• Nenhum resultado encontrado

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

6.2 CONTRIBUIÇÕES PRÁTICAS DA PESQUISA

A filosofia Lean relacionada ao PDP é por sua própria natureza muito ampla e dinâmica. Cada uma das empresas estudadas apresentaram características distintas nos contextos organizacionais bem como produtos e mercados diferentes, porém, mesmo com esta distinção, obtiveram resultados bons na implementação do Lean no PDP.

Observou-se que os elementos macro estruturantes LIDERANÇA E GESTÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL no momento anterior a implementação do Lean no PDP apresentam relações mais significativas que ferramentas e ambiente. Também foi verificado que estes elementos macro estruturantes mostraram-se comuns aos cinco ECs, e assim foram caracterizados como elementos macro estruturantes fundamentais nas relações estudadas.

Como contribuição prática desta pesquisa, foram identificados os elementos macro estruturantes e as variáveis apoiadoras que foram considerados importantes para a implementação do Lean no PDP, em função da sua ocorrência, ou seja, para cada elemento macro estruturante que tenha ocorrência simultânea nos cinco estudos de caso, assim como as variáveis relacionadas, considera-se que é fundamental para a implementação e manutenção do Lean no PDP.

Para os elementos macro estruturantes LIDERANÇA E GESTÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL foram encontradas as seguintes variáveis relacionadas: compreensão compartilhada do processo, habilidades e competências e equipe selecionada e treinada em todos os ECs, sendo que a variável tecnologia da informação foi considerada importante também na cultura organizacional.

Nota-se que o EC5 possui uma maturidade mais elevada em relação aos demais ECs sobre a utilização dos elementos macro estruturantes e as variáveis. Isto foi identificado como positivo, pois fortaleceu a implementação do Lean no PDP e a sequência da filosofia por toda a empresa. Para os informantes-chaves, a filosofia do Lean no PDP foi considerada como fundamental para alavancar os diferenciais competitivos das empresas em relação ao seu

mercado de atuação.

Em todos os ECs foi possível que na implementação da filosofia Lean no PDP nem sempre se fazia presente. As organizações consideravam que as opiniões mostravam-se de maneiras diferentes no sentido de associá-las entre si e não foi feito uma associação entre agilidade do PDP em relação a implementação do Lean no PDP e como o cliente percebeu a filosofia.

Dentre as oito variáveis apresentadas, todas foram identificadas dentro dos cenários anterior, posterior e atual, entretanto foram consideradas importantes em todos os casos a compreensão compartilhada do processo, as habilidades e competências e a equipe selecionada e treinada.

As demais variáveis foram pouco citadas, ou não obtiveram tanta ênfase dentro dos ECs e os elementos macro estruturantes AMBIENTE E FERRAMENTAS foram identificados como apoiadoras para a implementação do Lean no PDP. A partir desta análise, é possível sugerir:

a) a empresa ao optar pela implementação do Lean no PDP, precisa estar atenta nestes elementos macro estruturantes principais e comuns a todos os ECs para identificar os fatores antecedentes mínimos necessários para promover a implementação do

Lean no PDP;

b) para dar continuidade a filosofia Lean no PDP, a organização precisa estar atenta aos cenários posterior e atual, principalmente em relação ao relacionamento das variáveis apresentadas com os elementos macro estruturantes, observando se há uma indicação de que aquele elemento possui uma relevância significativa para atingir bons resultados no Lean no PDP;

c) aqueles elementos macro estruturante e variáveis relacionadas que não apareceram em todos os ECs não podem ser desconsideradas, porque em determinados segmentos ela pode ser relevante;

d) as características individuais de cada EC em relação a liderança e gestão foram compreendidas como importantes para dar continuidade a implementação do Lean no PDP, averiguando que o elemento macro estruturante liderança e gestão é fundamental para a implementação do Lean no PDP, juntamente com o elemento macro estruturante cultura organizacional.

Por fim, sugere-se como orientação para as organizações que desejarem avaliar a implementação do Lean no PDP a análise detalhada dos elementos macro estruturantes indicados como fundamentais e a análise crítica mais aprofundada das demais variáveis

relacionadas.

A partir desta análise, é possível sugerir que a empresa ao optar pela implementação do Lean no PDP, precisa avaliar os elementos macro estruturantes principais e comuns a todos os ECs para identificar os fatores antecedentes mínimos necessários para promover a implementação do Lean no PDP; para dar continuidade a filosofia Lean no PDP, a organização deve observar a manutenção dos aos cenários posterior e atual, principalmente em relação às variáveis apresentadas com os elementos macro estruturantes, analisando se há uma indicação de que aquele elemento possui uma relevância significativa para atingir bons resultados no Lean no PDP.

Salienta-se que aqueles elementos macro estruturante e variáveis relacionadas que não apareceram em todos os ECs não podem ser desconsideradas, porque em determinados segmentos ela pode ser relevante; para dar continuidade a implementação do Lean no PDP o elemento macro estruturante LIDERANÇA E GESTÃO foi fundamental, juntamente com o elemento macro estruturante CULTURA ORGANIZACIONAL.

Por fim, sugere-se como orientação para as organizações que desejarem avaliar a implementação do Lean no PDP análises detalhadas dos elementos macro estruturantes indicados como fundamentais e uma apreciação crítica mais aprofundada das demais variáveis relacionadas.

Deste modo, esta tese é finalizada concluindo que os elementos macro estruturantes LIDERANÇA E GESTÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL são fundamentais para obtenção de sucesso na implementação do Lean no PDP porque através da liderança e a equipe comprometida com a filosofia Lean há sustentabilidade para iniciar tal implementação. Os elementos macro estruturantes FERRAMENTAS E AMBIENTE, foram avaliados como apoiadores da implementação do Lean no PDP, porque pelas avaliações elas não se mostraram determinantes para a continuidade do Lean no PDP.

As variáveis compartilhar sucessos e fracassos, compreensão compartilhada do processo e equipes selecionadas e treinadas, demostraram-se importantes tanto nas relações com os elementos macro estruturantes LIDERANÇA E GESTÃO e CULTURA ORGANIZACIONAL, como nos cenários posterior e atual.

As demais variáveis também foram vistas como relevantes, porém não se comprovaram em todos os casos, por isso precisam ser revistas em outros estudos para averiguar a sua importância.

Assim, evidencia-se que os objetivos propostos nesta pesquisa, foram plenamente atendidos. O objetivo principal de desenvolver elementos macro estruturantes que auxiliem as

organizações na análise dos antecedentes necessários para a implementação do Lean no PDP foi alcançado.

Finalmente, a análise dos fatores antecedentes a implementação do Lean no PDP, observando os elementos macro estruturantes e as suas afinidades com as variáveis apresentadas torna-se fundamental para proporcionar maior competitividade no atual ambiente de negócios das organizações. A compreensão destas coligações pode ser essencial na realização das metas organizacionais e determinante para atingir o sucesso na implementação do Lean no PDP, utilizando-o como um importante diferencial competitivo.