• Nenhum resultado encontrado

De 225 até 250 pontos Crítico

No documento Boletim de Resultados da Escola (páginas 41-45)

Neste nível, os estudantes do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio:

9

Localizam a informação principal.

9

Localizam informações explícitas em uma bula de remédio com vocabulário técnico simplificado.

9

Localizam informação em texto instrucional de vocabulário complexo.

9

Identificam a finalidade de um texto instrucional, com linguagem pouco usual e com a presença de imagens associadas à escrita, assim como de texto narrativo que tem o propósito de convencer o leitor.

9

Inferem o sentido de uma expressão em textos longos com estruturas temática e lexical complexas

(carta e história em quadrinhos).

9

Distinguem o sentido metafórico do literal de uma expressão.

9

Identificam, em história em quadrinhos e em narrativa literária simples, o conflito central do enredo.

9

Identificam, em anedotas, fábulas e quadrinhos, um trecho ou um detalhe do texto que provocam

efeito de humor.

9

Interpretam sentidos do texto a partir de configurações do material gráfico, como por exemplo, formato e disposição das letras.

9

Identificam o tema de um conjunto de informações distribuídas em uma tabela, além de identificar um tema comum na comparação entre diferentes textos informativos.

9

Estabelecem relação entre as partes de um texto, pelo uso do “porque” como conjunção causal em texto não verbal e em narrativa simples.

9

Identificam a relação lógico-discursiva marcada por locução adverbial ou conjunção comparativa.

9

Estabelecem relações entre partes de um texto pela identificação de substituições pronominais ou

de palavras de sentido equivalente em textos poéticos e de ficção e em informativo curto.

9

Detectam o efeito de sentido decorrente do emprego de sinais de pontuação, tais como reticências para expressar continuidade e ponto de interrogação como recurso para expressar dúvida.

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, ainda:

9

Localizam informações em textos narrativos com traços descritivos que expressam sentimentos subjetivos e opinião.

9

Identificam o tema de textos narrativos, argumentativos e poéticos de conteúdo complexo.

9

Identificam a tese e os argumentos que a defendem em textos argumentativos.

9

Identificam, entre fragmentos de um texto, qual expressa o modo como um fato ocorreu.

9

Identificam, em um contexto próximo, a palavra à qual um pronome pessoal ou um pronome indefinido se referem.

9

Depreendem o sentido de uma palavra ou expressão de acordo com seu emprego no texto. Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, ainda:

9

Identificam a finalidade de um texto informativo de complexidade mediana, com vocabulário e tema científico.

9

Identificam um trecho em texto narrativo simples (crônica/fábula), onde está expressa uma opinião.

O item a seguir avalia a habilidade de estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. Nesse caso, avalia-se se os alunos conseguem fazer relações de referência entre pronome oblíquo tônico de terceira pessoa “si” e o seu referente que se encontra próximo. Para isso, foi utilizado um fragmento de um conto do modernismo brasileiro.

Item P100092EX

Leia o texto abaixo.

5

10

15

20

25

A Terceira Margem do Rio

Nosso pai era homem cumpridor, ordeiro, positivo; e sido assim desde mocinho e menino, pelo que testemunharam as diversas sensatas pessoas, quando indaguei a informação. Do que eu mesmo me alembro, ele não figurava mais estúrdio nem mais triste do que os outros, conhecidos nossos. Só quieto. Nossa mãe era quem regia, e que ralhava no diário com a gente – minha irmã, meu irmão e eu. Mas se deu que, certo dia, nosso pai mandou fazer para si uma canoa.

Era a sério. Encomendou a canoa especial, de pau de vinhático, pequena, mal com a tabuinha da popa, como para caber justo o remador. Mas teve de ser toda fabricada, escolhida forte e arqueada em rijo, própria para dever durar na água por uns vinte ou trinta anos. Nossa mãe jurou muito contra a ideia. Seria que, ele, que nessas artes não vadiava, se ia propor agora para pescarias e caçadas? Nosso pai nada não dizia. Nossa casa, no tempo, ainda era mais próxima do rio, obra de nem quarto de légua: o rio por aí se estendendo grande, fundo, calado que sempre. Largo, de não se poder ver a forma da outra beira. E esquecer não posso, do dia em que a canoa ficou pronta.

Sem alegria nem cuidado, nosso pai encalcou o chapéu e decidiu um adeus para a gente. Nem falou outras palavras, não pegou matula e trouxa, não fez a alguma recomendação. Nossa mãe, a gente achou que ela ia esbravejar, mas persistiu somente alva de pálida, mascou o beiço e bramou: – “Cê vai, ocê fique, você nunca volte!” Nosso pai suspendeu a resposta. Espiou manso para mim, me acenando de vir também, por uns passos. Temi a ira de nossa mãe, mas obedeci, de vez de jeito. O rumo daquilo me animava, chega que um propósito perguntei: – “Pai, o senhor me leva junto, nessa sua canoa?” Ele só retornou o olhar em mim, e me botou a bênção, com gesto me mandando para trás. Fiz que vim, mas ainda virei, na grota do mato, para saber. Nosso pai entrou na canoa e desamarrou, pelo remar. E a canoa saiu se indo – a sombra dela por igual, feito um jacaré, comprida longa.

ROSA, João Guimarães. Primeiras estóriasHG5LRGH-DQHLUR1RYD)URQWHLUDS)UDJPHQWR $GDSWDGR5HIRUPD2UWRJUi¿FD (P100092EX_SUP)

(P100092EX) No trecho “...nosso pai mandou fazer para si uma canoa.” ( . 6), o termo destacado corresponde

A) à canoa. B) ao olhar. C) à mãe. D) ao pai.

% de Resposta Hipótese 1 EM 2 EM A 22,0% A 17,8%

Os alunos que assinalaram essa alternativa consideraram como referente um termo que está posposto ao pronome, embora isso possa ocorrer, nesse caso não se trata de uma catáfora e o termo “canoa” não mantém o nexo do texto.

B 6,2%

B 5,3%

Os alunos que marcaram essa alternativa não produziram um sentido para o texto, pois escolheram como referente um termo que não se relaciona semanticamente com o pronome destacado no comando do item.

C 7,3%

C 6,8%

Os alunos que assinalaram essa alternativa não conseguiram fazer a substituição pronominal solicitada, já que escolheram como referente do pronome em destaque no comando do texto um termo presente no período anterior, que não mantém a relação das ideias que o autor deseja expressar.

D

62,0%

D

67,1%

Os alunos que escolheram a alternativa D – o gabarito – conseguiram perceber que o termo retomado pelo pronome reflexivo destacado era a palavra “pai”. Esses alunos demonstraram, assim, ter desenvolvido a percepção das relações estabelecidas dentro do texto.

O item a seguir avalia a habilidade de identificar o assunto de um texto, para isso foi utilizado um fragmento de um texto informativo com característica de curiosidade científica.

Item P050342A9

Leia o texto abaixo.

5

10

Manguezal: um dos habitats mais ricos do planeta

Se você também acha que o manguezal é um lugar feio, cheio de PRVTXLWRVHIHGRUHQWRHVWiQDKRUDGHUHYHUVXDVLGHLDV$¿QDORQ~PHUR de admiradores desse ambiente só aumenta, e você precisa saber por quê. O manguezal é um dos mais ricos ambientes do planeta, possui uma grande concentração de vida, sustentada por nutrientes trazidos dos rios e das folhas que caem das árvores. Se você reparar bem, verá que ele WHPDLQGDORFDOL]DomRSULYLOHJLDGDTXDVHVHPSUHH[LVWHHPUHJL}HVPXLWR iluminadas pela luz do Sol e, eventualmente, se localiza em áreas onde o rio se encontra com o mar. Por causa da quantidade de sedimentos – restos de plantas e outros organismos – misturados à água salgada, o solo GRV PDQJXH]DLV WHP DSDUrQFLD GH ODPD 0DV GHOH UHVXOWD XPD ÀRUHVWD exuberante capaz de sobreviver naquele solo inundado constantemente pela maré e com muita concentração de sal. [...]

'LVSRQtYHOHPKWWSZZZFLHQFLDKRMHXROFRPEU!$FHVVRHPMXQ 3$B683

3$ Esse texto trata de A) uma região iluminada. % XPDÀRUHVWDPXLWRH[XEHUDQWH C) um rico ambiente do planeta. D) um solo inundado pela maré.

% de Resposta 1 EM Hipótese A 7,9%

Os alunos que escolheram essa alternativa não conseguiram articular as partes do texto e chegar ao seu tema, pois realizaram uma inferência equivocada a partir de uma informação pontual, localizada no meio do segundo parágrafo.

B 18,0%

Os alunos que marcaram essa alternativa revelaram limitações na realização da atividade de leitura compreensiva, uma vez que se detiveram em uma informação secundária do texto – uma definição do que seria manguezal – em detrimento do assunto principal, não conseguindo realizar, assim, a tarefa proposta no comando do item.

C

64,5%

Os alunos que marcaram essa alternativa – o gabarito – já desenvolveram a habilidade avaliada pelo item, pois conseguiram organizar as informações apresentadas no texto e extrair delas o assunto abordado.

D 9,0%

Aqueles alunos que optaram por essa alternativa ainda não conseguem produzir o sentido global para o texto, visto que se detiveram nas últimas informações oferecidas pelo texto, em detrimento de uma análise completa do mesmo.

De 250 até 275 pontos

No documento Boletim de Resultados da Escola (páginas 41-45)

Documentos relacionados