• Nenhum resultado encontrado

4 METODOLOGIA

4.2 CONTEXTO DA PESQUISA E SUJEITOS

O conjunto dos Cursos de Licenciaturas Presenciais da UFSM foram o cenário desta investigação. A Universidade Federal de Santa Maria é uma instituição de ensino superior público e gratuito prestes a completar cinquenta e sete anos de existência. Criada pela Lei N.o 3.834-C, de 14 de dezembro de 1960, foi idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho, com a denominação de Universidade de Santa Maria (USM) e federalizada pela Lei N.o 4.759, de 20 de agosto de 1965, quando passou a se denominar, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Localizada na Cidade de Santa Maria, situada no Rio Grande do Sul, tem a sua sede no Campus Universitário central, no Bairro Camobi.

Com relação aos campi, possui quatro fora da sua sede: Campus de Frederico Westphalen, Campus de Palmeira das Missões, Campus de Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (CESNORS) e o Campus de Cachoeira do Sul. Dispõe de estabelecimentos de educação básica, técnica e tecnológica: o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), o Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria e a unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo.

Possui dez unidades universitárias, que são: Centro de Artes e Letras (CAL), Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), Centro de Ciências Rurais (CCR), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), Centro de Educação (CE), Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), Centro de Educação Superior Norte/RS (CESNORS), Centro de Tecnologia (CT) e Unidade Descentralizada de Educação Superior da Universidade Federal de Santa Maria em Silveira Martins/RS (UDESSM).

Atualmente a universidade oferece 113 cursos com habilitações de graduação no ensino presencial e entre eles encontram-se vinte e três cursos de licenciaturas presenciais nas seguintes Unidades de Ensino: Centro de Artes e Letras-CAL; Centro de Ciências Sociais e Humanas-CCSH; Centro de Ciências Naturais e Exatas-CCNE; Centro de Educação-CE; Centro de Educação Física-CEFD; Centro de Educação Superior Norte-CESNORS. Segundo informações na página da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFSM)40, estes cursos de licenciaturas presenciais estão distribuídas em dois Campus: o de Santa Maria e o de Palmeira das Missões.

40 Cursos da UFSM. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/prograd/index.php/documentos/ppcs-projetos-

Preciso deixar claro que inicialmente, ao apresentar o projeto desta pesquisa encontrei na página da PROGRAD/UFSM vinte e quatro cursos de licenciaturas, um deles era o Programa Especial de Graduação (PEG), mas foi retirado desta pesquisa, pois, é um programa que tem como objetivo geral formar professores em nível superior para a docência na modalidade da Educação Profissional, tendo como público alvo, profissionais com bacharelado. Sendo assim, no Quadro 10, apresento os vinte e três cursos localizados nas unidades de ensino que fizeram parte da minha pesquisa.

Quadro 10 – Cursos de graduação em licenciatura presencial localizados nas unidades de ensino da UFSM

CAMPUS CURSO GRADUAÇÃO LICENCIATURA PRESENCIAL / UFSM

SANTA MARIA

01 - Artes Visuais - Desenho e Plástica

02 - Ciências Biológicas 03 - Ciências Sociais 04 - Dança

05 - Educação Especial - Diurno 06 - Educação Especial - Noturno 07 - Educação Física 08 - Filosofia 09 – Física- Diurno 10 - Física - Noturno 11 - Geografia 12 - História 13 - Letras - Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola – Noturno

14 - Letras Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

15 - Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa 16 - Matemática- Diurno 17 - Matemática- Noturno 18 - Música 19 - Pedagogia - Diurno 20 - Pedagogia - Noturno 21 - Química 22 - Teatro FREDERICO WESTPHALEN C. E. SUPERIOR NORTE (CESNORS) E COLÉGIO AGRÍCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN (CAFW)

Não há cursos de licenciaturas

PALMEIRA DAS MISSÕES 01 - Ciências Biológicas - Licenciatura SILVEIRA MARTINS

(UDESSM) Não há cursos de licenciaturas CACHOEIRA DO SUL Não há cursos de licenciaturas Fonte: Portal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Com o contexto definido, perscrutado o novo parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) – CNE/CP N.º 2/2015 e a Resolução CNE/CP N.º 2, de 1º de julho de 2015, que respaldam a Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica, com minúcia nas determinações para a formação inicial e nos elementos que compreendo fazerem parte da cultura digital, com a mesma perspectiva, busquei informações nos documentos institucionais da UFSM para conhecer o que está sendo realizado na formação inicial de professores. O aferimento nos documentos institucionais foi possível

mediante contatos com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e com as coordenações dos cursos de licenciaturas presenciais.

Um dos primeiros contatos para conhecer um pouco mais sobre as licenciaturas e seus movimentos de adequação para atender as novas determinações da Resolução CNE/CP N.º 2, de 1º de julho de 2015, foi no mês de abril de 2016, por meio de uma reunião com a PROGRAD/UFSM para solicitar autorização de investigação de uma pesquisa coordenada pela minha orientadora de mestrado. No encontro com a Professora Dr.ª Martha Bohrer Adaime, a atual Pró-Reitora de Graduação, e com a Juliane Paprosqui Marchi da Silva, técnica da Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino (CADE), fomos informadas que já haviam sido realizadas algumas reuniões para dialogar sobre estas novas normas e ocorreriam outras para continuar o debate coletivo para encontrar os caminhos necessários entre coordenadores e professores da UFSM. E, neste mesmo dia, surgiu o convite para participar das próximas reuniões. Considerei esta experiência um espaço importante para aprender e escutar as diversas vozes com suas intenções de contribuir com a instituição, mas pensando em si, nos seus colegas de profissão e nos atuais e futuros acadêmicos.

Outra oportunidade de acompanhar debates da UFSM sob a ótica da Resolução CNE/CP N.º 2, de 1º de julho de 2015, foi mediante participação de um evento promovido pelo Centro de Educação (CE)/UFSM. Uma reunião geral ocorrida no dia 30/05/2016 na APUSM foram oferecidas palestras com temas: ―Aprendizagem docente e processos formativos nas licenciaturas: narrativas de estudantes e formadores‖, pela professora Dóris Pires Bargas Bolzan (UFSM); ―Residência pedagógica‖, pela professora Magali Silvestre (UNIFESP); ―Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professores‖, do professor Nabil Araújo de Souza (UERJ); seguidos de apresentação da Portaria Nº 554/2013 (CAICE/CE) e a discussão sobre os Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs).

Os temas das palestras serviram de auxílio para conhecer, por meio de algumas pesquisas, o que temos no atual momento, em 2016, sobre a formação de professores na visão de professores e estudantes; oportunizou espaços para compartilhar experiências de estágios desenvolvidos fora da nossa universidade para pensar sobre as nossas práticas de ensino; incentivaram argumentos e posicionamentos dos professores sobre a atual situação de exigências.

A participação nestes eventos e as conversas ocorridas nas reuniões contribuíram com as primeiras informações necessárias para esta pesquisa, ajudando no caminho a ser trilhado, pois o principal intuito deste trabalho foi de compreender quais os diálogos e reflexões são existentes com as novas determinações legais e ao mesmo tempo conhecer o que está sendo

realizado na formação inicial de professores da UFSM para a futura atuação no contexto escolar, tendo em vista uma cultura marcada por relações humanas mediadas pelas tecnologias digitais. E, a todo o momento sempre compreendendo que cada curso de graduação tem sua especificidade e necessidades de formação.