• Nenhum resultado encontrado

Lançado o desafio de instigar a autoria dos alunos por meio de publicações em diferentes formatos, senti a necessidade de acompanhar o processo de produção dos canais informativos distribuídos no universo escolar. Quando visitava as unidades de ensino, sempre era surpreendida por publicações finalizadas: um jornal publicado; um vídeo editado; uma arte concluída; uma edição completa. Não havia a oportunidade de conhecer o desencadeamento das ações por parte de três pilares importantes para a prática educativa: gestão, professor e aluno.

Como tudo é organizado, produzido e concluído? Como é a dinâmica de produção, circulação e recepção? Quais as dificuldades para realizar esses projetos e mantê-los entre as outras atividades escolares? Como é a participação dos alunos, o envolvimento dos professores e o apoio dos gestores? Qual a disponibilidade dos participantes para as ações voltadas ao projeto? Quais os resultados obtidos e as novas percepções formadas no processo de ensino e aprendizagem? Quais mudanças podem ser observadas entre o público participante e o espaço educativo?

Para a Educomunicação22, campo interdisciplinar e de intervenção social, o

processo criativo recebe maior atenção, porque é por meio dele que se observam os elementos que condicionam uma prática educomunicativa. Este momento de produção passou, então, a ser o interesse de estudos, levando em consideração as indagações supracitadas. Elas nortearam a observação realizada na pesquisa de campo, guiada pelos objetivos específicos e gerais traçados antes do trabalho de investigação, tendo em vista possíveis respostas ao problema articulado. Duas escolas do Alto Tietê23 foram escolhidas

– ambas conhecidas durante o período de imersão realizado com as ações do Dat – Formando o Cidadão do Futuro – para a construção da pesquisa.

22 O conceito será explicitado no tópico “Educomunicação e as áreas de intervenção”, no capítulo II. Vide

página 68.

23 O Alto Tietê é uma região formada por dez municípios – Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos,

Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano – localizados na Grande São Paulo.

39

O objeto de estudo são os projetos que inter-relacionam a Comunicação à Educação articulados pela Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Waldemar Costa Filho24 e Escola Estadual (E.E.) Mario Manoel Dantas de Aquino25. As

unidades realizam iniciativas que ocorrem de forma interdisciplinar e instigam o aprendizado em diversas áreas do conhecimento por meio de atividades intermediadas pelas linguagens da comunicação. As duas compõem um cenário para o estudo de um fenômeno registrado no Alto Tietê: a inclusão da mídia no espaço escolar; o uso de recursos de informação, comunicação e tecnologia; o incentivo aos estudos de leitura, recepção e produção; o estímulo à autoria por meio de diferentes dispositivos comunicacionais. Elementos que foram analisados ao longo do acompanhamento das ações. O corpus foi construído, portanto, nos seguintes ambientes ilustrados nas figuras abaixo:

24 Biritiba Mirim é um município localizado na Mesorregião Metropolitana de São Paulo e na Microrregião

de Mogi das Cruzes. Considerada uma das dez cidades que compõem o Alto Tietê, está a 88 quilômetros da capital paulista e destaca-se por sua produção de alimentos hortifrutigranjeiros (verduras, frutas, ovos). Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualizados em 2016, a cidade tem uma extensão territorial de 317,40 km² e 31.479 habitantes. Com relação à Educação Básica, possui oito unidades do Ensino Fundamental I, agregando, ao todo, 208 docentes e cerca de 2.500 mil alunos matriculados no 1º ao 5º ano desse ciclo estudantil. A escola escolhida atende todas as turmas do primeiro ciclo de ensino. Possui 16 professores e 240 alunos. Informações disponíveis em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/biritiba-mirim>. Acesso em maio de 2017.

25 Ferraz de Vasconcelos é um município do Estado de São Paulo, localizado na Microrregião de Mogi das

Cruzes. Com uma extensão territorial de 30,07 km², segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2014, a população era estimada em 182.544 habitantes. A escola escolhida para o desenvolvimento da pesquisa foi a unidade estadual que conta com 1.145 alunos, sendo 682 do Ensino Fundamental I e 463 do Ensino Médio. Possui, ao todo, 79 professores. Informações disponíveis em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/ferraz-de-vasconcelos/panorama>. Acesso em maio de 2017.

40

Figura 5 - Alunos e professores do Ensino Fundamental I Cenário da pesquisa - Emef Waldemar Costa Filho

Turmas do 5º ano acompanhando uma palestra sobre “Refugiados” com convidado especial Fonte: Autora (2017)

Figura 6 - Alunos e professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio E.E. Mario Manoel Dantas de Aquino

Grupo participante dos projetos comunicativos Fonte: Autora (2017)

Dentro deste cenário, cheguei ao objeto de estudo, e o norteador para a identificação, análise e reflexão das atividades realizadas numa região que vem registrando, aos poucos, ações na interface Comunicação e Educação.

41

Figura 7 – Momentos registrados durante a produção Objeto da Pesquisa

Ações acompanhadas durante a pesquisa de campo Fonte: Autora (2017); Facebook (2017)

A pesquisa avaliou o processo de produção das atividades e a atuação dos sujeitos responsáveis pelo trabalho idealizado. A observação deu-se com visitas semanais às unidades de ensino para conhecer a realidade dos alunos, da escola e da comunidade onde estão inseridos; o acompanhamento de algumas aulas em quatro turmas escolhidas pela direção (duas do 5º ano; uma do 9º ano e uma do 3º ano) e das ações do projeto; a participação em reuniões da Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC); acesso a documentos oficiais, como a proposta pedagógica, o regimento escolar e o Projeto Político Pedagógico (PPP); realização de entrevistas estruturadas, aplicação de questionários e uma roda de conversa. Os atores do cenário de investigação foram divididos em nove grupos, distribuídos da seguinte forma: