• Nenhum resultado encontrado

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 SEIS SIGMA, PROCESSO DMAIC E PROCESSO DFSS

2.1.1 Construção da Equipe no Seis Sigma

Toda equipe precisa ter um patrocinador, que, normalmente, é o dono do processo e conseguiu, por diversas razões e méritos, que o projeto fosse selecionado. Primeiramente, ele é quem vai selecionar os membros da equipe. Além disso, vai orientar estrategicamente todos os integrantes, mostrando o motivo dessa formação, e quais os objetivos estratégicos que serão atingidos, caso o projeto tenha sucesso. Em seguida, deverá delimitar o escopo geral do projeto, para que o grupo entenda o que será trabalhado e o que deverá ser evitado. Normalmente é chamado de Campeão da Equipe (ECKES, 2001).

A formação da equipe Seis Sigma é primordial para o sucesso do programa, já que ele depende, em sua essência, de pessoas. Cada empresa pode ter uma formação diferente para sua equipe, uma vez que a realidade econômico-financeira e de recursos humanos podem variar muito. Entretanto, uma coisa é certa: a equipe Seis Sigma precisa ter tempo para estudar e trabalhar, sem quaisquer tipos de interferências.

É interessante destacar que a nomenclatura da equipe Seis Sigma é baseada na graduação presente nas artes marciais. Foi a Motorola quem deu origem a estes termos e que procuram salientar as qualidades de um especialista no sistema. Um Faixa Preta (Black Belt), por exemplo, deve ter um treinamento intenso, tem especialidade em determinada técnica e mantém-se equilibrado quando toma determinada decisão ou defende-se de seu adversário, recuperando-se rapidamente de algum revés (ROTONDARO, 2006).

O treinamento é um fator crucial para o sucesso da implantação de projetos Seis Sigma. É fundamental informar o mais cedo possível os “porquês” e “como” de um projeto Seis Sigma, dando a oportunidade para as pessoas melhorarem seus níveis de conforto por meio de treinamento. O sistema de faixas (Belt System) deve ser aplicado do mais alto topo da gerência da empresa – Campeões (Champions), descendo pela hierarquia organizacional.

O currículo pode variar de organização para organização e de consultor para consultor; entretanto, deve ser fornecido para a identificação dos papéis fundamentais das pessoas diretamente envolvidas na aplicação do Seis Sigma.

O Quadro 3 apresenta uma comparação entre os perfis, papéis, intensidade de treinamento e número de pessoas treinadas, conforme a Air Academy Associates4 (grupo de treinamento e consultoria em Seis Sigma).

Eckes (2001) argumenta que, assim que o processo estiver em andamento, o Campeão da Equipe deve se responsabilizar pela remoção de obstáculos e problemas que possam vir a atrapalhar o grupo. É comum os chefes imediatos não liberarem os seus subordinados para participações em reuniões; e muitas vezes essas pessoas são peças fundamentais para o sucesso do projeto. Nesse caso, o patrocinador tem que tentar convencê-lo da importância do trabalho para a organização em geral. Além disso, deve alocar recursos (por exemplo, tempo de acesso a computadores) suficientes à sua equipe, a fim de que se obtenham os resultados desejados. Uma outra responsabilidade do Campeão da Equipe é tomar as decisões no grupo no que diz respeito às soluções encontradas durante as etapas de melhorias em projetos.

Os líderes empresariais são chamados de Faixas Pretas (Black Belt) e precisam ter iniciativa, entusiasmo e habilidades de relacionamento interpessoal e comunicação. Trabalham sob as ordens dos Mestres Faixas Pretas (Master Black Belt aparecem mais em empresas de grande porte). Devem: estar dispostos a alcançar resultados e efetuar mudanças; influenciar no setor que atuam; ter habilidades para trabalhar em equipe e excelentes conhecimentos técnicos de sua área de trabalho.

Não é raro essas pessoas assumirem posições de liderança dentro da empresa ao final do processo, deixando o programa de qualidade. Quando estes líderes de equipe não se dedicam integralmente ao projeto, podem receber a nomenclatura de Faixas Verdes (Green Belt).

Em geral, auxiliam o Faixa Preta na coleta de dados e no desenvolvimento de experimentos. Além disso, podem liderar pequenos projetos de melhoria em suas áreas de atuação, uma vez que seu treinamento é mais simplificado que o dos Faixas Pretas. Sejam Faixas Pretas ou Verdes, eles são responsáveis pelo gerenciamento tático do trabalho que está sendo feito pela equipe; coordenam e conduzem as reuniões; asseguram que os membros da

4 Fundada em 1990 por Mark Kiemele e Steve Schmidt, a Air Academy Associates é reconhecida no

fornecimento de resultados ao cliente por meio de várias metodologias de melhoria, incluindo a redução de variação, redução de defeitos, resolução de problemas, projetos robustos de processo/produto projetos e crescimento do negócio. Destacam-se: Seis Sigma, Seis Sigma Enxuto; DFSS, Métodos de Inovação etc. Fonte: Disponível em: <http://www.airacad.com/Company.aspx>. Acesso em: 18 jan. 2013.

equipe estão cumprindo o cronograma de trabalho estipulado inicialmente e mantêm vínculo permanente com o Campeão da Equipe. Para tanto, recebem treinamentos intensivos de técnicas estatísticas e de solução de problemas, além de treinamentos em ferramentas e técnicas de Seis Sigma (ECKES, 2001; BAÑUELAS; ANTONY, 2002; ROTONDARO, 2006).

O Mestre Faixa Preta (Master Black Belt), em geral, não trabalha em tempo integral com a equipe. É um indivíduo que se equipara a um consultor interno de qualidade, que possui habilidades técnicas e destinado a essa finalidade no grupo. Se a equipe encontrar dificuldades técnicas para o cálculo do desempenho sigma, por exemplo, o Mestre pode ser convocado, não somente para auxiliar em cálculos, como também para elaborar manuais rápidos de orientações (ECKES, 2001).

Na empresa estudada observou-se a presença de dois faixas verde e um faixa preta. Todos fizeram parte do grupo de líderes no projeto.

A formação adequada dos principais profissionais do Seis Sigma tem sido identificada como um dos fatores fundamentais de sucesso para a implantação efetiva do Seis Sigma (TANG et al., 2007).

Antony, Kumar e Tiwari (2005) usaram em uma implementação, o processo DMAIC da metodologia Seis Sigma para integrar aspectos humanos – mudança cultural, treinamento e foco no cliente – com aspectos do processo de melhoria em si – capacidade e estabilidade do processo e redução da variação, com o objetivo de melhorar o desempenho de determinado processo em uma indústria automotiva. Afirmaram que o sistema de faixas garante que todos na organização estejam falando a mesma língua, a fim de tornar a execução do projeto muito mais fácil. Uma proporção considerável de treinamento Seis Sigma envolve aprender, passo a passo, os princípios por detrás da metodologia: por isso a importância da forma de projetos realizados em fases.

Faixa Verde (Green Belt) Faixa Preta (Black Belt) Campeão (Champion)

Perfil

- Base técnica - Grau técnico - Gerente sênior

- Respeitado pelos pares - Respeitado pelos pares e gestores - Respeitado líder e mentor de questões de negócios

- Proficiência em ferramentas básicas e

Avançadas - Mestre em ferramentas básicas e avançadas - Forte proponente que faz as questões corretas

Papel

- Lidera equipes de melhoria de processos

- Lidera projetos de melhoria de alto impacto - Fornece recursos e forte liderança para os projetos

- Lidera, treina e instrui em ferramentas e análises

- Agente de mudança - Estimula a visão compartilhada

- Auxilia o Faixa Preta - Ensina e aconselha membros de equipe multifuncional

- Estabelece planos e cria infraestruturas - Dedica-se em tempo parcial ao projeto - Líder do projeto full-time - Desenvolve métricas

- Converte ganhos em valores monetários - Converte ganhos em valores monetários

Treinamento

- Sessões de dois a três dias, com um mês de intervalo para aplicação

- Sessões de uma a quatro semanas com três semanas de intervalo para aplicação

- Uma semana de treinamento campeão

- Revisão do projeto na segunda sessão - Revisão do projeto na segunda, terceira e quarta sessão

- Desenvolvimento Seis Sigma e plano de implementação

Números - Um para vinte empregados (5%) - Um para cada 50 ou 100 empregados (2% a 1%) - Um por grupo de negócio ou local de maior fabricação

Quadro 3 – Comparação de regras, perfis e treinamentos no sistema de faixas (Belt System) do Seis Sigma Fonte: Adaptado de Bañuelas e Antony (2002)