• Nenhum resultado encontrado

Na Figura 24, é possível visualizar o fluxo das relações dos aspectos referente à Comercialização de Energia no Ambiente Regulado, que são realizados os contratos bilaterais (CCEARs) celebrados entre cada Agente Vendedor, vencedor de um determinado leilão, e todos os Agentes de Distribuição compradores.

Figura 24 - Esquema de celebração dos CCEAR`S

Para cada tipo de leilão, possuem CCEARs com características específicas determinantes. Conforme Pessanha (2007) para os leilões de compra de energia provenientes de novos empreendimentos, os CCEARs possuem no mínimo quinze e no máximo trinta anos, contados do início do suprimento de energia. Para os leilões de compra de energia proveniente de empreendimentos existentes (exceto nos leilões de ajuste), os CCEARs têm no mínimo cinco e no máximo quinze anos de duração, contados a partir do ano seguinte ao da realização de tais leilões.

Os CCEARs são celebrados de duas formas. A primeira modalidade é a por quantidade de energia elétrica para empreendimentos hidroelétricos e a segunda forma é por disponibilidade de energia elétrica para empreendimentos termoelétricos como pode ser verificado na Figura 25.

Figura 25 - Celebração dos CCEARs

Fonte: Autoria própria.

A primeira modalidade por quantidade de energia elétrica para empreendimentos hidroelétricos que preveem o fornecimento de um montante fixo de energia a um determinado preço. Nesta modalidade, geralmente utilizada para a contratação de energia hidráulica, os geradores estão sujeitos a riscos de sobras ou déficits de energia, liquidados ao PLD, sendo que esses riscos são minimizados pelo chamado Mecanismo de Realocação de Energia (MRE). Esse mecanismo realoca montantes de energia gerados entre as usinas participantes, reduzindo o risco de exposição de agentes individuais.

A segunda forma por disponibilidade de energia elétrica para empreendimentos termoelétricos que é realizado uma remuneração fixa ao agente gerador, independente do que for efetivamente gerada essa parcela fixa é destinada à cobertura dos custos fixos para a

disponibilização da usina ao sistema. Todavia, quando essas usinas são despachadas, as distribuidoras devem pagar os custos variáveis relativos ao uso do combustível, que serão repassados aos consumidores no momento do reajuste tarifário. O objetivo dos contratos por disponibilidade é garantir a segurança do sistema hidrotérmico. As duas formas de celebração dos CCEARs, pode ser vista na Figura 25 que detalha as modalidades praticadas nos contratos firmados no ACR. (ARAÚJO, 2007).

Os CCEAR’s a partir de leilões de energia existente podem ser firmados com prazos de duração que variam de 3 a 15 anos, entretanto, para energia de novos empreendimentos, os contratos são firmados por período de 15 (fonte térmica, sendo que recentemente os contratos térmicos já tem sido de 20 anos, similar aos de energia eólica) a 30 (fonte hidrelétrica) anos. No entanto, os leilões de energia existente são realizados para suprir a demanda atual, os leilões de energia nova são para complementar a energia existente, a fim de cobrir o crescimento da demanda. Cada contrato é celebrado de forma irrevogável por seu prazo de validade. (REGO, 2012).

Os contratos de energia de longo prazo foram criados para atrair investimentos em geração, em um país com crescimento da carga elevado (Araújo et al., 2008, p.550), conceito em linha com o defendido por Farr e Felder (2005, p.25), que argumentam que os investidores projetam as receitas esperadas sobre a vida útil de seus projetos para determinar se os investimentos são viáveis. Adicionalmente, contratos de longo prazo tem o efeito de reduzir os incentivos para as empresas de geração em manipular preços nos mercados à vista (Pittman e Zhang, 2010, p.396), tese também defendida por Arellano (2003, p.8), que afirma que literaturas teóricas e empíricas mostram que, quanto mais capacidade um gerador firma em contratado futuros a preços fixos, menos incentivo a empresa tem para manipular o mercado à vista e, assim, mais próximo fica o resultado de um mercado competitivo.

Cabe ressaltar que há ainda os leilões de fontes alternativas, uma variação do leilão A menos 3, no qual se respeita o mesmo prazo para início de suprimento, mas no qual só podem concorrer pequenas centrais hidrelétricas, usinas de geração que utilizem biomassa como combustível e a eólica.

No caso de nova usina hidrelétrica (projeto com potência superior a 50 MWcujo ato de concessão do aproveitamento ainda não tenha sido outorgado pelo Poder Concedente), previamente ao leilão A-5 (no mesmo dia, apenas em horário anterior) é promovido leilão de outorga de concessão do aproveitamento, no qual o critério de julgamento da licitação é o de menor tarifa para a energia a ser ofertada ao ACR. Os vencedores do leilão de outorga ganham o direito de participar do leilão de comercialização de energia elétrica, sendo que a outorga só será concedida em caso de sucesso na comercialização da energia elétrica, não podendo ofertá-la a preço superior ao do lance vencedor do leilão de concessão.

Complementando os leilões organizados pelo governo, em 2008, por meio do Decreto 6.353, foi apresentada nova modalidade de contratação de energia elétrica, o leilão de energia de reserva, cujo objetivo é o de aumentar a segurança do fornecimento de energia ao SIN – Sistema Interligado Nacional. Esse aumento de oferta pode tanto substituir a geração hidráulica, preservando o nível dos reservatórios, quanto deslocar o despacho termelétrico, reduzindo os custos operativos do sistema. A energia de reserva é contabilizada e liquidada exclusivamente no mercado de curto prazo da CCEE. E, diferente dos leilões A

menos 5, A menos 3, e A menos 1, os agentes de geração assinam contratos com a

Reserva, cobrado junto às distribuidoras, autoprodutores e consumidores livres. Por fim, a EPE contrata o volume de energia que entende ser necessário.(REGO, 2012, p.70-72).

Cabe ressaltar, que até o ano de 2015 foram realizados mais de 25 mil CCEARs com prazos de até 30 anos de suprimento, dados esses, fornecidos pela CCEE (2017).

Documentos relacionados