• Nenhum resultado encontrado

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

5.3 RESULTADOS OBTIDOS

5.3.3 Dados Pedagógicos

Nos dados pedagógicos buscou-se enfatizar os aspectos de interatividade, interdisciplinaridade e verificação do funcionamento da comunidade virtual como prática educativa e de formação profissional dos alunos.

5.3.3.1 Resultados dos aspectos pedagógicos, reservado aos alunos Neste tópico foi verificado como se desenvolveu o processo de relacionamento dos usuários focado no trabalho dos alunos, como se deu a colaboração com o aluno administrador e os procedimentos administrativos da EJV.

Na resolução dos problemas apresentados e se os projetos ou trabalhos desenvolvidos contribuíram para os propósitos da comunidade virtual estabelecida com a implantação da mesma no ambiente acadêmico com a análise dos seguintes itens de interatividade:

• Com os colegas; • Com os professores; • Com o aluno administrador; • Com os empreendedores;

• Com os conteúdos do curso nos trabalhos realizados; • Com colegas de outra faculdade.

Com a aplicação do questionário envolvendo os itens acima, constatou-se que houve uma participação muito boa dos alunos nos trabalhos disponíveis (figura13), cujas respostas permanecem entre ‘muito bom’ e ‘bom’ para os itens relacionados às interatividades com os colegas, os professores e aluno administrador.

Figura 13 – Composição dos gráficos com as respostas dos alunos da parte III do questionário.

A interação dos conteúdos, desenvolvidos no curso com os trabalhos na EJV, demonstra que os alunos integralizaram disciplinas e cursos. O comentário de um aluno relata “quando solucionamos o

problema rumo ao plano de negócios tivemos que buscar material de apoio de duas disciplinas do curso que foram planejamento estratégico e empreendedorismo” e “Muito bom o fato de compartilharmos do mesmo tema e ter varias opiniões sobre o mesmo assunto”. Estas

afirmações confirmam os propósitos de interdisciplinaridade e de aprendizagem colaborativa com a formação da comunidade virtual que a EJV proporciona.

Quanto ao relacionamento entre alunos de diferentes faculdades, 38% dos alunos responderam ‘regular’ e 16% ‘ruim’ o que demonstra certa fragilidade do processo, salientando que houve momentos, observados no fórum de discussão, de aparecimento de

comentários ou de recomendação para o prosseguimento dos trabalhos e que, durante o período de recesso escolar, alguns alunos das duas faculdades conversaram usando a EJV para o trabalho que estavam desenvolvendo.

Quanto ao relacionamento dos alunos com os empreendedores, 36% dos alunos consideraram ‘regular’; é um índice baixo, situação para ser discutida para melhoria do processo. Neste caso a interferência do aluno administrador é fundamental no desenvolvimento do trabalho proposto. Observou-se também como indicador na interatividade dos alunos com o aluno administrador com 72% considerando ‘bom’ e ‘muito bom’ que se deu em função da participação ativa do mesmo.

Segundo os resultados obtidos dos alunos, pode-se considerar que a EJV contribui para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, em função das práticas vividas para construir o conhecimento. Os indicadores levantados acrescentam às instituições de ensino envolvidas a possibilidade de relacionamento com formas inéditas de contato com empresários que abre a possibilidade de empregabilidade dos alunos e a implantação de novos convênios para as faculdades, citando o que dois alunos destacaram, “uma oportunidade que a faculdade está dando

para agregar o útil ao agradável, isto é, colocar a gente em contato com as empresas e com pessoas que estão no mercado de trabalho mesmo que seja pelo computador”, e “uma condição que todas as faculdades deveriam fazer é tentar pôr a gente em contato com a empresa”.

5.3.3.2 Resultados dos aspectos pedagógicos, reservado aos professores As relações observadas nos resultados dos dados levantados com os professores foram positivas de acordo com as respostas, pois a maioria confirma como ‘muito bom’ e ‘bom’ (figura14) para todos os itens. É destaque na contribuição que a EJV oferece para a formação profissional do aluno, pois 80% dos professores consideram-na ‘muito bom’, seguido pela interação dos trabalhos propostos com o conteúdo oferecido nos cursos validando o item como “muito bom” (70%).

Figura 14 – Resultados das questões da parte IV destinado a professores.

Na pesquisa, foram observados pontos que devem ser mais trabalhados no processo, como os fatores de integração com colegas de outras faculdades e com os empreendedores; pois a necessidade de participação ativa do aluno administrador é que organiza os contatos com os empreendedores, trata-se de um elemento estratégico para o funcionamento da EJV. Em uma das faculdades houve maior participação deste aluno, com intervenções para o andamento dos trabalhos, incentivando os alunos ao diálogo e solução do problema.

Um dos alunos administradores acrescentou no questionário “os

professores não têm tempo e não acessam a EJ com a freqüência necessária para atender os anseios e necessidades dos alunos”, o que

esclarece as dificuldades de muitos alunos na interatividade com os professores, apresentando um índice abaixo das expectativas.

5.3.3.3 Resultados dos aspectos pedagógicos, reservado aos empreendedores

Os resultados obtidos da pesquisa com os empreendedores (figura15), 75% consideram a contribuição da EJV ‘muito bom’ para as soluções dos problemas e ou projetos propostos, e 25% ‘bom’,

comprovando assim o atendimento das expectativas de aproximação dos alunos com a realidade empresarial e do propósito de fomentar o relacionamento através da EJV. A aproximação de empreendedores com o mundo acadêmico ocorre de forma suficiente quando os empreendedores destacam o relacionamento com o aluno administrador (62,5% ‘muito bom’). Quanto às relações com os alunos que participaram da solução do problema 50% consideram ‘muito bom’; isto representa uma boa interatividade promovida pela EJV.

Figura 15 – Resultados das questões reservadas aos empreendedores.

Salienta-se aqui três empreendedores que estão participando do processo, como a Empresa PROINSTEL, sediada em Curitiba que apresentou inicialmente três propostas de consultoria, uma sobre planejamento estratégico para o setor de orçamentos e de novos clientes,

e a recuperação da ISO 9001 – 2000 relacionado a procedimentos da linha de montagem da empresa.

Outra é uma empresa iniciante em Londrina, cujo empreendedor apresentou um pedido para plano de negócios a fim de abrir uma fábrica de bolsas; está iniciando suas atividades junto com a EJV, ainda em fase de contato iniciado para cadastro do problema.

E a Sra. LUCIANI MARIA DA SILVA, empreendedora de Viçosa-MG no ramo de alimentação, apresentou um pedido de plano de negócio para uma churrascaria; o que surpreendeu foi a forma como ela entrou na EJV, pesquisando no site de busca do ‘Google’ e como ela disse “considerei muito interessante a forma de funcionamento da

empresa júnior, conversei com alunos aqui de Viçosa e eles me indicaram consultar empresas disponíveis para ajudarem e encontrei uma virtual que poderia resolver meu problema, o que realmente aconteceu, hoje estou com o plano de negócios formatado para dar início a um financiamento e abrir o negócio dos meus sonhos” . No

Anexo- 02 está apresentada a solução completa da proposta com o plano de negócios desenvolvido pelos alunos e as discussões ocorridas durante a solução do problema.