• Nenhum resultado encontrado

CONTEXTUALIZANDO A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA

A Universidade Federal de Santa Maria – UFSM32 está localizada no centro geográfico do Estado do Rio Grande do Sul, a 290 Km da capital Porto Alegre. A cidade de Santa Maria é o pólo de uma importante região agropecuária que ocupa a parte centro-oeste do Estado. A UFSM tem sua sede na Cidade Universitária Professor José Mariano da Rocha Filho. O campus está localizado no bairro Camobi, Km 9, Rodovia RS 509, onde se realiza a maior parte das atividades acadêmicas e administrativas. Existem, no centro da cidade, outras unidades acadêmicas e de atendimento à comunidade.

FIGURA 1: Localização e Imagens da UFSM. Disponível em: <http://www.ufsm.br>

32 Fonte: COPERVES/DERCA/PROGRAD; PRRH; HUSM; Biblioteca Central, Sistema de Informações para o Ensino - SIE, Prefeitura da Cidade Universitária. Pesquisador Institucional - P.I. Disponível em: <http://www.ufsm.br/>.

A extensão do Campus Universitário é de 1.906,57 hectares, com edificações que perfazem 239.578 metros quadrados, mais 42.036 metros quadrados fora da sede, totalizando 281.614 metros quadrados de área construída.

A Instituição possui 25 auditórios com a capacidade total para acomodar 4.177 pessoas. Nas dependências da UFSM, há uma agência do Banco do Brasil e dois postos de atendimento bancário, um da Caixa Econômica Federal, posto da EBCT, 12 lancherias e dois Restaurantes Universitários, Biblioteca Central, com 82.441 volumes (livros e teses), Bibliotecas Setoriais, com 59.596 volumes (livros e teses), Hospital-Escola, com 335 leitos, Hospital Veterinário e Farmácia-Escola Comercial, Museus e Planetário.

A UFSM oferece, ainda, área residencial, mediante cadastro socioeconômico realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, com a capacidade para alojar até 1.805 estudantes, embora tal disponibilidade dependa de alguns fatores. Além da moradia, os alunos cadastrados podem pleitear auxílio transporte, alimentação, ensino de língua estrangeira, bolsa de assistência e monitoria remunerada.

A Universidade Federal de Santa Maria, idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho, foi criada pela Lei n. 3.834-C, de 14 de dezembro de 1960, com a denominação de Universidade de Santa Maria, instalada solenemente em 18 de março de 1961.

A UFSM é uma Instituição Federal de Ensino Superior, constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação. A atual estrutura, determinada pelo Estatuto da Universidade, aprovado pela Portaria Ministerial n. 801, de 27 de abril de 2001, e publicado no Diário Oficial da União em 30 de abril do mesmo ano, estabelece a constituição de oito Unidades Universitárias: Centro de Ciências Naturais e Exatas, Centro de Ciências Rurais, Centro de Ciências da Saúde, Centro de Educação, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Centro de Tecnologia, Centro de Artes e Letras e Centro de Educação Física e Desportos.

A Universidade Federal de Santa Maria criada por Mariano Filho em 1960 foi a primeira universidade instalada fora do eixo das capitais do estado no Brasil. A UFSM resultou de sua luta pela interiorização do ensino superior desencadeada em 1946, quando conseguiu, liderando e articulando um amplo movimento do interior do

Rio Grande, incluir no texto da constituição estadual um parágrafo que transformava a Universidade de Porto Alegre em Universidade do Rio Grande do Sul, através da anexação das faculdades situadas no interior: Farmácia de Santa Maria e Direito de Pelotas.

O Prof. Dr. Mariano da Rocha trouxe para a UFSM figuras de renome internacional e implantou projetos de âmbito mundial como a Operação Oswaldo Aranha, financiada pela FAO entre 1968 e l974, que visava o desenvolvimento do setor agropecuário, especialmente com relação às pequenas propriedades rurais. Em l969, instalou em Santa Maria, com o auxílio da OEA, a Faculdade Interamericana de Educação, o primeiro curso de Pós-Graduação em Educação no gênero no país, que reunia educadores de todos os países latino-americanos, estudando já naquela época, as diretrizes de uma nova universidade para a América Latina.

A UFSM possui, hoje, em pleno desenvolvimento, cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano. A Instituição mantém 66 cursos de Graduação Presenciais (oferecidos no Vestibular 2008), 11 de Educação à Distância, (sendo um em funcionamento na UFSM - Campus Sede Santa Maria, quatro pela UAB e seis pela PROLIC/REGESD), 66 de Pós-Graduação Permanente, isto é, 13 de Doutorado, quarenta de Mestrado e 13 de Especialização. Em 2010 aumentou sua oferta de cursos presenciais e à distância, ampliando consideravelmente o número de vagas no ensino superior, seja em nível de graduação e pós-graduação.

O contingente educacional da UFSM é de 17.251 alunos (1º semestre de 2008) em cursos permanentes, distribuídos entre os três níveis de ensino, dos quais 12.803 são do ensino de Graduação, 2.121 do ensino de Pós-Graduação e 2.327 do ensino Médio e Tecnológico. O corpo docente é composto de 1.215 professores do quadro efetivo (Graduação, Pós-Graduação e Ensino Médio e Tecnológico) e 203 professores de contrato temporário; e o quadro de pessoal técnico-administrativo é composto por 2.616 servidores (dezembro de 2007).

Abrigando atividades de ensino, pesquisa e extensão, o Centro de Educação possui dois cursos de graduação (Pedagogia e Educação Especial); em nível de

pós-graduação possui dois cursos de especialização, um de mestrado e um de doutorado.

FIGURAS 2 e 3: Fotografias frontal e lateral do Centro de Educação – UFSM. Disponível em: <http://www.ufsm.br>

Além dos Departamentos de Administração Escolar, Fundamentos da Educação, Metodologia e Educação Especial, possui também como órgãos suplementares setoriais, Núcleo de Apoio ao Estudante da UFSM - ÂNIMA; o Laboratório de Ensino e Informática - LEICE e o Colegiado Especial em Licenciaturas. Igualmente funcionam no Centro de Educação, como órgãos de apoio, o Gabinete de Projetos; Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NID; Laboratório de Metodologia do Ensino - LAMEN; Laboratório de Pesquisa e Documentação em Educação Brasileira - LAPEDOC; Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em Educação Especial - NEPES; e uma Biblioteca Setorial.

Atualmente, no Centro de Educação, são desenvolvidos 41 Projetos de Pesquisa e outros 27 projetos, inseridos em três Programas de Extensão.