• Nenhum resultado encontrado

Da diversão eletrônica no Habbo Hotel à indumentária simbólica Anonymous

3 PROCESSOS DE FORMAÇÃO DO MOVIMENTO DE PROTESTOS

3.2 Da diversão eletrônica no Habbo Hotel à indumentária simbólica Anonymous

Percebemos os textos imagéticos produzidos e veículados por Anonymous como atos argumentativos, ao tempo em que buscam orientar seu discurso, têm por objetivo obter reações, mesmo que estas não lhes sejam favoráveis. Sobre discurso argumentativo, afirma Ducrot: “Não falamos sobre o mundo, falamos para construir um mundo e a partir dele tentar convencer nosso interlocutor da nossa verdade, verdade criada pela e nas nossas interlocuções”.89

Nesta perspectiva, os textos de Anonymous, imagéticos ou não, se revestem de ação intencional e, por conseguinte ideológica, ainda que as células brasileiras da Anonymous neguem seu caráter ideológico. O texto escrito na imagem abaixo vai ao encontro à interpretação de Ducrot:

Figura 21 - Slogan Anonymous: We Are Anonymous

Esta pessoa apoia Anonymous. NÓS SOMOS ANONYMOUS. Nós somos legião. Nós não perdoamos. Nós não esquecemos. Nós não existimos como indivíduos. Nós não temos nomes. Nós não temos rostos. Nós não podemos ser interrompidos. Esperamos resultados. Esperem por nós. (Tradução nossa)90.

89 DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987, p. 124. 90

DEVIANT ART. 2010. Disponível em: <http://piro-man.deviantart.com/art/Anonymous-70013301>. Acesso em: 13 nov. 2013.

A simbologia Anonymous não se constituiu apenas de palavras transformadas em slogans. Há também um conjunto de imagens, construídas nas ações dos ativistas que se transformaram em símbolos do ativismo Anonymous. A representação de uma pessoa sem cabeça, com smoking preto, gravata e a máscara de Guy Fawkes são elementos do processo de constituição do Coletivo Anonymous em sua exteriorização do 4chan.

Não há uma construção linear e individual da simbologia Anonymous. Essa foi sendo construída e se estabelecendo nas ações cotidianas dos ativistas Anonymous. Uma parte desta construção teve como um dos elementos constitutivos a experiência nos jogos online em comunidades virtuais, fora do 4chan, que, depois, se somaram a outras ações e se transformaram, tomando sentido, criando significados, através das artes, nas Histórias em Quadrinhos e no Cinema. Este é o caso de V de Vingança, que narra a história de um personagem real, Guy Fawkes, de quem os ativistas Anonymous adotaram a máscara como símbolo, a qual hoje diz mais de Anonymous do que do próprio personagem que lhe deu sentido. Neste processo de construção simbólica, outros elementos antecederam a máscara, como o smoking preto, que passaremos a tratar a seguir.

A utilização do smoking preto começa com o jogo do Habbo Hotel, um jogo online de uma comunidade virtual de um site finlandês, que, como o próprio nome indica, tem uma estrutura de hotel. O jogo consistia na utilização das várias dependências do hotel (quartos, garagem, áreas de lazer (piscinas) etc.,) pelos usuários, que, ao acessarem, escolhiam o personagem, funcionário do hotel ou cliente, e se caracterizavam escolhendo o seu visual: nomes, avatares, roupas, quartos, cabelos, conforme imagem a seguir.

Figura 22 - Roupas e acessórios disponíveis para entrar no jogo Haboo Hotel.

O jogo do Haboo Hotel terá uma importância fundamental na construção simbólica de Anonymous, tanto em suas ações online quanto offline. Entre os vários trotes e diversões dos usuários do canal /b/, o ataque à comunidade virtual do jogo online Habbo Hotel como sendo a primeira ação de protesto online e offline, organizada pelos usuários do canal /b/, que influenciará a mudança de conteúdo que comporá o Movimento Anonymous.

O ataque seria uma forma de protesto contra os rumores de que determinados moderadores da comunidade virtual do Haboo Hotel agiam de forma preconceituosa com relação aos negros. Disseminou-se, entre os usuários do canal /b/, que qualquer pessoa que tentasse acessar o site do Habbo Hotel utilizando avatar com traços de negros eram impedidas de entrar. Em protesto, os usuários do canal /b/ organizaram uma ação online que contou com a adesão de mais de 9.000 membros.91

Os usuários entraram no vestuário tradicional do Habbo Hotel, caracterizando-se como: homem negro de cabeleira afro, terno e gravata, calças vincadas e sapatos pretos. Como apresentado na imagem a seguir:

Figura 23 - Indumentária utilizada para a invasão no Haboo Hotel.

FONTE: ENCYCLOPEDIA DRAMATICA(2006)

Na perspectiva de influenciar o comportamento de uma quantidade cada vez maior de usuários do canal /b/, e mesmo de outros canais do 4chan, as “lideranças” do protesto, sob a argumentação de combate ao racismo, construíram e divulgaram uma cartilha imagética (reproduzida na imagem seguinte) mostrando passo a passo aos que aderissem ao protesto online como deveriam agir para invadir o jogo do Haboo Hotel.

Este tipo de estratégia utilizada pelos usuários do canal /b/ continua comum ao ativismo Anonymous: a orientação com objetivo de reproduzir suas ideias pode ser

91

ENCYCLOPEDIA DRAMATICA. 2006. The first raid. Disponível em:

caracterizada como um símbolo linguístico, que, como tal, se revela na ação, no e sobre o mundo, eivada de intencionalidade e ideologia, pois que, na compreensão de Ducrot, “Não falamos para trocar informações sobre o mundo, mas para convencer o outro a entrar no nosso jogo discursivo, para convencê-lo de nossa verdade”.92

Figura 24 - Orientações das estratégias do ataque ao Haboo Hotel.

FONTE: TARINGA (2009)

O protesto contra o Haboo Hotel ficou conhecido como Pool’s Closed (Piscina Fechada), que consistia na manipulação dos espaços do jogo, bloqueando o acesso às piscinas do hotel. Tal ação foi representada em uma perspectiva discursiva na imagem a seguir:

92 DUCROT, 1987, op. cit., p. 124.

Figura 25 - Cartaz de aviso do fechamento da piscina do Haboo Hotel.

FONTE: COOK (2013)

Aquilo que a priori fora um mero jogo virtual como milhares de outros, tornara-se agora em ação política deliberada. A imagem de uma pessoa negra vestindo paletó e gravata, tal qual vestiam os garçons do Haboo Hotel (representado pela imagem acima), era agora uma causa. O rosto levemente inclinado à esquerda do corpo, a boca entre aberta em um sorriso denotam certa descontração, sem implicar descuido, pois o olhar sereno e altivo demonstra sua autoconfiança. O terno, a gravata e o relógio no pulso como símbolos de status, contrastam com a posição que os negros ocupavam na condição de garçons no jogo do Haboo Hotel. A cabeleira blackpower, por sua vez, não mais representava o estereótipo do negro, senão um encontro com sua identidade e a ação de Anonymous, uma ferramenta da afirmação de seus direitos civis.

A imagem do negro na piscina transformou-se num meme da internet e ganhou adeptos nas ruas com pessoas vestindo-se semelhantemente ao “boneco” do Haboo Hotel, que agora representava uma manifestação contra a discriminação racial.

Figura 26 - Manifestação offline com a indumentária do Haboo Hotel 1

A ação teria sido apenas mais uma entre tantas outras já realizadas pelos usuários do canal se esta não tivesse “ultrapassada” o ambiente virtual. Na Finlândia, local de origem do Haboo Hotel, vários jovens que aderiram à ideia do ataque virtual encenaram algumas manifestações públicas de apoio à Operação. Estes, utilizando perucas com cabeleira negra, paletó e gravata de executivo, saíram às ruas. Os trajes eram semelhantes aos que estavam disponíveis no jogo do Haboo Hotel.

Figura 27 - Manifestação offline com a indumentária do Haboo Hotel 2.

FONTE: KNOW YOUR MEME (2007b)

O negro, pela representação da imagem acima, já não é o garçom, mas o executivo. Busca-se, nesta representação offline, o mesmo efeito da representação online. Em fila dupla, sem distinção de sexo, já que a mulher encabeça uma fila e o homem a outra, mante-se de cabeça erguida, sorriso nos lábios e o olhar firme e sereno, enquanto que o cabelo atesta sua negritude.

As manifestações se sucederam e se intensificaram em duas frentes de ação: online e offline. Online, foram realizados diversos ataques à referida comunidade. Na medida em que se divulgava a forma de ação, mais pessoas aderiam à causa e programavam novos ataques. Na imagem abaixo, demonstração de como os espaços do Haboo Hotel deveriam ser ocupados pelos manifestantes no dia 12 de julho de 2006, data que comemorava o aniversário do Movimento Niagara, que lutava contra a segregação racial e a privação de direitos.

Figura 28 - Ilustração da ocupação dos espaços do Haboo Hotel.93

FONTE: KNOW YOUR MEME (2007a)

Algumas ações offline buscavam reproduzir pari passu as ações online, como nas imagens a seguir:

93

KNOW YOUR MEME. Pool's closed - image #123,583. 2007a. Disponível em: <http://knowyourmeme.com/photos/123583-pools-closed>. Acesso em: 3 mar. 2015.

Figura 29 - Plano de elaboração de suástica na piscina do Haboo Hotel.94

FONTE: VIGNETTE2 WIKIA (2008)

Figura 30 - Representação offline da suástica organizada no ataque ao Haboo Hotel.95

FONTE: VIGNETTE2 WIKIA (2008)

Este grupo de jovens (imagem acima), semelhante ao ataque no hotel, se posicionou formando o desenho da suástica, conforme ocorreu no ataque virtual ao Haboo Hotel. A representação da suástica tanto na manifestação online na piscina do Haboo hotel quanto na manifestação offline não foi bem compreendida por muitos que têm como referência a suástica nazista. No entanto, de acordo com Jean Chevalier:

94 VIGNETTE2 WIKIA. 2008. Disponível em: <http://vignette2.wikia.nocookie.net/habbo/images/5/55/Habbo-

raids-1ulo7l0.png/revision/latest?cb=20131109145219&path-prefix=en>. Acesso em: 2 mar. 2015.

La svástica es uno de los símbolos más extendidos y más antiguos que existen. La hallamos em efecto desde El Asia oriental a América central, pasando por Mongolia, la India y la Europa del norte. Fue familiar a los celtas, a los etruscos y a la Grecia antigua; el ornamento llamado greca deriva de ella. Algunos han pretendido que se remonta a los atlantes, locual es una manera de indicar sugran antigüedad, em relación, quizás, consignificaciones tradicionales primordiales. Símbolo de los más ricos que innumerables civilizaciones han adoptado como emblema principal.96

Como indicado, a suástica, antes de ser “apropriada” pelos nazistas, fora e continua sendo símbolo religioso de diversos povos em todas as partes do globo desde a antiguidade, e que continua “vivo” em cerimoniais tradicionais de hinduístas e budistas até o presente. Ainda que não se saiba como culturas sem contatos umas com as outras tenham desenvolvido tal símbolo, como os Maias e os Astecas na América Central e do Norte e o povo chinês, no continente asiático, embora com significados diferentes entre as culturas, quase sempre está associada à sorte, ao sucesso e ao poder.

A suástica é representada sobre duas formas: em uma destas, os quatro braços que a compõe apontam no sentido horário, a outra em sentido inverso, representando a evolução e a involução. Cada um dos braços ocupa um ângulo de 45 graus dos 360 que compõe o ciclo em perfeita sintonia nas quatro direções: norte, sul, leste e oeste.

A suástica nazista, no entanto, apresenta uma pequena alteração no sentido dos braços da mesma, uma vez que a extremidade do braço sul do símbolo nazista volta-se para baixo, fazendo com que a outra extremidade do braço norte aponte para o alto. Conforme imagem abaixo:

Figura 31 - Representação da suástica nazista.

FONTE: EUROPE1.FRANÇA(2013)

Contudo, para o presente trabalho, não nos interessa compreender o significado do símbolo da suástica para as culturas antigas e/ou atuais, mas compreender o uso que dela fizeram os ativistas Anonymous quando de sua utilização em protestos de apoio à causa negra e contra o racismo por meios online e offline, o que, em princípio, parece uma contradição, visto que é no nazismo que a suástica tem sua forma mais conhecida e divulgada, e é diretamente associada a uma suposta supremacia branca e ao racismo.

No entanto, o detalhe da inclinação dos polos no sentido norte e sul da suástica nazista pode explicar o uso da suástica pelos Anonymous nos protestos do Haboo Hotel, no ambiente online tanto quanto em ambientes offline, representados nas figuras 8 e 9. Naquelas imagens das ações de Anonymous, mesmo que percebamos a suástica formada em sentido horário seus polos se mantêm retos, sem a inclinação que caracteriza a suástica nazista. Por isto, entendemos que o uso da suástica na referida ação de Anonymous não foi por referência ao nazismo, nem mesmo como forma dos ativistas ofenderem seus adversários, mas por referência ao significado da suástica em outras culturas, como força e poder. Neste caso, poder da causa negra e de combate ao racismo por um lado e, por outro, a força de uma articulação que se iniciava e que resultaria na constituição de Anonymous. Não por acaso, a imagem do negro no cartaz da piscina fechada (pool’s closed) será por algum tempo o símbolo de identificação de Anonymous.

A imagem do homem negro (a qual descrevemos anteriormente) se constitui em um símbolo, já não mais de meros usuários anônimos da web, senão de uma comunidade virtual, agora denominada Anonymous. Contudo o “pool’sclosed” representa uma causa específica, e Anonymous reivindica para si todas as causas; e a imagem, como símbolo e identidade de Anonymous já não mais representa seu discurso, de modo que, em busca da imagem que se quer enquanto símbolo de Anonymous, o “pool’sclosed” sofre alterações, como se vê nas imagens a seguir.

Figura 32 – Processo de transformação 1 do símbolo Anonymous.

Figura 33 - Processo de transformação 2 do símbolo Anonymous

FONTE: KNOW YOUR MEME (2007c); WALLPAPERZZZ (2007)

Estas imagens retiradas de diversos ativistas mostram um processo coletivo de elaboração do que se almeja enquanto símbolo de discurso e ação de Anonymous.

A Imagem 1 do negro black power, representante da causa negra, perde significado dada a busca de uma imagem representativa da causa ampla que se propõe Anonymous, de modo que tal imagem perde virtualmente a cabeça, mantendo-se, no entanto, a indumentária, conforme a Imagem 2. Esta, em si, nada traduz. Contudo, o vazio da cabeça é o espaço onde caberão todas as causas, é ela mesma sua causa e identidade anônima, tal como na representação da Imagem 2 e 4.

O smoking preto (Figura 4) com cabeça degolada se transformou rapidamente em meme da internet, embora isto só fosse conhecido através do mundo virtual. Contudo, o que se curte e é compartilhado nas redes sociais nem sempre alcança um espaço de exterioridade e a imagem 4, embora garantisse à Comunidade de Anonymous seu reconhecimento no universo online, o mesmo não ocorria no universo offline, onde Anonymous busca afirmar-se em suas ações, ou operações, como as denomina.

A busca de Anonymous por uma imagem que garanta projeção pública de sua identidade, seus valores e conceitos, que, a partir de uma realidade existente, manifeste-se enquanto percepção do imaginário dos navegantes do universo virtual e que possa ser usado por estes no mundo concreto do universo offline, encontrará resposta na máscara de Guy Fawkes (imagem a seguir), um soldado inglês envolvido na chamada Conspiração da Pólvora,

ocorrida em 1605 na Inglaterra e que se transformou em personagem de História em Quadrinhos e de cinema.

Figura 34 - Máscara V de Vingança.

FONTE: FTCSHOP (2012)

A máscara de Guy Fawkes vai se tornar símbolo de Anonymous nem tanto pela história pessoal do ex-soldado inglês, senão pela interpretação anarquista que dela faz o escritor Allan Moore,97 que, de 1982 a 1989, publica no formato seriado uma História em Quadrinhos sobre o herói de uns e anti-herói de outros, com a denominação de V for Vedetta, traduzido para V de Vingança no Brasil. Em 2005, V for Vedetta chega aos cinemas em filme homônimo. No enredo, a luta do personagem de Guy Fawkes contra as injustiças praticadas pela força do Estado e, consequentemente, sua derrocada.

Guy Fawkes fez parte de um grupo de católicos ingleses que, em 1605, tramaram o assassinato do Rei Jaime I da Inglaterra, tendo por causa a intolerância religiosa do soberano protestante contra os católicos, no que entrou para a história como a Conspiração da Pólvora.

O plano consistia na explosão do Parlamento inglês em 5 de novembro de 1605, data da abertura dos trabalhos legislativos da Câmara dos Lordes, da qual o rei participaria. Na ação, caberia a Guy Fawkes acender os explosivos, dado seu conhecimento com este tipo de artefato. No entanto, a conspiração é denunciada e Anonymous é encontrado com o material que deveria explodir; é preso e, sob tortura, mas não sem resistência, indica os nomes de outros conspiradores, que, com ele, são condenados à morte.

97 MOMENTO ASNEIRA. Canal no Youtube. Documentário the mindscape of Alan Moore. 4 nov. 2013.

[Arquivo de vídeo]. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4Uh2jaFPM-E>. Acesso em: 18 maio 2014.

Desta forma, Guy Fawkes entra para a história inglesa como um terrorista. O anti- herói é lembrado anualmente no dia 5 de novembro, no que é conhecido por lá como o Dia da Fogueira, data em que cidadãos da Inglaterra se reúnem para queimar bonecos representando Guy Fawkes, em um ritual similar ao que conhecemos aqui como a malhação de Judas após a Quaresma.

É com a ficção criada por Moore em torno de Guy Fawkes que este ganha significado para a Comunidade e, posteriormente, Rede de Protestos Anonymous. A causa de Fawkes é pequena para Anonymous: a luta contra a opressão de uma religião sobre outra, no caso do protestantismo contra os católicos. Ora, historicamente o poder opressor e de perseguição do catolicismo contra outras religiões, o qual perdurou durante séculos, jamais fora superado. Desta forma, a luta de Guy Fawkes e dos partidários de seu grupo, de substituição de uma forma de opressão por outra, não representa a ideia Anonymous, não fazendo sentido, portanto, que uma máscara de Guy Fawkes torne-se símbolo da identidade da Rede de Protesto e das causas de Anonymous.

Desta forma, é Moore, com sua interpretação anarquista de Guy Fawkes, quem o aproxima de Anonymous. Este ressignificado é apropriado por Anonymous como o “cavalheiro” que luta contra toda e qualquer forma de opressão, do discurso odioso de uma Igreja, a Grande Mídia que distorce os fatos, de governos e políticos corruptos, a empresas capitalistas que confiscam os bens de um cidadão que torne público suas falcatruas. Assim é este Guy Fawkes que Anonymous incorpora à sua identidade através da máscara.

Desta forma, a Imagem 4, um corpo sem cabeça trajando paletó e gravata que já se tornará identificação de Anonymous, ganha o elemento que lhe falta e lhe tem impedido de ser identificado fora do universo online, a máscara de Guy Fawkes, de modo que o paletó e a gravata são apenas acessórios; a máscara é o símbolo mais conhecido de Anonymous, como se pode perceber nas imagens abaixo:

Figura 35 – Indumentária de representação da ideia Anonymous.

Os jovens da figura 35 se tirassem a máscara seria apenas um grupo de jovens, vestindo paletó e gravata, possivelmente indo ao trabalho. Já os dois jovens na imagem a seguir, sem máscara, seriam apenas mais dois jovens em uma manifestação política de rua. Portanto, é a máscara de Guy Fawkes que os identificam como ativistas Anonymous.

Figura 36 - Indumentária de representação da ideia Anonymous: máscara Guy Fawkes.

FONTE: ANONBRNEWS (2013)

É assim que a máscara de Guy Fawkes se torna símbolo e identidade da Rede de Protestos Anonymous tanto no espaço virtual online quanto no cotidiano concreto do espaço offline. Outro fator que contribuiu para a superação da visibilidade restrita de Anonymous ao universo online foi sua aparição em uma matéria jornalística apresentada pelo canal de televisão Fox News e os protestos contra a igreja da Cientologia, sobre o que trataremos no próximo tópico.