• Nenhum resultado encontrado

1.2 A apropriação de resultados das avaliações externas

1.2.1 Definição de apropriação

A título de pesquisa e definição, “apropriação” é o ato de interpretar os resultados das avaliações e utilizá-los nos planejamentos anuais e gerais da escola e do professor. Em outras palavras, apropriar-se é reconhecer falhas e êxitos, utilizando dados disponíveis como aparato de estratégia e organização (MINAS GERAIS, 2013).

O crescimento e a implementação de sistemas de avaliação educacionais estaduais por quase todo o território nacional, nas últimas décadas do século XX, apresentam duas ações centrais: a aplicação das avaliações externas e a divulgação de seus resultados.

Há que se pensar como a escola e seus atores envolvidos (professores, gestores e equipe pedagógica) têm agido em relação à interpretação dos referidos materiais, uma vez que os sistemas de avaliação e as formas de divulgação em massa desses sistemas estão padronizados.

Os mecanismos de divulgação dos resultados (revistas pedagógicas e materiais de divulgação para auxílio no reconhecimento dos resultados), utilizados para a comunidade escolar tomar conhecimento da realidade de cada unidade devem ser largamente difundidos, por se tratarem de uma ferramenta de gestão com o intuito de auxiliar os envolvidos na elaboração de um melhor planejamento geral.

Segundo Fontanive (2014) e Castro (2014) em que pese o fato de que a avaliação em larga escala no Brasil já tenha evoluído muito, a disseminação e a apropriação de resultados ainda precisam ser aprimoradas.

Segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa8, em sua versão online, o verbo apropriar significa aplicar, atribuir, entre outras definições. Nesse sentido, é preciso compreender que a aplicação dos dados de forma pertinente ao fazer pedagógico e à gestão escolar, bem como a atribuição de valor aos dados obtidos, de forma coerente a cada situação e unidade escolar, aponta diretamente para ações positivas na busca pela qualidade da educação.

Apropriar-se dos resultados reflete diretamente nas ações dos envolvidos na escola e, principalmente, no fazer da equipe gestora. Reconhecendo tais dados, gestores, juntamente com sua equipe, devem proporcionar momentos de apresentação e explicação dos dados alcançados pela unidade escolar, no intuito de orientar planejamentos e/ou replanejamentos de professores e direcionar ações gestoras na escola.

Portanto, neste caso, a apropriação deve ser percebida de forma específica e relacionada à avaliação em larga escala: sua utilização se aplica à forma de entendimento e utilização dos resultados obtidos nas provas em questão. Porém, mesmo se reconhecendo a necessidade de se apropriar dos dados produzidos, essa realidade ainda é um desafio.

Fontanive, Elliot e Klein (2007) consideram que

[...] um dos desafios enfrentados pelos profissionais que conduzem os processos de avaliação de sistemas escolares é o de desenvolver estratégias de apresentação dos resultados capazes de facilitar a compreensão e a apropriação desses resultados pelas diferentes equipes das Secretarias de Educação, gestores das escolas, professores e demais membros da comunidade. (FONTANIVE, ELLIOT e KLEIN, 2007, p. 1)

8 Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

online. Disponível em:

<http://www.priberam.pt/DLPO/apropria%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 14 mai. 2015.

Uma apropriação de resultados coerente e que atenda às necessidades de abrangência no processo vai além do simples ato de divulgar os materiais. Ela incide na compreensão e domínio dos resultados para seu uso eficiente.

Em outras palavras, é preciso que ocorra uma apropriação objetiva dos dados obtidos para que os responsáveis por determinada escola possam utilizá-los para traçar metas pedagógicas para a melhoria da educação local e, consecutivamente, regional e nacional.

Nesse caso, com as avaliações realizadas hoje, no país, já contando com uma estrutura consolidada e eficaz para a obtenção de dados, ainda é fato a fragilidade na interpretação dos resultados por elas fornecidos, o que gera a dificuldade de apropriação pelos maiores interessados em seu uso: os protagonistas sociais responsáveis pela gestão da escola e o corpo docente.

Ao refletir sobre a realidade da apropriação de resultados na atualidade, Fontanive (2014) diz que:

Os sistemas de avaliação de desempenho dos alunos, introduzidos no Brasil há quase duas décadas, apesar da enorme quantidade de dados coletados e divulgados, parecem não ter sido capazes de provocar as mudanças esperadas no cotidiano da relação professor-aluno- aprendizagem. São levantadas hipóteses de que os professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas não compreendam adequadamente as tecnologias empregadas na avaliação dos estudantes e nos mecanismos e materiais utilizados na divulgação dos resultados e, assim, não são capazes de orientar a prática docente para corrigir os erros e as dificuldades apresentadas pelos alunos (FONTANIVE, 2014, p. 1).

Logo, apropriação, no nosso caso, é o ato de reconhecer os resultados alcançados em uma avaliação externa após sua aplicação, quais sejam aqueles inerentes à escola. De posse dos dados publicados, a equipe gestora deve utilizá- los na reformulação de planejamentos, na concentração de esforços para a melhoria do desempenho de alunos e na criação de estratégias gestoras e pedagógicas para o progresso da escola como um todo.

Todavia, não raro, o que se percebe são a chegada e o abandono dos materiais com os referidos resultados pelas escolas, arquivados ou até mesmo ignorados. Talvez não por falta de interesse por parte dos gestores e professores, mas por falta de entendimento de como lidar com tais dados, pois, de acordo com Fontanive (2014),

Em outras palavras, as tentativas de simplificar informações complexas, tanto nos materiais de divulgação de variados formatos, como, manuais, livretos, boletins, entre outros, quanto na realização de numerosos seminários, videoconferências, jornadas de capacitação de professores, coordenadores pedagógicos e gestores, parecem não ter sido bem sucedidas, pois não provocaram os impactos esperados na qualidade e equidade da educação oferecida às crianças e aos jovens brasileiros (FONTANIVE, 2014, p. 12).

Segundo a autora, supracitada, é preciso dimensionar o objetivo das capacitações para professores no que tange à apropriação de resultados. Até o momento, os materiais e as capacitações já disponibilizados ainda não alcançaram integralmente o objetivo de fazer com que os professores e os gestores compreendam os dados disponibilizados e os utilizem de forma a adequar sua prática pedagógica e melhorar os resultados obtidos.

Relacionando a necessidade de apropriação de resultados à prática docente, verifica-se que os processos de apropriação de resultados das avaliações externas são frágeis ou ignorados pelos gestores, de modo que os dados alcançados pelas escolas são arquivados e não utilizados corretamente, ou seja, sua apropriação, em muitos casos, inexiste. Nesse sentido, conforme reforçam Sousa e Oliveira, “não faz parte, no entanto, da cultura e dinâmica da organização do trabalho escolar pautar seu planejamento em resultados de avaliação” (SOUSA e OLIVEIRA, 2015, p. 21).

A apropriação tem seu papel definido na escola, mas precisa estar alicerçada em ações e estratégias adequadas e próprias a cada realidade escolar. Fortalecendo as ações e estratégias, a responsabilização dos agentes sociais é de suma importância para o conhecimento e uso dos dados que chegam periodicamente à escola. Neste caso, a próxima subseção apresenta a questão da responsabilização e como ela se relaciona com a apropriação de resultados.

1.2.2 O papel da responsabilização no contexto da apropriação de resultados das