• Nenhum resultado encontrado

Ao final deste trabalho ficam algumas sensações e percepções muito positivas. Sabia eu que estava entrando num projeto com muito pouca bibliografia para embasar meus estudos, os estudos sobre a comunicação para pequenas empresas é extremamente escasso e contém poucas informações relevantes. Boa parte desse trabalho consistiu em horas pensando em como fazer e em como fazer as perguntas nas entrevistas, o que perguntar para conseguir extrair informações relevantes.

Trata-se de um assunto muito pouco comentado em comunicação no geral, a “síndrome do faraonismo” dos governos dos anos anteriores aos anos 90 em relação às MPE parece estar também na publicidade. Controversamente muitos comunicadores saem da graduação para o mercado de trabalho e passam a trabalhar justamente para micro e pequenas empresas, ou prestam serviços para ela.

É um mercado realmente gigantesco, cerca de 98% das empresas do Brasil e de Santa Maria são MPE, porém muito pouco se sabe sobre isso. As adversidades enfrentadas nas entrevistas, a falta de tempo e a desconfiança dos gestores em relação a mídia e a publicidade eram gritantes. No entanto, em contrapartida todos comunicam a sua empresa, mesmo que de forma restrita. A publicidade é a comunicação de uma pequena empresa, mas a comunicação de uma pequena empresa não é só a publicidade, e esse trabalho trouxe isso à tona. Trouxe percepções para novos caminhos a serem seguidos pelas mídias tradicionais, agências de publicidade e publicitários para com as MPE. Ela também abre caminhos para novas abordagens sobre o assunto, novas discussões, novas pesquisas e novas perguntas.

A escolha pelo modo de pesquisa exploratório foi certeiro e trouxe resultados primários e hipóteses sobre o assunto, percepções gerais que devem ser aprofundadas em outros trabalhos. Todas os tópicos tratados na pesquisa semiestruturada do questionário contribuíram, mesmo que indiretamente, para a construção dos pilares da comunicação de baixo custo com resultados de curto e médio prazo. Mais do que isso, ajudaram a compreender esse setor da sociedade tão esquecido, mas que é tão importante. Mesmo que resposta de um determinado empresário fosse não, quando perguntado sobre o interesse em investir em mídias

51

sociais, foi muito interessante saber o por que ele pensa assim. Esse empresário não é único no mercado e ele possui os seus motivos.

A partir dos pilares dessa comunicação de baixo custo com resultados de curto a médio prazo, é possível desenvolver metodologias de trabalho para atender as MPE, é possível fazer um planejamento de comunicação de baixo custo e buscar utilizar as estratégias listadas, dar uma maior atenção ao atendimento e a experiência do consumidor; a boca-a-boca; as parcerias estratégicas com outras empresas (inclusive os fornecedores); aos eventos de cunho social; as ações sociais, em datas específicas e eventos; para a internet; mídia espontânea e para o pós-venda. Portanto, estou muito satisfeito com os resultados.

52

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AGÊNCIA SEBRAE DE NOTÍCIAS. Crise ameaça sobrevivência de micro e pequenas empresas. Disponível em:

<http://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/crise-ameaca-sobrevivencia-das- micro-e-pequenas-empresas,f94b1ba91def8510VgnVCM1000004c00210aRCRD> Acesso em: 14 set. 2017.

DEBRET, Jean Baptiste. Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil. Primeira edição de 1834. São Paulo: Círculo do Livro, (s/d) .

GOMES, Nelson, NASSAR, Paulo. A comunicação da pequena empresa. São Paulo: Globo. 2001.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

LAS CASAS, Alexandre L. Marketing de varejo. São Paulo: Atlas, 1992.

LEONE, N.M. As especificidades das pequenas e médias empresas. São Paulo: Revista de Administração, v.34, n.2, p.91-94, abril/junho 1999.

LEVY, Gabriela. Simples Nacional: tudo o que você precisa saber. In: Endeavor, São Paulo, 15 mai. 2017. Disponível em: <https://endeavor.org.br/tudo-

sobre/simples-nacional/> Acesso em: 26 set. 2017.

LONGENECKER, Justin G. et al. Administração de pequenas empresas. 13. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2007. p 122.

LUPETTI, Marcélia. Gestão estratégica da comunicação mercadológica. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

53

MALHORTA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. 3. ed. Porto Alegre. Bookman

O’GUINN, Thomas C.; ALLEN, Chris T.; SEMENIK, Richard J. Propaganda e promoção integrada da marca. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

PORTAL BRASIL. Sobrevivência e mortalidade. Disponível em:

<http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2012/02/sobrevivencia-e- mortalidade> Acesso em: 23 jul. 2017.

PRADO JR., Caio. História Econômica do Brasil. 1a edição de 1945. São Paulo: Brasiliense, 1995.

SANTINI, S.; FAVARIN, E. V.; NOGUEIRA, M. A.; DE OLIVEIRA, M. L.;

RUPPENTHAL, J. E.; Fatores de mortalidade em micro e pequenas empresas: um estudo na região central do Rio Grande do Sul. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 8, n. 1, 2015.

SEBRAE. Entenda as diferenças entre microempresa, pequena empresa e MEI. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-as- diferencas-entre-microempresa-pequena-empresa-e-

mei,03f5438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD> Acesso em: 14 jun. 2017.

SEBRAE. O que fazemos. Disponível em:

<http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos> Acesso em: 13 ago. 2017.

SEBRAE. Participação das Micro e Pequenas Empresas na Economia Brasileira. Brasília: Sebrae, 2014. Disponível em:

<http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Estudos%20e%20Pesquisas/P articipacao%20das%20micro%20e%20pequenas%20empresas.pdf> Acesso em: 14 jun. 2017.

54

SEBRAE. Participação das Micro e Pequenas Empresas na Economia Brasileira - Região Sul. Brasília: Sebrae, 2014. Disponível em:

<http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Estudos%20e%20Pesquisas/R elat%c3%b3rio%20Sul.pdf> Acesso em: 16 jun. 2017.

SEBRAE. Sobrevivência das Empresas no Brasil. Brasília: Sebrae, 2016. Disponível em: <http://datasebrae.com.br/wp-

content/uploads/2017/04/Sobreviv%C3%AAncia-de-Empresas-no-Brasil-2016- FINAL.pdf> Acesso em: 30 jun. 2017.

SEBRAE/RS. Perfil das cidades gaúchas - Santa Maria. Disponível em: <http://ambientedigital.sebrae-

rs.com.br/Download/PerfilCidades/Perfil_Cidades_Gauchas-santa_maria.pdf> Acesso em: 1 jul. 2017.

SEBRAE/SP. Causa Mortis - O sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros 5 anos de vida. Disponível em

<https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SP/Pesquisas/causa_mortis _2014.pdf> Acesso em: 13 ago.2017.

SOLOMON, Steven. A grande importância da pequena empresa: A Pequena Empresa nos Estados Unidos no Brasil e no Mundo. Rio de Janeiro: Nórdica, 1986.

SOUZA, J. H.; MACHADO L. C.; OLIVEIRA, C. A. S. As origens da pequena empresa no Brasil. As pequenas empresas no Brasil Colonial, v.1, p.53-65, 2007

YANAZE, M. H. Gestão de Marketing e Comunicação: Avanços e Aplicações. São Paulo: Saraiva, 2007.

55

ANEXO A – QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS

QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO - MPE

Caracterização da empresa: Número de funcionários: Setor de atuação da empresa:

Escolaridade do gestor da empresa/comunicação: Quantos anos atuando no mercado:

Se é o primeiro empreendimento: Faturamento anual (resposta opcional):

Objetivos da empresa no curto médio e longo prazo: Gestão da Comunicação:

Importância - Num grau de 1 a 10, o quanto considera importante a comunicação para o sucesso do negócio? Justificar a resposta.

Investimento - Qual o montante, frequência e sazonalidade dos investimentos em comunicação?

Agências e as MPE - A empresa já contratou uma agência de publicidade? Já pensou em contratar?

Comunicação

Posicionamento - Qual o diferencial do negócio frente a concorrência e como comunicar esse diferencial? Como o gestor acredita que a empresa é conhecida no mercado? Se fosse possível resumir o significado da sua empresa, em uma expressão curta, qual seria? No que o gestor acredita que as pessoas lembram quando pensam na sua empresa?

Formação de clientes - Quais as estratégias adotadas para a formação da carteira de clientes no primeiro ano de existência?

Divulgação da marca - Quais as práticas utilizadas para a divulgação da empresa?

Mídia - Quais mídias utiliza?

Responsabilidade - Quem é o responsável pelas ações de comunicação da empresa e qual a sua formação?

56

Ações para atrair clientes - Quais ações desenvolve para atrair novos clientes? (stand, feiras).

Relações Públicas - Quais eventos ou instituições patrocina?

Parcerias - Há alianças estratégicas com outras empresas para a divulgação da marca?

Fidelização - Quais ações desenvolve para fidelizar seus atuais clientes? Quem é responsável por isso?

Informação e Pesquisa - Como a empresa faz para conhecer o comportamento e preferência de seus clientes? (Ex: observação, tempo de mercado, mídias sociais). Fornecedores - Quais práticas utiliza para manter bom relacionamento com fornecedores?

Atendimento ao consumidor - Quais são as técnicas de venda e atendimento e quais ações desenvolve para melhorar o atendimento da empresa?

Demandas - Quais as maiores necessidades em comunicação atuais,? (classificar em ordem de urgência). O que gostaria de fazer dentro de uma perspectiva possível dentro de seu orçamento atual? Quais as maiores limitações que impedem de realizá-las? (Exemplo: dinheiro, tempo, confiança, conhecimento).

Práticas de Comunicação:

Listar práticas efetivas (curto, médio e longo prazo): Listar práticas não efetivas:

QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO - AGÊNCIAS

1. A agência atende a micro e pequenas empresas?

2. O que muda na relação agência x empresa, quando a empresa é micro ou pequena em comparação na relação agência x empresa, quando a empresa é grande ou média?

3. Quais as práticas de comunicação mais comumente utilizadas para atender as micro e pequenas empresas? (Ex: mídias e estratégias utilizadas, ações

realizadas)

4. Cite práticas de comunicação que, em sua visão e experiência, dão pouco resultado para esses clientes:

57

5. Cite práticas de comunicação, de baixo custo, que costumam dar um bom resultado no curto e no médio prazo:

Documentos relacionados