• Nenhum resultado encontrado

Danilo Ribas Barbiero e os saberes pedagógico-tecnológicos (SPT)

3 MATRIZ TEÓRICA

3.3 OS SABERES DOCENTES

3.3.6 Danilo Ribas Barbiero e os saberes pedagógico-tecnológicos (SPT)

O professor pesquisador Danilo Ribas Barbiero, da Universidade Federal de Santa Maria, é graduado em Arquivologia, Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicada à Educação, Mestre e Doutor em Educação pela UFSM, foi estudante e atualmente é pesquisador do GPKosmos. Contribui, a partir de seus estudos, com as concepções dos saberes pedagógico-tecnológicos (SPT). Os mesmos se constituem tanto na docência presencial quanto na docência virtual e são ―(re)construídos na própria experiência, a partir de necessidades específicas de cada professor‖ (BARBIERO, 2013, p. 16).

Para chegar nessa nova proposição aos saberes da docência, os seus estudos estiveram voltados para a escuta de professores do Curso de Arquivologia (UFSM). Os docentes compartilharam suas experiências da e na docência presencial e virtual, com as suas transposições e reconstruções ao pertencer e transitar nos dois ambientes de ensino, tendo sido possível ao autor reconhecer esse conceito com referência à docência na Cultura da Convergência Digital e Tecnológica (CCFT) (JENKINS, 2009; DA ROCHA, 2014).

As SPTs, segundo a pesquisa, parte de um saber relacionado com a utilização/integração das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo de ensino-aprendizagem, denominado como Saber Dirigido à Integração e utilização das TDIC no processo de ensino-aprendizagem (SPT1) e com o saber das possibilidades educativas da WEB, denominado como Saber dirigido às possibilidades educativas da WEB (SPT2). Os saberes pedagógico-tecnológicos se originam na formação inicial do professor universitário e podem se desenvolver na docência presencial e ser aprimorados na docência virtual.

A proposta de Barbiero (2013; 2015) configurou-se nas compreensões dos sete núcleos de saberes docentes (CUNHA, 2010) e na dimensão plural dos saberes docentes (GAUTHIER; TARDIF, 2010), apresentando o novo composto de saberes (SPT) na leitura da docência universitária, reconfigurando conhecimentos, competências, habilidades e atitudes em um contexto sociodigital.

No Quadro 6, a seguir, apresento a classificação da configuração complexa dos saberes docentes transpostos de Cunha, Gauthier e Tardif e a proposição de Barbiero no contexto sociodigital – SPT: os saberes pedagógico-tecnológicos - Saber relacionado à utilização/integração das TDIC no processo de ensino-aprendizagem (SPT1) e Saber relacionado com as possibilidades educativas da Web (SPT2).

Quadro 6 – A constituição dos saberes docentes de Barbiero

Saberes docentes, conforme Cunha (2010) Saberes docentes, conforme Gauthier e Tardif (2010)

Saberes relacionado à dimensão relacional e coletiva das situações de trabalho e dos processos de formação; saberes relacionados com o contexto sociocultural dos estudantes; saberes relacionados com o contexto das práticas pedagógicas; saberes relacionados com a condução da aula nas suas múltiplas possibilidades.

Saberes relacionados com o planejamento das atividades de ensino; saberes relacionados com a avaliação da aprendizagem; o saber disciplinar; o saber curricular; o saber da experiência; o saber da ação pedagógica; o saber da cultura profissional; o saber da cultura geral; o saber da tradição pedagógica (universitária).

SABERES TECNOLÓGICO-PEDAGÓGICOS (BARBIERO, 2015) Saber relacionado à utilização/integração das

TDIC no processo de ensino-aprendizagem (SPT1)

Saber relacionado com as possibilidades educativas da Web (SPT2)

CO

NCEI

T

O

Conjunto de conhecimentos, competências, habilidades e atitudes envolvendo duas dimensões: a tecnológica e a Pedagógica. a) Dimensão Tecnológica: envolve a pesquisa, o estudo e a utilização de software e aplicativos móveis (apps), em computadores (computadores de mesa, notebooks, smartphones, etc.). Conhecimento mínimo de diferentes plataformas (Windows, Linux, Android, iOS, etc.). Envolve a busca e o desenvolvimento do professor na [re] constituição da fluência tecnológica a partir da conscientização dos aspectos da cultura da convergência digital e tecnológica. Essa dimensão ainda considera a imersão do professor nas Atividades Docentes Digitais cotidianas (envio de e-mail, acesso às redes sociais, envio de projetos para plataformas institucionais, etc.), no Ensino, na Pesquisa, na Extensão e na Gestão Universitária.

Conjunto de conhecimentos, competências, habilidades e atitudes do professor sobre a World Wide Web os (as) quais possibilitam a pesquisa, descoberta e a seleção de conteúdos informacionais/instrucionais para a complementação dos materiais didáticos já utilizados em sala de aula.

 Compreende a dimensão informativa e educacional da web por meio de fontes fidedignas as quais possam contribuir significativamente para a [re] constituição de conhecimentos.

 Envolve um olhar crítico do professor em relação ao conteúdo disponível na rede.

 Este saber compreende a capacidade de utilização da Web por meio de uma navegabilidade orientada com a finalidade de evitar a dispersão discente.

 Este saber também compreende a capacidade do professor em perceber a web como um meio e não como um fim no design de uma Coreografia Didática. CARACTE RÍS T ICAS  Dimensão tecnológica;  Dimensão pedagógica;  Fluência tecnológica;

 Atividades docentes digitais;

 Impermanência tecnológica digital;

 Coreografias didáticas;

 Teorias da aprendizagem;

 Confluência com saberes pedagógicos.

 TDIC.

 Pesquisa, descoberta e seleção de conteúdos informacionais/instrucionais na Web.

Fontes fidedignas.

Pensamento crítico.

Navegabilidade orientada.

Lócus e função da web no design coreográfico instrucional. CO NCEI T O S E RE L AÇÕ E S Formação de professores; Docência na Educação Superior;

 Cultura digital;

 Cultura da convergência digital e tecnológica.

 Docência na educação superior.

 Cultura digital.

 Cultura da convergência digital e tecnológica.

Web.

Fonte: Adaptado de Barbiero (2015).

Em sua Tese, Barbiero (2015) indica as possibilidades para novas investigações sobre a docência universitária na perspectiva abordada, uma vez que o ―contexto cultural permeado cada vez mais pelo o uso das tecnologias digitais e pela web no qual os docentes liquidificam

os modelos apreendidos nas formações universitárias e reconstituem seus saberes, num processo cíclico de aprendizagem continua‖ (p. 132).

O estudo desse pesquisador sobre os saberes necessários contribui no direcionamento do nosso olhar para a nova cultura influenciada pelas tecnologias digitais em diferentes esferas e há a necessidade de reflexão da ação do professor sobre e com elas, independente da modalidade de ensino.