• Nenhum resultado encontrado

4. Abordagem Contemporânea da Mecânica

4.3. FISQUIM

Conforme descrito anteriormente, a vigésima aula no planejamento didático, que incorporou a abordagem construída e defendida na presente tese, contou com um importante incremento para ampliação do diálogo entre alunos e professor.

Nessa aula foi lançado aos alunos o site FISQUIM, conforme demonstra a figura 3. O site teve como objetivo dar continuidade aos assuntos abordados em aula, para que, assim, os alunos tivessem a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em outros contextos e, principalmente, relacionando-os com sua realidade.

Figura 3:

Figura 3 – Primeira atividade do site FISQUIM

A plataforma do site foi elaborada pelo professor Ricardo Andreas Sauerwein que, juntamente com a professora Inês Prieto Schmidt Sauerwein, coordena as atividades do grupo de pesquisa ao qual faço parte, denominado de Métodos e Processos de Ensino e Aprendizagem de Ciências (MPEAC).

133 O site foi denominado FISQUIM, pois foi uma ideia colaborativa das professoras das disciplinas de Física e Química. Assim, este traria em seu conteúdo atividades e textos das duas disciplinas. A figura 3 apresentou a primeira atividade da disciplina de Física.

Ao observar a foto do site, é possível perceber que o portal continha abas para cada disciplina que o compunha, bem como o número de usuários on-line e a identificação destes.

A área de ensino de Física e educação em Ciência oferece informações significativas sobre a utilização de ambientes da internet em sala de aula, também chamados de ambientes virtuais. Pode-se citar como exemplo a pesquisa realizada por Souza et al (2012), onde os autores desenvolveram um produto tecnológico, denominado portal interativo Ealuno, que foi elaborado com a utilização dos recursos da Web 2.022.

No exemplo citado, o portal interativo foi apresentado a alunos do segundo ano do Ensino Médio. Durante o estudo do tópico ondas, esses alunos foram convidados a participar das atividades do portal Ealuno. Em relação à dinâmica de utilização do portal, de acordo com os autores, os usuários poderiam visualizar o conteúdo e interagir através de comentários e perguntas sobre o assunto. Como conclusões da pesquisa, os autores apontam que a utilização de ambiente virtual em sala de aula de Física conferiu ao professor a possibilidade de se apropriar dessa tecnologia,

[...] integrando-a ao ambiente de ensino-aprendizagem usual produzindo um ensino de física mais dinâmico e mais próximo das constantes transformações que a sociedade tem vivenciado, contribuindo para diminuir a distância que separa a educação básica das ferramentas modernas de produção de difusão do conhecimento. (SOUZA, et al, 2012, p. 444).

O exemplar citado demonstra que os recursos tecnológicos da internet, quando utilizados de forma integrada ao ambiente de sala de aula, proporcionam aproximação entre as ferramentas tecnológicas e o ensino de Física. Além dessas potencialidades, o site FISQUIM foi desenvolvido com a finalidade de dar continuidade aos debates acerca dos conteúdos abordados em sala de aula.

22De acordo com os autores: “[...] a Web 2.0 (termo que faz uma analogia com o tipo de

notação em informática indicando a versão de um software) é a segunda geração de serviços online e se caracteriza por potencializar as formas de publicação, compartilhamento e organização de informações, além de ampliar os espaços para a interação entre os participantes do processo (SOUZA, et al, 2012, p.423).

134 Dessa forma, foram estruturadas quatro atividades, que eram divulgadas no site semanalmente. Tais atividades foram planejadas em acordo com a Abordagem Contemporânea da Física, que é desenvolvida e defendida nessa tese. Nesse sentido, as atividades publicadas no site FISQUIM buscaram trazer a realidade dos alunos para os assuntos abordados em sala de aula, proporcionando, assim, o desenvolvimento da cultura científica já comentada.

Não se pode deixar de mencionar que o desenvolvimento das dimensões Humanista e Investigativa também foi considerado no planejamento das atividades, descritas na sequência, tendo em vista que estas contemplaram o enfoque social e o enfoque tecnológico.

 Atividade 1

A primeira atividade publicada no site FISQUIM aconteceu no momento em o assunto energia estava sendo estudado em sala de aula. Sendo assim, a atividade buscou aproximar os alunos dos temas debatidos em aula, fazendo com que refletissem sobre como o conceito está presente em praticamente todas as ações de nosso dia a dia.

Dessa forma, primeiramente os estudantes responderam sobre cinco ações que julgaram envolver a energia em seu cotidiano. Após esse relato de ações, os alunos foram convidados a enviar uma foto ou imagem que, na opinião deles, pudesse representar um texto sobre a energia.

A seguir, estão transcritas, tal como publicadas no site FISQUIM, as perguntas que fizeram parte da atividade 1.

a) Enunciado publicado: Já pararam para pensar que estamos estudando

um assunto muito importante, a ENERGIA? Você consegue identificar no seu dia a dia a energia? Como ela se relaciona com o que estudamos em sala de aula? Para fazer esta discussão e trazer outros assuntos à tona, relate ao menos cinco ações que envolvam energia, desde o momento em que acorda até o instante de ir dormir, justificando-as.

135

b) Enunciado publicado: Você poderia identificar no seu dia a dia uma

cena que ilustraria um texto sobre energia? Tire uma foto, ou selecione uma imagem na internet sobre o tema energia e faça o upload dela para o site.

 Atividade 2

A segunda atividade publicada no site FISQUIM envolveu a questão social e tecnológica da utilização da energia com relação ao consumo de energia elétrica e a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa em artefatos tecnológicos que garantem o conforto dos cidadãos do mundo inteiro. O objetivo da atividade foi fazer com que os alunos emitissem sua opinião sobre as soluções tecnológicas apresentadas no texto e, além disso, que pensassem nas consequências do uso indevido e exagerado de condicionadores de ar.

Enunciado publicado: Com a Atividade 1 conseguimos perceber como a energia está presente em nossas vidas. No entanto, na atualidade um dos desafios da humanidade é a redução da queima de combustíveis fósseis sem diminuir o conforto de nossas residências. O texto a seguir trata de um problema mundial e apresenta algumas soluções que estão sendo desenvolvidas. Após a leitura atenta desta notícia, deixe seu comentário.

 Atividade 3

A terceira atividade do site FISQUIM também teve o foco nas questões sociais e tecnológicas, mas, neste momento, usos indevidos e possíveis soluções para práticas cotidianas e que estão ao alcance de todos. O objetivo da atividade consistiu, após a leitura do texto da atividade anterior, solicitar a reflexão dos alunos sobre as atitudes pessoais que podem estar degradando energia.

Enunciado publicado: As perdas e o mau uso da energia constituem um problema de ordem ambiental e também está cada vez mais presente no dia a dia. Dentre os desafios da humanidade, a redução das perdas de energia nas

136 transformações energéticas constitui uma atividade destinada à criação de novas tecnologias e procedimentos sociais (comportamento) não somente para o uso da energia como também na formação de cidadãos. Diante dessa informação, identificar as várias perdas de energia que ocorrem no cotidiano das pessoas.

 Atividade 4

Após as questões tecnológicas e sociais serem priorizadas nas atividades anteriores, a quarta atividade do site FISQUIM preconizou um tema que foi objeto de debate em sala de aula, tendo em vista que na aula sobre conservação da energia mecânica os alunos questionaram sobre o funcionamento de uma montanha russa. Sendo assim, essa atividade considerou as preferências demonstradas em aula pelos estudantes para fazer com os mesmos aplicassem os conceitos estudados na interpretação de uma situação real e lúdica.

Cabe destacar que a atividade em questão trouxe um vídeo para a análise dos alunos. Como citado anteriormente, a utilização de vídeos em sala de aula e, neste caso, em ambientes virtuais, pode ser um recurso motivador, pois apresenta uma linguagem próxima a dos estudantes, o que favorece o processo de ensino e aprendizagem.

Enunciado publicado: A conservação da energia constitui um dos mais importantes princípios da Física. Analise o vídeo e relate as transformações de energia, inclusive se há a dissipação da mesma. Depois de relatar as transformações de energia, responda as questões:

a) Por que o usuário pode controlar o trenó, sem ser necessário um motor para isso?

b) Em quais pontos da trajetória do trenó o usuário experimentará situações de

energia cinética máxima? Nesse ponto, o que podemos afirmar sobre a energia potencial?

137

c) Em quais pontos da trajetória o usuário poderá experimentar situações de

energia potencial máxima? Nesse ponto, o que se pode afirmar sobre a energia cinética?

d) Ao acionar os freios, o que acontece com a velocidade do trenó? Com base nos conceitos físicos estudados, qual força passa atuar com maior intensidade? Explique.

138