• Nenhum resultado encontrado

CONSIDERAÇÕES FINAIS, IMPLICAÇÕES E SUGESTÕES PARA FUTURA

O presente estudo pretendeu caraterizar os hábitos desportivos das crianças do 1.º ciclo da freguesia de Benfica, bem como a oferta desportiva da Junta de Freguesia dirigida a esta população. No sentido de perceber se as modalidades promovidas estão de acordo com os interesses destas crianças, esta investigação também pretendeu: explorar possíveis fatores que limitem as inscrições das crianças nas ofertas desportivas da Junta de Freguesia de Benfica; identificar quais os meios de comunicação utilizados por esta Junta de Freguesia para publicitar e promover as suas atividades desportivas; a sua eficácia; e a possibilidade de existirem meios preferenciais.

Tendo como premissa que o acesso à atividade desportiva constitui um direito do cidadão, contribuindo para a sua promoção social e cultural, este ocupa um lugar muito importante na vida em comunidade, em qualquer faixa etária ou nível social. De facto, o despertar do interesse pela atividade física fez com que as populações encontrassem outros estilos de vida mais saudáveis, permitindo que as práticas desportivas fossem evoluindo.

Assim, sendo o Desporto um serviço público de livre acesso à população, é necessário que exista uma adaptação real e funcional às necessidades das populações, com uma estrutura orgânica e material bem constituída e acompanhada de bons técnicos especializados para a obtenção de bons resultados, de acordo com os objetivos das mesmas. Esta evolução deverá ser analisada consoante o meio envolvente no que respeita à população em análise (isto é, as suas caraterísticas), ao nível cultural e ao nível social em que está inserida, pois cada qual tem diferentes necessidades e objetivos para a sua prática desportiva. As motivações diferem entre populações e isso deverá ser tomado em consideração no crescimento das estruturas orgânicas desportivas.

Segundo Constantino (2006), é importante a criação de condições que permitam às populações comportamentos fisicamente ativos e um estilo de vida onde esteja incorporada uma forte componente de atividade física e desportiva.

72

Dentro das variadas decisões políticas desportivas que são avançadas, o papel das autarquias é sempre o de proporcionar à população o acesso às práticas desportivas regulares, criando para o efeito condições facilitadoras de acesso para o maior número de pessoas de diferentes grupos, tanto etários como sociais. Neste sentido, as juntas de freguesia, pela sua proximidade com a população, têm um papel privilegiado de criação destas condições no âmbito da prática desportiva.

Neste seguimento, Carvalho (1994) sugere a promoção da organização específica de projetos de atividades que possam fornecer respostas adequadas às necessidades dos grupos da população que não se encontram integrados em qualquer tipo de instituição ou, por exemplo, tenham especiais dificuldades de integração. Deste modo, é necessário existir uma constante atualização dos dados relativamente à população, ou seja, as suas caraterísticas e necessidades diferenciadas, para a qual se desenvolvem ações ou atividades mais adequadas. Com isto, considerando o presente estudo, é percetível que os projetos desenvolvidos pela Junta de Freguesia de Benfica, no âmbito do desporto, tal como noutras juntas de freguesia, devem ser enquadrados com a sua população e, por isso, é necessário fazer uma análise exaustiva dos seus fregueses. Inclusivamente, de modo a promover ofertas desportivas que estejam de acordo com as necessidades e/ou interesses da população.

Deste modo, o presente estudo exploratório visou contribuir para um maior conhecimento de uma população específica da Junta de Freguesia de Benfica, as crianças do 1.º Ciclo, bem como as ofertas desportivas geridas por esta entidade. Além disso, o trabalho de dinamizar novas ações e atividades tem de ser cada vez melhor, devido ao constante desenvolvimento desportivo, ao fácil acesso às informações e serviços e a utilizadores cada vez mais exigentes com os serviços (tanto a nível da higiene, preços, equipamentos desportivos e sua gestão).

Para tal, foram construídos dois questionários: um com o objetivo de ser aplicado às crianças inscritas nas escolas do 1.º ciclo da freguesia de Benfica; e o outro com o intuito de ser respondido por pais e encarregados de educação de educandos das mesmas escolas. O primeiro questionário pretendia identificar as motivações para a prática desportiva e as preferências das crianças quanto às

73

modalidades praticadas, possibilitando, assim, a relação com as ofertas desportivas da Junta de Freguesia de Benfica. O segundo, aplicado aos pais e encarregados de educação, procurava identificar as limitações para a inscrição dos seus educandos nas ofertas da Junta de Freguesia em questão e perceber quais os meios de comunicação utilizados por esta junta de freguesia, verificando também a possível preferência por alguns dos meios de divulgação, tal como referido anteriormente.

Quanto ao interesse pela atividade física, verificou-se, assim, que 97% das crianças inquiridas gostam de praticar atividade física, variando as suas motivações entre “por divertimento” (30%), “para ser mais saudável” (24%) e “para estar com os meus amigos” (20%). Enquanto que os pais e encarregados de educação alternaram os objetivos para a prática desportiva dos seus educandos, atribuindo um maior valor “à promoção da saúde e bem-estar” (36%) e em segundo lugar ao divertimento (25%). Os dados sugerem que as crianças já estão despertas para a importância da atividade física para a sua saúde, o que alerta para o facto de as crianças estarem a ser sensibilizadas para este fator cada vez mais cedo. Nesta idade, a atividade física é vista como uma oportunidade de desenvolver variadas competências que não são só físicas. Fatores sociais e culturais são também desenvolvidos com a atividade física, permitindo aos praticantes uma maior integração em grupos, por exemplo, ao aprenderem novas regras e jogos. De acordo com Viana (2014), a importância atribuída à saúde torna-se o motivo principal para a atividade física, no entanto, trata-se de um estudo com uma amostra com faixas etárias superiores.

Em relação à caraterização dos hábitos da prática desportiva, verificou-se que o período com maior disponibilidade para a prática desportiva é a partir das 18:30 (94%), o que possibilita a inscrição em ofertas desportivas da Junta de Freguesia de Benfica que decorrem após o horário indicado. De futuro, ao nível da estrutura do questionário, numa possível questão relativamente aos períodos de prática desportiva, sugere-se que as categorias estejam organizadas com menores intervalos de tempo, como por exemplo: a) 16:30-17:30; b) 17:30-18:30; c)18:30-19:30; d)19:30-20:30. Desta forma, será melhor enquadrado o período escolar, pois no 1.º ciclo as aulas com os professores titulares terminam às

74

16:00h, mas decorre, de seguida, o período de “Atividades Extra Curriculares (AEC), das 16:30h às 17:30h.

Relativamente à periocidade com que ocorre a prática desportiva, evidenciou-se que a maioria das crianças pratica “1 a 2 vezes” (53,6%) por semana. Sabendo que, nas AEC, as crianças do 1.º ciclo têm atividade física e desportiva duas vezes por semana pode colocar-se como hipótese que o valor obtido nesta questão, ou seja, 53,6%, representa as crianças que apenas praticam atividade física na escola. Futuramente, sugere-se a introdução de um item para detetar “nenhuma vez”.

Caraterizar os hábitos desportivos destas crianças, especificamente em relação às atividades extracurriculares que já praticavam, contribuiu para melhor perceção da relação entre a procura e as ofertas desportivas. Como tal, devido à gestão que a Junta de Freguesia de Benfica tem sobre duas instalações formativas, a piscina da Junta de Freguesia e o complexo desportivo de piscinas do bairro da Boavista, consegue, logo à partida, estar de acordo com os interesses ao nível das ofertas desportivas e das instalações necessárias, pois a “natação” é a modalidade desportiva mais praticada fora da escola (32,71%) e também a segunda modalidade com maior interesse por parte das crianças em praticar no futuro (12,50%). A natação, sendo muitas vezes enumerada como a modalidade desportiva mais completa, poderá ser um dos motivos que leva as pessoas a optarem pela modalidade, sendo constantemente a modalidade mais referenciada por todo o tipo de população, tal como nos estudos de Bernardo (2011) e Viana (2014). Através da identificação das modalidades desportivas decorrentes fora da escola, também se verifica que a segunda modalidade mais frequentada foi o “futebol” (31,78%), seguido do “basquetebol” (8,41%). Numa análise diferenciada entre o género masculino e feminino, verifica-se, para o género masculino, uma tendência para a escolha do futebol como a modalidade mais frequentada (28,97%) e, para o feminino, a natação (16,82%). É de salientar que o futebol foi também uma das modalidades mais indicadas pelos pais e encarregados de educação. Novamente, pode constatar-se que na freguesia de Benfica existe um clube de futebol, Clube Futebol Benfica (Fofó) que explora esta modalidade (estando dirigida para diferentes faixas etárias), tornando-se uma mais-valia para a freguesia.

75

Neste sentido, nas atividades fora da escola, 27 delas (33%) estão inscritas em alguma modalidade promovida pela Junta de Freguesia Benfica. De reforçar que, das modalidades indicadas pelas crianças, quatro destas (natação, ginástica infantil, judo infantil e dance kids) estão incluídas nas ofertas desportivas da Junta de Freguesia e adaptadas a estas idades.

De acordo com as motivações das crianças para a escolha dessas modalidades, evidenciou-se o motivo “é/são as que mais gosto” (41,72%) e “os meus pais/encarregados de educação inscreveram-me” (22,52%). O que poderá transmitir um aspeto positivo acerca da possibilidade de hoje em dia as crianças terem ofertas desportivas de acordo com o seu gosto e preferência, em concordância com a opinião dos pais e encarregados de educação.

Considerando a ausência de respostas às questões referidas anteriormente (ou seja, as crianças que não identificaram qualquer atividade desportiva fora da escola – questão 5), aferiu-se que aproximadamente 30% (30 inquiridos), da amostra total das crianças, não pratica atividades desportivas extracurriculares, o que reforça a necessidade de existir, no 1.º ciclo, atividade física e desportiva na escola, visto que existe a possibilidade de algumas crianças só praticarem nesta. Destas crianças, 24 das inquiridas revelaram maior interesse em experimentar/praticar as seguintes modalidades (por ordem decrescente de preferência): o futebol (33,3%); a natação (20,8%) e a ginástica (20,8%). Assim, poderá ser oportuno, em investigações futuras, a Junta de Freguesia aprofundar os motivos pelos quais determinadas crianças não praticam atividades desportivas extracurriculares, podendo estas ser potenciais clientes para as ofertas desta entidade. De futuro, no sentido de melhorar o questionário dirigido às crianças, também se sugere que, antes da identificação das modalidades praticadas fora da escola (Questão 5), seja perguntado aos inquiridos se praticam alguma modalidade desportiva ou atividade extracurricular (sendo as respostas possíveis “sim” ou “não”).

Apresenta-se ainda, em relação às modalidades que as crianças gostariam de experimentar ou praticar no futuro, modalidades como a patinagem (3,29%), a dança (5,26%) (já existe na Junta de Freguesia), o judo (6,58%) (já existe na Junta de Freguesia), entre outras. A entidade em estudo, novamente, consegue enquadrar uma instalação (Ginásio da Junta de Freguesia) sob sua

76

gestão, que permite a prática destas modalidades, no entanto, esta conta já com um calendário muito preenchido, com as ofertas desportivas já apresentadas para as crianças em estudo e também outras propícias a outras faixas etárias, como, por exemplo, ginástica sénior. A “dança” foi identificada pelas crianças como modalidade praticada fora da escola (3,74%), como uma possibilidade futura de prática desportiva (5,26%, como já foi referido) e também pelos pais e encarregados de educação, como modalidade de interesse para o futuro, “dança contemporânea” (8,33%) e “hip-hop” (8,33%). Todavia, relativamente a esta última modalidade/estilo de dança e visto que a oferta desportiva já existe na Junta de Freguesia, poderá colocar-se a questão: “por que motivo não praticam, visto existir esta oferta na Junta de Freguesia?”

As quatro ofertas desportivas da Junta de Freguesia de Benfica adaptadas às crianças obtiveram resultados semelhantes entre si. Quanto ao interesse dos inquiridos para prática futura, “natação” (25,45%), “ginástica infantil” (23,64%), “judo infantil” (20,61%) e “dance kids” (23,03%), verificou-se uma boa indicação para a relação de ofertas desportivas e interesses das crianças, pois apenas 8% (14 indivíduos) dos inquiridos revelou falta de interesse pelas ofertas no total de 165 respostas. Quanto aos pais e encarregados de educação, quando abordada esta questão, apontaram a “natação” (38%) como a modalidade mais interessante para a prática dos seus educandos, seguindo “dance kids” (28%) e “ginástica infantil” (26%). Novamente, a natação é uma modalidade com bastante interesse por parte das crianças, mas também dos pais e encarregados de educação.

No âmbito do objetivo específico do presente estudo de analisar os meios de comunicação utilizados pela Junta de Freguesia de Benfica, segundo os resultados obtidos nos questionários dirigidos aos pais e encarregados de educação, verificou-se que 84% dos pais e encarregados de educação conhece as ofertas desportivas que a Junta de Freguesia promove, o que poderá significar que existe em grande parte uma boa comunicação entre a Junta de Freguesia e os seus fregueses.

De acordo com o mencionado anteriormente, os dados sugerem que os pais e encarregados de educação estão satisfeitos com os meios de

77

comunicação utilizados pela Junta de Freguesia de Benfica, chegando mesmo 84% dos inquiridos a considerá-los eficazes.

Quanto aos meios de comunicação, a comunicação com os pais e encarregados de educação é feita por “facebook”, “cartazes”, “flyers”, na “escola” da freguesia e no “site da Junta de Freguesia”. Através dos resultados obtidos no questionário, verificou-se que os meios de comunicação considerados mais eficazes foram através da escola (24%) e da rede social “facebook” (22%). É também de salientar que 64% dos inquiridos indicaram que não preferiam receber informação da Junta de Freguesia através de qualquer outro meio de comunicação que não utiliza atualmente. Ainda assim, dada a amostra de pais e encarregados de educação (N=43), os resultados podem ser pouco conclusivos; portanto, sugere-se a realização de um novo estudo quanto a estas questões, com a finalidade de afinar os resultados. Apesar dos diferentes meios de comunicação utilizados, os sites e as redes sociais estão de cada vez mais presentes no âmbito do marketing e da publicidade, o que facilita em grande parte a comunicação com os recetores da informação. Analisando em conjunto, o “facebook” e o “site da Junta de Freguesia” perfazem (35,22%) das preferências dos inquiridos. Além disso, quando solicitados, alguns pais e encarregados de educação (34%) indicaram o “email” como um meio de comunicação pelo qual gostavam de receber este tipo de informação. Deste modo, os dados sugerem que a internet (o site da Junta de Freguesia e o facebook) surge como um importante meio de divulgação para esta população e mostram que é importante continuar a investir nesse sentido; por outro lado, a escola continua a ser um local privilegiado para divulgar e transmitir a informação.

Em relação às possíveis limitações apontadas para a inscrição das crianças nas ofertas desportivas de Junta de Freguesia de Benfica, outro objetivo específico deste estudo, de acordo com os dados recolhidos dos pais e encarregados de educação, as mais selecionadas foram: “incompatibilidade de horário” (32,10%), “preço” (20,99%) e impossibilidade de acompanhar o educando” (20,99%). Após a análise do programa semanal de atividades que decorrem no ginásio da Junta de Freguesia, verifica-se que em três dias por semana decorrem atividades destinadas a crianças no período indicado como

78

aquele em que existe maior disponibilidade para a prática. Contudo, poderá ser importante perceber se existe necessidade de haver um reajustamento dos horários e algumas dessas atividades decorrerem apenas a partir das 18:30/19:00. De destacar que o “meio de transporte” foi o item menos indicado como fator limitador de inscrição (2,47%), o que poderá ser um bom indicador de localização das instalações desportivas da freguesia.

Apesar da redução da amostra, foi possível verificar que, de acordo com os pais e encarregados de educação, 60% (17 indivíduos) dos seus educandos está inscrito em atividades extracurriculares, ao contrário dos restantes 40% (9 indivíduos). Dos praticantes, 65% utiliza as ofertas desportivas da Junta de Freguesia; no entanto, e como sugestão futura, é importante tentar identificar, dentro das atividades extracurriculares, quais as praticadas através da Junta de Freguesia.

Relativamente a gastos mensais, os pais e encarregados de educação indicaram com maior frequência gastar “menos de 20€” (54%). Assim, junto das ofertas desportivas que decorrem no ginásio da Junta de Freguesia, utiliza-se como exemplo a modalidade de judo infantil, em que uma criança tem a possibilidade de frequentar duas aulas por semana, com o custo mensal de 20€. Por outro lado, em caso de interesse por mais do que uma oferta desportiva, está disponível um “Livre Trânsito” pelo valor de 30€ mensais, recomendado pela Junta de Freguesia, no entanto, fora dos valores limite (20€) apontados pelos pais e encarregados de educação.

Os dados recolhidos, bem como as questões e sugestões dadas têm como propósito contribuir para um maior conhecimento da relação que se estabelece entre a oferta e procura no âmbito da prática desportiva, tendo em consideração as especificidades da população em estudo, as crianças do 1.º ciclo, de modo a desenvolver projetos mais adequados. É sugerido que exista a aplicação de um plano estratégico no que diz respeito às políticas desportivas que abranja a Junta de Freguesia de Benfica, tal como em qualquer outra junta de freguesia, para que haja uma maior consistência nos planos de ação que são desenvolvidos.

De facto, nos últimos anos tem vindo a ocorrer um maior envolvimento das autarquias na promoção do Desporto e as suas envolventes, por isso,

79

Constantino (2006) refere que esta tendência acentuar-se-á no futuro, aumentando progressivamente a participação das autarquias nos processos de desenvolvimento desportivo local, ao sentirem-se politicamente vinculadas e responsabilizadas por criarem condições para que os cidadãos das respetivas comunidades tenham acesso às atividades físicas e desportivas. As autarquias, em específico, as Juntas de Freguesia são, então, responsáveis por investir em projetos que vão ao encontro da sua população, tais como a criação e manutenção de novas infraestruturas desportivas, a dinamização de eventos desportivos. No entanto, não é uma tarefa fácil, por exemplo, devido aos meios financeiros serem limitados.

As autarquias têm uma enorme importância e autoridade como entidades gestoras do desporto. Assistimos a um desenvolvimento acentuado do setor do desporto e a relação com as autarquias deve ser estável e ativa para que sejam produzidos, na sua população, efeitos benéficos integrando também o movimento associativo.

Neste caso específico, a Junta de Freguesia de Benfica procura ir ao encontro, contando com o envolvimento de algumas entidades desportivas privadas, do movimento “Desporto para Todos”. A Junta de Freguesia de Benfica tem responsabilidade na envolvente desportiva e na educação, sendo a entidade gestora das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), onde se insere a atividade física e desportiva (1.º ciclo) e a Componente de Apoio à Família (CAF), onde podem ser desenvolvidas outras atividades desportivas.

Deste modo, a Junta de Freguesia de Benfica e as suas ofertas desportivas procuram satisfazer os interesses e as necessidades da população em estudo, sendo uma mais valia para esta entidade contar com o apoio de quatro instalações desportivas disponíveis para a prática desportiva dos seus fregueses. Todavia, esta autarquia deve continuar a unir os seus esforços para ir ao encontro do que a sua população necessita e também unir esforços financeiros e materiais para o associativismo (clubes e associações desportivas) presente na sua freguesia, pois este é tão importante quanto os serviços públicos deste sector, progredindo também para a evolução do desporto na sua função cultural e social.

80

Como limitações do estudo, identifica-se a amostra reduzida, essencialmente no que diz respeito aos pais e encarregados de educação. Visto que, por motivos burocráticos, não foi possível realizar uma aplicação direta e presencial e, assim, ficou impossibilitada uma intervenção mais direta do investigador de modo a obter uma amostra superior e até conseguir relacionar diretamente as crianças com o seu encarregado de educação. Destacar, ainda, a sugestão de serem elaborados questionários em formato digital para que possam ser respondidos pelos pais e encarregados de educação através da internet, na expetativa de aumentar o número de participantes e diminuir o número de questões não respondidas, nomeadamente em relação aos dados informativos dos inquiridos. Deste modo, a falta de respostas a nível de informação básica, como a profissão, não possibilitou uma melhor caraterização dos pais e encarregados de educação.

Seria importante para a Junta de Freguesia de Benfica replicar o presente estudo, procurando obter dados também de outras faixas etárias, nomeadamente sobre as suas motivações e interesses para a prática desportiva, as limitações para a inscrição em ofertas desportivas, de forma a tentar colmatar as mesmas. No caso das crianças, poderá ser pertinente tentar identificar as crianças que não praticam qualquer atividade física fora da escola e tentar fazer delas participantes/clientes em alguma oferta desportiva ou sugerirem uma nova oferta, tal como foi referido anteriormente. Para tal, a Junta de Freguesia ainda