• Nenhum resultado encontrado

O Hospital Universitário Onofre Lopes-HUOL, o maior e mais importante hospital escola do estado, tem sido foco de investigação e campo profícuo para inúmeras pesquisas, mas o que se observa, na prática, é que o resultado dos estudos não alcançam ou retornam de forma fragmentada para os servidores que deles participaram, assim como para os gestores do HUOL. O propósito maior deste estudo foi analisar a contribuição das pesquisas e da produção do conhecimento para o bem estar dos profissionais da saúde que nele atuam. Buscou-se, assim, elencar as principais temáticas investigadas no HUOL, considerando a categoria dos profissionais de saúde, sintetizar como se dá o processo de registro e acompanhamento das pesquisas, identificar como se dá a divulgação do conhecimento produzido, discutir as dificuldades e desafios na aplicabilidade dos resultados das pesquisas e elaborar um protocolo de ações visando o fomento à divulgação e aplicabilidade do conhecimento produzido. Para tanto, inicialmente foi feita uma Revisão Integrativa, de modo a sistematizar informações, sobre os estudos desenvolvidos no âmbito do HUOL que tiverem como foco os profissionais da saúde durante os anos de 2014 a 2019 e, na sequência, uma pesquisa descritiva visando uma maior compreensão de como funciona o registro e acompanhamento, bem como, os desafios na aplicabilidade dos resultados.

Os resultados obtidos com a Revisão Interativa indicam que dezesseis (16) documentos científicos tiveram como objeto de estudo os servidores federais que trabalham no HUOL nos mais diversos cargos, sendo observado que a maioria estava voltada para os profissionais de enfermagem e enfermeiros. O número total de publicações revela um baixo direcionamento das pesquisas voltadas para a saúde e o bem-estar dos servidores, e a observação desses números ao longo dos anos mostrou que houve uma diminuição no número de pesquisas, o que pode indicar uma possível desmotivação à longo prazo na realização desses trabalhos.

Com a realização da análise documental, foram identificadas as principais temáticas abordadas, sendo estas: segurança do trabalhador e a gestão de biossegurança, avaliação da capacidade, doença cardiovascular, estresse e síndrome de Burnout, qualidade de sono e de vida, condições ergonômicas e adoecimento psíquico. Ou seja, as temáticas estão voltadas principalmente para temas

relacionados a saúde e a qualidade de vida dos servidores lotados no HUOL, sendo observado que muitos fatores, como a sobrecarga de trabalho, estão ligados ao adoecimento dos profissionais da saúde. Além disso, as condições de trabalho (estrutura física, hierarquia profissional, tempo de trabalho) também foram influencias importantes, levantando a real necessidade de melhorias no que diz respeito a intervenções que modifiquem essa realidade.

O estudo descritivo empreendido (fase II), buscou sintetizar e compreender o processo de registro e acompanhamento dos estudos desenvolvidos, e as respostas coletadas nos questionários revelaram que o Comitê de Ética e Pesquisa é visto como essencial na execução e monitoramento dos projetos, uma vez que todos os pesquisadores, após obterem o parecer positivo, devem apresentar informações sobre o decorrer de suas pesquisas. No entanto, também foi observado por meio dos relatos, que há uma deficiência no funcionamento pleno desse comitê, que está ligada a falta de pessoal suficiente para atender a demanda, assim como estrutura física e apoio aos pesquisadores.

Se há uma certa sobrecarga de trabalho no que se refere ao registro e acompanhamento dos estudos, maiores são os desafios na aplicabilidade e a divulgação dos resultados obtidos nas pesquisas realizadas no HUOL. Há uma limitação no dimensionamento do pessoal que integra CEP, de modo que um pequeno grupo tem que lidar com uma demanda de cerca de 500 projetos de pesquisa por ano. Ou seja, poucos servidores para uma alta demanda de trabalho. A ausência de estrutura física ampla e equipada, laboratórios multiusuários, recursos para auxiliar nas atividades de trabalho que fazem parte da rotina da Gerência de Pesquisa e Ensino foram pontos também elencados pelos servidores.

Não foi possível observar nas falas dos entrevistados como se dá o processo de divulgação das pesquisas desenvolvidas no HUOL, então, outras fontes de informação foram analisadas, no caso, o website da EBSERH do HUOL na seção de notícias. Observou-se, assim, a limitação ou ausência não só de divulgação, mas também de mérito e aplicação dos resultados obtidos pelos que desenvolvem a pesquisa científica utilizando o HUOL como lócus. Assim, deve-se haver um número reduzido de referências às palavras-chave ligadas a temática saúde e bem estar, o que impede ou dificulta a coleta das informações possivelmente existentes sobre as pesquisas realizadas no HUOL e indica que esses estudos podem até ter sido feitos, mas não tiveram muita visibilidade.

A análise empreendida revelou haver poucas ações voltadas para a melhoria do bem-estar e saúde dos trabalhadores derivadas do resultado de estudos, o que pode ser um indicativo de que não há uma valorização das pesquisas que são realizadas e que tenham como intuito promover o bem estar, melhorar o ambiente ou modificar de fato as condições de trabalhos desses servidores, o que se revela como uma dupla desvalorização, dos pesquisadores e dos servidores que poderiam ser beneficiados com esses resultados.

Ficou claro, diante das informações coletadas, que não há como apontar “culpados”, visto que diversos fatores compõem essa problemática, mas acredita-se que ajustes podem ser feitos para a melhoria dessa situação. Portanto, como sugestão, propõe-se um protocolo que poderá ajudar a dar visibilidade aos resultados obtidos em estudos e, consequentemente, direcionar as ações voltadas à saúde e bem-estar dos profissionais da saúde lotados no HUOL. Espera-se, assim, contribuir de maneira mais efetiva para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável e para o bem estar dos que fazem o HUOL.

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, K. M.; LETA, J. Os hospitais universitários federais e suas missões institucionais no passado e no presente. História, Ciências, Saúde, v. 21, n.4, p. 1261-1281, out./dez., 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v21n4/0104-5970-hcsm-S010459702014005000022.pdf>. Acesso em: dezembro, 2019.

ARAÚJO, R. R.; SACHUK, M. I. Os sentidos do trabalho e suas implicações na formação dos indivíduos inseridos nas organizações contemporâneas. Revista de Gestão USP, v. 14, n. 1, p. 53-66, jan./mar., 2007.

BESSA, M. E. P., ALMEIDA M. I., ARAÚJO M. F. M., SILVA M. J. Riscos ocupacionais do enfermeiro atuante na estratégia saúde da família. Rev. Enferm., v. 18, n. 4, p. 644-49, 2010.

BORGES, E. M. N. et al. Fadiga por compaixão em enfermeiros de urgência e emergência hospitalar de adultos. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 27, p. 3175, 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692019000100360&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 ago. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.2973.3175.

BORGES, L. O; YAMAMOTO, O. H. O mundo do trabalho: Construção histórica e desafios contemporâneos. In: ZANELLI, J.C.; BORGES-ANDRADE, J.E.; BASTOS, A. V.B. (Org.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegra: Artemd, 2014, p. 25-65.

BRASIL. Ministério da Saúde. Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União 20 set. 1990. Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em 19 fev. 2010. ______. Ministério da Saúde. Portaria n.º 15, de 08 de janeiro de 1991. Fator de Incentivo ao Desenvolvimento do Ensino e Pesquisa Universitária em Saúde - FIDEPS. DENASUS. Disponível em: <http://sna.saude.gov.br/legisla/legisla/fideps/>. Acesso em: dezembro, 2019.

_____. Ministério do Trabalho. Norma Regulamentadora nº 9. Programa de prevenção dos riscos ambientais. Brasília: Ministério do Trabalho; 1997.

_____. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Manual operacional para comitês de ética em pesquisa. 4. ed. rev. atual. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008. Disponível em: http://www2.ebserh.gov.br/documents/16628/408918/Manual_ceps_v2.pdf/795e5010-b3ea-41fe-8c40-aa70dd9f1866. Acesso em: 17 de ago 2020.

_____. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação ma Saúde. Glossário temático: Gestão do Trabalho e da educação na saúde / Ministério da Saúde, 56 p., Série A. Normas e Manuais Técnicos) – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009. – ISBN 978-85-334-1335-1. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicações/glossario_sgtes.pdf> Acesso em: dezembro, 2019.

_____. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégias. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011. 268 p., il. – (Série B. Testos Básicos de Saúde) (Caderno Humaniza SUS; v. 3).

_____. Lei n° 12.550, de 15 de dezembro de 2011. Autoriza o Poder Executivo a criar a empresa pública denominada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A. (EBSERH); e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/L12550.htm>. Acesso em: dezembro, 2019.

______. Ministério da Educação. Estrutura Organizacional Dos Hospitais Sob Gestão Da EBSERH: Diretrizes Técnicas, Versão 1.0, mar. 2013. Disponível em: http://www2.ebserh.gov.br/documents/222346/866032/EBSERH_Estrutura+Organizacion

al+dos+HUs+sob+gest%C3%A3o+da+EBSERH.pdf/f31541d2-a849-4ab9-a2b7-9de9e01d1acb. Acesso em: 20 jul. 2020.

BEZERRA, C. M. B. Estresse e síndrome de Burnout nos enfermeiros de um Hospital Universitário. Dissertação (Mestrado em Enfermagem na vigilância a saúde). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

CAMPELO, Gelsa Pedro. Condições de trabalho e saúde psíquica de servidores técnico-administrativos da UFRN. 2015. 107f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. Disponível em: < https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20662 > Acesso em: nov. 2019.

CATANI, A. M.; DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. Natureza Jurídica, organização acadêmica e gestão universitária. In: SGUISSARDI, Valdemar; SILVA JÚNIOR, João Reis (Orgs.). Educação Superior: análise e perspectivas de pesquisas. São Paulo: Xamã, 2001.

CALHEIROS, M. E. A. Gestão de biossegurança e segurança do trabalho em áreas de risco: um estudo de caso no campus central da UFRN. Dissertação (Mestrado em Gestão de Processos Institucionais). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

CHIODI, M. B.; MARZIALE, M. H. P. Riscos ocupacionais para trabalhadores de Unidades Básicas de Saúde: revisão bibliográfica. Acta paul. enferm. São Paulo, v. 19, n. 2, p.

212-217, jun., 2006. Disponível em

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002006000200014&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 12 ago. 2020. https://doi.org/10.1590/S0103-21002006000200014 .

COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2. Ed. Porto Alegre: Boookman, 2005.

CRUZ, J. M. A. Qualidade de vida no trabalho, ansiedade e depressão em profissionais da saúde que prestam assistência infantil em unidades hospitalares. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

DAMASCENO, J. S. C. Análise das condições ergonômicas do ambiente construído: estudo de caso do posto de enfermagem do Hospital Universitário Onofre Lopes. Dissertação (Mestrado em Ergonomia). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

DA SILVA, M. P. M. Características de trabalho e fatores de risco para a doença cardiovascular em enfermeiros de um Hospital Universitário. Dissertação (Mestrado em Enfermagem na vigilância à saúde). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

DAL’BOSCO, E. B. et al. A saúde mental da enfermagem no enfrentamento da COVID-19 em um hospital universitário regional. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 73, supl. 2,

e20200434, 2020. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672020001400153&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 ago. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0434.

DE MENDONÇA, A. E. O. et al. Perfil de acidentes de trabalho envolvendo profissionais de enfermagem no ambiente da Terapia Intensiva. Rev Gaúcha Enferm. n° 36, p. 35-41, 2015.

DURHAM, E. R. As Universidades Públicas e a Pesquisa no Brasil Texto do Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior e Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Academia Brasileira de Ciências e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1998.

EBSERH/HUOL. Dúvidas mais frequentes direcionadas ao Comitê de Ética em

Pesquisa. Disponível em:

http://www2.ebserh.gov.br/documents/16628/408918/Duvidas+mais+frequentes.pdf/b168 af74-15fd-4fe0-9222-3ab0eaef11c7. Acesso em: 17 de ago 2020.

EBSERH/HUOL. Fluxograma de Tramitação de Projetos de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos, de acordo com as Resoluções do Conselho Nacional de Saúde. Disponível em: http://www2.ebserh.gov.br/documents/16628/237659/66.pdf/e01f6e8b-aebd-4084-b85c-acd78b85f2a7. Acesso em: 17 de ago 2020.

EBSERH/HUOL. Ler antes de preencher Plataforma Brasil. Disponível em: http://www2.ebserh.gov.br/documents/16628/408918/Ler+antes+de+preencher+platafor ma+Brasil.pdf/47ba00ef-8827-4671-9f49-e78015468790. Acesso em: 17 de ago 2020. FERREIRA, M. B. G. et al. Caracterização do contexto de trabalho e qualidade de vida dos profissionais da estratégia de saúde da família. Cogitare Enferm., v. 20, n. 3, p. 565-572, jul./set., 2015. Disponível em: <http://www.saude.ufpr.br/portal/revistacogitare/wp-content/uploads/sites/28/2016/10/41124-162524-1-PB.pdf> Acesso em: dezembro, 2019. FERREIRA, Sandra Regina Viegas e MENDONÇA, Maria Helena Magalhães de. O programa de reestruturação dos Hospitais de Ensino (HE) do Ministério da Educação (MEC) no Sistema Único de Saúde (SUS): uma inovação gerencial recente. RAS, v.11, n.44, p.113-26, 2009. Disponível em: <http://www.cqh.org.br/portal/pag/anexos/baixar.php?p_ndoc=211&p_nanexo=113>. Acesso em: dezembro, 2019.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Computador/Internet como instrumentos de aprendizagem: uma reflexão a partir da abordagem psicológica histórico-cultural. In: SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2. Recife, 2008. Anais Eletrônicos. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2020.

FOUCAULT, M. O Nascimento do Hospital. In: ______. Microfísica do poder. 2 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

GANONG, L. H. Integrative reviews of nursing research. Research in Nursing and Health, New York, v. 10, p. 1-11, 1987.

GARCIA, D. C. F.; GATTAZ, C. C.; GATTAZ, N. C. A Relevância do Título, do Resumo e de Palavras-chave para a Escrita de Artigos Científicos. Rev. adm. contemp., v. 23, n. 3,

p. 1-9, Jun., 2019 . Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552019000300001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 26 Set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2019190178.

GASPAR, PJS. Enfermagem, profissão de risco e de desgaste: perspectiva do enfermeiro do serviço de urgência. Nursing Ver Técnica de Enfermagem 1997 março; 109 (10): 22-24.

GIL, C. R. R.; LUIZ, I. C.; GIL, M. C. R. Gestão pública em saúde: o processo de trabalho na gestão do SUS. (Guia de Gestão Pública em Saúde, Unidade II) – Universidade Federal do Maranhão. UMA – SUS/UFMA – São Luís, 2016. ISBN: 978-85-7862-546-7. Disponível em <http://www.unasus.ufma.br/site/files/livros_isbn_gp02.pdf> Acesso em: dezembro, 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. GROHMANN, M.Z., BATTISTELLA, L.F. Y BARATTO, J.S. 2012. Competencias del gestor hospitalario: estudio en un hospital público brasileño. Enfermería Global, vol. 11, n° 2, 2012.

JOAZEIRO, Edna Maria Goulart e SCHERER, Magda Duarte dos Anjos. Trabalho coletivo e transmissão de saberes na saúde: desafios da assistência e da formação. Revista Tempus Actas de Saúde Coletiva, v. 6, n. 2, p. 279-93, 2012. Disponível em: <http://www.tempus.unb.br/index.php/tempus/article/view/1129/1042>. Acesso em: dezembro, 2019.

KANAANE, R. Comportamento humano nas organizações: o homem rumo ao século XXI. São Paulo: Atlas, 1995.

KLEINER, S.; WALLACE, J. Oncologist burnout and compassion fatigue: investigating time pressure at work as a predictor and the mediating role of work-family conflict. BMC Health Services Research, v. 17, n. 1, p. 639, 2017. DOI: 10.1186/s12913-017-2581-9. LEÃO, L. de O.S. Organização do trabalho e transtornos mentais comuns nos técnicos de enfermagem de um hospital público universitário de grande porte. Dissertação (mestrado)- Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. 68f. Uberlândia, MG, 2018.

Disponível em < https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20468 > Acesso em: dez. 2019.

LEITE, T. G. L. O Processo de Privatização da Saúde no Brasil: uma análise da implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB). Monografia (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Departamento de Serviço Social. 57 f - Natal, RN, 2017. Disponível em: < http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/4706 > Acesso em: dez. 2019.

LEMOS, C. T. A pesquisa científica e seus desafios. Revista FASEM, v. 7, n.1, 2018. DOI: http://orcid.org/0000-0003-0095-363X.

LIMA, F. A. O. Afastamento do trabalho a partir do sistema de informação em saúde no contexto de uma Instituição Federal do Ensino Superior. Dissertação (Mestrado em Gestão de Processos Institucionais). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: < https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24765> Acesso em: dez. 2019

LOBO, Maria Stella de Castro et al. Impacto da reforma de financiamento de hospitais de ensino no Brasil. Rev Saúde Pública, v.43, n.3, p.437-45, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsp/v43n3/7103.pdf>. Acesso em: dezembro, 2019.

LOCH, C. L O trabalho dos servidores técnicos-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina: a possiblidade de expressão da criatividade? Dissertação (Mestrado em Administração) – Curso de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

MARRA, A.V.; MELO, C. O. L. M. A prática social de gerentes universitários em uma instituição pública. Rev. adm. contemp. vol.9 no.3 Curitiba jul/set. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552005000300002>. Acesso em: dezembro, 2019.

MAGALHÃES, L. M. C. A. Indicadores de saúde do trabalhador: um estudo com foco na perícia oficial e exame médico periódico. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

MACHLINE, C. et. al. O hospital e a visão administrativa contemporânea. Coordenador Ernesto L. Gonçalves. São Paulo: Pioneira, 1983.

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira e GALVAO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm, v.17, n.4, p. 758-64, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/18.pdf>. Acesso em: dezembro, 2019.

MERHY, E. E.; FRANCO, T. B. Trabalho em saúde. Material produzido para a EPJV/FIOCRUZ, 2005. [Acessado em dez/2019]. Disponível em: <http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/d/Trabalho_em_Saude_ts.pdf>

METZEKER, C. A. B., MORAES, L. F. R; ZILLE, l. O Fisioterapeuta e o Estresse no Trabalho: estudo em um Hospital Filantrópico de Belo Horizonte/MG. Revista Gestão & Tecnologia, 12(3), 174-196, 2012.

NARDI, Claudia F. F.; PALMA, Domingos L. Bem-estar no trabalho: contribuições à prática social nas empresas. Revista Tecnológica / INSS 2358-9221, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 119-135, mar. 2015. ISSN 2358-9221. Disponível em: <https://uceff.edu.br/revista/index.php/revista/asticle/view/25> Acesso em: dezembro, 2019.

NÓBREGA, A. C. M. Satisfação no trabalho e adoecimento psíquico entre os profissionais de enfermagem de um hospital universitário. Dissertação (Mestrado em Gestão de Processos Institucionais). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

OLIVEIRA, Gabriela de A. A compatibilidade dos princípios e modelo de Estado que subjazem ao SUS e a EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). Dissertação (Mestrado) – PUCRS - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Porto Alegre, 2014. 153 fls. Disponível em < http://hdl.handle.net/10923/5849 > Acesso em dez. 2019.

OLIVEIRA, A. D. S. Avaliação da capacidade para o trabalho de enfermeiros de um Hospital Universitário. Dissertação (Mestrado em Enfermagem na vigilância a saúde). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE LA SALUD. Funcion de los hospitales en los programas de proteción de la salud. Primer informe deI Comité de Expertos en Organizacion de la Assistencia Medica. Série de Informes Técnicos n.o 122. Ginebra, 1957.

PAIVA, L. C. Análise da qualidade de vida e fatores de risco para a síndrome de Burnout em profissionais da saúde. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

PAROLA V.; COELHO A.; CARDOSO D.; SANDGREN A.; APÓSTOLO J. Prevalence of burnout in health professionals working in palliative care. JBI Database of Systematic Reviews and Implementation Reports, v. 15, n. 7, p. 1905–1933, 2017. DOI: 10.11124/JBISRIR-2016-003309

PASCHOAL, T. A cultura organizacional pode influenciar a qualidade de vida no trabalho?. In: FERREIRA, M. C.; ANTLOGA, C.; PASCHOAL, T.; FERREIRA, R. R. (Orgs.). Atualidade de vida no trabalho: questões fundamentais e perspectivas de análise e intervenção. Brasília: Paralelo 15, 2013.

PEHLIVAN, T. & GÜNER P. Compassion fatigue: The known and unknown. Journal of Psychiatric Nursing, v. 9, n. 2, p. 129-134, 2018. DOI: 10.14744/phd.2017.25582

PESSOA, Celita Menezes. Cultura organizacional e condições de trabalho: impactos da contratualização de um Hospital Universitário com a EBSERH. 2018. 79f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. Disponível em: <http://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25556> Acesso em dez 2019.

PESSOA, C. M. Cultura organizacional e condições de trabalho: impactos da contratualização de um hospital universitário com a EBSERH. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

PINCELLI, R. O cenário da pesquisa científica no Brasil. Hipercubic. dez 12, 2016.