• Nenhum resultado encontrado

De 200 até 225 pontos Muito Crítico

No documento Boletim de Resultados da Escola (páginas 36-41)

Neste nível, os estudantes do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio:

9

Selecionam, entre informações explícitas e implícitas, as correspondentes a um personagem.

9

Inferem o sentido de uma expressão metafórica e o efeito de sentido de uma onomatopeia.

9

Inferem a intenção implícita na fala de personagens, identificando o desfecho do conflito, a organização temporal da narrativa e o tema de um poema.

9

Identificam, em fábulas e histórias em quadrinhos, o conflito gerador de um enredo, sua solução, e o tempo em que ocorre um determinado fato.

9

Identificam a finalidade de um texto com características de curiosidade.

9

Distinguem o fato da opinião relativa a ele em texto narrativo.

9

Estabelecem relações entre partes de um texto pela identificação de substituições pronominais ou lexicais.

9

Identificam palavras sinônimas que estabelecem a coesão lexical entre partes distantes de um texto narrativo.

9

Estabelecem relações lógico-discursivas em textos narrativos através do uso de expressão adverbial.

9

Estabelecem relação de causa e consequência explícita entre partes e elementos em textos verbais

e não verbais de diferentes gêneros.

9

Reconhecem o tema de textos informativos que contêm vocabulário técnico simplificado.

9

Reconhecem diferenças no tratamento dado ao mesmo tema em textos distintos.

9

Identificam marcas linguísticas referentes a interlocutores, de acordo com a faixa etária.

9

Identificam os efeitos de sentido de humor decorrentes do uso dos sentidos literal e conotativo das palavras e de notações gráficas.

9

Identificam a finalidade de um texto informativo longo e de estrutura complexa, característico de publicações didáticas.

9

Compreendem textos que associam linguagem verbal e não verbal (textos multisemióticos), tendo como base informações explícitas.

9

Reconhecem, com base em informações implícitas, não só características dos personagens de uma narrativa, mas também as intenções pretendidas com uma ação particular.

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3° ano do Ensino Médio, ainda:

9

Localizam, em lendas e em poemas narrativos, determinada informação explícita entre várias outras de igual relevância para o sentido global do texto.

9

Identificam o que causou ou provocou determinadas ações da narrativa.

O item abaixo avalia a habilidade de inferir uma informação implícita em um texto, nesse caso, em um poema com temática simples e linguagem familiar aos alunos dessa etapa de escolarização.

Item P110154CE

Leia o texto abaixo.

Anúncio do zoornal I

Troca-se galho d’árvore novo em folha, vista pra mata por um cacho de banana da terra, nanica ou prata.

CAPARELLI, Sérgio. (P110154CE_SUP)

(P110154CE) Infere-se desse texto que quem faz a proposta da troca é um

A) cachorro. B) homem. C) leão. D) macaco. E) pássaro. % de Resposta 3 EM Hipótese A 1,8%

Os alunos que escolheram essa alternativa se detiveram em informações pontuais, nesse caso, localizadas no título do texto, a partir do prefixo “zoo”, inferindo que a proposta partiria de um cachorro, fato que revela-se improcedente, revelando que ainda não conseguem realizar a tarefa solicitada pelo item.

B 7,9%

Os alunos que optaram por essa alternativa revelaram que se apoiaram mais em seus conhecimentos prévios do que na efetiva leitura do texto, entendendo que o ato de anunciar em um jornal só seria possível a animal racional, no caso, o homem.

C 1,8%

Os alunos que assinalaram essa alternativa se concentraram em uma informação presente no segundo verso do poema (“vista para mata”), relacionando a vida na mata a algo que seria específico de um leão, revelando que ainda não conseguem articular as partes do texto e ir além da superfície textual.

D

84,6%

Os alunos que escolheram essa alternativa – o gabarito – conseguiram realizar inferências através das pistas existentes no texto e perceber que a troca fora proposta pelo macaco, demonstrado, assim, que já consolidaram a habilidade avaliada pelo item.

E 3,6%

Os alunos que escolheram essa alternativa demonstram ter realizado uma leitura parcial, guiando-se apenas pelos dois primeiros versos, inferindo que o anúncio fora realizado pelo pássaro que desejava vender a vista para mata. Tanto esses alunos quanto aqueles que escolheram as alternativas A, B e C ainda não desenvolveram a habilidade de inferir informações implícitas em um texto.

O item abaixo avalia a habilidade de interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais. Nesse caso, especificamente, avalia-se se os alunos conseguem perceber o que motiva a ação de uma personagem em uma tirinha.

Item P08197SI

Leia o texto abaixo.

Disponível em: <http://www2.uol.com.br/laerte/tiras/index-condominio.html.> (P08197SI_SUP)

(P08197SI) O homem está incomodado, porque o rapaz está

A) destruindo patrimônio público. B) fazendo barulho excessivo. C) sujando a parede da casa. D) utilizando material poluente.

% de Resposta Hipótese 1 EM 3 EM A 7,4% A 4,8%

Os alunos que marcaram essa alternativa revelaram a realização de uma leitura superficial do texto. Esses alunos não articularam as duas linguagens, tendo privilegiado os elementos não verbais, associando-os a um conhecimento anterior de que os monumentos públicos podem, eventualmente, sofrer com ações destrutivas.

B 2,7%

B 2,3%

Os alunos que escolheram essa alternativa ou não conseguiram realizar a leitura da tirinha ou não entenderam o que lhes foi solicitado pelo item ou, ainda, se detiveram apenas na representação do som do spray ao ser pressionado pelo rapaz, presente nos primeiro e quarto quadrinhos (“fssss”), inferindo, equivocadamente, a causa de o homem estar incomodado.

C 5,7%

C 3,3%

Os alunos que assinalaram essa alternativa consideraram apenas a imagem do rapaz segurando a tinta spray, desconsiderando os demais elementos como as falas da personagem e as outras imagens. Tanto esses alunos quanto aqueles que marcaram as alternativas A e B ainda não desenvolveram a habilidade avaliada pelo item.

D

83,1%

D

87,4%

Os alunos que marcaram a alternativa B – o gabarito – revelaram que já desenvolveram a habilidade avaliada pelo item, pois conseguiram articular os elementos verbais e não- verbais, acompanhando a progressão texto, e perceber que a razão de o homem estar irritado é a utilização de material poluente.

O item abaixo avalia a habilidade de inferir o sentido de uma palavra ou expressão. Nesse caso, avalia-se se o aluno é capaz de inferir o significado de uma palavra empregada com sentido figurado em um texto jornalístico que aborda temática da área econômica.

Item P120375A9

Leia o texto abaixo.

5

10

15

20

Pontos de negócio

Projetos empreendedores no Brasil ganham destaque em programa de TV Enquanto um grupo de homens e mulheres da mineira Cataguases reaproveita sobras de tecidos para criar roupas, uma índia percorre os 180 quilômetros entre Boa Vista, onde mora, e sua aldeia na Raposa Serra do Sol para pegar barro e produzir, artesanalmente, panelas e travessas, segundo uma tradição centenária. Trajetórias que, apesar das diferenças, têm um aspecto em comum: a capacidade que o brasileiro tem de empreender até quando tudo parece conspirar contra.

Essas (e muitas outras) histórias estarão na nova temporada da série “Cultura ponto a ponto”, da TV Brasil, elaborada a partir do Cultura Viva, programa de apoio do Ministério da Cultura (MinC) a iniciativas culturais, para que se tornem sustentáveis. O SEBRAE é parceiro no programa: no Rio, por exemplo, ajuda o agente cultural a elaborar projetos para concorrer à seleção do MinC e, aprovados, a se tornarem viáveis em três anos.

A nova série da TV Brasil vai apresentar 26 episódios, cada um com meia hora de duração, que darão um panorama detalhado, em formato de documentário, de 60 dos 1500 “pontos de cultura” registrados pelo governo federal em todo o país.

– Os pontos de cultura são uma tentativa de articular e impulsionar, por meio GHVXSRUWHWpFQLFRH¿QDQFHLURDo}HVTXHMiH[LVWHPQDVFRPXQLGDGHVHTXH envolvem arte, cidadania, cultura e educação – explica Célio Turino, secretário da Cidadania Cultural do MinC.

– Não importa se é numa grande metrópole, nos pampas, no sertão ou na Amazônia. A ideia é mostrar a garra e a capacidade de organização da nossa gente – diz a produtora executiva do “Cultura ponto a ponto”, Flávia Maggioli.

O GLOBO, 5/07/ 09. Caderno Boa chance $GDSWDGR5HIRUPD2UWRJUi¿FD 3$B683

 3$ No trecho “A ideia é mostrar a garra e a capacidade de organização da nossa

JHQWH´ Ɛ DSDODYUDgarra foi usada com o mesmo sentido de A) animação.

B) determinação. C) ferocidade. D) habilidade. E) produtividade.

% de Resposta 2 EM Hipótese A 5,4%

Os alunos que optaram por essa alternativa consideraram um sentido possível para a palavra, mas que não se confirma no contexto em que foi empregada na reportagem.

B

76,7%

Os alunos que marcaram a alternativa B – o gabarito – conseguiram identificar, através das pistas textuais oferecidas, que o termo “garra” indica força de vontade, disposição das pessoas em busca de alternativas de melhoria ou sobrevivência, mesmo em situações desfavoráveis.

C 3,1%

Os alunos que escolheram essa alternativa confundiram-se na leitura do texto, associando a imagem de ferocidade de animais selvagens às garras desses animais. Esses alunos revelaram não ter conseguido perceber que a linguagem utilizada no texto jornalístico seria figurada.

D 6,0%

Os alunos que escolheram a alternativa C revelaram desconhecer o significado de uma habilidade, bem como da palavra “garra”, pois não conseguiram, através do contexto, inferir um possível sentido para a expressão, escolhendo um valor semântico que pouco se aproxima da expressão em destaque.

E 8,6%

Os alunos que optaram por essa alternativa, assim como aqueles que assinalaram a alternativa D, não conseguiram fazer uma correspondência de significado entre a expressão em destaque e as alternativas de resposta, uma vez que o emprego da palavra “produtividade” daria ao trecho outra conotação.

De 225 até 250 pontos

No documento Boletim de Resultados da Escola (páginas 36-41)

Documentos relacionados