• Nenhum resultado encontrado

COZINHANDO COM MICROONDAS

No documento Manual Do Personal Diet Ntr (páginas 55-58)

5. MATERIAL NECESSÁRIO

7.10 COZINHANDO COM MICROONDAS

O tempo de cozimento no microondas é de geralmente ¼ do tempo correspondente ao fogão convencional. Quando necessário, aumente um pouco o tempo de cozimento no microondas;

Os sabores dos alimentos ficam mais acentuados. Assim, reduza os temperos, principalmente o sal;

A quantidade de líquidos (água, vinho, caldos) deve ser diminuída, porque no microondas os líquidos evaporam menos;

Utilize sempre recipientes maiores do que os de costume para que o alimento não transborde; para preparar uma receita em dobro, nunca duplique o tempo de cozimento, aumente apenas 50%;

Se o microondas não doura? Pincele ketchup, cerveja preta, mostarda, molho de soja, páprica para dar cor aos peixes e carnes. Use mel, geléias ou açúcar mascavo para bolos.

1 - Os alimentos devem ser dispostos deixando um espaço entre eles, para que as ondas alcancem todos os lados de maneira uniforme. Procure selecionar alimentos de mesmo tamanho e formato para que cozinhem por igual. Se os alimentos tiverem tamanhos

irregulares, vire-os na metade do cozimento, para cozinharem igualmente. Não coloque um por cima do outro e procure acomodá-los em forma de círculo.

2 - O tempo de cozimento no microondas depende da quantidade. Quanto maior a quantidade de alimentos maior é o tempo. Cozinhe sempre pelo tempo mínimo pedido na

receita e, a partir daí, vá aumentando o tempo aos poucos e testando o cozimento do alimento.

3 - Como no cozimento convencional, é necessário mexer o alimento. Procure mexê-lo colocando o que está próximo da borda para o centro e vice-versa.

4- Muitos alimentos continuam o cozimento após o forno ter sido desligado; portanto, observe o tempo de espera: as carnes normalmente necessitam de 15 a 20 minutos; já os legumes e ensopados o tempo é menor.

5 - Proteja com tiras de papel-alumínio as coxas e asas (e os ossos) das aves para que não queimem.

6 - No microondas é aconselhável que os alimentos sejam cobertos para um melhor cozimento. O calor do vapor, mais a ação vibratória do microondas ontribuem para um cozimento mais uniforme e rápido. Para tampar você pode usar papel-toalha, papel- manteiga, tampas próprias para microondas, dependendo do alimento que está sendo cozido.

7 - O microondas retém os nutrientes dos alimentos, pois é usada muito pouca ou quase nenhuma água para o cozimento dos legumes; assim vitaminas e sais minerais não se perdem na água, o que não ocorre no cozimento convencional, que requer a utilização de água. Coloração: Os molhos ou temperos normalmente usados para dar maior coloração não afetam a qualidade do alimento, mas realçam seu sabor e a cor. Pincele as carnes e as aves com caldo concentrado de carne ou galinha (dissolvidos em água ou manteiga derretida), molho de soja, molho inglês, molho de tomate, etc. Polvilhe os pratos salgados com páprica, colorau ou farinha de rosca torrada no final do cozimento. Decore os bolos e pães para ficarem mais apetitosos.

Virar: Vire de lado os alimentos de tamanho médio, como coxa de frango ou hambúrguer durante o cozimento para acelerar o preparo. Alimentos maiores como carne assada ou peru, devem ser virados porque as áreas superiores recebem mais calor.

Mexer: Mexa os alimentos da borda para o centro do recipiente, uma ou duas vezes durante o cozimento, para unificar o calor. Assim, os alimentos terão cozimento uniforme e não há necessidade de mexer constantemente, como se faz no cozimento convencional.

Tempo de Espera: É uma técnica muito importante no processo de cozimento. A energia gerada pelas microondas fica no alimento e não no forno microondas, assim, os alimentos armazenam calor no seu interior e o cozimento continua mesmo após retirados do forno microondas e até com o forno desligado. Os assados, vegetais, e os bolos terminam o cozimento no tempo de espera uniformizando assim o cozimento, sem perigo de um super cozimento ou ressecamento.

Cozimento lento: O ciclo de potência mais baixo (médio ou mínimo) liga e desliga

automaticamente, equilibrando o calor nos alimentos. Quando a energia é desligada, por condução, o calor se estende até as partes frias do alimento. Assim, faz com que os cremes mantenham a sua cremosidade e as carnes duras, com o cozimento lento, amoleçam.

Distribuição: Coloque espaçadamente porções de bolos de carne, batatas ou forminhas de bolo em círculo nas bordas do prato giratório.

Toalha de Papel: Coloque-a sobre pães, salgadinhos ou frango à milanesa para absorver o vapor que se forma entre o alimento e o recipiente, ou cubra os alimentos para evitar respingos. Também é usada, sob o bacon, para absorver gordura, para envolver pães, para reter a umidade e também para cobrir os alimentos e evitar respingos.

O papel/manteiga: serve para cobrir os alimentos e reter o vapor. Pratos de papelão podem ser usados para aquecer rapidamente alguns salgadinhos.

Tampar: Serve para reter o vapor e apressar o cozimento. Se usar filme plástico, não o encoste-se ao alimento, e deixe uma abertura para a saída do excesso de vapor.

Potência para o preparo

MÉDIA MÍNIMA 30%

MÍNIMA 10%

Aquecer bebidas, cozinhar verduras, bacon, peixes, frutas, carnes macias, cozinhar arroz MÉDIA 50% MÉDIA MÁXIMA 70% MÁXIMA 100%

Assar carnes duras - preparar pratos com ovos ou queijo - preparar cremes Assar pudim - assar bolo - descongelar pratos prontos

Descongelar carnes cruas - cozinhar carnes duras - cozimento lento

Os recipientes recomendados para o cozimento no forno microondas devem ser

transparentes às microondas, permitindo que elas atravessem o recipiente e cozinhem o alimento.

Recipientes de vidro refratário são práticos e facilmente encontrados em grande

diversidade de tamanhos e formatos. Use a jarra-medida para aquecer líquidos e a forma de anel para assar bolos, assim poderá acompanhar o cozimento. Os recipientes com tampa são úteis porque retém o vapor.

As cerâmicas refratárias podem ser usadas para o cozimento quanto para irem a mesa.

Os recipientes plásticos recomendados para microondas são produzidos com matéria- prima específica para resistirem a altas temperaturas. Verifique as instruções do fabricante.

Saco plástico use somente os especiais para forno microondas. Siga as instruções do fabricante para os tipos de alimentos que podem ser usados.

NOTA:

Não são recomendados pratos com decoração metálica, dourada ou prateada, cristais finos, utensílios com alça colada ou cintas metálicas, porcelana fina ou plástico.

Bandeja de alumínio pode ser usada para descongelar ou aquecer alimentos. Mantenha- as afastadas das paredes do forno para evitar faiscamento. Centralize-as no prato

giratório, distante 3 cm de sua borda.

O faiscamento ocorrerá quando algum metal ou papel/alumínio encostar nas paredes metálicas que revestem o forno microondas.

No documento Manual Do Personal Diet Ntr (páginas 55-58)

Documentos relacionados