• Nenhum resultado encontrado

Conteúdos da Abordagem Contemporânea

3. Encaminhamentos Metodológicos

3.2. Conteúdos da Abordagem Contemporânea

De acordo com Zabala (1998), as propostas metodológicas têm uma atribuição de valor que se confere ao ensino. No caso da abordagem metodológica defendida na presente tese, parte-se da hipótese de que, para o desenvolvimento de uma cultura científica nos estudantes, passa-se pelo desenvolvimento da dimensão humanista e da dimensão investigativa em aulas de Física do Ensino Médio.

Na seção anterior, os artigos selecionados e agrupados em categorias demonstraram a contribuição da produção da área de ensino de Física e educação em Ciências em relação à aplicação dos enfoques Histórico-Filosófico, Social, Experimental e Tecnológico em sala de aula em diferentes níveis de ensino. As contribuições dos trabalhos analisados foram incorporadas em um planejamento didático que abordou o conteúdo de mecânica. Como tal planejamento contemplou a abordagem defendida nessa tese, foi denominado Abordagem Contemporânea da Mecânica.

Considerando que as finalidades e os objetivos de qualquer proposta metodológica são o ponto de partida para uma análise prática do processo educativo, deve-se em um primeiro momento buscar responder em relação ao planejamento didático desenvolvido, perguntas como: “por que ensinar?” e “o que ensinar?”.

A primeira pergunta “por que ensinar?” baseia-se no desenvolvimento da cultura científica, abordado de modo mais aprofundado na seção 2.1 do segundo capítulo. Sobre esse aspecto, Pozo e Crespo (2009), ao escreverem sobre as novas demandas educacionais na sociedade, apontam que as novas tecnologias da informação,

[...] unidas a outras mudanças sociais e culturais, estão abrindo espaço para uma nova cultura da aprendizagem, que transcende o marco da cultura impressa e deve condicionar os fins sociais da educação. (POZO; CRESPO, 2009, p. 23).

Nesse sentido, o planejamento didático construído no presente estudo, desenvolve ao longo de sua implementação as dimensões Humanista e Investigativa, e assim busca estabelecer a nova cultura citada anteriormente, onde

102 são levados em conta fatores sociais e tecnológicos da vivência dos alunos, respondendo assim o porquê de ensinar os conteúdos de mecânica sob uma abordagem contemporânea.

A resposta para a segunda pergunta, “o que ensinar?”, baseia-se na continuidade da pesquisa realizada em nível de mestrado, onde eu, autora dessa tese, desenvolvi e implementei um módulo didático que inseriu a Teoria da Relatividade Restrita via estudo do Sistema de Posicionamento Global à alunos do Ensino Médio.

Cabe ressaltar que, na pesquisa de mestrado, eu não possuía regência de sala de aula. Sendo assim, o planejamento desenvolvido foi implementado em uma turma emprestada por outro professor. Como neste momento em que desenvolvo a Abordagem Contemporânea da Física possuo regência de classe e atuo como professora da disciplina Física no Ensino Médio, apliquei a abordagem que foi tema de minha pesquisa em nível de doutorado com a mesma série, cujo conteúdo eu havia desenvolvido a pesquisa de mestrado. Isto é, no primeiro ano do Ensino Médio, quando tradicionalmente é abordado o conteúdo de mecânica.

Para Zabala (1998), o termo conteúdo normalmente denota os conhecimentos das matérias ou disciplinas clássicas. No entanto, esse autor aponta que devemos nos despender dessa concepção do termo conteúdo e passar a compreendê-lo como tudo quanto se tem que aprender para alcançar determinados objetivos que não apenas abrangem as capacidades.

Portanto, também serão conteúdos de aprendizagem todos aqueles que possibilitem o desenvolvimento das capacidades motoras, afetivas, de relação interpessoal e de inserção social (ZABALA, 1998, p. 30).

Nesse sentido, ao contemplar os conteúdos de mecânica o planejamento didático estruturado não somente se deterá aos princípios e enunciados desse, mas, sim, serão contemplados os conteúdos que, conforme a concepção de Zabala (1998), possibilitem o desenvolvimento de habilidades interpessoais e sociais.

Essas habilidades e capacidades estão em acordo com os documentos oficiais para o Ensino Médio e com a abordagem defendida no presente estudo. Dessa forma, o planejamento didático, denominado Abordagem Contemporânea da Mecânica, aborda os conteúdos relacionados à mecânica no sentido mais amplo do

103 termo, aliando ao enfoque conceitual os enfoques Histórico-Filosófico, Social, Experimental e Tecnológico, como ampara a Abordagem Contemporânea da Física, no desenvolvimento das Dimensões Humanista e Investigativa na sala de aula.

3.2.1. Conteúdos Conceituais

De acordo com Zabala (1998), entende-se por conteúdos factuais o conhecimento de fatos e fenômenos concretos. Para o autor, o ensino está repleto de conteúdos factuais, como, por exemplo, a utilização de símbolos na área da Química e da Física. Além disso, o referido autor aponta que esses conteúdos são tradicionalmente o foco principal de provas e de concursos.

Sobre esse último aspecto, Zabala aponta que tal conhecimento é por vezes depreciado, “[...] mas é indispensável, de qualquer forma, para poder compreender a maioria das informações e problemas que surgem na vida cotidiana e profissional” (ZABALA, 1998, p. 41).

Além disso, o autor aponta que os conceitos se referem ao conjunto de fatos, objetos e símbolos que têm características comuns e apresenta como exemplos de conceitos estudados na Física, densidade e potência. De acordo com Zabala (1998), os conteúdos factuais e conceituais permitem um tratamento conjunto, pois “[...] ambos têm como denominador comum a necessidade de compreensão. Não podemos dizer que se aprendeu um conceito ou princípio se não se entendeu o significado” (ZABALA, 1998, p. 43).

Nesse sentido, o planejamento didático construído ao desenvolver as dimensões Humanista e Investigativa aborda os conteúdos conceituais da mecânica. Tendo em vista que, conforme a citação anterior, esses são conteúdos de suma importância para interpretação de situações da vivência do aluno, e que estão relacionadas aos enfoques defendidos na Abordagem Contemporânea da Física, ou seja, enfoque histórico-filosófico, enfoque social, enfoque experimental e enfoque tecnológico.

104 3.2.2. Conteúdos Procedimentais

Para Zabala (1998), os conteúdos procedimentais configuram as estratégias, regras e métodos que possuem determinada finalidade. Segundo o autor, pode-se generalizar que os conteúdos procedimentais são aprendidos a partir de modelos especializados. Para o autor, esses modelos incluem:

 A realização de ações que formam os procedimentos - essa é condição para a aprendizagem;

 A exercitação múltipla – elemento importante para o domínio competente;

 A reflexão sobre a própria atividade - permite a tomada de consciência sobre a atuação;

 Aplicação em contextos diferenciados - baseia-se em aplicar o conhecimento em situações nem sempre previsíveis.

A abordagem Contemporânea da Física aplicada ao conteúdo de mecânica contempla o planejamento didático denominado Abordagem Contemporânea da Mecânica, atividades que envolvam os conteúdos procedimentais, principalmente aquelas relacionadas ao desenvolvimento da dimensão Investigativa.

Essas atividades foram estruturadas buscando desenvolver nos alunos o gosto pelo fazer, onde o mesmo possa realizar medidas, estabelecer hipótese e fazer comparações, assim, participando do processo de aprendizagem.

3.2.3 Conteúdos Atitudinais

Conforme Zabala (1998), os conteúdos atitudinais englobam a aplicação de valores, atitudes e normas que são socialmente aceitos. Para o autor, os conteúdos atitudinais supõem um conhecimento e uma reflexão sobre os possíveis modelos,

105

[...] uma análise e uma avaliação das normas, uma apropriação e elaboração do conteúdo, que implica a análise dos fatores positivos e negativos, uma tomada de posição, um envolvimento afetivo e uma revisão e avaliação da própria atuação. (ZABALA, 1998, p. 48).

Na Abordagem Contemporânea da Mecânica, os conteúdos atitudinais são considerados no desenvolvimento da dimensão Humanista, onde os conceitos estudados em sala de aula, muitas vezes, relacionam-se a situações cotidianas que são permeadas pela aplicação de normas de conduta e bem-estar social.