• Nenhum resultado encontrado

CORPUS AMPLIADO: 416 FRASES

No documento Estudos em variação geoprosódica (páginas 85-91)

Leydiane Sousa Lima Regina Célia Fernandes Cruz

3. CORPUS AMPLIADO: 416 FRASES

Para se constituir o corpus fez-se necessário passar pelas seguintes etapas: compreensão estrutural das frases e dos procedimentos metodológicos para a expansão e formação do corpus AMPER-POR.

A ampliação do corpus do Português Brasileiro (PB) foi realizada pela equipe da UFPA com um total de 416 frases a partir da assimetria do corpus identificada por Reis, Antunes & Pinha (2011) que mencionaram a diferença na quantidade de valores em determinadas posições sintáticas e a falta de valores em outras posições o que causa uma não padronização na estrutura das frases e compromete a simetria do corpus.

A partir do corpus de 102 frases, foi possível perceber que ainda não haviam sido esgotadas as possibilidades de combinações entre os elementos sintáticos. Tomando as 102 frases como base, foi possível expandir a quantidade de combinações para 314 frases, ou seja, formando um total de 416 frases. Para isto, estruturaram-se as 102 frases e a partir da estrutura existente foram criadas combinações na tentativa de igualar a quantidade de valores em todas as posições sintáticas dos SNs do corpus AMPER- POR. Neste caso, o SN Renato estava melhor organizado no que diz respeito a quantidade de valores e posições e foi tomado como padrão para os demais SNs.

As combinações dos sintagmas foram feitas por Lima (andamento) a partir das 102 frases levando em consideração todas a possibilidades sintáticas com os sintagmas nominais, adjetivais e preposicionados; a saber: os Sintagmas Nominais (SN): Renato, pássaro, bisavô e capataz; os Sintagmas Adjetivais (SAdj): bêbado, pateta e nadador; os Sintagmas Preposicionados (SPrep): de Mônaco, de Veneza e de Salvador.

86 Leydiane Sousa Lima & Regina Célia Fernandes Cruz

O corpus foi composto de 416 frases que foram estruturadas obedecendo às mesmas restrições fonéticas e sintáticas, a fim de se manter o mesmo padrão para todos os corpora coletados nas três variedades do português que fazem parte do projeto AMPER-POR.

As frases ficarão estruturadas sintaticamente da seguinte maneira: 1) possui apenas quatro personagens: Renato, pássaro, bisavô e capataz; 2) três sintagmas adjetivais: nadador, bêbado e pateta; 3) três sintagmas preposicionados indicadores de lugar: de Mônaco, de Veneza e de Salvador; e 4) um único verbo: gostar.

Figura 4 – Forma como as palavras são organizadas, de modo a formar sintagmas

Fonte: Autor

Foram adicionadas 314 frases ao corpus de 102 gerando um total de 416 frases. Nesse processo foi preciso criar códigos para as novas combinações sintagmáticas seguindo o padrão apresentado pelas frases já pré-estabelecidas, como mostram os quadros abaixo.

FRASE Declarativa Interogativa Personagens Renato Pássaro Capataz Bisavô Verbo gostar Sintagmas Adjetivais nadador pateta bêbado Sintagmas Adverbiais de Salvador de Veneza de Mônaco

Quadro 2 – Estrutura frasal do SN Renato na posição de pré-núcleo e núcleo

Fonte: Autor

No quadro 2, observam-se as combinações sintáticas estabelecidas pelo SN Renato. A partir das combinações preexistentes foi possível pensar na criação de um codificação que seguisse a mesma lógica. Vale ressaltar que a codificação original foi mantida, criaram-se códigos para combinações sintáticas que os corpora anteriores não contemplaram.

88 Leydiane Sousa Lima & Regina Célia Fernandes Cruz

Quadro 3 – Estrutura frasal do SN pássaro na posição de pré-núcleo e núcleo

Fonte: Autor

O quadro 3 traz o SN pássaro com todas as suas combinações sintáticas e codificação. Vale ressaltar que a codificação original foi mantida, criaram-se códigos para combinações sintáticas que os corpora anteriores não contemplaram.

Quadro 4 – Estrutura frasal do SN Bisavô na posição de pré-núcleo e núcleo

O quadro 4 representa o SN bisavô com todas as suas combinações sintáticas e codificação. Vale ressaltar que a codificação original foi mantida, criaram-se códigos para combinações sintáticas que os corpora anteriores não contemplaram.

Quadro 5 – Estrutura frasal do SN Capataz na posição de pré-núcleo e núcleo

Fonte: Autor

O quadro 5 traz o SN capataz com todas as suas combinações sintáticas e codificação. A codificação existente se manteve apenas foi criada codificação para combinações sintáticas que os corpus anteriores não contemplaram. Ressalta-se que esse foi o sintagma que teve mais combinações novas, pois o corpus anterior não utilizava todas as posições estruturais deste sintagma se comparados ao pássaro e bisavô.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O corpus ampliado foi gerado a partir das lacunas do corpus de 102 frases do AMPER-POR, pois as 102 frases foram a base para que fosse possível identificar a falta de posições sintagmáticas e, assim, expandir a quantidade de combinações para 314 frases, ou seja, formando um total de 416 frases. Em outras palavras, as lacunas da estrutura existente foi primodial para observação e criação das novas combinações na tentativa de igualar a quantidade de valores em todas as posições sintáticas bases do AMPER- POR.

90 Leydiane Sousa Lima & Regina Célia Fernandes Cruz

Este corpus contendo todas as possibilidades combinatórias obtidas com os elementos sintáticos do corpus AMPER-POR foi gravado por Lima (em andamento) ao formar o corpus da cidade de Santarém (PA) para o projeto AMPER Norte.

REFERÊNCIAS

Lima, L. (Andamento). Contribuição para o Atlas Prosódico Multimédia do Português do

Norte do Brasil – AMPER-POR: variedade linguística do município de Santarém.

Belém: Universidade Federal do Pará. (Dissertação de Mestrado).

Reis, C.; Antunes, L. B.; Pinha, V. C. (2011). Prosódia de declarativas e interrogativas totais

no falar marianense e belorizontino no âmbito do Projeto AMPER. In: Anais do III

Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala. Belo Horizonte. Jun 6-8.

Santos JR., M. F. (2008). Formação de corpora para o Atlas Dialetal Prosódico Multimédia

do Norte do Brasil: variedade linguística de Belém. Trabalho de Conclusão de Curso

HABLA NO FORMAL EN ZONAS

No documento Estudos em variação geoprosódica (páginas 85-91)