• Nenhum resultado encontrado

2 LETRAMENTO LITERÁRIO EM PROJETOS APROVADOS NO

2.2 Definição do corpus

Como já apresentamos, o Prêmio Mestres da Educação é uma política pública de valorização e fomento às ações pedagógicas que obtenham sucesso na aprendizagem dos estudantes das escolas públicas estaduais da Paraíba. Desde 2012, o processo seletivo vem premiando os professores que realizam projetos pedagógicos e garantem seu proveito em sala de aula, por isso, o número de projetos inscritos e classificados como vencedores aumenta a cada ano.

Assim, construir o corpus deste trabalho foi uma atividade definida mediante o problema de nossa pesquisa. A priori, buscamos estudar e analisar os projetos inscritos no Prêmio Mestres da Educação, edições 2014 e 2015, que apresentassem, no título, o termo ³OHWUDPHQWROLWHUiULR´(PUHTXHULPHQWRGDWDGRHPGHPDLRGHGHVWLQDGRjFRPLVVmR

do Prêmio Mestres da Educação, na Gerência de Recursos Humanos da Secretaria Estadual de Educação da Paraíba, solicitamos o acesso aos projetos desejados.

Como resposta, em 21 de junho de 2016, recebemos, via e-mail, um ofício assinado pelo Secretário de Educação da Paraíba, o senhor Aléssio Trindade de Barros, (vide anexo A) autorizando o acesso aos projetos do Prêmio Mestres da Educação do ano de 2015, uma vez que somente estes foram enviados de modo virtual, tendo sido retidos em arquivos digitais, de acordo com o Despacho da Gerência de Recursos Humanos, da Secretaria Estadual de Educação da Paraíba.

A partir desta autorização, iniciamos os contatos com os agentes administrativos que trabalham nos setores de Gerência de Recursos Humanos e de arquivos virtuais. Somente em 16 de novembro de 2016, foi possível o acesso direto e efetivo aos projetos que constituiriam, mais tarde e após criteriosa seleção, o corpus desta pesquisa.

Constatamos que havia apenas um projeto classificado no Prêmio Mestres da (GXFDomRHGLomRFRPRWHUPR³OHWUDPHQWROLWHUiULR´H[SRVWRQRWtWXOR&RQVLGHUDQGRR pequeno número de projetos encontrados segundo este critério, resolvemos incluir outras palavras-chave: pesquisamos os projetos classificados no prêmio que apresentassem, no título, RVWHUPRV³OHWUDPHQWR´³OLWHUDWXUD´H³IRUPDomRGHOHLWRUOLWHUiULR´

Com essa expansão de critério de palavra-chave, o corpus expandira-se para 23 arquivos. Com exceção de cinco projetos, a maioria acompanhava um dossiê, ou seja, um arquivo que apresentava o relatório de execução do projeto, os documentos comprobatórios exigidos pelo processo seletivo e o documento de autoavaliação. Este dossiê foi de suma importância porque, a partir de sua leitura e análise, pudemos avaliar a prática pedagógica docente quanto aos objetivos de cada projeto. Portanto, os cinco projetos que não apresentaram seus respectivos dossiês não fizeram parte de nosso corpus.

Após este primeiro recorte, notamos que alguns dos projetos selecionados, a partir do WHUPR ³OHWUDPHQWR´ QmR WUDWDYD HIHWLYDPHQWH do letramento literário. Encontramos, por exemplo, dez projetos que contemplavam diversos tipos de letramento, como o jurídico, o midiático, o profissional, o letramento em língua materna e línguas estrangeiras, e os multiletramentos, com ênfase no letramento matemático. Precisamos, portanto, retirar do nosso corpus estes projetos que não contemplavam diretamente a literatura, e, após isso, nosso corpus estava delimitado a oito projetos que trabalhavam com o letramento literário.

Realizando a análise dos objetivos dos oito projetos selecionados, observamos que dois deles eram interdisciplinares. Notamos que nesses projetos a Literatura estava apenas GDQGRXP³VXSRUWH´jVGHPDLViUHDVGHFRQKHFLPHQWRHTXHRWH[WROLWHUiULRQmRIRUDSURSRVWR

para a formação do leitor literário ou para o letramento. Por isso, excluímos estes projetos de nosso objeto de análise.

Encerramos a constituição do corpus desta pesquisa com seis projetos inscritos no Prêmio Mestres da Educação e seus relatórios de execução, edição 2015, que apresentaram os WHUPRV³OHWUDPHQWR´³OLWHUDWXUD´HRX³IRUPDomRGHOHLWRUOLWHUiULR´QRWtWXORHTXHVHJXQGR seus objetivos, buscaram desenvolver o letramento literário e a formação do leitor, a partir do trabalho com obras para o letramento e para a formação do leitor de literatura.

É preciso corroborar a contribuiçãodestes projetos para a aprendizagem discente no contexto escolar, já que suaspropostas pedagógicas tencionaram a formação do leitor literário. Nosso objetivo não foi avaliar a importância de cada projeto para seus partícipes, porque isso demandaria pesquisar estes sujeitos, colhendo deles dados sobre o impacto das ações realizadas em seu desenvolvimento enquanto leitor. Aqui, tivemos o interesse de avaliar as atividades propostas para o trabalho na formação do leitor mediante o letramento literário do ponto de vista teórico e metodológico, e, a partir deste ângulo, refletir sobre a potencialidade destas ações enquanto formadoras do gosto de ler. Certamente, se, por ventura, um ou outro projeto apresentou problemas teórico-metodológicos na execução do letramento, ainda assim contribuíram, de maneira geral, com o processo de aprendizagem dos estudantes, porque, mesmo com alguns equívocos, procuraram ressaltar a literatura como espaço de ação do e sobre o leitor.

Também é importante considerar o interesse docente na escrita, aplicação e avaliação de resultados de projetos pedagógicos, ainda que algumas ações não condigam metodologicamente com os objetivos propostos. Lembramos que a construção do professor como pesquisador acontece mediante ações e práticas como as que foram analisadas nos projetos do Prêmio Mestres da Educação: quando o professor se dispõe a realizar pesquisas interventivas para o melhoramento de sua práxis e da aprendizagem de seus estudantes, propondo e experimentando alternativas de ensino, bem como refletindo sobre seus resultados, posiciona-se como um professor-pesquisador que deseja interferir na realidade em que vive.