• Nenhum resultado encontrado

3. O TIGRE DE B ENGALA

4.4. P ROJECTO DE E NRIQUECIMENTO A MBIENTAL EM TIGRES DE B ENGALA

4.4.6. D ESCRIÇÃO DOS ENRIQUECIMENTOS REALIZADOS

E1 (4 de Maio) – Colocação de palha e excrementos de um chital (Axis axis) na instalação exterior (figura 137). Tanto a palha como os excrementos foram recolhidos no próprio dia de uma instalação onde o chital se encontrava temporariamente.

E2 (16 de Maio) – Incorporação de um túnel feito com seis pneus de tractor e de um poste com cerca de 2,5m de altura, com corda enrolada (figura 138), no recinto exterior, para proporcionar locais de abrigo e conforto e locais para escalada, respectivamente. No dia em que estes elementos foram colocados os tigres permaneceram nas recolhas interiores o dia todo. Foi aproveitado o ambiente de reformulação da instalação para se cortar a vegetação e realizar uma limpeza profunda do lago dos tigres.

Figura 137 - Tigres a farejar a palha e excrementos.

Figura 138 - Introdução de um túnel e de um pilar com corda enrolada. Fonte: Marcos Sousa. (a) Perspectiva onde se pode ver a integração do túnel e do poste no habitat. (b) Uma das etapas de

construção do projecto. (c) Aspecto final. Com o tempo, o terreno ficou coberto com vegetação. 138a

138b

E3 (11 de Julho) – Para este enriquecimento foram colocados, pendurados, três blocos de gelo (5L) com sangue e carne, em diferentes pontos do recinto exterior, para combater o calor e incentivar a procura de alimento (figura 139).

E4 (13 de Julho) – Este enriquecimento pretendia ser um estimulante sensorial, e para o efeito foram distribuídos excrementos de zebra (Equus quagga) em vários pontos da instalação exterior. Uns foram colocados num saco e pendurados, outros foram enterrados e alguns foram dispersos pelo piso (figura 140).

E5 (23 de Julho) – Colocação de três melancias (figura 141), em pontos distintos, no recinto exterior.

Figura 139 – Preparação e resultado do enriquecimento.

(a) Bloco de gelo (5L) (b) Colocação de um bloco de gelo no cabo de aço presente na instalação. (c) Posicionamento de outro bloco no interior do túnel. (d) Tigre a interagir com um dos gelados.

Figura 140 - Preparação do enriquecimento. Fontes: Marcos Sousa.

(a) Colocação do saco com excrementos pendurados. (b) Enterrar parte dos excrementos na areia. (c) Tigre a cheirar o saco que continha excrementos.

Figura 141 - Interacção dos animais com as melancias.

139a 139b 139c 139d

140a

140b

E6 (29 de Julho) – Introdução de duas caixas de papelão, com cerca de 50cm de altura, no parque exterior. As caixas continham lã de ovelha anã (figura 142), que havia sido recolhida uns dias antes. Uma das caixas foi colocada no solo perto das plataformas e outra foi colocada no topo do poste com 2,5m de altura.

E7 (3 de Agosto) – Colocação de uma boia redonda amarela (figura 143), com cerca de 40cm de diâmetro, perto do túnel da instalação exterior.

E8 (4 de Agosto) – Inclusão de uma placa de cortiça com cerca de um metro de comprimento e com formato de canoa, com pequenos nacos de carne de vaca, a flutuar no lago da instalação exterior (figura 144).

E9 (5 de Agosto) – No lago dos tigres foram colocados a flutuar novamente a mesma boia redonda (figura 145) e a placa de cortiça. Porém neste caso os nacos de carne foram presos à mesma, através de corda para aumentar a dificuldade de obtenção de alimento.

Figura 142 - Caixa de papelão com lã de ovelha anã.

Figura 143 - Tigre a interagir com a boia.

Figura 144 - Interacção dos tigres com a placa de cortiça.

E10 (7 de Agosto) – Para este enriquecimento, foi posicionado um pneu, com cerca de 65cm de diâmetro, com pedaços de carne escondidos no seu interior (figura 146).

E11 (8 de Agosto) – Posicionamento de três melancias de grandes dimensões em diferentes pontos do recinto exterior (figura 147).

E12 (9 de Agosto) – Neste enriquecimento, foi colocada uma caixa de papelão contendo palha e duas carcaças de pato escondida no seu interior (figura 148).

E13 (11 de Agosto) – Este enriquecimento, foi diferente de todos os outros. Depois de alguns dias de preparação foram colocadas nas recolhas interiores, duas paletes melhoradas

Figura 146 – Resultados do enriquecimento com o pneu. (a) Tigre a recolher a carne do interior do pneu. (b) Animal a alimentar-se da carne recolhida.

Figura 147 - Resultados do enriquecimento ambiental. (a) Interacção do animal com o enriquecimento. (b) Demonstração de comportamentos de brincadeira com as melancias. (c) Melancias destruídas.

Figura 148 - Interacção dos animais com a caixa de papelão.

146a 146b

147a

147b

(figura 149), uma em cada instalação, com uma altura de cerca de 55cm e com mangueira de bombeiro para um maior conforto e durabilidade.

E14 (21 de Agosto) – Integração de um pneu, borrifado com sangue e com uma carcaça de pato suspensa. O pneu foi pendurado numa árvore através de umas cordas (figura 150).

E15 (23 de Agosto) – Foram posicionadas, em pontos distintos da instalação exterior, três caixas de papelão com cerca de 15cm de altura. As mesmas foram perfumadas, com dois perfumes diferentes e uma das caixas de papelão ocultava uma carcaça de pato (figura 151).

Figura 149 – Preparação do enriquecimento. (a) Etapas da construção do enriquecimento. Fonte: Rita Montês. (b) Resultado final da palete melhorada. (c) Palete antiga que já se encontrava na recolha.

Figura 150 - Enriquecimento com o pneu e a carcaça. (a) Enriquecimento proposto. (b) Tigre a cheirar o enriquecimento. (c) Tigre a observar o item de enriquecimento.

Figura 151 – Resultados do enriquecimento com as caixas perfumadas. (a) Interacção dos animais com o enriquecimento. (b) Descoberta da carcaça oculta pela caixa.

149a 149b 149c

150a 150b 150c

E16 (24 de Agosto) – Para este enriquecimento foi pendurado parte de uma carcaça de vaca com cerca de 9Kg, num cabo de aço que se encontra afixado entre duas árvores (figura 152). Este cabo já se encontrava na instalação previamente e possui uma roldana que permite o movimento do objecto suspenso.

E17 (25 de Agosto) – Para este enriquecimento foram recolhidas cerca de 25 plumas de avestruz que se encontravam espalhadas pelo Safari. Estas foram perfumadas, com dois aromas diferentes, e dispersas por diversos pontos do recinto exterior (figura 153). Os locais onde habitualmente marcam território foram também perfumados com os mesmos odores.

E18 (26 de Agosto) – Inserção de três bolas leves de diferentes tamanhos, no parque exterior. Duas das bolas regulares com cerca de 20cm de diâmetro, enquanto a outra, era uma bola de ginásio com 75cm de diâmetro (figura 154).

Figura 152 - Carcaça pendurada no cabo de aço.

Figura 153 – Enriquecimento com as plumas perfumadas. (a) Posicionamento das plumas no habitat. (b) Interacção dos tigres com as mesmas. (c) Tigre a morder uma das plumas.

Figura 154 – Enriquecimento com as bolas. (a) Colocação das bolas no habitat (b) Interacção dos tigres com o enriquecimento.

153a

153b

153c

E19 (29 de Agosto) – Para este enriquecimento foram recolhidos três crânios de diferentes animais que foram polvilhados com mel, canela em pó e noz-moscada. Os crânios foram colocados em diversos locais do recinto exterior (figura 155).

E20 (30 de Agosto) – Para a realização deste enriquecimento preparou-se “tintas comestíveis” com iogurte natural e gelatina de diferentes sabores: mirtilo, pêssego e morango. No recinto exterior foi colocada uma toalha branca, com cerca de 1,20m de comprimento, com as respectivas tintas por cima (figura 156).

E21 (31 de Agosto) – Para este enriquecimento foram necessárias duas caixas de papelão com 1,5m de altura, que foram encaixadas uma na outra. No seu interior continha um saco de sarapilheira com nacos de carne e o seu exterior foi regado com sangue (figura 157). Os locais onde habitualmente marcam território foram borrifados com perfume.

Figura 155 - Resultados do enriquecimento com as especiarias.

Figura 156 – Enriquecimento com as “tintas comestíveis”. (a) Tintas comestíveis. (b) Preparação do enriquecimento. Fonte: Marcos Sousa (c) Interacção dos tigres com o item.

Figura 157 - Resultados do enriquecimento. (a) Tigres a interagir com o perfume colocado no poste. (b) Tigre a farejar a caixa.

156a 156b 156c

E22 (1 de Setembro) – Colocação de uma caixa de papelão com 1,5m de altura verticalmente que continha alguns pedaços de carne de porco (figura 158).

Figura 158 – Resultados do enriquecimento. (a) Interacção dos tigres com a caixa de papelão. (b) Tigre a entrar para dentro da caixa para recolher a carne.

Documentos relacionados