• Nenhum resultado encontrado

Debaixo do capot MOTORES DIESEL

1. Depósito dos lava-vidros e lava-faróis 2. Caixa de fusíveis

3. Depósito do líquido de arrefecimento 4. Depósito do líquido dos travões e

embraiagem 5. Filtro de ar

6. Vareta do óleo do motor a : 2,2 L 100

b : 2,2 L 120 c : 3,0 L 160

7. Enchimento do óleo do motor a : 2,2 L 100

b : 2,2 L 120 c : 3,0 L 160

8. Depósito da direcção assistida

Ligações da bateria:

+ Ponto metálico positivo.

- Ponto metálico negativo (massa).

Níveis

1

2

6

NÍVEIS

Estas operações são a manutenção usual do bom estado do seu veículo. Consultar as indicações da rede PEUGEOT ou pelo livro de manutenção junto ao estojo contendo os documentos de bordo.

Para preservar a fi abilidade dos motores e dos dispositivos de anti-poluição, a utilização de aditivos no óleo do motor é interdita.

Nível do líquido dos travões A substituição deve ser efectuada imperativamente nos intervalos previstos de acordo com o plano de manutenção do fabricante.

Utilizar os líquidos recomendados pelo fabricante e conformes as Normas DOT4. O nível deve situar-se entre as marcas MINI e MAXI situadas no depósito.

A necessidade de acrescentar

frequentemente líquido indica uma avaria a verificar o mais cedo possível pela rede PEUGEOT.

Se tiver de desmontar/montar a tampa interior do motor, a manipulação deve ser efectuada com precaução para não deteriorar os grampos de fixação.

Vareta de medição manual Duas marcações de nível na vareta de medição do óleo:

Mudança do óleo do motor A efectuar imperativamente aos intervalos previstos e ao grau de viscosidade do óleo escolhido deverá responder às exigências conforme o plano de manutenção do construtor. Consultar as indicações da rede PEUGEOT.

Antes da mudança, retirar a vareta de medição.

Verificar o nível após o abastecimento (nunca ultrapassar o máximo).

Voltar a apertar o tampão do cárter antes de fechar o capot.

Selecção do índice de viscosidade

O óleo escolhido tem sempre de satisfazer as normas de qualidade do fabricante.

Luzes avisadoras

A verificação através das luzes avisadoras no quadro de bordo é abordada na rubrica 2, consultar a secção "Posto de condução".

A = máximo Se ultrapassar esta marca, consultar a rede PEUGEOT.

B = mínimo

Nunca baixar além desta marca.

Nível do óleo

Efectuar este controlo regularmente e recomplete entre duas mudanças de óleo (o consumo máximo de óleo é de 0,5 l por 1 000 km). O controlo faz-se com o veículo em plano horizontal e com o motor frio, com o auxílio da vareta de medição manual.

Níveis

1

2

7

7

VER IF IC A Ç Õ ES Nível do líquido de arrefecimento

Utilizar exclusivamente o líquido recomendado pelo fabricante. Caso contrário, pode danificar gravemente o motor. Num motor quente é o motoventilador que regula a temperatura do líquido de arrefecimento. Este pode funcionar mesmo com a ignição desligada; além disso, como o circuito de arrefecimento está sob pressão, esperar pelo menos uma hora antes de qualquer intervenção. Para evitar quaisquer riscos de

queimaduras, desenroscar o bujão de 1/4 de volta para diminuir a pressão. Quando esta tiver diminuido, retirar o tampão e completar o nível com líquido de arrefecimento. A necessidade de acrescentar

frequentemente líquido indica uma avaria a verificar o mais cedo possível pela rede PEUGEOT.

assistida

Veículo em local plano e motor frio. Desapertar o bujão e verifique o nível, que se deve situar entre as marcas MINI e MAXI .

Óleos usados

Evitar todo o contacto prolongado do óleo utilizado com a pele.

O líquido dos travões é nocivo para a saúde e muito corrosivo.

Não colocar óleos usados, líquido dos travões ou o líquido de arrefecimento nos esgotos ou para a terra mas nos recipientes destinados a este uso na rede PEUGEOT.

Complemento

O nível deve situar-se entre as marcas MINI e MAXI situadas no depósito de expansão. Se o complemento for superior a 1 litro, mandar verificar o circuito junto da rede PEUGEOT.

Nível do líquido do lava-vidros e lava-faróis

Para garantir uma limpeza ideal e evitar o gelo, o reabastecimento ou substituição deste líquido não deve ser efectuada com água. Conteúdo do depósito: cerca de 5,5 litros.

1

2

8

CONTROLOS

Filtro de ar e filtro do habitáculo O filtro do habitáculo que esteja entupido pode deteriorar o desempenho do sistema de ar condicionado e gerar odores indesejáveis. Consultar o caderno de manutenção para conhecer os períodos de substituição destes elementos.

Em função do ambiente (atmosfera com pó...) e a utilização do veículo (condução urbana...), mudá-los se necessário com o dobro da frequência, rubrica 7 parte

"Debaixo do capot". Caixa de velocidades manual

Mandar controlar o nível seguindo o plano de manutenção do fabricante.

Para efectuar a verificação dos principais níveis e o controlo de alguns elementos, conforme o plano de manutenção do fabricante, consultar as páginas correspondentes à motorização do seu veículo no livro de manutenção. Utilizar apenas produtos recomendados pela PEUGEOT ou produtos de qualidade e características equivalentes.

A fim de optimizar o funcionamento de peças tão importantes como o circuito de travagem, a PEUGEOT selecciona e propõe produtos bem específicos.

Para não danifi car as peças eléctricas, é formalmente proibido utilizar a lavagem a alta pressão para lavar o compartimento do motor. Uma grande folga no travão de

estacionamento ou a constatação de uma perda de eficácia neste sistema, impõe uma regularização mesmo entre duas revisões. Mandar verificar este sistema pela PEUGEOT.

Purga da água contida no filtro de gasóleo

Se a luz avisadora se acender, purgar o filtro. Caso contrário, purgar regularmente, cada vez que mudar o óleo do motor. Para evacuar a água, desapertar o parafuso de purga ou a sonda de detecção de água no gasóleo, situada na base do fi ltro. Accionar até que toda a água tenha sido escoada. De seguida, voltar a apertar o parafuso de purga ou a sonda de detecção da água.

Os motores HDi utilizam uma tecnologia avançada. Qualquer intervenção necessita de uma qualifi cação particular, que é garantida pela rede PEUGEOT.

Bateria

No período de Inverno, mandar verificar a bateria pela rede PEUGEOT.

Placas de travões

O desgaste dos travões depende da maneira de conduzir, nomeadamente nos veículos utilizados na cidade e em curtas distâncias. Pode tornar-se necessário controlar o estado dos travões mesmo entre as revisões do veículo.

Além de uma fuga no circuito, uma baixa no nível do líquido dos travões indica um desgaste das placas dos travões.

Estado de desgaste dos discos/ tambores dos travões

Para obter mais informações relativas à verificação do estado de desgaste dos discos/tambores dos travões, consultar a rede PEUGEOT.

Filtro de óleo

Substituição periódica do elemento do fi ltro do óleo segundo a recomendação do plano de manutenção.

Combustível

1

3

0

Nível mínimo de combustível Quando é atingido o nível E (Empty) do depósito, esta luz avisadora acende-se. Nesta altura, restam cerca de 50 km de autonomia , consoante as condições de andamento, a motorização e o perfil da estrada. Abasteça rapidamente o depósito, para evitar ficar sem combustível.

O enchimento de combustível deve ser feito com o motor parado.

- Abra a tampa de combustível.

- Mantenha o bujão numa mão.

- Com a outra mão, introduza a chave, de

seguida, rode-a no sentido contrário aos ponteiros do relógio.

- Retire o bujão e fixe-o na patilha que se

encontra na face interior da tampa. Uma etiqueta colada no interior da tampa recorda qual o tipo de combustível a utilizar. Quando abastece totalmente o depósito, não insista para lá do 3º corte da pistola. Isto poderia provocar avarias.

A capacidade do depósito é de cerca de 90 litros.

- Após o enchimento do depósito, aperte

o bujão e volte a fechar a tampa.

CORTE DO CIRCUITO

Documentos relacionados