• Nenhum resultado encontrado

3 PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO

3.4 DELIMITAÇÃO DO ACERVO DOCUMENTAL DA PESQUISA

O primeiro movimento realizado consistiu em identificar os jogos de alfabetização disponíveis nas escolas campo de pesquisa. Constatamos que o acervo18 de jogos de alfabetização das instituições é composto pelos Jogos do Ceel, Jogos do Trilhas, Jogos do Programa Criança Alfabetizada e alguns jogos comercializados. Ressaltamos que os Jogos do Ceel e os Jogos do Trilhas fazem parte de um conjunto, enquanto os Jogos do Programa Criança Alfabetizada compõem uma coletânea de atividades presentes no Almanaque Ilustrado de Alfabetização, material elaborado com intuito de complementar o livro didático nas redes públicas de ensino de Pernambuco. Já os jogos comercializados são independentes. Além disso, no conjunto de Jogos do Trilhas, alguns são direcionados à aprendizagem do SEA, enquanto outros tratam, por exemplo, de dimensões semânticas e morfológicas da língua. De modo parecido, entre os Jogos do Programa Criança Alfabetizada, é possível encontrar jogos matemáticos. Diante disso, nesse levantamento, consideramos apenas aqueles jogos cujos objetivos estão relacionados ao sistema de escrita alfabética.

No que se refere à quantidade de jogos, identificamos um total de quarenta e nove (49) jogos que enfocavam o sistema de escrita alfabética, distribuídos da seguinte forma: dez (10) Jogos do Ceel; oito (8) Jogos do Trilhas; treze (13) Jogos do Programa Criança Alfabetizada (ano 1 e ano 2) e dezoito (18) jogos comercializados.

No Quadro 3, a seguir, apresentamos os jogos do acervo encontrados, o código19 atribuído a cada jogo, seus idealizadores e/ou fabricantes, a indicação com relação a estarem ou não acompanhados das regras e as escolas onde foram identificados.

18 Como já mencionamos, é possível que nas escolas tenham jogos confeccionados artesanalmente pelos(as) próprios(as) docentes. Porém, no levantamento por nós realizado, não buscamos por esses jogos, tendo em vista que isso demandaria consultar individualmente com cada professor(a) das escolas a existência desses recursos – condição inviável diante do tempo e alcance deste estudo. Nesse sentido, ressaltamos a importância e a necessidade de realizar pesquisas futuras que investiguem os jogos didáticos de alfabetização fabricados pelos(as) professores(as).

Quadro 3 - Acervo de jogos de alfabetização disponíveis nas escolas campo de pesquisa JOGOS DO CEEL

Título Código Idealizador Acompanha

Regras?

Escola 1 Escola 2

Bingo dos sons iniciais C01 CEEL X X X

Caça-rimas C02 X X X Dado sonoro C03 X X X Trinca mágica C04 X X X Batalha de palavras C05 X X X Mais uma C06 X X X Troca letras C07 X X X

Bingo da letra inicial C08 X X X

Palavra dentro de palavra C09 X X X

Quem escreve sou eu C10 X X X

JOGOS DO TRILHAS

Título Código Idealizador Acompanha

Regras? Escola 1 Escola 2 Mercado T01 Instituto Natura X X - Descubra o invasor T02 X X

Batalha dos nomes T03 X X -

Passo a Passo T04 X X -

Bichos malucos T05 X X -

Rimas T06 X X -

Nomes escondidos T07 X X -

Que brinquedo é esse? T08 X X -

JOGOS DO PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA (ANO 1)

Título Código Idealizador Acompanha

Regras?

Escola 1 Escola 2 Seu Rei mandou achar A01 Secretaria de

Educação e Esportes de Pernambuco

X X X

Trilha animada A02 X X X

Ache a rima A03 X X X

Cada letra em seu lugar A04 X X X

De sílaba em sílaba A05 X X X

Com que letra começa? A06 X X X

JOGOS DO PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA (ANO 2)

Título Código Idealizador Acompanha

Regras?

Escola 1 Escola 2 Baralho de letras A07 Secretaria de

Educação e Esportes de Pernambuco

X X X

Quebra-cabeça de parlendas A08 X X X

Compara palavras A09 X X X

Memória de animais A10 X X X

Que palavra é essa? A11 X X X

Tem letra faltando A12 X X X

Gol de palavras A13 X X X

JOGOS COMERCIALIZADOS

Título Código Idealizador Acompanha

Regras?

Escola 1 Escola 2

Alfabeto móvel e sílabas J01 - - - X

Dominó de Alfabeto 1 J02 - - - X

Dominó de Alfabeto 2* J03 - - - X

Jogo da Divisão* Silábica J05 - - - X

Dominó sílabas 1 J06 Brincando e

aprendendo

- X X

Dominó divisão silábica J07 Educativ

Industria e Comércio - X - Dominó sílabas 2 J08 - - - X Super dominó alfabetizando J09 PAE editora Kids - X -

Cruza letras J10 Taqueta X X X

Palavras Cruzadas 1 J11 - - - X

Palavras Cruzadas 2* J12 - - - X

Formar Palavras* J13 - - - X

Vamos Formar Palavras J14 Jott play - - X

Alfabeto divertido J15 Jott play - X -

Jogo de memória – Alfabetização com Animais

J16 Jott play - X -

Jogo de rimas* J17 Jott play - X -

Jogo das sílabas* J18 - - - X

Fonte: A Autora (2019)

Conforme é possível perceber a partir do Quadro 3, entre os jogos comercializados, em apenas um, o “Cruza letras”, identificamos instruções para o uso. Além disso, não há nesses jogos informações sobre quem os concebeu e realizou, diferentemente dos demais jogos. Além disso, alguns jogos comercializados encontrados nas escolas não estavam armazenados em suas embalagens originais, não tendo sido possível identificar seus nomes. Em vista disso, para realizar a catalogação desses recursos, foi necessário atribuir nomes a esses jogos – os jogos nomeados por nós estão sinalizados com um asterisco (*). Na atribuição dos nomes levamos em consideração as características dos jogos.

Fotografia 1 - Jogos comercializados disponíveis no acervo das escolas

Fonte: acervo da pesquisa

Reconhecemos que os Jogos do Ceel, os Jogos do Trilhas e os Jogos do Programa Criança Alfabetizada resultaram de um processo de concepção, produção, validação e legitimação científica diferenciados, tendo em vista que contaram com idealização, supervisão e/ou assessoria por parte de especialistas reconhecidos na área. Além disso, as duas primeiras coleções mencionadas foram distribuídas às escolas por meio de iniciativa do Ministério da Educação em parceria com instituições responsáveis por sua elaboração. Por outro lado, os Jogos do Programa Criança Alfabetizada foram distribuídos em formato de Almanaques/Coletâneas pelo Governo do Estado de Pernambuco. Nesses casos, contam com legitimação oficial.

Por outro lado, os jogos comercializados adquiridos pelas escolas não são, geralmente, validados academicamente e/ou institucionalmente. Desse modo, a qualidade desses artefatos, do ponto de vista didático, tende a ser, muitas vezes, duvidosa. Já do ponto de vista pragmático, é apenas por meio do uso na sala de aula que tais recursos podem ou não ser validados.

Vejamos, agora, como os jogos estavam organizados nos espaços escolares e que impressões de uso essa organização e o estado de conservação dos jogos passavam.

3.4.1 Organização dos jogos no espaço escolar e impressões quanto ao uso dos recursos

Como dissemos anteriormente, o acervo documental da presente pesquisa é composto por jogos didáticos de alfabetização disponíveis em duas escolas da rede pública de ensino da cidade de Brejo da Madre de Deus – PE, que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental,

as quais denominamos aqui de Escola 1 e Escola 2. Descreveremos, de forma sucinta, como os jogos estavam organizados no espaço escolar e quais foram nossas impressões quanto ao uso desses recursos. Vale salientar que, no momento do levantamento dos acervos de jogos presentes nas escolas (primeiro semestre de 2018), os Jogos do Programa Criança Alfabetizada ainda não faziam parte dos acervos, mas foram posteriormente disponibilizados às escolas da rede pública de ensino do estado, incluindo as que visitamos por ocasião do levantamento.

Na Escola 1, os jogos estavam guardados em uma sala/biblioteca de forma acessível e, apesar da boa conservação da maioria dos jogos, era visível que eles haviam sido manuseados. Outros ainda estavam novos e com peças por destacar. Encontramos caixas de jogos novas tanto entre os Jogos do Ceel, quanto entre os Jogos do Trilhas. Os primeiros, porém, estavam em maior quantidade. Já no caso dos Jogos do Trilha foram identificados duas caixas de cada jogo (alguns desses ainda não haviam sido utilizados). A maioria dos jogos comercializados identificados na Escola 1 também apresentavam um aspecto conservado (apesar de alguns estarem incompletos) e com indícios de uso.

Na Escola 2, apesar de termos identificado a presença de jogos de alfabetização, a forma como eram guardados – muitos deles misturados com outros jogos e materiais concretos de matemática, amontoados e com muitas peças faltando –, e o lugar onde ficavam – um canto atrás dos armários da biblioteca – pareciam indicar o não uso desses recursos (jogos comercializados) já há algum tempo. Por outro lado, os Jogos do Ceel, também encontrados nessa escola, estavam muito bem conservados e dispostos em um lugar visível na biblioteca, um espaço privilegiado em relação aos demais jogos. O estado desses jogos (Ceel) parecia indicar pouco uso desses recursos. Além disso, só identificamos uma caixa dos Jogos do Ceel na escola.

Em conversas informais realizadas em momentos distintos com duas coordenadoras pedagógicas da Escola 1, as profissionais apresentaram visões diferentes quanto ao uso dos jogos de alfabetização pelas professoras alfabetizadoras. Uma delas afirmou que as docentes usavam frequentemente os jogos. Já a outra coordenadora pedagógica relatou que, durante as formações do Pnaic, os jogos de alfabetização – referindo especificamente aos Jogos do Ceel – eram usados de modo mais intenso pelas professoras, mas a frequência de uso desse recurso foi diminuindo com o passar do tempo, o que fazia considerar que os jogos eram pouco utilizados naquele momento. Essa última coordenadora afirmou que sentia falta, enquanto professora alfabetizadora, de uma formação permanente para o uso de jogos didáticos de alfabetização, pois, muitas vezes, os alfabetizadores não sabem o que fazer com os jogos para mobilizar as aprendizagens que eles propõem. Esse aspecto se aproxima dos apontamentos de Pessoa, Lino

e Silva (2015) a respeito da necessidade da temática dos jogos ser incluída permanentemente nas pautas das formações continuadas de professores.

Diante do que acabamos de apresentar acerca dos acervos de jogos didáticos de alfabetização disponíveis nas escolas lócus da pesquisa e identificados no levantamento por nós realizados, elegemos para compor o acervo documental desta pesquisa os Jogos do Ceel, os Jogos do Trilhas e os Jogos do Programa Criança Alfabetizada. Decidimos, portanto, que os jogos comercializados não constituíssem objeto das nossas análises, pois a inexistência dos manuais didáticos e das regras na maioria dos jogos inviabilizaria a realização da análise nos moldes definidos para atingir os objetivos específicos elaborados, apesar de ser possível deduzir como se joga, mesmo sem as regras. Ou seja, a análise desses recursos demanda a definição de objetivos que atendam as necessidades de análises específicas diante das singularidades no que se refere à condição material (ausência de informações e orientações para o uso) desses recursos.

Na sequência, apresentamos e discutimos os procedimentos de tratamento e análise dos dados.