• Nenhum resultado encontrado

Uma lista de sugestões de perguntas foi criada (Quadro 3), cada uma delas correspon- dendo a um ou mais dos fatores listados no Quadro 2, buscando evidenciar características que possam ser encontradas na organização sugerindo o alinhamento ao MDD. Cada pergunta é justificada e, no caso de vários fatores relacionados à mesma pergunta, o fator principal é des- tacado.

Quadro 3. Relação de perguntas de acordo com os fatores com justificativas

QUESTÃO JUSTIFICATIVA TOR FA-

1. Como é pontuada a equipe de desenvolvimento de software no que diz respeito a

profissionais para modelagem de software?

Com base no fator, que tem como contexto o uso da modelagem, modelos ou diagramas que expliquem as características ou o comportamento de um software, faz-se importante saber se a equipe de desenvolvimento de software da organização conta com profissionais aptos para modelar um software.

Fator 1

2. A equipe conta com

profissionais com habilidade específica em modelagem de dados?

Baseado no fator se observou a necessidade de saber se a equipe de desenvolvimento de software conta com

profissionais que estão focados na modelagem de software, visto que, é o tema central da abordagem estudada.

Fator 1

3. A equipe conta com profissionais com a

capacidade de abstrair, em um alto nível, as necessidades do negócio?

Partindo da necessidade de modelar um software e que o resultado dessa modelagem precisa ser validado pelo cliente, os modelos precisam estar cada vez mais próximos da linguagem do cliente, ou seja, os modelos necessitam ser entendidos pelo cliente sem qualquer referência de codificação da solução que será proposta.

Fator 1 Fator 3

4. Dentre os diversos perfis da equipe, existem profissionais com capacitação para a utilização da modelagem de análise?

Por utilizar um enfoque na construção de modelos gráficos para estruturar a solução de um problema, a modelagem de análise pode servir de suporte para os fatores referenciados, que tratam da modelagem e modelos no ciclo de vida de desenvolvimento de software.

Fator 1 Fator 2

5. Qual é o nível de rotatividade dos profissionais de

desenvolvimento de software da organização?

Com o objetivo de manter como patrimônio da organização o conhecimento adquirido, é importante conhecer o aspecto rotatividade, visto que quanto mais atualizados os modelos estão, menores podem ser as perdas (de acordo com a rotatividade da equipe em um projeto) na questão conhecimento adquirido.

Fator 1

6. Qual é o grau da produção de modelos que demonstrem a abstração de um software?

A produção de modelos através da abstração pode simplificar o entendimento da solução a ser construída, visto que, uma quantidade maior de modelos poderá melhorar o

entendimento sobre a solução em suas diversas características.

Fator 1 Fator 3 7. Em quais momentos do ciclo

de vida de desenvolvimento os modelos são utilizados?

A utilização de modelos como referencial nas diversas fases do ciclo de vida de desenvolvimento são essenciais, observando que de acordo com o fator os modelos são os artefatos centrais do ciclo de vida.

Fator 2

8. A organização utiliza

processos de desenvolvimento de software em seus projetos?

Ter processos é importante para uma organização, podendo assim melhor aproveitar a utilização dos modelos e sua aplicação no contexto do ciclo de vida de desenvolvimento de software, que são os fatores de referência.

Fator 1 Fator 2 9. A organização utiliza

ferramentas para modelagem de software em seus projetos?

A utilização de ferramentas podem otimizar o

desenvolvimento das atividades ligadas a modelagem. Fator 1 Fator 4 10. Em quais momentos do ciclo

de vida de desenvolvimento de software os modelos são atualizados?

Com base no fator, que descreve o modelo como o artefato principal no contexto do MDD, é importante saber sobre sua atualização, visto que a atualização dos modelos deve ser feita de acordo com as alterações no projeto, independente da fase do ciclo de vida de desenvolvimento.

Fator 2

11. No caso de serem utilizados, os modelos gerados no desenvolvimento de software se encontrariam em que nível conceitual?

Saber o nível conceitual dos modelos gerados é importante, visto que o fator se trata de modelos de alto nível conceitual, modelos que não utilizam referencias relativas à linguagens de codificação.

Fator 3

12. A organização utiliza ferramentas geradoras de código em seus projetos?

Observando que o fator faz referencia a automatização na geração de código-fonte é interessante saber se a organização utiliza ferramentas com esta finalidade.

Fator 4 Cont.

QUESTÃO JUSTIFICATIVA TOR FA- 13. Qual é o grau de utilização,

em projetos de software, de geradores de código com base em modelos?

Com base no fator é importante conhecer se a organização utiliza ferramentas geradoras de código tendo com referencia modelos.

Fator 4

14. Como pode ser classificada a complexidade das regras de negócio dos softwares desenvolvidos?

É relevante conhecer a complexidade das regras de negócio do cliente da organização, pois pode variar a complexidade dos modelos gerados.

Fator 1

15. Qual é o grau de importância de sistemas independentes de plataforma, ou seja,

portáveis?

De acordo com o tipo do cliente da organização a

portabilidade em sistema pode otimizar processos e reduzir o tempo para gerar um sistema em diversas plataformas.

Fator 5

16. Qual é o grau de importância de sistemas que se integram nativamente com outras plataformas?

Com base no fator de referencia, é relevante saber a importância que tem para o cliente da organização a troca informações de sistemas em diferentes plataformas.

Fator 6

Fonte: O Autor

Uma primeira versão do questionário (Apêndice A) foi então criada. Cada uma de suas perguntas dá como opção repostas em uma escala de zero a cinco. Nesta escala, 0 (zero) re- presenta uma afirmação totalmente negativa (inexistência de alguma característica correspon- dente à pergunta, por exemplo), 5 representa uma afirmação totalmente positiva (total exis- tência de alguma característica correspondente à pergunta, por exemplo) e a alternativa “Não sei responder” representa o não conhecimento ou a insegurança em opinar sobre o assunto tratado. Nesta versão inicial do questionário, o respondente pode criticar, de forma subjetiva, a linguagem utilizada, a clareza e a objetividade dos respectivos questionamentos, com o in- tuito de avaliar cada questão.

O questionário tem suas perguntas agrupadas por semelhança de características, divi- dindo-se em três grupos: (i) equipe de desenvolvimento de software, (ii) organização e (iii) clientes. Caso o respondente tenha alguma dúvida sobre algum termo utilizado, foi criado um glossário dos principais termos técnicos citados.

4.4 PRÉ-TESTE DO QUESTIONÁRIO DE PESQUISA