança, no sentido de conhecer os seus interesses e necessidades; a importância do diálogo com outros adultos, levando a uma profunda reflexão; a importância dos espaços e materiais como promotores de aprendizagens, com bases nos interesses, necessidades e vivências das crianças, compreendi que não existem fórmulas; que cada criança é única e que estão a construir a sua identidade com base em experiências ricas vividas; entre outros, pois seria extensivo e exaustivo referir todas as aprendizagens e todos os momentos de reflexão que este estágio me proporcionou.

Ao longo de toda a elaboração do projeto de intervenção pedagógico, aprendi que as

competências para o educador de infância vão-se construindo e alterando. Refletindo sobre as minhas práticas, constatei que muitas foram as aprendizagens realizadas, contudo, muitas foram as portas que se abriram, suscitando-me mais desafios nas minhas práticas profissionais futuras. O educador de infância deve ter como caminho o constante crescimento numa formação contínua e consistente.

No que concerne à dimensão investigativa do projeto de intervenção pedagógica, este sustem-se no ciclo investigação – ação - reflexão. Ao longo do mesmo, deparei-me com o fascínio pela diversidade cultural em jardim de infância e pela diversidade sensorial em creche, demonstrado o interesse por estas temáticas, com base nos incidentes observados e numa reflexão continua. Posteriormente, um dos objetivos consistia em procurar referenciais teóricos que sustentassem ou explicassem os acontecimentos e resultados observados e as minhas reflexões, no sentido de dar resposta aos interesses demonstrados com bases para planear e repensar em propostas que despoletassem os interesses das crianças e aprofundassem o mesmo interesse. Em suma, todo o processo de investigação-ação-reflexão teve como

47 objetivo criar oportunidades com intencionalidade educativa que partissem dos interesses das crianças levando-as a uma aprendizagem pela ação.

A curiosidade das crianças pelo conhecimento do mundo (culturas em jardim de infância e as sensações em creche) transformou-se no início da ação e demonstrou que a curiosidade é um factor ao qual o educador de infância deve estar constantemente atento. É através da curiosidade que despoletam momentos autênticos de aprendizagem, quando a criança procura respostas e cria momentos de descoberta que promovem ainda mais a curiosidade do conhecimento do que a rodeia.

Em ambos os contextos, defini um conjunto de objetivos, os quais serviram como guias no meu percurso na confirmação de aprendizagens e da resposta às problemáticas observadas. Ao longo da realização do projeto, o entusiasmo das crianças e a minha compreensão do que acontece em contextos de educação infantil foi gradual. As aprendizagens acontecem com base na experiência. Considero que para existir experiência é necessário proporcionar momentos para que esta aconteça. No término de todas as atividades por mim desenvolvidas, as evidências recolhidas serviram como documentação e base para a reflexão, as quais servirão para colmatar falhas pedagógicas em futuras aprendizagens ou em contexto laboral no futuro.

Os aspetos a melhorar nas minhas práticas pedagógicas são o de conseguir estratégias para saber gerir o tempo de grande grupo, a observação das brincadeiras das crianças, compreender a intencionalidade de observar e compreender as brincadeiras das crianças para delas tirar um melhor proveito, com o objetivo maior de aplicar conhecimentos que promovam o processo de ensino- aprendizagem e o desenvolvimento da criança.

Em síntese, considero que, de um modo geral, o projeto de intervenção pedagógica, levado a cabo nos dois contextos, teve um balanço positivo, quer a nível profissional, quer a nível pessoal, uma vez que me possibilitou momentos onde compreendi que os interesses das crianças têm significado nas aprendizagens.

48

Referências Bibliográficas

Alonso, M. L. (8 de novembro de 1991). Repositorio da Universidade do Minho. Obtido em 9 de setembro de 2015, de Repositorio da Universidade do Minho: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/19467/1/cadernosescolacultural.pdf Bondioli, A., & Mantovani, S. (1998). Manual de Investigação Infantil. Porto Alegre: Artmed.

Brickman, N., & Taylor, L. (1991). Aprendizagem Activa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Brito, A. R., & Matos, R. (s.d.). A Abordagem da multiculturalidade em educação pré-escolar. Obtido em 20 de outubro de 2015, de Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal: comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/4708/1/abordagemmulticulturalidade.pdf

Caldeira, M. F. (2009). Aprender a Matemática de uma Forma Lúdica. Lisboa: Escola Superior de Educação João de Deus.

Camões, L. (s.d.). Um Poema Luís de Camões. Obtido em 21 de 10 de 2015, de Um Poema Luís de Camões: http://www.viva-tavira.com/Poemas/lvCamoes.htm

Cardoso, M. (27 de fevereiro de 2012). Criando contextos de qualidade em creche: ludicidade e aprendizagem -Tese de Doutoramento. Obtido em 10 de outubro de 2015, de Repositorio da Universidade do Minho: http://hdl.handle.net/1822/19748

Carneiro, C. (Setembro de 2012). A Perceção dos professores sobre a importância da atividade lúdica na Educação Especial. Obtido em 7 de setembro de 2015, de Repositorio Cientifico de Acesso Aberto de Portugal: comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/2596/1/carlacarneiro.pdf

Carvalho, E., & Faustino, R. (2012). Educação e Diversidade Cultural . Maringá: Eduem.

Carvalho, M. (10 de outubro de 2005). Efeitos de Estimulação Multi-Sensorial no Desempenho de Crianças de Creche. Obtido em 10 de outubro de 2015, de Repositorio da Universidade do Minho: http://hld.handle.net/1822/7291

Conselho Nacional de Educação. (2009). A educação das crianças dos 0 aos 12 anos. Lisboa: C.N.E. Convenção dos Direitos das Crianças. (2004). UNICEF. Obtido em 15 de setembro de 2015, de

Convenção dos Direitos das Crianças:

http://www.unicef.pt/docs/pdf_publicacoes/convencao_direitos_crianca2004.pdf Cordeiro, M. (s.d.). O livro da Criança. Do 1 aos 5 anos. Lisboa: A Esfera dos livros.

Coutinho, C., Sousa, A., Dias, A., Bessa, F., Ferreira, M., & Vieira, S. (2009). Investigação-ação metodologia preferencial nas práticas educativas. Psicologia, Educação e Cultura, 360-376.

49 Cunha, A. (2014). Multiculturalismo e Educação - Da diversidade Critica/Critica. Santo Tirso: Whitebooks. Cunha, N., & Nascimento, S. (2005). Brincando, aprendendo e desenvolvendo o pensamento

matemático. Rio de Janeiro: Editora Vozes.

Dewey, J. (1971). Experiência e Educação (15ª Ed.). São Paulo: Companhia Editora Nacional.

Edwards, C., Gandini, L., & Forman, G. (1999). As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: Artmed.

Fernandes, A. (junho de 2006). A investigação-ação como metodologia. Projeto ser mais: educação para a sexualidade online. . Porto: Faculdade de Ciências do Porto.

Forneiro, L. (1996). A organização dos espaços na educação infantil. In m. A. Zabalza, Qualidade em educação infantil (pp. 229-281). Porto Alegre: Artmed.

Glauert, E. (2004). A Ciência na Educação de Infância. In I. Siraj-Blatchford, Manual desenvolvimento curricular para a educação de infância. (pp. 72-87). Lisboa: Texto Editora.

Hohmann, J., & Post, M. (2011). Educação de bebés em infantários - Cuidados e Primeiras Aprendizagens. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Hohmann, M., & Weikart, D. P. (2011). Educar a Criança. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Homem, M. (2002). O Jardim de Infância e a Familia - As fronteitas da cooperação. Lisboa: Instituto de

Inovação Educacional.

Jantarada, Â. (junho de 2011). Repositorio Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Obtido em 15 de outubro de 2015, de Repositorio Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti: http://repositorio.esepf.pt/handle/10000/480

Marques, I., & Vieira, M. M. (1996). A Investigação-Acção na Formação de Professores - Um Projecto de Supervisão do Estágio Integrado e Um Percurso de Formação. Braga: Universidade do Minho. Martins, R. (2013). Desafios da Aprendizagem Ativa em contexto de Creche e Jardim de Infância. Braga:

Instituto de Educação - Universidade do Minho.

Máximo-Esteves, L. (2008). Visão Panorâmica da Investigação-Ação. Porto: Porto Editora.

Ministério da Educação. (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Lisboa: Ministério da Educação.

Montessori, M. (s.d.). Montessori em Família. Lisboa: Editora Portugália.

50 Oliveira-Formosinho, J., & Andrade, F. (2011). O espaço na Pedagogia-em-Participação. In O Espaço e o

Tempo na Pedagogia-em-Participação (pp. 9-69). Porto: Porto Editora.

Peixoto, A. (2005). As Ciências físicas e as actividades laboratoriais na Educação Pré-Escolar: diagnóstico e avaliação do impacto de um programa de formação de Educadores de Infância. Braga: Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho.

Pereira, A. (2004). Educação Multicultural Teorias e Práticas. Porto: Edições Asa.

Ramos, D. C., Ribeiro, S. M., & Santos, Z. A. (2011). Os jogos no desenvolvimento da criança. In: ROSA, Adriana (Org.). Lúdico & Alfabetização. Curitiba: Juruá.

Ribeiro, L. (2005). XI Encontro Nacional da APEI: conclusões. C:E:I: Cadernos de Educação de Infância 74., (pp. 40-41).

Roldão, M. (2008). Que Educação queremos para a Infância? In M.I. Miguéns (Ed), A Educação das crianças dos 0 aos 12 anos. Lisboa: Conselho Nacional de Educação.

Rolim, A., Guerra, S., & Tassigny, M. (junho de 2008). Uma leitura de Vygotsky sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. Obtido em 5 de outubro de 2015, de Rev. Humanidades, Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 176-180, jul./dez. 2008.: http://brincarbrincando.pbworks.com/f/brincar%20_vygotsky.pdf

Rosa, A. (2013). A importância de brincar no exterior: análise dos níveis de envolvimento de crianças em idade pré-escolar. Coimbra: Universidade de Coimbra - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

Sá, J., & Varela, P. (2007). Das ciências experimentais à literacia - Uma proposta didáctica para o 1º ciclo. Porto: Porto Editora.

Santos, S. M. (2000). Brinquedoteca: A criança o adulto e o lúdico. Petrópolis: RJ: Vozes.

Silva, D. C. (2014). A inclusão das várias culturas das crianças no jardim de infância. Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa.

Skutnabb-Kangas. (2003). Sharing a world of difference. Obtido em 29 de março de 2014, de Sharing a world of difference - the earth’s linguistic, cultural,: http://www.terralingua.org/wpcontent/uploads/downloads/2011/01/UNESCO_publication.pdf Vasconcelos; et al. (s.d.). Trabalho por Projectos na Educação de Infância: Mapear Aprendizagens,

Integrar Metodologias. Lisboa: Ministério da Educação Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.

51 Vila, B., & Cardo, C. (2005). Material sensorial (0-3 años). Manipulación y experimentación. Barcelona:

Editorial Graó.

52

Anexos

Organização do espaço pedagógico em creche

Portas Janelas Placar de documentos da instituição e trabalhos expostos Mesas de Trabalho Área da Cozinha

Área dos Blocos Armário dos dossiers dos trabalhos das crianças Área do Quarto Área dos Jogos de Mesa

Área da Biblioteca Sofás

Fraldário

Sanitas das crianças Casa de Banho dos adultos da sala Armário para pertences dos adultos da sala Lavatórios das crianças

53 Organização do tempo pedagógico em creche

9:00 – 9:45 Acolhimento

9:45- 10:00 Reforço Alimentar (Fruta) 10:00 – 10:20 Tempo de grande grupo 10:20- 11:10 Áreas 11:10 - 11:25 Higiene 11:25 -11:45 Almoço 11:45 – 12:00 Higiene 12:00 -15:30 Descanso 15:30 – 16:00 Lanche 16:00-17:00 Tempo de exterior

Observação: A organização do tempo pedagógico era flexível consoante o interesse demonstrado pelas crianças ao longo das atividades e esta rotina às segundas-feiras era reformulada no intuito de que as crianças usufruíssem de atividades de enriquecimento curricular (expressão motora e expressão musical). Exemplo de uma planificação realizada em contexto de creche

Tempo de grande grupo Tempo de pequeno grupo

Segunda Atividade Expressão Musical Expressão Motora Recursos Experiências Chave Terça Atividade No exterior se possível “Vamos ver o mundo às cores”

1ª Etapa - fornecer papel celofane colorido e deixar as crianças explorarem;

2ª Etapa – brincar com as crianças, fazendo um filtro sobre o que estão a ver. (se nenhuma criança reparar que este papel tem um efeito imediato na cor dos objetos)

54 Recursos Papel Celofane: Azul Vermelho Amarelo Transparente Experiências Chave Representação criativa 1ª Etapa- Expressar iniciativa

2ª Etapa - Explorar objetos com as mãos e olhos Explorar e reparar como as coisas podem ser iguais ou diferentes

Quarta Atividade Feriado Recursos Experiências Chave Quinta Atividade

Teatro de sombras da história Lola na Quinta

Reconhecimento doa animais através das sombras.

Exploração do espelho

- Identificação de si próprio e dos colegas.

Recursos

- Fantoches dos animais - Candeeiro - Fantocheiro

- Espelho

- Imagem da menina e do menino

Experiências Chave Representação Criativa Comunicação e Linguagem - Comunicação e Linguagem - Sentido de Si próprio Responde e identifica figuras

Aprecia histórias

- Participa na comunicação dar e receber Comunicar verbalmente - Distinguir o “eu” dos outros

55 Organização do espaço pedagógico em jardim de infância

Janelas

Área da cozinha

Área da expressão plástica Área do quarto

Área das ciências Cavalete

Área dos jogos Porta

Área da biblioteca

Computador Mesas

Dossiers dos trabalhos das crianças

56 Organização do tempo pedagógico em jardim de infância

9:00 – 9:30 Acolhimento

9:30 – 10:00 Reforço alimentar e preenchimento do quadro de presenças 10:00 – 11: 20 Atividades livres (ciclo Planear – Fazer)

11:20 – 11:40 Revisão 11:40 – 11:50 Higiene 11:50 -12:20 Tempo de Exterior 12:20 – 13:00 Almoço 13:00 – 14:30 Tempo de Exterior 14:30 - 15:00 Hora do Conto

15:00- 16:00 Tempo de Grande Grupo e Pequeno Grupo 16:00 – 16:30 Lanche

16:30-17:00 Tempo de Exterior

Observação: A organização do tempo pedagógico era flexível consoante o interesse demonstrado pelas crianças ao longo das atividades e esta rotina às terças e quintas-feiras era reformulada no intuito de que as crianças usufruíssem de atividades de enriquecimento curricular (expressão motora; inglês e expressão musical).

Exemplo de uma planificação realizada em jardim de infância

Tempo de grande grupo Tempo de pequeno grupo

Segunda

Atividade

Diálogo e Chuva de ideias sobre a Holanda

(Recolha de informação)

Exploração do Google Earth referente à Holanda e pesquisa de imagens no computador da sala das

curiosidades de cada grupo

(interesse demonstrado pelo Google Earth numa atividade levada a cabo por uma mãe)

Recursos Bandeira da Holanda Computador com ligação à internet

Metas de Aprendizagem Linguagem Oral e Abordagem à Escrita

Meta Final 32) No final da educação pré-

Tecnologias de Informação e Comunicação

57

escolar, a criança partilha informação oralmente através de frases coerentes.

explora livremente jogos e outras actividades lúdicas acedendo a programas e a páginas da Internet a partir do ambiente de trabalho, disponibilizadas pelo educador.

Experiências Chave

Linguagem e Literacia – Falar com outros sobre experiências com significado pessoal

Iniciativa e Relações Interpessoais

Fazer e expressar escolhas, planos e decisões Ser sensível aos interesses dos outros

Terça

Atividade

Visualização e audição da dança típica da Holanda Recriação da dança

(interesse demonstrado no início do projeto quando uma menina disse quero aprender a dançar a dança dos países que vamos descobrir)

Recursos

- Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gjgqu_PbhXE

- Colunas - Computador - Retroprojetor Domínio de Metas de Aprendizagem Expressões - Dança

A criança participa em danças de grupo e comenta e discute com os colegas essas experiências artísticas.

Experiências Chave

Representação Criativa: Imitar ações

Iniciativa e Relações Interpessoais: Participar em rotinas de grupo

Movimento: Mover-se repetindo sequências de gestos ao som do mesmo ritmo

Quarta

Atividade

Elaboração de adereços típicos da dança (interesse demonstrado pelas crianças

quando viram o vídeo)

Elaboração de túlipas em papel

(interesse demonstrado pelas crianças nos campos de túlipas)

Recursos

- Folhas A3 Brancas - Material de picotagem - Tesoura

- Papel vermelho, azul, branco, cor-de-laranja, cor-de-rosa, amarelo;

- Tesoura, lápis de carvão e borrachas; - Espetos de cozinha;

- Papel crepe verde. Domínio de Metas de

Aprendizagem

Expressão Plástica

Meta Final 1) No final da educação pré-escolar, a criança representa temas, histórias, paisagens entre outros, através de vários meios de expressão (pintura, desenho, colagem, modelagem, entre outros

58

meios expressivos).

Experiências Chave Representação criativa: Relacionar reproduções com objetos reais;

Quinta

Atividade

Conto da História “A surpresa de Handa”

Diálogo e visualização de fotografias de uma avó que esteve na Guiné-Bissau (Atividade de envolvimento parental)

Recursos - Livro A Surpresa de Handa de Eileen Browne

-Frutas (Ananás, Manga, Laranja, Tangerinas, Goiaba, Banana, maracujá, e abacate)

Metas de Aprendizagem

Conhecimento do Mundo

Meta Final 9) No final da educação pré-escolar, a criança identifica algumas diferenças e semelhanças entre meios diversos e ao longo de tempos diferentes (exemplos: diferenças e semelhanças no vestuário e na habitação em aldeias e cidades actuais, ou na actualidade e na época dos castelos,

príncipes e princesas).

Experiências Chave Representação Criativa

Relacionar fotografias com locais reais

Observação: O modelo utilizado segue as normas da instituição. Atividade envolvimento parental em jardim de infância “Eu quero perguntar”

 “Se viu leões!”

 “O que é que se come lá!”

 “Se sabe alguma palavra na língua deles!”

 “Que frutos se comem lá!”

 “De que cor é a terra!”

 “Como é que eles dançam!”

 “Eles vão há escola!”

 “Como são as casas!”

Documentos relacionados