• Nenhum resultado encontrado

O trabalho foi realizado em oito etapas, descritas a seguir. ETAPA 1:

OBJETIVO: Criar uma lista preliminar de fatores que sugerem o alinhamento da orga- nização ao MDD.

ATIVIDADES: Por meio de pesquisa bibliográfica, foi levantado um conjunto dos fato- res considerados relevantes para o alinhamento da organização ao desenvolvimento

de software orientado por modelos. Criou-se uma lista preliminar com os fatores candidatos a este alinhamento.

PRODUTOS: Lista contendo os fatores, a suas descrições e os autores que a ele se refe- rem.

ETAPA 2:

OBJETIVO: Exercitar o MDD, através da produção de um software utilizando a abor- dagem, para obter, no âmbito prático, um melhor entendimento dos fatores que favo- recem o alinhamento à abordagem.

INSUMOS: Lista de fatores produzida na etapa 1.

ATIVIDADES: Por meio do uso de uma ferramenta adequada ao desenvolvimento por modelos, foram vivenciados os fatores evidenciados no referencial bibliográfico para possíveis inclusões de novos fatores e/ou ajustes nos fatores previamente identifica- dos. Após o exercício do MDD, foram ratificados e incluídos fatores com as evidên- cias encontradas nesta etapa.

PRODUTOS: Lista de fatores produzida na etapa 1 atualizada. ETAPA 3:

OBJETIVO: Propor um instrumento que permita avaliar se uma determinada organiza- ção desenvolvedora de software tem características favoráveis à adoção do MDD. INSUMOS: Lista de fatores da etapa 2.

ATIVIDADES: Foi criada uma lista relacionando sugestões de perguntas aos fatores previamente identificados, com sua respectiva justificativa, buscando evidenciar ca- racterísticas que possam ser encontradas na organização que sugerem o alinhamento ao MDD. A partir dessa lista, criou-se um questionário, onde cada questão foi relaci- onada aos insumos desta etapa, e suas respectivas respostas estão na escala Likert (MARTINS, 2008, p. 41-44). Por ser um questionário preliminar, para cada questio- namento solicitou-se ao respondente um retorno crítico, de forma subjetiva, para ve- rificar sua clareza e objetividade.

PRODUTOS: Uma lista com perguntas, suas justificativas e os fatores relacionados. E uma versão inicial do questionário de avaliação do alinhamento da organização ao MDD.

ETAPA 4:

dados para posterior aprimoramento.

INSUMOS: Versão inicial do questionário de avaliação do alinhamento da organização ao MDD produzido na etapa 3.

ATIVIDADES: Foram selecionadas organizações, que atuem na área de tecnologia e/ou que tenham área específica para TI, que desenvolvam software e que utilizem pro- cessos de desenvolvimento em seus projetos, para a participação na pesquisa. Com o propósito de avaliar o questionário, foram escolhidos profissionais, com envolvimen- to no contexto da ES, de uma das organizações selecionadas nesta etapa para avaliar, a partir do retorno crítico dos respondentes, as questões do questionário observando sua consistência e aplicabilidade. Foram catalogados os comentários e/ou sugestões de ajustes dos respondentes às questões.

PRODUTOS: Empresas selecionadas para participação na pesquisa. Lista com os co- mentários e/ou sugestões de ajustes dos respondentes para cada questionamento. ETAPA 5:

OBJETIVO: Aprimorar o questionário baseando-se na lista de comentários dos respon- dentes do pré-teste da etapa 4.

INSUMOS: Versão inicial do questionário da etapa 3 e a lista com os comentários dos respondentes produzida na etapa 4.

ATIVIDADES: Foram alteradas as questões propostas conforme a análise realizada, ge- rando uma nova versão do questionário. Ainda nesta versão, o retorno crítico de cada questionamento foi alterado para a forma objetiva, assim, possibilitando verificar continuamente a clareza e objetividade da nova versão.

PRODUTOS: Nova versão do questionário de pesquisa. ETAPA 6:

OBJETIVO: Com base no pré-teste, selecionar os perfis dos profissionais da organiza- ção para aplicação efetiva do questionário aprimorado da etapa 5 nas organizações. ATIVIDADES: Foi realizada uma coleta de informações sobre o perfil dos profissionais

de TI de cada organização participante da pesquisa em relação ao tempo de experiên- cia na área de TI e ao número de projetos de desenvolvimento de software em que participou. Foram consolidadas as informações coletadas de cada organização e esta- belecidos os respondentes, mapeando os perfis dos profissionais de TI, por organiza- ção, por meio de amostra representativa, selecionando em proporção todos os perfis que as organizações possuem.

PRODUTOS: Formulário para coleta de informações de perfil. Lista de profissionais se- lecionados, de cada organização, que irão responder o questionário da etapa 5. ETAPA 7:

OBJETIVO: Realizar a aplicação efetiva do questionário produzido na etapa 5. INSUMOS: Questionário da etapa 5 e lista de selecionados da etapa 6.

ATIVIDADES: Foi aplicado o questionário, em sua versão aprimorada, nas organiza- ções selecionadas na etapa 4. Para isso, foram três as organizações envolvidas nesta fase, onde os profissionais, para cada organização, foram selecionados na etapa ante- rior. Foram ainda coletados os dados para apresentação gráfica suas respectivas con- solidações.

PRODUTOS: Apresentação gráfica, por organização, dos dados consolidados. ETAPA 8:

OBJETIVO: Analisar as informações gráficas consolidadas na etapa anterior. INSUMOS: Dados consolidados da etapa 7.

ATIVIDADES: Foram analisados os resultados da pesquisa, identificando-se (conforme premissas do MDD) e apresentando-se os fatores que sugerem o alinhamento de uma organização com a abordagem de desenvolvimento orientada a modelos.

4 REALIZAÇÃO DA PESQUISA

Neste capítulo, será tratada a forma como foi executada cada etapa da pesquisa, a sa- ber: (i) fatores para alinhamento ao MDD, (ii) exercício prático do MDD, (iii) criação do ins- trumento de pesquisa, (iv) pré-teste do questionário de pesquisa, (v) análise do pré-teste e ajustes no questionário, (vi) seleção dos profissionais de TI das organizações, (vii) aplicação do questionário de pesquisa e (viii) análise dos resultados da aplicação do instrumento de pes- quisa.