• Nenhum resultado encontrado

A REPRESENTAÇÃO DO TCC PARA OS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA UNEMAT DE TANGARÁ DA SERRA – MT

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O intuito deste estudo foi mostrar como os acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis da UNEMAT de Tangará da Serra representam o Trabalho de Conclusão de curso, assim como averiguar se os mesmos conhecem o perfil profissional do contador. A pesquisa mostrou que os acadêmicos em sua maioria admitiram a importância do TCC e ressaltaram que o mesmo deve existir, destacando-se esta representação junto aos acadêmicos que mais se aproximam da finalização do curso. Consideraram-no importante sob os aspectos de poderem desenvolver a habilidade de pesquisadores e por poder fornecer pesquisas relevantes, de interesse para a profissão e para a sociedade. Foi possível perceber que os graduandos conheciam o perfil esperado para um profissional egresso do curso, perfil este, mencionado no Projeto Político Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis da UNEMAT de Tangará da Serra.

Em resumo, o objetivo da pesquisa foi atingido por meio de etapas descritas a seguir. Mais especificamente o conceito de representação foi compreendido por meio de pesquisa bibliográfica voltada aos estudos culturais. Também, foi pela pesquisa bibliográfica em artigos e legislações que se pôde compreender os objetivos do TCC no curso de graduação. O conhecimento do curso de ciências contábeis e das normas que regulamentam o TCC foi possível principalmente por dados obtidos através de pesquisa documental, realizada em documentos disponibilizados online pelo Departamento de Ciências Contábeis, assim como em legislações e outras fontes também de acesso online. Com a análise e compreensão dos dados obtidos com a aplicação do questionário foi possível caracterizar os acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis da UNEMAT de Tangará da Serra, assim como, viabilizou a verificação dos modos como os acadêmicos mencionados representam o Trabalho de Conclusão de Curso.

Este estudo poderá ser utilizado como embasamento para pesquisas futuras, pois, quando se trata de TCC, o campo de estudo ainda é pouco explorado em pesquisas acadêmicas. Neste sentido, deverão ser investigados discentes e também docentes, sobre seus elogios, sugestões e críticas sobre o TCC. Os resultados obtidos com base nos dados desta investigação sugerida poderiam influenciar no processo de condução e construção do TCC, desde os semestres iniciais, com o propósito de fortalecer os pontos positivos, inserir novas abordagens, perspectivas e verificar pontos com inconsistências ou falhas. Estas resultariam na incrementação e otimização deste instrumento de construção de conhecimento.

REFERÊNCIAS

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 10, de 16 de dezembro de

2004. Portal do MEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces010_04.pdf>.

BRASIL. Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010. Site oficial do Conselho Federal de Contabilidade. Disponível em: < http://www.cfc.org.br/uparq/lei12249.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2012.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Profissionais e Organizações Ativos nos

Conselhos Regionais de Contabilidade. Site oficial do CFC. Disponível em:

<http://www.cfc.org.br/uparq/Evolu%C3%A7%C3%A3o_anual%202011.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2012.

______________. Perfil do Contabilista Brasileiro 2009. Site oficial do CFC. Disponível em: <http://www.cfc.org.br/uparq/perfil_web.pdf>. Acesso em: 18 out. 2012.

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Instrução Normativa 001/2009 – CIC de TCC

do Curso de Ciências Contábeis. UNEMAT, Tangará da Serra – MT. Site oficial do

departamento, seção normas e regulamentos. Disponível em: <http://tangara.unemat.br/contabeis/>. Acesso em: 26 abr. 2012.

______________. Histórico. Site Oficial do Departamento. Seção Sobre o Curso UNEMAT – Tangará da Serra. Disponível em: <http://tangara.unemat.br/contabeis/>. Acesso em: 22 abr. 2012.

______________Matriz Curricular. Site Oficial do Departamento. Seção Sobre o Curso UNEMAT

– Tangará da Serra. Disponível em: <http://tangara.unemat.br/contabeis/>. Acesso em: 07 mai. 2012.

______________. Projeto Político Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis. UNEMAT, Tangará da Serra – MT: 2005.

FAVERO, Hamilton Luiz; et al. Contabilidade: Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2006.

GUIMARÃES, Paulo Cézar. Identificação do Perfil Profissiográfico do Profissional de

Contabilidade Requerido Pelas Empresas Através de Ofertas de Empregos na Região

Metropolitana de São Paulo. FECAP: São Paulo, 2006. Disponível em:

<http://200.169.97.106/biblioteca/tede//tde_arquivos//TDE-2010-02-11T145222Z- 46/Publico/Paulo_Cezar_Guimaraes.pdf>. Acesso em: 26 abr. 2012.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos. Introdução à Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2006.

LISBOA, Lázaro Plácido. Ética Geral e Profissional em Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2007. MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. São Paulo: Atlas, 2009.

MATO GROSSO. Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão - CONEPE. Resolusão Nº 30/2012.

Universidade do Estado de Mato Grosso. Disponível em:

<http://www.unemat.br/legislacao/index.php?id_res=2654>. Acesso em: 04 nov. 2012.

NUNES, Ricardo Alexandre de Oliveira; PFITSCHER, Elizete Dahmer; ALBERTON, Luiz.

Benchmarking Educacional: O Perfil do Profissional dos egressos dos cursos de Ciências

Contábeis, Administração e Economia. In: TERCEIRO CONGRESSO USP INICIAÇÃO CIENTIFICA EM CONTABILIDADE. São Paulo: USP, 2006. Anais. Disponível em: < http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos32006/an_resumo.asp?cod_trabalho=608 >. Acesso em: 06 abr. 2012.

PAES, Maria Helena Rodrigues. Representações Cinematográficas “Ensinando” o Índio

<http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/21371/000736899.pdf?sequence=1>. Acesso em: 25 out. 2012.

PELEIAS, Ivan Ricardo; BACCI, João. Pequena Cronologia do Desenvolvimento Contábil no

Brasil: Os primeiros pensadores, a padronização contábil e os congressos brasileiros de

contabilidade. Revista Administração On Line – FECAP – Volume 05 Nº 3, 2004. Trimestral.

Disponível em: < http://www.fecap.br/adm_online/adol/artigo.htm >. Acesso em: 26 mar. 2012. PUGUES, Laurise Martha. Estudo Sobre o Perfil dos Egressos dos Cursos de Ciências

Contábeis do Estado do Rio Grande do Sul. UNISINOS, 2008. Disponível em:

<http://bdtd.unisinos.br/tde_arquivos/13/TDE-2008-09-23T064050Z-

584/Publico/estudo%20sobre%20o%20perfil.pdf >Acesso em: 07 abri. 2012.

SÁ, Antonio Lopes de. A Evolução da Contabilidade. São Paulo: Tompson, 2006.

SANTI, Heloise Chierentin; SANTI, Vilso Junior Chierentin. Stuart Hall e o Trabalho das Representações. Revista Anagrama – Revista Interdisciplinar de Graduação. Ano II, Edição 1 – São Paulo: USP, 2008.

SILVA, Tania Moura da; GRABNER, Selia; BANDEIRA, Ana Mariella. Perspectiva Atual Para a Formação do Contador. Revista Eletrônica de Contabilidade – UFSM –Volume 1 nº 1, 2004.

Trimestral. Disponível em:

<http://w3.ufsm.br/revistacontabeis/anterior/artigos/vIn01/a02vIn01.pdf>. Acesso em: 26 abr. 2012. WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.) Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

ANÁLISE DO DESEMPENHO ECONÔMICO APÓS A IMPLANTAÇÃO DAS LICENÇAS