• Nenhum resultado encontrado

A presente pesquisa buscou identificar como a inserção da tecnologia gera mudanças na organização em estudo, a forma como foram inseridas essas mudanças e a aceitação ou negação por parte de seus professores e funcionários.

O diretor procura transmitir para a empresa mensagens, ou seja, ideias, crenças, valores, experiência de vida e de negócio baseados no âmbito religioso e tradicional, estes são elementos primordiais da cultura da organização. Mas é necessário estar atento para que essa cultura se torne uma ferramenta positiva dentro da organização, e não uma disfunção.

A cultura dos fundadores interfere de forma direta na maneira como se conduzem os negócios da empresa, sempre de forma religiosa e levando em conta os princípios da Igreja. Porém, funcionários e professores eram muito resistentes à mudança, em alguns casos desfavorecendo o crescimento da empresa. E com base nos resultados deste trabalho, percebemos que alguns dos seus elementos, como seus heróis, suas cerimonias e rituais, suas normas não estão abertos para o processo de inovação e mudança. Tornando difícil a inclusão de alguns materiais tecnológicos, pelo fato dos funcionários estarem fechados para mudanças.

Alguns elementos da cultura da empresa estudada foram facilmente identificados: por exemplo, os seus valores, que são crenças e atitudes que dão uma personalidade à empresa. No seu caso, as crenças são de cunho religioso. Cerimônias especiais, como distribuição de prêmios e honrarias, jantares, reuniões anuais etc, podem, simbolicamente, exprimir valores e prioridades organizacionais. Foi detectado, que a organização se preocupava em fazer cerimônias, entrega de prêmios e reuniões semanais com a equipe técnica. Os mitos são baseados em eventos ocorridos, como as antigas “Feiras de Ciência”, que informam sobre a organização, reforçam o comportamento existente e enfatizam como este comportamento se ajusta ao ambiente organizacional. Com todas essas honrarias e eventos a empresa mostrou ter uma boa relação com seus funcionários.

Observados todos esses elementos da cultura da organização estudada, constatamos que alguns destes elementos como a exigência de fardamento, não estão dispostos à mudança ou inovação. Porém, alguns dos seus elementos culturais foram modificados com o decorrer das décadas e passam por transformações lentas, mas que são observadas e seguidas por todos que estão e que entram na organização.

Pelo fato de a cultura da empresa possuir características conservadoras, as decisões estratégicas, as políticas de inovação, enfim toda ação que diz à respeito de mudança na forma

de trabalhar da empresa é limitada pela forma de como é implantada. Algumas medidas foram aceitas muito bem e desenvolvidas tranquilamente pelos funcionários e professores. O tamanho da inovação é diretamente relacionado ao tamanho do impacto desta alternância. É algo que ocorre dentro da organização, porém gera uma variação externa.

De acordo com os dados obtidos na pesquisa, foi comprovado que a cultura organizacional tem forte influência no comportamento dos colaboradores, nas suas ações e reações, podendo interferi no sucesso da organização, principalmente porque uma das características da cultura é a resistência à mudança, e esta quase sempre se faz necessária para o desenvolvimento da organização nesta nova era. A empresa em estudo foi feliz em algumas situações com relação as mudanças ocorridas, apoiada por parte do seu público e das pessoas internamente. Entretanto, alguns métodos implantados não foram recebidos de forma receptiva, havendo barreiras na sua implementação. A empresa está sempre em busca de melhorias, estas, em algumas vezes, ligadas a tecnologia da informação. Porém, para a realização e implementação foi percebido que, por conta dos elementos da organização houve um certo tipo de resistência.

O gestor (fundador) deve ter a percepção das mudanças externas que vão ocorrendo e buscar adaptar-se a elas de forma que sua empresa não deixe de ser competitiva. Diante desse contexto, entende-se por que a cultura organizacional vem sendo objeto de estudo desde algumas décadas, e que esta realmente possui um poder significativo que interfere diretamente nas ações e reações da empresa. No caso da empresa analisada, isto não chega a ser um obstáculo para o funcionamento, mas pode deixar de contribuir para o seu crescimento.

A questão levantada no início da pesquisa de que as organizações recebem influências das tecnologias da informação e acabam mudando de alguma forma sua cultura foi confirmada. Quando a inserção dos livros digitais mudou a estrutura de ensino e os professores e funcionários tiveram que se adaptar a esse novo aparato tecnológico. A metodologia usada foi suficiente para realizar os procedimentos e dar suporte para essa conclusão. Os objetivos específicos de identificação dos elementos e sua análise também foram alcançados e verificação das possíveis resistência na cultura estudada.

Que este trabalho possa ter cumprido seu objetivo e que auxilie os futuros pesquisadores e estudiosos desse tema. A esperança é que as direções apontadas e as recomendações apresentadas sejam não os itens finais deste documento, mas o início para outras pesquisas que aumentem o acervo de conhecimento acerca da qualidade, tão necessário ao desenvolvimento econômico e social do país.

5.1 Sugestões de pesquisa futuras

 Identificar os perfis culturais das empresas de cunho religioso;

 Identificar quais as formas de inovação tecnológica ajudam/atrapalham a cultura de organizações tradicionais/religiosas;

 Analisar como os funcionários lidam com as mudanças externas e internas nas organizações tradicionais.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, C. G. A cultura organizacional e a gestão de pessoas em uma organização comercial. III Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. 20 a 22 de outubro de 2014.

AMORIM, F. B.; TOMAÉL, M. I. O uso de sistemas de informação e seus reflexos na cultura organizacional e no compartilhamento de informações. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 1, n. 1, p. 74-91, jan./jun. 2011. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc. Acesso em Nov. 2015.

ANDRADE, T. de. Inovação Tecnológica e Meio Ambiente: A Construção de Novos Enfoques. Revista Ambiente & Sociedade. Campinas-SP. Vol. VII nº. 1 jan./jun. 2004.

BARBIERI, J. C. et al. Organizações Inovadoras: Estudos e Casos Brasileiros. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.

BANOV, Márcia Regina, Psicologia no gerenciamento de pessoas.São Paulo: Editora Atlas, 2009.

BERGER, P.; LUCKMANN, L. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1990

CHIAVENATO, I. Introdução a Teoria Geral da Administração. 7ª edição, 2004.

CORRAL, M. J. S. Cultura e assimilação de inovações tecnológica em empresas Mexicanas. Revista de Administração, v. 28, n.1, p. 75-80, jan./mar., 1993.

Colégio Diocesano de Caruaru. Disponível em < http://diocesanocaruaru.g12.br/ > Acesso em: fevereiro 2016.

DUBRIN, Andrew J. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

FARIA. M. F. B.; FONSECA, M. V A. Medidas de cultura de inovação e de cultura organizacional para análise da associação com inovação. Revista de Administração e Inovação. São Paulo, Volume 11, n3, p. 30 – 55, Jul./Set. 2014

FLEURY, M. T. L. Cultura da qualidade e mudança organizacional. Revista de Administração de Empresas. V. 33, n. 2, p. 26-34, mar./abr., 1993.

___________. Estória, mitos, heróis: cultura organizacional e relações de trabalho. Revista de Administração de Empresa. São Paulo, out./dez. 1987.

FLEURY, M.T.L; FISCHER, R.M et al. Cultura e Poder nas Organizações, São Paulo: Atlas, 1992.

FREITAS, M. E., Cultura organizacional: formação, tipologias e impactos. São Paulo: Makron, McGraw-Hill, 1991.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade; Tradução Raul Fiker. – São Paulo: Editora UNESP, 1991.

HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

MACHADO, D. D. P. N. Inovação e Cultura Organizacional: Um estudo dos elementos culturais que fazem parte de um ambiente inovador. São Paulo, 2004.

MAIA, C.; SANTOS, I.C.; SÁVIO, M.A.C.; KUBO, E. K. M. Fatores da Cultura Organizacional que Condicionam ou Limitam o Processo de Inovação. Revista Capital Científico. Volume 12 n.3, 2014.

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: Da revolução urbana à revolução digital. 06 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MOTTA, F.C. P.; VASCONCELOS, I.F.F.G. de. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, (2002).

OLIVEIRA,M.M.de Como Fazer Pesquisa Qualitativa. Petropolis:Vozes, 2007.

PETTIGREW, A. M. A Cultura das Organizações é Administravel? In: FLEURY, M.T.L

FISCHER, R.M et al. Cultura e Poder nas Organizações, São Paulo: Atlas, 1992

ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. 11. Ed. Prentice São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

ROBBINS, Stephen. Comportamento organizacional. 8ª ed. Rio de Janeiro: LTC editora,1998.

SHUMPETER, J. Teoria do desenvolvimento econômico. Os Economistas. 2ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

ZUBOFF, S. Automatizar/Informatizar: As duas faces da tecnologia inteligente. RAE Revista Administração de Empresas. São Paulo. Nov/dez, 1994.

Documentos relacionados