• Nenhum resultado encontrado

2 LETRAMENTO LITERÁRIO EM PROJETOS APROVADOS NO

2.3 Metodologia da pesquisa

A abordagem do literário, por meio de atividades que direcionem o leitor às obras e oportunizem a efetiva leitura literária na escola, é pretendida em projetos pedagógicos

concebidos segundo as dificuldades encontradas pelos professores de literatura em sala de aula, quanto à falta de hábito de leitura dos estudantes.

Nesse sentido, refletimos sobre algumas práticas que buscam promover a formação do leitor literário, por meio do letramento literário, descritas em projetos do Prêmio Mestres da Educação. Na condição de problema de pesquisa, averiguamos se os projetos premiados em 2015, com o intuito de proporcionar o letramento literário, foram desenvolvidos em diálogo com os parâmetros do letramento e da formação do leitor (COSSON, 2014). Esta ação foi realizada através da análise das atividades propostas nos projetos e dos seus relatórios de execução.

Para melhor compreensão da realização deste trabalho, apresentamos o tipo da pesquisa e a descrição das suas etapas. Quanto à abordagem, esta pesquisa é de cunho qualitativo, pois não está preocupada em quantificar um fenômeno de modo experimental- matemático, mas porque busca conhecer o mundo humano de modo a fazer referência a seus fundamentos epistemológicos (SEVERINO, 2007).

Quanto à natureza, o trabalho científico em questão se apresenta como pesquisa bibliográfica, pois alguns dos dados e informações coletados já existem e serviram de base teórica para análise e interpretação (LEITE, 2008). Estes textos, fontes de teoria, estão devidamente registrados e contribuíram para a investigação dos dados de outra natureza (SEVERINO, 2007), e podem ser coletados em bibliotecas, universidades e acervos virtuais (OLIVEIRA NETTO, 2008).

Os projetos do Prêmio Mestres da Educação constituíram os dados primários da pesquisa. Por isso, dizemos que este trabalho apresenta cunho documental, uma vez que estes projetos são considerados documentos ou provas existentes sobre o conhecimento científico, encontrados em seus locais de origem (OLIVEIRA NETTO, 2008), e se tornaram matérias- primas investigadas e analisadas pelo pesquisador (SEVERINO, 2007), a fim de descobrirmos se as propostas pedagógicas postas em prática nestes projetos favoreceram o letramento literário e/ou propiciaram a formação do leitor.

Quanto à análise dos dados primários, buscamos examiná-los de modo a atender aos objetivos desta pesquisa. Portanto, concluímos que se trata de uma pesquisa exploratória, pois levantou informações sobre o objeto de estudo, determinando um campo de trabalho e desenhando condições de manifestação do objeto (SEVERINO, 2007). Ainda sobre a pesquisa H[SORUDWyULD DWHQWDPRV jV FRQFOXV}HV GH /HLWH  S  ³D SHVTXLVD H[SORUDWyULD WHP grande valor, pois serve de base a outros tipos de pesquisas, quando o tema possui

ELEOLRJUDILDHVFDVVD´ Neste trabalho de pesquisa, o fato de investigar as metodologias usadas no prêmio Mestres da Educação corrobora a perspectiva exploratória do mesmo.

Também é classificada como descritiva, pois tem o objetivo de identificar, registrar e analisar características relacionadas a um fenômeno ou processo (OLIVEIRA NETTO, 2008), ou seja, a análise das metodologias dos projetos do Prêmio Mestres da Educação será concretizada na descrição dos dados obtidos.

Quanto aos procedimentos, esta pesquisa se classifica como experimental, pois busca a aquisição de novos conhecimentos e novos produtos (OLIVEIRA NETTO, 2008). Inicialmente, a partir da análise de documentos e levantamento bibliográfico, a pesquisa procedeu-se na explicação de novas formas de adotar o letramento literário na escola e apanhou todos os dados encontrados para a construção de um produto didático (sequência didática) que foiapresentado à comunidade acadêmica após sua experimentação e aprovação.

Após a análise dos dados primários e bibliográficos coletados, fez-se essencial empregar os resultados na realidade educacional. A partir daí, tivemos uma pesquisa aplicada. Trata-se da aplicação do conhecimento básico, produzindo novas tecnologias e conhecimentos que resultem da pesquisa e que gere produtos (OLIVEIRA NETTO, 2008).

Partimos agora para a descrição das etapas da pesquisa considerando desde a coleta de dados até a apresentação e análise dos resultados obtidos com o produto final. Salientamos, ainda, o caminho metodológico desenvolvido para a realização desta pesquisa: (1) análise dos projetos do Prêmio Mestres da Educação, (2) aplicação e análise de questionário junto aos sujeitos da pesquisa, (3) construção, a partir dos resultados obtidos nas etapas anteriores, e aplicação da sequência didática em sala de aula de Ensino Médio e (4) análise dos resultados da intervenção didática e produção de relato de experiência.

A primeira etapa aconteceu após a coleta dos dados, junto à Secretaria de Educação da Paraíba. Como já indicamos, analisamos seis projetos e os respectivos relatórios de execução, inscritos no Prêmio Mestres da Educação no ano de 2015, intitulados com os termos ³OLWHUDWXUD´³OHWUDPHQWR´H³IRUPDomRGROHLWRUOLWHUiULR´FRPRREMHWLYRGHFRPSUHHQGHUR letramento literário como proposta para a formação do leitor literário, buscando conhecer as propostas pedagógicas realizadas pelos professores nestes projetos. Para isso, foi realizada uma análise das práticas pedagógicas, oficinas e ou atividades descritas nos projetos que tinham o objetivo de proporcionar o letramento literário, de acordo com a base teórica de formação de leitores literários na escola e letramento literário condizentes para tal.

Encontramos, conforme apresentaremos adiante no tópico seguinte, projetos que apresentaram metodologia para a formação do leitor literário centrada no letramento literário,

como também observamos projetos com atividades que não contemplaram os objetivos previstos.

A segunda etapa, descrita no capítulo IV, correspondeu à construção de uma sequência didática pautada numa metodologia que favorecesse os parâmetros do letramento literário. Nossa preocupação foi de não reproduzir as atividades tradicionais que pouco contemplam a formação do leitor literário, dispostos nos projetos constituintes do nosso corpus.

Após a elaboração da sequência didática, bem como a sua aplicação, apresentamos, ainda no capítulo IV, a discussão dos resultados obtidos na pesquisa-ação, última etapa da pesquisa. Através de um relato de experiência, expomos as dificuldades, os êxitos e os possíveis redirecionamentos para a viabilização de um produto final que atenda às expectativas de promoção do letramento literário para a formação do leitor na escola.