• Nenhum resultado encontrado

Para certificar tais hipóteses, o passo seguinte foi a construção do corpus, isto é, a definição do conjunto de documentos a serem submetidos à análise. Bardin (1977) estabelece algumas regras para a seleção destes documentos: exaustividade, representatividade, homogeneidade e pertinência. Portanto, esclarecemos que em cada detalhe na seleção do corpus, a pesquisa procurou obedecer a estes critérios, conforme demonstrado a seguir.

Antes de detalhar o corpus, é preciso elucidar que foi necessário reunir dois grupos de amostras: uma principal, referente aos websites das grifes; outra secundária, relativa aos

anúncios publicitários em revistas de moda das mesmas grifes. A razão de ser desta composição é o próprio objetivo da pesquisa, que visa compreender as mudanças estabelecidas pela Web no universo premium, e para isso, a técnica encontrada foi a comparação com a comunicação tradicional, aqui representada pelos anúncios publicitários em revistas de moda. Assim, é preciso ter em mente que o maior intuito da amostra de anúncios é servir de parâmetro para uma comparação, sendo uma espécie de grupo controle.

Inicialmente, foram selecionadas as marcas a serem analisadas - Christian Dior, Yves Saint Laurent e Givenchy -, para em seguida, estabelecer a amostra do material. Como critério para a seleção destas marcas, levou-se em conta grifes que: possuam um website próprio; sejam globalmente reconhecidas; e atuem nos mesmos segmentos do universo do luxo.

Para atender aos objetivos propostos, acreditamos que estas três marcas de luxo sejam suficientemente representativas, já que segundo Fonseca Jr. (2006, p. 293): “se o objetivo for aprofundar o conteúdo, torna-se impossível o processamento de uma grande quantidade de dados, devendo ser realizada uma análise qualitativa”. Por isso, ao perceber que as decisões sobre a amostragem condicionam a ênfase a ser dada na pesquisa (quantitativa ou qualitativa), optamos por uma amostra mais reduzida, obviamente, perdendo em abrangência, mas ganhando em profundidade.

Outro dado que reforça ainda mais esta representatividade é o fato de estas grifes estarem no ranking das maiores marcas de luxo no mundo, de acordo com estudo de Nueno e Quelch (1998).

Procurou-se também selecionar documentos da mesma natureza e que se reportem ao mesmo assunto, de forma a atender à regra da homogeneidade. As três grifes atuam nos mesmos setores do mercado premium - moda, acessórios, cosméticos e fragrâncias -, e todo o material selecionado está voltado para a comunicação e divulgação da marca – anúncios publicitários em revista e websites. Este cuidado em selecionar materiais homogêneos permite a comparação entre eles, critério substancial para o atendimento dos objetivos estabelecidos, conforme especificado previamente.

Diante da dificuldade de determinar uma amostra probabilística desse universo, optou- se por utilizar uma amostra não-probabilística, isto é, na qual nem todos os ingredientes da população têm conhecida e igual probabilidade de serem selecionados para a pesquisa (MALHOTRA, 2001). Na definição de Vergara (1998), a escolha desse tipo de amostra atende à conveniência do pesquisador e a critérios como acessibilidade (os elementos são selecionados pela facilidade de acesso a eles) e tipicidade (os elementos são considerados pelo pesquisador como representativos da população-alvo). Trata-se, portanto, de uma

amostragem não-probabilística e por conveniência, definida por critérios teóricos e não estatísticos, com o objetivo de preencher categorias da teoria.

Churchill (1983) ressalta que, na amostra por conveniência, quando a participação é voluntária ou os elementos da amostra são selecionados por serem convenientes, não se pode saber se os incluídos são representativos da população-alvo. O mesmo autor argumenta que, apesar disso, amostras por julgamento utilizam elementos que são escolhidos por serem representativos da população de interesse, podendo assim oferecer perspectivas interessantes sobre as questões pesquisadas.

Portanto, a amostra utilizada para este estudo empírico é adequada às limitações de custo e acesso e não invalida o esforço de cumprir com os objetivos propostos para a pesquisa. Porém, procurando neutralizar ao máximo estes fatores, reunimos seis edições da revista Vogue, publicadas durante o ano de 2008, onde foi possível encontrar 44 anúncios18 das grifes selecionadas. Estes são os anúncios que foram comparados com os websites das mesmas grifes.

Também realizamos ampla pesquisa na Internet, reunindo 51 anúncios19 dessas grifes, desde a década de 50 até os dias atuais. Estes anúncios selecionados na Web serviram de apoio no momento da discussão. O total é um acervo da publicidade de grifes de luxo, que inclui 95 anúncios em revista, todos referentes às grifes selecionadas.

Optou-se pela revista Vogue por ser o maior periódico de moda no mundo e sabendo- se que a moda é o principal segmento do universo do luxo (D’ANGELO, 2006). Assim, acredita-se que nas revistas Vogue seja possível encontrar anúncios das maiores marcas de luxo globais, conseqüentemente das três grifes estabelecidas como amostra do estudo.

Quanto à nacionalidade da revista, já que a Vogue apresenta versões específicas para diferentes países, num primeiro momento optou-se pela Vogue Brasil, devido as facilidade de acesso e custo. Porém, ao comparar a edição brasileira com a edição americana, notamos que o número de anúncios da brasileira é consideravelmente inferior à americana, sendo que esta é um verdadeiro catálogo de grifes de luxo, com algumas edições chegando a quase 800 páginas e mais de 200 anúncios publicitários. Portanto, concluímos que a Vogue americana, mesmo sendo de maior custo e de acesso mais restrito, compõe uma amostra mais rica e representativa para esta análise.

18

Em função da grande quantidade de material coletado para a análise, estes anúncios encontram-se no CD- ROM anexado a esta dissertação na página de anexos. Todavia, alguns destes anúncios ilustram a discussão dos resultados.

19 Em função da grande quantidade de material coletado para a análise, estes anúncios encontram-se no CD- ROM anexado a esta dissertação na página de anexos. Todavia, alguns destes anúncios ilustram a discussão dos resultados.

Agora compondo a amostra principal da pesquisa, observou-se cada website durante 6 meses, de julho a dezembro de 2008, período equivalente ao mesmo em que os anúncios foram coletados. Todas as páginas de todos os links dos websites foram salvas uma vez ao mês, período considerado suficiente caso houvesse alterações no conteúdo e estrutura dos sites. Assim, criou-se um imenso arquivo digital de cada grife20 para a posterior análise.

E de maneira complementar, realizou-se um cadastro nos três sites analisados para o recebimento de boletins informativos. Recebemos 37 boletins21 da grife Dior, desde o dia 31 de março de 2007 ao dia 20 de maio de 2009. Da YSL, recebemos 7 boletins, do dia 4 de julho de 2007 ao dia 26 de junho de 2009. E da Givenchy, apesar de feito o cadastro na mesma data das demais, não recebemos nenhum boletim até a presente data.

Acreditamos que com o material coletado foi possível reunir uma amostra suficientemente exaustiva e pertinente, já que todos os documentos relativos ao corpus pesquisado no período estabelecido foram considerados, sem deixar de fora nenhum deles por qualquer razão, e já que todos os cuidados com a amostra buscaram respeitar aos objetivos almejados.