• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO

3 METODOLOGIA DA PESQUISA

3.3 Definição das variáveis

Para um melhor entendimento do processo de análise dos dados, e em resposta a questão central da pesquisa – que envolve o relacionamento entre variáveis – no sentido de comprovar a efetividade do uso de uma unidade de medida de produção de serviços denominada de Unidade de Rede, aplicada a uma empresa de telecomunicações, necessário se faz o esclarecimento das variáveis principais e específicas para o contexto deste trabalho.

 Variável X – para o contexto desta pesquisa, considera-se “Custos” como a variável explicativa ou independente, na medida em que representa a força de trabalho de uma equipe de classe L, pois mesmo não tendo produção o custo existe e a mesma permanece a disposição da empresa. Assim, o custo de cada equipe é formado pela soma dos salários mensais, seus encargos e benefícios de cada integrante.

 Variável Y – representa a “Produção”, denominada de variável resposta ou dependente, uma vez que resulta da variação dos custos (quanto mais integrantes existir numa determinada equipe, mais força de trabalho e, consequentemente, mais produção espera-se encontrar). Portanto, a produção representa a soma das diversas atividades realizadas em cada mês pelas equipes de trabalho,

e medidas quantitativamente por meio da UR.

Vale destacar que, para o contexto do presente estudo de caso, outras variáveis – consideradas intervenientes – também, contribuem e/ou interferem no relacionamento entre as variáveis “Custos” e “Produção”. Porém, tais variáveis não são objetos de estudo da presente pesquisa, conforme se destaca nas limitações do estudo, bem como as sugestões para futuros trabalhos.

3.4 Procedimentos para a coleta e tratamento de dados

Os procedimentos para a coleta de dados se baseiam em entrevistas não estruturadas e na análise documental, os quais representam os dados primários e secundários, propriamente ditos.

Segundo Selltiz et al. (1987, p. 273), a entrevista é “adequada para a obtenção de informações sobre o que as pessoas sabem, creem, esperam, sentem ou desejam, pretendem fazer, fazem ou fizeram, bem como sobre as suas explicações ou razões a respeito das coisas precedentes”. As entrevistas não estruturadas foram realizadas durante todo o processo de caracterização da empresa, processo produtivo e levantamento dos dados, com o propósito de buscar explicações quanto ao evidenciado nos documentos e relatórios fornecidos.

Já, a análise documental consiste numa série de operações que visa o estudo e a análise de um ou vários documentos para o descobrimento das circunstâncias com as quais o problema pode estar relacionado (AMBONI, 1997), como as variáveis envolvidas na presente pesquisa. Permite, também, a contextualização do problema em relação ao setor de telecomunicações e a sua vinculação com a cadeia produtiva, a cujas regras a própria empresa se subordina.

O estudo de caso desenvolvido na empresa do setor de telecomunicações tem como foco o processo produtivo representado pela execução de obras, as quais são compostas por várias equipes de trabalho denominadas de classe L. Além das entrevistas realizadas com os administradores e membros da controladoria, para a realização da pesquisa, contou-se com o fornecimento de dados, documentos, relatórios de vários setores, como por exemplo, pessoal, faturamento, custos e informática.

A coleta de dados, entrevistas e explicações decorrentes dos processos e dados verificados nos relatórios físicos e financeiros, de caráter gerencial, ocorreram durante o período de outubro de 2011 a

março de 2012. O primeiro contato foi com os dirigentes da empresa, por meio de entrevista não estruturada, com o propósito de verificar a possibilidade de levantamento de dados e as disponibilidades de documentos, relatórios, bem como para o esclarecimento de dúvidas sobre a forma de aplicação das unidades de medidas de produção aplicadas na gestão das equipes de trabalho, bem como referentes aos propósitos do sistema de gestão de custos da empresa.

Neste primeiro momento, obteve-se uma série de documentos, dentre os quais se destacam os contratos, anexos, manuais e outros formulários, e que representam importantes subsídios para a realização da pesquisa e, ainda, por tornar possível o detalhamento do processo produtivo de uma obra de implantação de rede de acesso de telecomunicações, em especial.

O estudo de caso se iniciou no setor administrativo da empresa e, com base em contratos de prestação de serviços, identificaram-se as atividades exercidas, bem como as regras estabelecidas pela contratante, as formas jurídicas aplicadas e os preços aplicados a cada atividade executada pelas equipes no decorrer da elaboração de uma obra de telecomunicações.

Quanto ao processo produtivo, a descrição foi possibilitada com o auxílio do departamento de informática, o qual forneceu os relatórios e demonstrações dos programas de planejamento, execução e controle de cada processo (obra) que pertencem as equipes de classe L. E, isto possibilitou o levantamento de dados quanto a produção de cada equipe em URs para o período estudado, o que representa a variável dependente da presente pesquisa.

Em outra etapa, identificou-se, no setor pessoal, também com o auxílio do departamento de informática, a locação, a composição das equipes, os encargos sociais, os salários e outros benefícios, bem como o período que cada profissional permaneceu locado numa equipe. Neste sentido, estes dados deram suporte para o levantamento dos custos do período aqui analisado.

No que se refere à determinação do tempo que cada funcionário dedicou a cada equipe, por meio dos relatórios foram identificadas as datas de admissão e demissão de cada integrante, o que resultou no total de dias trabalhados, identificando-se assim a força de trabalho. Assim, de posse destes relatórios e dos dados fornecidos pelos departamentos aqui citados, estes deram subsídios para que fossem levantados mês a mês os custos de mão de obra aplicados a cada equipe e, assim,

identificado o custo efetivo de cada equipe que, neste estudo, representa a variável independente.

Outro fator importante levantado foi quanto a composição das equipes. Em um primeiro momento foi apresentado a composição padrão e em um segundo momento, de acordo com os relatórios, foi identificado a composição em cada mês do período estudado. Neste sentido, permitiu-se identificar se naquele mês a equipe era composta pelo padrão ou havia outra composição.

Quanto ao tratamento dos dados, após o seu levantamento, estes foram organizados em tabelas identificando-se os períodos dos custos e da produção de cada equipe L. Desta forma, possibilita-se identificar os valores correspondentes as variáveis X (custos) e Y (produção). Inicialmente, identificam-se os valores absolutos das variáveis aqui envolvidas e, por meio da estatística descritiva, considerando-se somente os meses em que houve produção, apresenta-se um resumo estatístico para cada variável, por meio da utilização do programa Excel® com o propósito de explorar os dados e levantar algumas características.

No entanto, com a finalidade de verificar a normalidade da distribuição dos dados das variáveis, efetuam-se vários testes estatísticos por meio do software StatPlus®. Assim, busca-se a associação entre as variáveis, bem como se há correlação entre as mesmas. Contudo, para o presente caso, dadas as variáveis contínuas, aplica-se o coeficiente de correlação linear r de Pearson.

Por fim, vale destacar que os dados relativos às variáveis envolvidas na presente pesquisa são organizadas por meio de quadros, tabelas e gráficos para uma melhor visualização quantitativa da sua representação, tanto em termos absolutos quanto relativos. Além disso, tal disposição ajuda no processo de elucidação do relacionamento entre as mesmas, em que as técnicas de coleta de dados justificam a importância do tratamento qualitativo, mesmo para os valores numéricos.

De acordo com Triviños (1987), independente da técnica de coleta de dados, os resultados, para que tenham valor científico, precisam reunir certas condições como a coerência, a consistência e a originalidade. Assim, a comprovação do envolvimento entre as variáveis principais no presente estudo de caso se dá por meio de técnicas de análise estatística, tais como as medidas de tendência central para a discussão sobre a normalidade dos dados, e a correlação para a comprovação do grau de relacionamento.