• Nenhum resultado encontrado

2. A EDUCAÇÃO DE ADULTOS E O IFPA

2.3. Cursos Superiores

É preciso esclarecer que a realização de novos cursos e a instituição de novas profissões, assim como a atualização daquelas já existentes, considerando as demandas locais e regionais, não é utopia, no que concerne a existência de uma sociedade com tratamento justo para uma organização social capaz de indicar potencialidades concretas e realizáveis em uma determinada constituição política. Em face disso e pensando na relevância que representa a formação profissional atrelada a capacidade de produção em 1988/1989, a instituição educacional em parceria com o CEFET-MG realizou o Curso Emergencial de Licenciatura Plena de Professores - Esquema I - habilitando 31 professores, do ensino técnico, na área pedagógica para o exercício do Magistério de 2° Grau, pertencentes ao quadro funcional permanente. CEFET-PA (2005).

Em atenção à política socioeconômica governamental, em 1997, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Pará e com a Universidade Estadual do Pará – UEPA foi realizado o Curso de Especialização em Informática Educativa tendo por fim a capacitação de Docentes para atuar no Projeto PROINFO/SEDUC-PA. Coube ao CEFET-PA, neste Convênio, a responsabilidade de cessão de salas de aula, de laboratórios, software, manutenção dos sistemas e da biblioteca. Foram especializados 70 professores objetivando, o atendimento a concepção de conhecimento e manuseio de produtos nesta área.

Ainda, em 1997, através do decreto nº 2.208/97, foi instituída pelo MEC, a verticalização da Educação Profissional, em níveis Básico, Técnico e Tecnológico. Desta forma, através de Decreto datado de 18 de Janeiro de 1999 – MEC, a antiga ETFPA foi elevada a Centro Federal de Educação Tecnológica

do Pará, com a finalidade de atuar no Ensino Médio, e nos vários níveis e modalidades da Educação Profissional, e da Educação Superior; bem como desenvolver a pesquisa tecnológica, em estreita articulação com os setores produtivos e a sociedade, oferecendo mecanismos de educação continuada.

A partir de Março/2000, o CEFET-PA, amparado pelo Decreto Federal nº 2.406 de 27 de Novembro de 1997, assume um novo desafio, implantando Cursos Superiores de Tecnologia no município de Belém. E, visando, também, atender à demanda regional que aponta para um grande contingente de professores leigos, com escolarização em nível fundamental ou médio, sem a devida habilitação ao Magistério, passa a ofertar os Cursos de Licenciatura – Graduação Plena e Curso Normal Superior para Formação de Professores na Educação Infantil e no Ensino Fundamental na Sede, e nos Municípios de Parauapebas, Tucuruí, Santarém e Redenção, dando ênfase às Ciências e suas Tecnologias. Os Cursos implementados atendem às mudanças propostas pela reforma do ensino, tendo em vista a melhoria na formação docente da região como forma de revitalizar o ensino. CEFET-PA (2005).

Os objetivos da proposta pedagógica da instituição de ensino, para os Cursos de Licenciatura, é fortalecer a efetiva profissionalização do professor por meio de um eixo comum, representado pelo desenvolvimento de competências básicas que abrangem a especificidade de seu trabalho. No decorrer dos cursos, são desenvolvidas estratégias de trabalho centralizadas na solução de problemas com o intuito de aproximar o educando do trabalho, da investigação científica e tecnológica, associando os problemas de formas contextualizadas, através de situações reais ou simuladas.

Nesse contexto, após a conclusão do Curso Normal Superior, o professor está habilitado para ministrar aulas no Ensino Fundamental e na Educação Infantil, e no término dos Cursos de Licenciatura, o professor estará apto a ministrar aulas no Ensino Fundamental e Médio. E, mais, a partir de setembro/2000, o CEFET-PA amparado pelo Decreto Federal nº 2.406/1997, põe em execução a oferta de Cursos Superiores de Tecnologia em Belém e nas Unidades do Descentralizadas, ampliando não somente a oferta do ensino técnico, mas também a formação tecnológica com a responsabilidade de

desenvolver além do ensino profissional técnico e tecnológico, a formação de professores, engenharia e outros.

Em continuidade ao processo de crescimento institucional, em Dezembro/2004 implantou o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais - NAPNE, objetivando desenvolver o Programa Nacional de Educação, Tecnologia e Profissionalização para portadores de necessidades especiais- PNE’s (TECNEP). É um programa que dá apoio as pessoas com necessidades especiais matriculados na instituição através de materiais didáticos, orientações e encaminhamento a instituições onde o indivíduo possa se adaptar e contribuir para o crescimento pessoal e profissional, assim como oferece suporte a professores da instituição envolvidos no programa através de palestras e sugestões de ações que possam contribuir para que o aluno e a família melhor se adapte ao sistema de ensino da instituição e as exigências sócias e profissionais.

Assim sendo, pode-se considerar que o Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará está inserido nos objetivos governamentais de desenvolvimento socioeconômico pelo compromisso exercido em promover a educação profissional técnica e tecnológica em atendimento as proposições do Estado, num processo de integração permanente com o Sistema de Produção e com a Sociedade. Essa inserção está associada à consolidação da identidade e do desenvolvimento regional, assumindo, portanto, um papel de Referência Educacional, Científica e técnica e Tecnológica no Estado e na Região; um compromisso externado em seu plano de desenvolvimento institucional e exposto em placa alegórica alusiva a função e ao compromisso instituído; em especial com a comunidade paraense, mas, também, com a população de modo geral.

Vale revelar que o CEFET-PA, em sua atuação integradora, coloca em prática sistemas de convênios educacionais visando o atendimento não somente regional, mas também, nacional, num plano de trabalho que coloca o Estado do Pará num permanente processo de formação profissional em busca da melhoria de qualidade de vida das classes menos favorecidas, mas, também, daqueles que por opção ou por imediatismo optam por adentrar no

mundo do trabalho como um processo alternativo de contribuição ao seu crescimento individual, profissional e social.

Figura 5. Fotografia da Placa alusiva a missão do CEFET-PA em exposição no prédio onde funciona o IFPA campus Belém. Uma demonstração do desenvolvimento da Educação Profissional técnica e Tecnológica no Pará, não mais representando uma educação reparadora e sim qualificadora. Fotografado por José Raimundo Carvalho.