• Nenhum resultado encontrado

O objetivo desse trabalho foi identificar se existe e como ocorre o Planejamento Organizacional nas Micro e Pequenas Empresas do Município de Três Passos – RS. Respondendo a questão de estudo apresentada e em atendimento aos objetivos geral e específicos, pode-se diagnosticar através da aplicação de um questionário em 39 empresas, o perfil das Micro e Pequenas Empresas estudadas como também de seus gestores, além de identificar que grande parte das empresas participantes não possuem um Planejamento formal em sua empresa. Também se buscou conhecer o Contexto Organizacional do Município de Três Passos – RS.

Em relação ao Contexto Organizacional do Município de Três Passos – RS, conclui- se que atualmente o município possui 3.191 CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica) ativos. Desse total, 850 pertencem ao setor do comércio, 120 ao setor da indústria e 1.606 ao setor de serviços. Além disso, o município possui 615 autônomos, como médicos, eletricistas, pintores, dentistas, entre outros.

Com relação ao perfil dos gestores, identificou-se que são em grande parcela proprietários das empresas, que possuem ensino médio completo, entre 36 a 49 anos, do gênero masculino, que está na empresa entre 6 a 10 anos, no mesmo cargo a mais de 16 anos e que se consideram preparados para atuar como gestores.

Quanto ao perfil das empresas, pode-se verificar que são majoritariamente do comércio, com tempo de atividade a mais de 20 anos, familiar, constituída com Capital Próprio, com até três funcionários, enquadradas como Microempresas e Sociedades Empresárias Limitada, optantes do Simples Nacional.

Como já mencionado anteriormente, a presente pesquisa teve como base, o Planejamento Organizacional, compreendendo os seus três níveis, Estratégico, Tático e Operacional.

Em relação ao Planejamento Organizacional, que determina o que se deve fazer e quais objetivos alcançar, pode-se verificar que 54% das empresas alegam possuir um

planejamento informal em sua empresa, sendo que 77% delas consideram o Planejamento muito importante e 64% o elaboram em menos de um ano.

No que se refere ao Planejamento Estratégico, que busca sistematizar os objetivos da empresa, formalizando processos e procedimentos para que a empresa saiba exatamente aonde quer chegar e o caminho a seguir, foi verificado se existe uma preocupação em desenvolvê-lo por parte das empresas pesquisadas, 72% responderam que há uma preocupação. Seguindo com a análise as empresas foram questionadas se são realizadas reuniões para discuti-lo, 71% das empresas responderam que sim. Porém, em relação ao grau de conhecimento dos gestores sobre o Planejamento Estratégico, 50% responderam possuir um conhecimento básico.

O Planejamento Tático, abrange áreas específicas dentro de uma empresa, atendendo a cada departamento, setor, ou sessão, com a finalidade de atingir, ao final do processo, os objetivos finais da organização. Verificou-se que 79% das empresas se preocupam em desenvolver o Planejamento Tático e 64% delas, disseram que ele contempla todas as áreas dentro de sua empresa.

Em relação ao Planejamento Operacional, concluiu-se que 58% dos empresários ou gerentes das empresas pesquisadas possuem apenas um conhecimento básico sobre ele. Porém, 87% dos respondentes informaram que possuem uma preocupação em desenvolvê- lo.

Em resumo ao Planejamento Organizacional e seus três níveis, pode-se concluir que as empresas e seus gestores estão cada vez mais atentos e preocupados em realizar um Planejamento adequado em suas empresas, a fim de identificar de forma eficaz o caminho para crescer e ganhar espaço no mercado em que atua.

Convém salientar, entretanto, que a simples elaboração de um Planejamento não fará nenhum milagre, pois necessita do apoio e comprometimento de todos os colaboradores da empresa. Portanto, cabe aos gestores mostrarem a importância que o Planejamento proporciona para a organização, onde todos sairão ganhando com o aumento de eficiência, eficácia, efetividade e principalmente o acréscimo em competitividade que a empresa agregará para enfrentar o dinâmico mercado do mundo globalizado.

De maneira geral, o resultado da pesquisa realizada foi bem satisfatório, pois demonstrou que apesar da maioria das empresas não possuírem um Planejamento formalizado, grande parte delas estão cientes de sua importância e o realizam de maneira informal.

Levando em consideração o objetivo geral deste trabalho, que foi de identificar se existe e como ocorre o Planejamento Organizacional nas Micro e Pequenas Empresas do Município de Três Passos – RS, conclui-se que a presente pesquisa atendeu aos objetivos propostos de maneira clara e objetiva.

Apesar das dificuldades e limitações, foi extremamente prazeroso estudar sobre este tema, e espero que possa contribuir de alguma forma a outros acadêmicos que resolverem pesquisar sobre este assunto. Para pesquisas futuras com propósitos semelhantes, recomendo a realização de um trabalho similar num intervalo de três anos com a finalidade de comparação de resultados e verificação de melhorias relacionadas ao Planejamento Organizacional nas micros e pequenas empresas do município de Três Passos. Outra sugestão, seria uma pesquisa aplicada a organizações sem fins lucrativos para que fosse possível identificar se as mesmas compartilham da mesma visão a respeito da contribuição que o Planejamento pode fornecer para se obter um aumento da eficiência, eficácia e efetividade dos processos desenvolvidos pela organização.

REFERÊNCIAS

ACKOFF, R. L. Planejamento empresarial. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1976.

ALMEIDA, M. I. R.; MOREIRA JUNIOR, A. L. (2004) A Análise do Ambiente Organizacional na Pequena Empresa: Um Estudo em PME'S na cidade de São Paulo. Anais do XVII Congresso Latino-Americano de Estratégia – SLADE.

ANSOFF, H.I. A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 1991.

ANTONIOLI, Paulo Eduardo; da GRAÇA, Eduardo Alves. Subsídios conceituais para o planejamento de sistemas de gerenciamento de facilidades em edificações produtivas. São Paulo: EPUSP, 2004. 26 p. – (Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP, Departamento de Engenharia de Construção Civil; BT/PCC/358).

BERNARDES, C. Teoria geral da administração: a análise integrada das organizações. São Paulo: Atlas, 1993.

BERTOLDI, Marcelo M.; RIBEIRO, Marcia Carla Pereira. Curso avançado de direito comercial. 8. ed., rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.

BERTRAND, Y.; GUILLEMET, P. Organizações: Uma abordagem sistêmica. Lisboa: Instituto Piaget, 1988.

BRUSCHINI, Maria Cristina Aranha. Trabalho e gênero no Brasil nos últimos dez anos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.37, n.132, Sept./Dec. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php. Acesso em: Outubro de 2016.

CACIS – Câmara do Comércio, Industria e Serviços de Três Passos – RS - Disponível em: < http://www.cacis.com.br/site//>. Acesso em: Novembro 2016.

CADERNOS UNIJUÍ. Trabalhos acadêmicos – apresentação, referências e citações. Ijuí: Ed. Unijuí. 2014.

CARMO, Vadson Bastis; PONTES, Cecília C. Cunha. Sistemas de informação gerenciais para programa de qualidade total em pequenas empresas da região de Campinas. Ciência da Informação , Brasília, v. 28, n. 1, p. 49-58, jan./abr. 1999.

CASTOR, B. V. J.; SUGA, N. Planejamento e ação planejada: o difícil binômio. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, p. 102-122, jan./mar. 1988.

CERTO, S.C. Administração Estratégica: planejamento e implantação da estratégia. 2 ed. São Paulo: Pearson, 2005.

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. 10ª Reimpressão. Rio de Janeiro: Elsivier, 2003.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da administração, São Paulo: Makaron 1995.

_____________. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000.

_____________. Introdução à Teoria Geral da administração.Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. _____________. Introdução à Teoria Geral da Administração: na administração das organizações. Edição Compacta. 3° Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

_____________. Gestão de Pessoas, Segunda Edição, totalmente revista e atualizada. 9.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

CHER, R. (1990). A gerencia da pequena e media empresa. São Paulo, Maltese.

COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial, Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 1998.

DIAS, Sérgio Roberto (Coord). Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.

DONAIRE, Denis. Gestão Ambiental na Empresa. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 3 ed. São Paulo: Campus, 2008.

DRUCKER, P. F. (1987) Inovação e espírito empreendedor: práticas e princípios. São Paulo: Pioneira.

______________. Administração: tarefas, responsabilidades, práticas. V.1. São Paulo: Pioneira, 1975.

______________. Admirável mundo do conhecimento. Barueri: HSM Management, 1997. _____________. Introdução à administração. Tradução de Carlos A. Malferrari. 3. Ed. São Paulo : Pioneira, 1998.

______________. Administrando em Tempos de Grandes Mudanças. São Paulo: Pioneira, 1999.

EARCE II, J. A.; CHAPMAN, B. L.; DAVID, F. R. (1982) “Environmental scanning for small and growing firms”. Journal of Small Business Management, v. 20(3), p. 27-34. ETZIONI, A. Organizações modernas. 8 ed. São Paulo: Pioneira, 1989.

FERNANDES, B.H.R; BERTON, L.H. Administração Estratégica: da competência empreendedora à avaliação de desempenho. São Paulo: Saraiva, 2005.

Guia Tributário - Disponível em:< https://guiatributario.net/>. Acesso em: Setembro 2016. HALL, Richard. Organizações: estruturas e processos. 3 ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1984.

HAMEL, G. Liderando a revolução. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000. HINDLE, Tim. Como Conduzir Negociações. 1ª Ed. Publifolha, 1999.

HITT, Michael A.; IRELAND, R. Duane; HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

HUANG, X. (2009). “Strategic decision making in Chinese SMEs”. Chinese Management Studies,v. 3, n. 2, pp. 87-101.

KOONTZ, Harold, O'DONNELL, Cyril. Princípios de Administração: Análise das funções administrativas. 10. ed. São Paulo: Editora Pioneira, 1976.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998

.

KOTLER, Philip; KELLER, L. Kevin. Administração de Marketing. Traduzindo por Mônica Rosenberg, Cláudia Freire, Brasil Ramos Fernandes. 12º ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006. Tradução de: Marketing management.

KOTLER, Philip; FOX, Karen F. A. Marketing Estratégico para Instituições Educacionais. Atlas, 1ª edição 1998.

______________. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999.

LACERDA, Daniela. O Líder Espiritualizado. Você S.A. São Paulo, n 82, p.22-30, Abr 2005.

LACOMBE, Francisco J. M.; HEILBORN, Gilberto L. J. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.

LEI GERAL – Observatório da Lei Geral da Micro e Pequenas empresas. 2015. Disponível em: http://www.leigeral.com.br. Acesso em: Outubro 2015.

LIMA, A. A. T. F.; BEHR, R. R. (1990). Alguns aspectos relevantes da consultoria em empresas de pequeno porte . In: VI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. LONGENECKER, J. G.; MOORE, C. W.; PETTY J. W.. Administração de pequenas empresas: ênfase na gerência empresarial. São Paulo: Makron Books, 2004.

LUNARDI FILHO, W. D.; LUNARDI, G. L.; PAULlTSCH, F. da S. Como a enfermagem utiliza o tempo de trabalho numa unidade de internação. Vitalle, Rio Grande, v.7, p. 75-89, 1997.

MATOS, F. G., CHIAVENATO, I. Visão e ação estratégica. São Paulo: Editora Makron Books, 1999.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

____________. Introdução à administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

MINTZBERG, H; Ahlstrand, B; Lampel J. Safari de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Tradução: Nivaldo Montingelli Jr. Porto Alegre: Bookman, 2000. MORAES, M.C.M. Recuo da teoria: dilemas da pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação, Lisboa, v. 14, n. 1, p. 7-25, 2001.

MORESI, Eduardo A.D. Monitoração ambiental e Complexidade. Tese de Doutorado em Ciência da Informação: UnB, 2001.

MOTTA, Paulo Roberto. Transformação organizacional: a teoria e a prática de inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 1998.

_____________. Planejamento estratégico em organizações sem fins lucrativos: considerações sobre dificuldades gerenciais. In: VASCONCELLOS F., P. Planejamento empresarial: teoria e prática. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1982. p. 143- 156.

NAHAS, Markus Vinicius. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 4. ed. Londrina: Midiograf, 2006.

O’ BRIEN, James A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da internet. São Paulo: Saraiva, 2002.

OLIVEIRA. D de P.R. de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias, prática. 10. ed São Paulo: Atlas, 1996.294p.

_____________. (1998). Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas.

_____________. Planejamento Estratégicos-Conceitos Metodologia e Práticas. São Paulo. Atlas, 1999.303 p.

_____________. Planejamento Estratégico, Conceitos metodologia práticas. 22.ed. São Paulo: Atlas, 2005.

_____________. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 22. Ed. São Paulo: Atlas, 2006.

_____________. Planejamento estratégico 28° ed. São Paulo. Atlas.,2010.

PETERSON, M. W. et al. Improving academic management: a handbook of planning and institutional research. San Francisco: Jossey-Bass, 1988.

PIANCA, Sandra. Um estudo sobre os fatores percebidos como condicionantes do sucesso do micro e pequeno empreendimento industrial no município de Ivaiporã, Estado do Paraná. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. PINHEIRO, M (1996). Gestão e desempenho das empresas de pequenos porte. Tese (Doutorado). São Paulo, FEA – USP.

Portal do Simples Nacional - Disponível em:< https://www8.receita.fazenda.gov.br/ >. Acesso em: Agosto 2016.

Portal Brasil - Disponível em:< http://www.brasil.gov.br/>. Acesso em: Setembro 2016. Portal Contábeis - Disponível em:< http://www.contabeis.com.br/>. Acesso em: Outubro 2016.

PORTER, M. E. – Estratégia Competitiva – Técnicas para análise de indústrias e da concorrência; São Paulo: Campus; 1991.

Prefeitura Municipal de Três Passos – RS – Disponível em:< :< http://www.brasil.gov.br/>. Acesso em: Setembro 2016.

RESNIK, P (1990). A Bíblia da pequenas empresa: como iniciar com segurança sua pequena empresa e ser muito bem-sucedido. São Paulo, Makron, McGraw – Hill.

SANDBERG, W.R.; ROBINSON, R.B.; PEARCE II, J.A. (2001). “Why small businesses need a strategic plan”. Business and Economic Review, October-December.

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. 2014. Disponível em:<http://www.SEBRAE.com.br>. Acesso em: Agosto 2016.

SILVA, Reinaldo Oliveira. Teorias da administração. São Paulo: Editora Pioneira Thomsom Learning, 2001.

STONER, James A. F.; FREEMAN, R. Edward. Administração. 5 ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1999.

TAMAYO, A. Valores Organizacionais: sua relação com satisfação no trabalho, cidadania organizacional e comprometimento afetivo. Revista de Administração, São Paulo v. 33, n.3, p. 56-63, julho/setembro 1998.

TEIXEIRA, Enise Barth; ZAMBERLAN, Luciano; RASIA, Pedro Carlos: Pesquisa em administração. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.

TERECE, Ana Claudia Fernandes. Planejamento estratégico com ferramenta competitiva na pequena empresa: desenvolvimento e avaliação de um roteiro prático para o processo de

elaboração de planejamento. 2002. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2002.

THOMPSON JR. A.A.; STRICKLAND III, A. J. (2000) Planejamento estratégico: elaboração, implementação e execução. São Paulo: Pioneira.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

WRIGHT, P; KROLL, M.J; PARNELL, J. Administração Estratégica: Conceitos. São Paulo: Atlas,2000.

APÊNDICE A

Prezado(a) proprietário(a)/gerente:

Venho através deste instrumento de pesquisa desenvolver um estudo relacionado à Planejamento Organizacional junto às Micro e Pequenas Empresas da cidade de Três Passos. Esse, oportunizará a realização do meu trabalho de conclusão de curso de Administração da UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Cabe ressaltar que a identidade dos participantes da pesquisa será preservada e os dados serão utilizados exclusivamente para fins acadêmicos. Este questionário tem como objetivo, levantar informações que venham a auxiliar a elaboração de um estudo que pretende identificar se existe e como ocorre o Planejamento Organizacional nas Micro e Pequenas Empresas de Três Passos/RS. O(A) senhor(a), como gestor(a) da empresa, é uma das partes mais importantes para este estudo e para tanto conto com a sua colaboração. Para sanar quaisquer dúvidas relacionadas ao questionário, entre em contato com a pesquisadora Mayara Raquel Winck, através do telefone 55-9615-4763 ou do e-mail: mayarawinck@yahoo.com.br.

QUESTIONÁRIO Parte I – Perfil dos Gestores

1. Você que está respondendo este questionário é: ( ) Proprietário da empresa ( ) Gerente 2. Qual o seu grau de instrução?

( ) Ensino fundamental incompleto ( ) Ensino fundamental completo ( ) Ensino médio incompleto ( ) Ensino médio completo ( ) Ensino superior incompleto ( ) Ensino superior completo ( ) Pós-graduação incompleta ( ) Pós-graduação completa 3. Sua faixa etária é:

( ) Até 24 anos ( ) De 25 a 35 anos ( ) De 36 a 49 anos ( ) Mais de 49 anos 4. Qual seu gênero?

( ) Masculino ( ) Feminino 5. Tempo de empresa:

( ) Até 5 anos ( ) De 6 a 10 anos ( ) De 11 a 15 anos ( ) Mais de 16 anos 6. Tempo no cargo:

( ) De 11 a 15 anos ( ) Mais de 16 anos

7. Você se considera preparado para atuar como proprietário/gerente desta empresa? ( ) Sim ( ) Não

Parte II – Perfil das Empresas

8. Qual o ramo de atividade de sua empresa? ( ) Comércio

( ) Indústria ( ) Serviços

9. Tempo de vida da empresa:

( ) Até 2 anos ( ) De 3 a 5 anos ( ) De 6 a 10 anos ( ) De 11 a 20 anos ( ) Mais de 20 anos

10. Tipo de empresa:

( ) Familiar ( ) Outros: ________________________ 11. A empresa foi constituída com:

( ) Capital Próprio ( ) Capital de Terceiros ( ) Ambos

12. Quantos funcionários têm a sua empresa?

( ) Até 3 ( ) De 4 a 5 ( ) De 6 a 10 ( ) De 11 a 20 ( ) Mais de 20

13. Como é administrada sua empresa: ( ) Decisão centralizada pelo sócio proprietário ( ) Decisão coletiva – Sócio proprietário e Gerentes

( ) Decisão coletiva – Sócio proprietário, Gerentes e Funcionários 14. De acordo com a legislação, sua empresa é considerada: ( ) Microempresa

( ) Empresa de Pequeno Porte ( ) Geral

15. De acordo com a legislação, qual é o Regime Tributário de sua empresa? ( ) Simples Nacional ( ) Lucro Presumido

16. De acordo com a legislação, qual é a natureza jurídica de sua empresa? ( ) Microempreendedor Individual ( ) Empresário Individual ( ) Sociedade Empresária Limitada ( ) Sociedade Simples Limitada ( ) EIRELI ( ) Sociedade Limitada

( ) Sociedade Anônima ( ) Cooperativa

( ) Sociedade em nome coletivo ( ) Sociedade em comandita simples ( ) Sociedade em comandita por ações

Parte III. Planejamento

17. Na sua empresa, em que grau de formalização você considera que esteja o Planejamento?

( ) Inexistente ( ) Informal

( ) Formalizado ( ) Com alto grau de formalização 18. Você considera o Planejamento:

( ) Muito importante ( ) Importante ( ) Desnecessário ( ) Pouco importante ( ) Não sei responder

19. Quem é o responsável pelo Planejamento? ( ) Um funcionário específico

( ) Um setor específico

( ) O proprietário ( ) O escritório de contabilidade

20. Informe a periodicidade em que é elaborado:

( ) Menos de um ano ( ) De um a dois anos ( ) De dois a três anos ( ) Mais de três anos 21. Em relação ao período, o planejamento é feito para: ( ) Menos de um ano ( ) De um a dois anos ( ) De dois a cinco anos ( ) Mais de cinco anos

22. Quem é responsável pela coordenação do processo de elaboração e implantação do planejamento? ( ) Um funcionário específico ( ) Um setor específico ( ) O proprietário ( ) O escritório de contabilidade ( ) Consultor ( ) Auditor externo

23. A sua empresa consegue seguir o que foi planejado? ( ) Sim ( )Não ( ) As vezes

24. O controle dos resultados obtidos pelo planejamento, pode contribuir para o aumento da eficiência, eficácia e efetividades de sua empresa?

( ) Muito ( ) Satisfatoriamente ( ) Pouco ( ) Nada

25. Em que medida, a avaliação dos resultados obtidos pelo planejamento pode contribuir para o processo de tomada de decisão?

( ) Muito ( ) Satisfatoriamente ( ) Pouco ( ) Nada

26. Você empresário acha que o planejamento possui pontos positivos para sua empresa?

( ) Sim ( ) Não ( ) Parcialmente

Parte IV. Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é conceituado como um processo sistemático, gerenciado, executado e acompanhado pela alta administração. Esse planejamento busca sistematizar os objetivos da empresa, formalizando processos e procedimentos para que a empresa saiba exatamente aonde quer chegar e o caminho a seguir. (Costa, 2007)

27. Existe na empresa, uma preocupação em se desenvolver o Planejamento Estratégico?

( ) Sim ( )Não

Caso tenha respondido SIM, prossiga responde a próxima questão. Se respondeu NÃO, avance para a questão 32.

28. Indique seu grau de conhecimento sobre Planejamento Estratégico: ( ) Nenhum ( ) Pouco ( ) Regular ( ) Básico ( ) Avançado 29. São realizadas reuniões na empresa para se discutir o Planejamento Estratégico?

30. Os planos e decisões do Planejamento Estratégico são descritos em algum documento?

( ) Sim ( )Não

31. Os planos e decisões do Planejamento Estratégico são divulgados para toda a empresa?

( ) Sim ( )Não

Parte V. Planejamento Tático

O Planejamento Tático abrange apenas uma parte da organização, que pode ser um departamento ou uma divisão. Tem duração de médio prazo, aproximadamente um ano e é desenvolvido pelo nível intermediário da organização. O planejamento tático é correlacionado às diversas áreas da organização, tais como marketing, contabilidade, finanças, pessoal e produção. (Chiavenato, 2004)

32. Existe na empresa, uma preocupação em se desenvolver o Planejamento Tático? ( ) Sim ( )Não

Caso tenha respondido SIM, prossiga responde a próxima questão. Se respondeu NÃO, avance para a questão 37.

33. Indique seu grau de conhecimento sobre o Planejamento Tático: ( ) Nenhum ( ) Pouco ( ) Regular ( ) Básico ( ) Avançado

34. O Planejamento Tático comtempla todas as áreas da sua empresa (produção, finanças, recursos humanos, marketing)?

( ) Sim ( )Não

35. A empresa programa estratégias formais com metas, objetivos e cronogramas estruturados?

( ) Sim ( ) Não

36. No que se refere ao acompanhamento dos objetivos e das metas: ( ) Nunca são acompanhadas

( ) Quando possível são analisadas

Parte VI. Planejamento Operacional

O planejamento operacional é voltado para o curto prazo, abarcando as operações organizacionais de caráter rotineiro e direciona-se para a otimização dos resultados, conforme os procedimentos determinados pela organização, para atingir os seus objetivos (CHIAVENATO, 2004).

37. Existe na empresa, uma preocupação em se desenvolver o Planejamento Operacional?

( ) Sim ( )Não

Caso tenha respondido SIM, prossiga responde a próxima questão. Se respondeu NÃO, avance para a questão 42.

38. Indique seu grau de conhecimento sobre o Planejamento Operacional: ( ) Nenhum ( ) Pouco ( ) Regular ( ) Básico ( ) Avançado

39. Você considera a sua equipe de funcionários capacitada para desenvolver o Planejamento Operacional:

( ) Sim ( )Não

40. A sua empresa possui um Planejamento Operacional para cada tarefa executada? ( ) Sim ( )Não

41. A sua empresa possui metas e prazos para o desenvolvimento de cada tarefa executada?

( ) Sim ( )Não

Parte VII. Análise do Microambiente

42. Na sua empresa, os indicadores organizacionais (missão, visão e valores) estão definidos?

( ) Sim ( ) Não

43. Os indicadores organizacionais são comunicados a toda a empresa? ( ) Sim ( ) Não

44. O estabelecimento dos indicadores organizacionais da empresa, influencia no comportamento dos funcionários?

( ) Sempre ( ) Raramente

( ) As vezes ( ) Nunca

45. A empresa possui um controle de quem são seus clientes? ( ) Sim ( ) Não

46. A sua empresa faz análise do ambiente interno (fornecedores, clientes, concorrentes, intermediários de marketing) a fim de identificar suas forças e fraquezas?

( ) Sempre ( ) Raramente

( ) As vezes ( ) Nunca

47. Você acredita que a análise do ambiente interno pode proporcionar uma vantagem competitiva frente aos concorrentes?

( ) Sim ( )Não

Parte VIII. Análise do Macroambiente

48. A sua empresa faz análise do ambiente externo (econômico, demográfico, tecnológico, sociocultural, ambiental), como forma de identificar oportunidades e ameaças?

( ) Sim ( )Não

49. A análise do ambiente externo, pode proporcionar um diferencial competitivo em relação aos concorrentes?

( ) Sim ( )Não

50. As taxas de emprego e/ou desemprego afetam os serviços de sua empresa?

( ) Sempre ( ) Raramente

( ) As vezes ( ) Nunca

51. A taxa de crescimento da população influencia no desenvolvimento da sua empresa?

( ) Sempre ( ) Raramente

52. Você acredita que mudanças no estilo de vida e nos valores dos consumidores podem afetar a sua empresa?

( ) Sempre ( ) Raramente

( ) As vezes ( ) Nunca

53. A sua empresa participa de alguma campanha de preservação ambiental? ( ) Sim ( )Não

Documentos relacionados