• Nenhum resultado encontrado

De 275 até 300 pontos Intermediário

No documento Boletim de Resultados da Escola (páginas 54-58)

Neste nível, os estudantes do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio:

9

Inferem o sentido de uma palavra ou expressão por meio de associações semânticas.

9

Estabelecem relação de causa consequência implícita entre partes de uma história em quadrinhos.

9

Identificam marcas linguísticas da linguagem informal em uma narrativa ficcional em forma de carta.

9

Identificam relação lógico-discursiva marcada por locução adverbial de lugar, advérbio de tempo ou

termos comparativos em textos narrativos longos, com temática e vocabulário complexos.

9

Diferenciam a parte principal das secundárias em texto informativo que recorre à exemplificação. Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, ainda:

9

Localizam informações explícitas distribuídas ao longo de textos informativoargumentativos, por meio de associação ao tema ou a outra informação.

9

Reconhecem o recurso estilístico utilizado para manter o ritmo e a musicalidade de um texto poético.

9

Inferem informações implícitas em textos poéticos subjetivos, textos argumentativos com intenção irônica,

fragmento de narrativa literária clássica, versão modernizada de fábula e histórias em quadrinhos.

9

Interpretam textos com linguagem verbal e não verbal, inferindo informações marcadas por metáforas.

9

Reconhecem diferentes opiniões sobre um fato, em um mesmo texto.

9

Localizam trechos que expressam a síntese de um texto informativo-argumentativo.

9

Identificam a tese com base na compreensão global de artigo jornalístico cujo título, em forma de pergunta, aponta para a tese.

9

Identificam opiniões expressas por adjetivos em textos informativos e opinião de personagem em crônica narrativa de memórias.

9

Identificam diferentes estratégias que contribuem para a continuidade do texto (ex.: anáforas ou pronomes relativos, demonstrativos ou oblíquos distanciados de seus referentes).

9

Reconhecem a paráfrase de uma relação lógico-discursiva.

9

Reconhecem o efeito de sentido da utilização de um campo semântico composto por adjetivos em gradação, com função argumentativa.

9

Reconhecem o efeito de sentido do uso de recursos ortográficos (ex.: sufixo diminutivo).

9

Estabelecem, em textos literários, a continuidade promovida pela relação entre um trecho anteriormente enunciado e sua substituição por uma determinada expressão.

9

Discernem a causa de um determinado efeito mencionado em textos literários.

9

Discernem, entre antecedentes com grande probabilidade de adequação ao sentido do texto, aquele que, de fato, é o antecedente de um pronome indefinido ou de um pronome pessoal do caso oblíquo.

9

Identificam o tema de um texto expositivo longo, com muitas informações, e linguagem mais sofisticada.

Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, ainda:

9

Identificam argumentos que sustentam a tese de um texto argumentativo em forma de crônica, de artigo jornalístico.

9

Identificam marcas de regionalismos que caracterizam a fala de um personagem em texto literário.

9

Reconhecem locuções conjuntivas que introduzem uma explicação.

9

Percebem traços de humor em anedota, em crônica humorística, e traços de ironia em texto literário.

9

Reconhecem o efeito de sentido de frase interrogativa como recurso para provocar reflexão.

9

Identificam, em texto expositivo de complexidade mediana, um trecho em que está expressa uma opinião.

O item a seguir avalia a habilidade de identificar os níveis de linguagem e/ ou as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. Nesse caso, avalia-se se aluno é capaz de perceber marcas da linguagem coloquial em uma reportagem.

Item P120090A9

Leia o texto abaixo.

5

10

O estresse faz bem

A prestação do carro está vencendo, a crise roeu suas economias, o computador travou de vez e o mala do chefe insiste em pegar no seu pé. O resultado disso é clássico: estresse. Ninguém gosta de ter fumaça saindo pelas orelhas – mas, acredite, essa pressão faz muito bem para você. Pelo menos é o que diz Bruce McEwen, o estresse é fundamental para a nossa sobrevivência. Quando sentimos o mundo cair sobre a cabeça, o cérebro nos prepara para reagir DRGHVDVWUH)LFDPRVSURQWRVSDUDWRPDUGHFLV}HVFRPPDLVUDSLGH]JXDUGDU LQIRUPDo}HV TXH SRGHP VHU GHFLVLYDV H HQFDUDU GHVD¿RV H SHULJRV 2X VHMD pessoas estressadas potencializam sua capacidade de superar um problema, na visão do professor (funciona quase como o espinafre para o Popeye). Mas há XPSRUpPVHQRVHVWUHVVDPRVGHPDLVRVHIHLWRVEHQp¿FRVDFDEDPUHYHUWLGRV 1RVVR FpUHEUR IDOKD H IXQo}HV FRPR D PHPyULD DFDEDP SUHMXGLFDGDV e SRU isso que precisamos aprender a apreciar o estresse com moderação. O segredo estaria em levar uma vida saudável e buscar atividades que deem prazer, como diz McEwen – autor do livro O Fim do Estresse como Nós o Conhecemos – na entrevista que concedeu à SUPER.

WESTPHAL, Cristina. Super InteressanteDEULO $GDSWDGR5HIRUPD2UWRJUi¿FD)UDJPHQWR 3$B683

(P120090A9) O autor desse texto faz uso da linguagem coloquial no trecho: $ ³1LQJXpPJRVWDGHWHUIXPDoDVDLQGRSHODVRUHOKDV´ Ɛ % ³RHVWUHVVHpIXQGDPHQWDOSDUDDQRVVDVREUHYLYrQFLD´ Ɛ & ³)LFDPRVSURQWRVSDUDWRPDUGHFLV}HVFRPPDLVUDSLGH]´ Ɛ ' ³IXQo}HVFRPRDPHPyULDDFDEDPSUHMXGLFDGDV´ Ɛ ( ³2VHJUHGRHVWDULDHPOHYDUXPDYLGDVDXGiYHO´ Ɛ % de Resposta 2 EM Hipótese

A

47,1%

Os alunos que assinalaram essa alternativa, o gabarito, consideraram a presença da expressão “fumaça saindo pelas orelhas” como marca da informalidade, própria da linguagem coloquial. Esses alunos revelaram ter desenvolvido a habilidade avaliada pelo item, demonstrando perceberem as marcas linguisticas nesse texto.

B 14,3%

Aqueles que marcaram a alternativa B não conseguem diferenciar os níveis de linguagem, visto que associaram o trecho presente na alternativa à linguagem coloquial, porém essas marcas não são encontradas no trecho citado. Esses alunos não desenvolveram essa habilidade.

C 13,0%

Os alunos que optaram por essa alternativa não atentaram ao fato de que a linguagem destacada na alternativa não apresentar marcas de uma variante informal.

D 9,9%

Os alunos que preferiram a alternativa D foram atraídos pela expressão ”acabam prejudicadas”. No entanto, não há nesse trecho a presença de um vocabulário informal que caracterize esse tipo de linguagem. Esses alunos também não conseguem identificar as marcas linguisticas de um texto, talvez pela pouca familiaridade com o esse tipo de atividade.

E 15,5%

Os alunos que fizeram esta escolha identificaram no trecho “levar a vida” as marcas coloquiais solicitadas no comando para resposta, conclusão equivocada, de forma que esses alunos, ainda, não desenvolveram a habilidade avaliada.

O item abaixo avalia a habilidade de distinguir fato de opinião relativa ao fato. Para isso, foi utilizado um fragmento de reportagem referente à prática esportiva, com linguagem específica da área e presença de opinião de especialistas.

Item P090553A9

Leia o texto abaixo.

Check-up esportivo

Antes de malhar, todo mundo tem de fazer

De quinze grandes academias de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, apenas quatro exigiram exames clínicos mais detalhados, como eletrocardiograma, para obtenção da matrícula. Algumas não pedem nem atestado médico, o que é exigido por lei.

“Esses exames devem ser encarados com mais seriedade”, diz o cardiologista Nabil Gorayeb. Os principais hospitais e laboratórios do país já oferecem baterias de H[DPHVSUySULRVSDUDTXHPHVWiFRPHoDQGRDWUHLQDUHSDUDDWOHWDVSUR¿VVLRQDLV Elas não servem apenas para afastar os riscos de quem treina. Quando feitos com regularidade, uma vez ao ano, esses exames são um bom parâmetro para medir a avaliação do condicionamento.

Disponível em: <http://andrefranco.wordpress.com/2009/07/26/check-up-esportivo-antes-de-malhar-todo-mundo-tem-de-fazer/ > $FHVVRHPMXO 3$B683

3$ Em relação ao fato de as academias não cobrarem exames clínicos detalhados,

há uma opinião em:

A) “...quatro exigiram exames clínicos mais detalhados,...”. B) “Algumas não pedem nem atestado médico,...”.

C) “ ‘Esses exames devem ser encarados com mais seriedade,’... ”. D) “Elas não servem apenas para afastar os riscos de quem treina.”.

% de Resposta 1 EM Hipótese A 13,0%

Os alunos que marcaram a alternativa A associaram o advérbio “mais” a uma possível opinião do autor, porém esse trecho não contém uma opinião.

B 21,1%

Os alunos que escolheram essa alternativa podem ter considerado a expressão negativa “nem”, presente na alternativa como uma marca de opinião, entretanto desconsideraram o teor informativo do trecho presente nesse distrator.

C

50,8%

Os alunos que assinalaram essa alternativa já desenvolveram a habilidade avaliada, pois conseguiram perceber que a opinião do especialista a respeito do cobrança de exames detalhados para ingressar em academias é marcada pela presença da locução verbal “devem ser” e intensificada pelo advérbio “mais”, juntamente com o substantivo “seriedade”.

D 13,9%

Os alunos que optaram por essa alternativa não conseguiram perceber que nesse fragmento há apenas um fato sobre a necessidade de realizar baterias de exames antes de praticar esportes, não havendo qualquer marca reveladora da opinião do autor. Tanto esses alunos quanto aqueles que marcaram as alternativas A e B ainda não desenvolveram a habilidade avaliada pelo item.

De 300 até 325 pontos

No documento Boletim de Resultados da Escola (páginas 54-58)

Documentos relacionados