• Nenhum resultado encontrado

Demerval Saviani e os saberes da docência no processo educativo do educador

3 MATRIZ TEÓRICA

3.3 OS SABERES DOCENTES

3.3.2 Demerval Saviani e os saberes da docência no processo educativo do educador

O filósofo, pedagogo, educador e idealizador da Pedagogia Histórico-Crítica37 debate sobre a importância da escola e as necessidades de reorganização do processo educativo. Acredita que a função da escola é de ―ordenar e sistematizar as relações homem-meio para criar as condições ótimas de desenvolvimento das novas gerações, cuja ação e participação permitam a continuidade e a sobrevivência da cultura e, em última instância, do próprio homem" (SAVIANI, 1980, p. 51). A instituição educacional como um espaço que proporcione um conhecimento antecipadamente produzido e sistematizado, com conteúdos importantes e aprendizagem significativa, oferecendo uma formação de indivíduos críticos, precisa de professores que atendam à novas realidades.

Segundo Saviani (1996), ―para ser educador é necessário saber educar‖ e ao ser formado para ser educador há necessidade de dominar os saberes implicados na ação de educar, e nesta perspectiva ele apresenta as seguintes categorias de saberes: [1] o saber atitudinal; [2] o saber crítico-contextual; [3] os saberes específicos; [4] o saber pedagógico; e [5] o saber didático-curricular. No Quadro 2, a seguir, apresento as categorias do conhecimento, segundo autor:

Quadro 2 – Os saberes docentes de Saviani

(continua) S ABER ES CO NFIG UR AD O R ES DO PRO CESS O EDU CA TIV O SABER ATITUDINAL

Categoria que compreende o domínio dos comportamentos e vivências consideradas adequadas ao trabalho educativo. Abrange atitudes e posturas inerentes ao papel atribuído ao educador, tais como disciplina, pontualidade, coerência, clareza, justiça e equidade, diálogo, respeito a pessoa dos educandos, atenção as suas dificuldades, etc. É a identidade e a personalidade do educador.

SABER CRÍTICO- CONTEXTUAL

Saber relativo à compreensão das condições sócio-históricas que determinam a tarefa educativa. Entende-se que os educandos devem ser preparados para integrar a vida da sociedade em que estão inseridos de modo a desempenhar nela determinados papéis de forma ativa e o quanto possível inovadora. Deve saber o movimento da sociedade, suas características, suas tendências de transformação detectando as necessidades presentes e futuras a serem entendidas pelo processo educativo. Exige do educador a compreensão do contexto com base no qual e para o qual se desenvolve o trabalho educativo.

SABERES ESPECÍFICOS

Os saberes das disciplinas em que se recorta o conhecimento socialmente produzido e que integram os currículos escolares, sejam das ciências da natureza, das ciências humanas, das artes ou das técnicas ou de outras modalidades.

SABER PEDAGÓGICO

Os conhecimentos produzidos pelas ciências da educação e sintetizados nas teorias educacionais, visando a articular os fundamentos da educação com as orientações que se imprimem ao trabalho educativo.

37 ―Para a pedagogia histórico-crítica, educação é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens‖. (SAVIANI, 1944). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações / Demerval Saviani – 11. Ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011 – (Coleção educação contemporânea).

(conclusão)

SABER DIDÁTICO- CURRICULAR

Os conhecimentos relativos às formas de organização e realização da atividade educativa no âmbito da relação educador-educando. É o domínio do saber-fazer não somente nos procedimentos técnico-metodológico, mas na dinâmica do trabalho pedagógico, como uma estrutura articulada de agentes, conteúdos, instrumentos e procedimentos que se movimentam no espaço e tempo pedagógico, visando atingir objetivos intencionalmente formulados.

Fonte: Adaptado de Saviani (1996, p. 145-155).

O processo educativo é complexo e os saberes categorizados têm como eixo comum a sabedoria fundada na experiência de vida e no conhecimento metódico e sistematizado, segundo Saviani (1986), fazendo relação com ―as formas que se constituem e se expressam nesses saberes se manifestam na diferença entre ―sofia‖ (o saber decorrente da experiência de vida) e ‗episteme‘ (o saber decorrente de processos sistemáticos de construção do conhecimento‖ (p. 150).

A contribuição de Saviani sobre os saberes tem como ponto de partida e de chegada o processo educativo. Este é o auxílio para a definição dos conteúdos de formação de educadores que precisam estar preparados para responder questões e problemas da sociedade contemporânea.

3.3.3 Clement Gauthier e o ofício feito dos saberes

Clement Gauthier, professor de Psicologia Educacional, na Faculdade de Educação da Université Laval em Quebec, Canadá, teve os seus estudos voltados para as mudanças das práticas de professores nos sistemas educacionais. O seu olhar para a constituição dos saberes é defendida na ideia de reflexão sobre e para o ensinar, pois ao "contrário de outros ofícios que desenvolveram um corpus de saberes, o ensino tarda a refletir sobre si mesmo" (GAUTHIER, 1998, p. 20).

Os saberes adquiridos para e no trabalho é plural e na sua constituição não podem haver os erros do ofício sem saberes e dos saberes sem ofício. O primeiro erro está relacionado à atividade docente exercida sem os saberes que são intrínsecos, em que o entendimento do ensinar está meramente ligado à transmissão do conhecimento, sendo necessário somente conhecer o conteúdo, cometendo o "enorme erro de manter o ensino numa cegueira conceitual" (GAUTHIER, 1998, p. 20). Enquanto o erro dos saberes sem ofício está relacionado aos conhecimentos da formação acadêmica, em que os conceitos são trabalhados, mas sem o real exercício do magistério, em que há a redução de compreensão do ensino e foge da realidade em toda a sua complexidade. E, para a definição do saber plural, a posição

de Gauthier (1998) destaca o ofício feito de saberes. Para um ofício feito de saberes, o processo de ensinar está delineado nos: [1] saberes disciplinares, [2] saberes curriculares, [3] saberes das ciências da educação, [4] saberes da tradição pedagógica, [5] saberes da experiência e [6] saberes da ação pedagógica. No Quadro 3, a seguir, apresento a classificação dos saberes docentes a partir das concepções de Gauthier (1998):

Quadro 3 – Os saberes docentes de Gauthier

SAB

E

RE

S

DISCIPLINAR precisa de conhecimento e de domínio do conteúdo a ser ensinado. Saber que tem vínculo direto com os conteúdos a serem ensinados. O professor

CURRICULAR

Saber que condiz ao conhecer a instituição a qual está vinculado, e os seus programas escolares, programas esses que seguem determinações estabelecidas pelos órgãos oficiais de ensino. O professor deve conhecer o programa e este deverá servir de guia para o seu planejamento e avaliação.

CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Saberes específicos da profissão professor; não está relacionado diretamente à ação pedagógica, mas na maneira de o professor existir profissionalmente. São as informações a respeito do contexto profissional do professor e o preparo para os processos de ensino e aprendizagem.

TRADIÇÃO PEDAGÓGICA

Saberes que guiam o comportamento do professor, envolvendo representações que já fizeram parte de sua história quanto ao ambiente escolar. É a partir da ideia pré- concebida da ação pedagógica, que normalmente vem de quem nos ensinou. A vivência escolar conduzida para a profissão que o professor tende a utilizar como modelo e pode ser modificado ao longo da atuação profissional.

EXPERENCIAIS

Saberes a partir de suas próprias experiências. É limitado pelo fato de que não são publicamente conhecidos. Um conhecimento construído sobre a profissão individualmente.

AÇÃO PEDAGÓGICA

Saber que a experiência se torna pública e contribui para a prática docente. A partir da união de todos os saberes acima que são debatidos, estudados e compartilhados, constitui-se uma ação pedagógica.

Fonte: Adaptado de Gauthier (1998).

Os estudos desse pesquisador sobre os saberes necessários para a profissão professor se direcionam para a percepção de que estes serão definidos a partir da reflexão da ação do ensinar. Apreender a complexidade do ato de ensinar e todos os elementos que o compõem constituem o aporte que fundamenta o saber docente.

3.3.4 Selma Garrido Pimenta e os saberes da docência na reflexão da prática do