• Nenhum resultado encontrado

CRIAÇÃO DO PROJETO REGIONAL “GESTORES PARA INCLUSÃO”

No documento andreasilvaadãoreis (páginas 149-153)

4 PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA DE AÇÕES

4.3 CRIAÇÃO DO PROJETO REGIONAL “GESTORES PARA INCLUSÃO”

A dificuldade na implementação da política educacional de Educação Especial, na Perspectiva Inclusiva, adotada pela rede estadual de Minas Gerais, descrita no Guia da Educação Especial (MINAS GERAIS, 2014) e posteriormente revisada pela Resolução SEE nº 4256/2020 (MINAS GERAIS, 2020), ficou evidenciada na pesquisa de campo, a partir dos relatos feitos pela comunidade escolar.

Foram descritas situações que levam a gestão escolar a tomar atitudes que não condizem com o descrito nas normas e orientações. Além disso, foram apresentados entraves relacionados à atuação da SRE no monitoramento da implementação dessas políticas, principalmente quanto à alocação de Professores de Apoio para atendimento às demandas da escola.

Percebe-se que algumas situações estão diretamente ligadas às concepções e crenças que a comunidade escolar apresenta sobre o processo de inclusão escolar e também sobre o papel do Professor de Apoio.

147

O posicionamento da Direção Escolar, diante das situações encontradas no dia- dia da escola, para atendimento aos preceitos legais e garantia dos direitos da pessoa com deficiência, apresenta-se como grande influenciador na forma de atuação dos demais profissionais da instituição.

Dessa forma, é proposto que a SRE coordene um conjunto de ações que visem a formação teórica e prática de Diretores Escolares da rede estadual de ensino de sua circunscrição, de modo que estes passem a direcionar as demais equipes das escolas na reflexão e avaliação de seu projeto pedagógico.

Nessas ações, a equipe SAI e o Serviço de Inspeção Escolar terão papel fundamental na orientação e elaboração de material informativo, que auxiliarão os gestores no trabalho junto aos profissionais das escolas, familiares e comunidade em geral.

Outra atividade necessária no projeto é a escuta desses gestores, pela SRE, através de rodas de conversa e reuniões individuais, visando encontrar alternativas, em conjunto, para as dificuldades encontradas na implementação da política educacional.

Para agilizar processos de solicitação de AEE, em especial o Professor de Apoio, a SRE adotará medidas de maiores esclarecimentos à comunidade escolar em geral, através de boletins informativos nos sites e redes sociais das escolas e SRE, da participação em reuniões nas escolas e pela utilização das tecnologias audiovisuais e de informática para a análise dos pedidos, adotando videoconferências para as reuniões e verificações que não forem possíveis de serem realizadas in loco.

148

Quadro 5 – Criação do Projeto Regional “Gestores para Inclusão”

(continua)

5W2H Ações Propostas

What – O que será feito? Projeto Regional “Gestores para Inclusão”

Why – Por que será feito?

Considerando que a direção escolar manifestou encontrar dificuldades para colocar em prática as ações previstas na política de Educação Especial Inclusiva e também pelos entraves relacionados à atuação da SRE no monitoramento da implementação dessas políticas, principalmente quanto à alocação de Professores de Apoio para atendimento às demandas da escola, percebe-se a necessidade de ações que visem a formação teórica e prática de Diretores Escolares, assim como a realização de um trabalho, pelas equipes da SRE, que propicie a escuta desses profissionais e a ação conjunta para encontrar alternativas que possam sanar as dificuldades encontradas na implementação da política educacional. As concepções da comunidade escolar sobre o processo de inclusão escolar também sofrem grande influência das crenças e práticas adotadas pelas equipes gestoras das escolas. Assim, cabe a essas pessoas, a partir de um processo de revisão de seus próprios saberes sobre o assunto, informar e capacitar os demais sujeitos da escola.

Where – Onde será feito? Na sede da SRE e nas escolas estaduais da região de Pouso Alegre.

When – Quando será feito? De março a dezembro, com encontros presenciais bimestrais e ações à distância durante os outros períodos.

Who – Por quem será feito? Equipe SAI, Serviço de Inspeção Escolar, NTE, Direção da SRE.

How – Como será feito

1 – No mês de fevereiro, a Equipe SAI fará um diagnóstico sobre o funcionamento dos AEE e o atendimento aos estudantes com NEE em todas as escolas da regional, através de um questionário no Google Forms, que contemple situações de: falta de laudos, enturmação, realização de PDI, revisão de PDI, atuação dos professores de AEE, atuação dos ASB, aquisição de material necessário para os estudantes com NEE, dentre outros.

2 – Os dados serão tabulados e apresentados à Direção da SRE e Serviço de Inspeção Escolar, de maneira a identificar as necessidades de cada escola, assim como tomar decisões sobre as ações que precisam ser realizadas em cada uma.

3 – No mês de março, será realizado um encontro gerencial na sede da SRE, coordenado pela equipe SAI, com a participação do Serviço de Inspeção Escolar, destinado aos diretores escolares, denominado “Gestores para Inclusão”, onde serão apresentados os principais dados do diagnóstico e orientações que podem sanar os principais problemas encontrados.

4 – O encontro terá a abertura feita pela Direção da SRE e uma palestra sobre inclusão escolar, proferida por um Professor de Instituição de Ensino Superior, parceira da SRE.

149

Quadro 5 – Criação do Projeto Regional “Gestores para Inclusão”

(conclusão)

5W2H Ações Propostas

How – Como será feito?

6 - Durante o encontro, serão realizadas atividades em grupo, com rodas de conversa entre gestores, coordenadas por Analistas da Equipe SAI e Inspetores Escolares, visando a apresentação de práticas favoráveis à inclusão realizadas pelos diretores. Tais práticas, após a análise da SRE, poderão ser disseminadas para todas as escolas.

7 - A partir desse primeiro encontro, os gestores serão convocados bimestralmente para atividades presenciais na SRE sobre inclusão ou videoconferências destinadas exclusivamente ao estudo do tema.

8 - Durante o ano, os gestores serão acompanhados por uma dupla formada por Analista e Inspetor, que bimestralmente farão visitas in loco para monitoramento e orientação das ações de inclusão ou ser reunirão por videoconferência.

9 – A equipe SAI, Serviço de Inspeção Escolar e NTE farão também material informativo, que será veiculado nas páginas oficiais da SRE e das escolas sobre: “Direito da Pessoa com Deficiência”, “O que é AEE”, “Funções do Professor de Apoio”, “Diferença entre Sala de Recursos e Professor de Apoio”, “Funções do Professor de Apoio e Professor Regente”, “Como Solicitar AEE”, “Como Elaborar o PDI”, “Parceria Família-Escola no Processo de Inclusão Escolar”, “Professor de Apoio Não é Babá”, e outros temas. O tema do material informativo deverá ser trabalhado pelo Diretor Escolar nas reuniões de Módulo II, reuniões administrativas e reuniões de pais e mestres, visando a formação e informação de toda comunidade escolar.

10 – As equipes da SRE poderão também participar dessas reuniões, seja presencialmente ou através de vídeos informativos e/ou instrucionais e videoconferências.

11 – Também fará parte do projeto “Gestores para Inclusão” o atendimento individual pela equipe SAI, dos diretores e especialistas, para análise das solicitações de AEE, podendo ser in loco ou na SRE, e também por videoconferência. A utilização da videoconferência poderá agilizar os pedidos de avaliação pela equipe SAI, podendo, inclusive, adotar a exibição de vídeo com gravação de várias situações que possam elucidar os pontos apresentados na avaliação pedagógica da escola. Tal situação deverá estar amparada por autorização prévia dos pais ou responsáveis pelo estudante, da DESP/SEE e com todas as medidas legais devidamente tomadas.

How Much – Quanto

custa?

Serão necessários

1 - recursos da SRE para diárias e transporte dos participantes de eventos na sede da SRE e também para as visitas in loco das equipes da SRE nas escolas: aproximadamente R$ 6.000,00 (anual)

2 – recursos das escolas para a realização das reuniões com comunidade escolar: aproximadamente 300,00 (por escola) Fonte: Elaborado pela autora.

150

A proposta de implementação do Projeto “Gestores para Inclusão” vem complementar as ações do Fórum Permanente de Educação Especial Inclusiva, descrito no quadro 03. O projeto engloba ações para os diretores das escolas estaduais e também para as equipes da SRE.

Pretende-se que, a partir dessa atuação mais próxima e sistemática dos gestores, para tratar especificamente de inclusão escolar, a SRE também consiga aprimorar seus processos de gestão das políticas públicas, através da escuta daqueles que encabeçam as ações nas escolas.

4.4 REFLEXÕES SOBRE O PAE: AVALIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E

No documento andreasilvaadãoreis (páginas 149-153)