• Nenhum resultado encontrado

De 1946 a 1950: a Virgem peregrina e o dogma da Assunção

Capítulo II – De 1931 a 1950 A proclamação do dogma da Assunção

3. De 1946 a 1950: a Virgem peregrina e o dogma da Assunção

No ano de 1947, surge nos EUA por iniciativa de John Haffert e do padre Harold Colgan, o Blue Army - Exército Azul de Nossa Senhora de Fátima, um exército ao serviço da Mãe de Deus, seguindo uma tonalidade política fortemente marcada pela luta anticomunista no plano internacional89. Mais tarde, e no novo contexto mundial, tornar-se-á numa associação pública

internacional de fiéis, conhecida por Apostolado Mundial de Fátima, com o lema “Um mundo unido em oração”, tendo como objetivo a promoção da doutrina da fé católica e a adesão aos princípios do Evangelho, a santidade pessoal dos que aderem e a promoção do bem comum, através da difusão da mensagem de Fátima90.

A 13 de maio de 1947 inicia-se nova difusão dos acontecimentos de Fátima, com a chamada “imagem da Virgem Peregrina”. Feita segundo as indicações da Irmã Lúcia, a imagem foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada pelo arcebispo de Évora, D. Manuel Mendes da Conceição Santos91. É por ocasião da visita da Virgem Peregrina aos Estados Unidos, em 1947,

que foi fundado o Exército Azul, como acima referimos, em contraste com o que significava o Exército Vermelho da URSS92. Destacamos algumas das viagens que a imagem fez, como a

peregrinação ao território dos Estados Unidos da América entre 1974 e 1982, sendo interrompida essa peregrinação para em 1978 fazer uma viagem pelo mundo inteiro. Esta viagem foi promovida pelo Exército Azul de Nossa Senhora de Fátima. A mesma imagem peregrinou à Rússia em 199693. Percorrendo uma Europa martirizada, qual mensageira da paz.

Sem deixar de percorrer todos os continentes, as primeiras viagens, que a Virgem Peregrina faz, são a África e Ásia no contexto do império colonial português. Apelidada tantas vezes de “Senhora do Bom Caminho”, por todas as razões que bem lhe conhecemos, podemos afirmar que as viagens da Virgem Peregrina suscitaram um incremento da devoção mariana sob o manto de Fátima.

89 Note-se que o Santuário de Fátima fará sempre questão de não se colar a esta campanha e imagem. 90 Cf. Frederico da Silva SERÔDIO, “Exército Azul de Nossa Senhora de Fátima - Apostolado Mundial de

Fátima”, in Carlos AZEVEDO, Luciano CRISTINO (coord.), Enciclopédia de Fátima, Principia, Estoril, 2007, pp. 210-211.

91 Cf. Luciano CRISTINO, “Virgem Peregrina”, in Carlos AZEVEDO, Luciano CRISTINO (coord.), Enciclopédia de Fátima, Principia, Estoril, 2007, p. 606.

92 Eloy Bueno de la FUENTE, A Menagem de Fátima – A misericórdia de Deus: O triunfo do amor nos dramas da história, Santuário de Fátima, Fátima, 2014, p.150.

93 Cf. Luciano CRISTINO, “Virgem Peregrina”, in Carlos AZEVEDO, Luciano CRISTINO (coord.), Enciclopédia de Fátima, Principia, Estoril, 2007, p. 607.

27 Ao iniciar o mês de maio de 1948, o Santo Padre publica a encíclica Auspicia quaedam, na qual, mencionando a consagração ao Imaculado Coração de Maria feita em 1942, pedia que a mesma fosse renovada sempre que possível pelas dioceses, paróquias e famílias:

“E como o nosso predecessor de imortal memória Leão XIII, nos albores do século XX, quis consagrar todo o género humano ao sacratíssimo coração de Jesus, também nós, como que representando a família humana por ele redimida, quisemos solenemente consagrá-la ao coração imaculado de Maria virgem. Desejamos que todos façam o mesmo, sempre que a oportunidade o aconselhar; e não só em cada diocese e cada paróquia, mas também em cada família. Assim esperamos que desta consagração particular e pública nasçam abundantes benefícios e favores celestiais”94.

No panorama da cultura e do entretenimento, vejamos como este também vinha dando o seu contributo para a divulgação dos acontecimentos de Fátima, nomeadamente com filmes, tais como Fátima Terra de Fé de Jorge Brum do Canto, estreado em 2 de junho de 1943. Já no âmbito da música, destacamos o cantor norte-americano Tony Bennett que no ano 1950 grava o tema Our Lady of Fatima. No ano de 1951 o cinema espanhol estreia o filme La Señora de

Fátima. Em 1952 foi a vez do cinema americano contribuir para a divulgação do fenómeno de

Fátima e do santuário, com o filme The Miracle of Our Lady of Fatima, uma produção da

Warner Brothers95. O grande número de produção cinematográfica nestes anos, do qual damos

apenas estes exemplos, fica a dever-se em muito à proclamação feita pelo Papa Pio XII ao declarar que o Ano Santo fosse encerrado em Fátima no dia 13 de outubro de 1951.

Em audiência aos dirigentes do Exército Azul de Nossa Senhora de Fátima, a 8 de maio de 1950, Pio XII afirma que “o tempo para duvidar de Fátima já passou, agora é tempo para a ação”96. Neste âmbito da convicção pessoal de Pio XII acerca de Fátima, há que referir ainda

as quatro visões que Pio XII teve nos jardins do Vaticano no ano de 1950, a 30 e 31 de outubro e a 1 e 8 de novembro, do “milagre do sol”, que em Fátima milhares de pessoas tinham presenciado97. Estas visões acontecem na altura em que Pio XII proclama a definição dogmática

da Assunção de Nossa Senhora. Datada de 1 de novembro de 1950, por meio da constituição apostólica Munificentissimus Deus, o Papa Pio XII fez a definição do dogma da Assunção de Nossa Senhora, em pleno Ano Santo “do grande retorno e do grande perdão”, por meio das seguintes palavras:

"Pelo que, depois de termos dirigido a Deus repetidas súplicas, e de termos invocado a paz do Espírito de verdade, para glória de Deus omnipotente que à virgem Maria concedeu a sua especial benevolência, para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e triunfador do pecado e da morte, para aumento da glória da sua augusta mãe, e para gozo e júbilo de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-

94 PIO XII, Encíclica Auspicia quaedam, http://w2.vatican.va/content/pius-xii/pt/encyclicals/ documents/

hf_p-xii_enc_01051948_auspicia-quaedam.html, acedido em 1 de maio de 2017.

95 Cf. VISÃO HISTÓRIA, “Fátima - a construção do fenómeno”, n.º 39, janeiro 2017, pp. 16 e 98. 96 Sebastião Martins dos REIS, Síntese crítica de Fátima, Edições Salesianas, Porto, 1968, p. 11.

97 Cf. Januário dos SANTOS, A Mensagem de Fátima e os Papas, Edição JANISAN, Cucujães, 1986, pp. 58

28

aventurados apóstolos s. Pedro e s. Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que: a imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial"98.

Referia o jornal Voz da Fátima, que este dogma “confirma e avulsa a maravilhosa criação da dignidade da natureza humana à imagem e semelhança de Deus”99. Mais um motivo para

um Santuário mariano, como o Santuário de Fátima, celebrar e dar graças.

Quanto às visões que o Santo Padre teve, explicou o cardeal Tedeschini, elas queriam manifestar não só a ligação estreita entre os acontecimentos de Fátima e Roma, mas também a manifestação da parte de Deus que a proclamação da Assunção de Nossa Senhora Lhe havia sido agradável100.

98 PIO XII, Constituição Apostólica Munificientissimus Deus, http://w2.vatican.va/ content/ pius-xii/

pt/apost_constitutions/documents/hf_p-xii_apc_19501101_ munificentissimus-deus.html, acedido em 1 de maio de 2017.

99 VOZ DA FÁTIMA, Ano XXVIII, n.º 339, 13 de dezembro de 1950, p. 3.

100 Cf. Jean-François de LOUVENCOURT, Francisco e Jacinta de Fátima – Duas estrelas na noite do mundo, Gráfica de Coimbra 2, Coimbra, 2012, p. 442.

29