• Nenhum resultado encontrado

Delimitação do Problema

No documento Aneridis Aparecida Monteiro.pdf (páginas 71-75)

Capítulo 3 Percurso e fundamentos metodológicos

3.1 Delimitação do Problema

Após tomar conhecimento do contexto escolhido para a presente pesquisa e de delineado o problema, partiu-se para sua delimitação, utilizando para tal dados gerados pela aplicação de questionários de entrada e saída do curso, que eram respondidos pelos participantes da formação.

Em junho de 2009, os gestores-cursistas responderam a um questionário inicial denominado “Questionário Centro Paula Souza”, com 10 questões objetivas e uma questão dissertativa, sobre o uso e inserção das TIC.

A seguir, podemos observar resumidamente algumas respostas mais pertinentes para esta pesquisa:

Gestores-

cursistas Quanto ao uso do computador:

96% Usam computador em casa.

99% Usam computador na unidade de ensino. 55% Usam computador em outros lugares.

Gestores-

cursistas Quanto aos recursos das TIC utilizadas na UE:

100% Usam o processador de texto.

99% Usam softwares de apresentação de slides ou similar (ppt). 100% Pesquisam na internet.

Gestores- cursistas

Quanto às atividades realizadas com o uso das TIC viabilizadas pelo gestor escolar:

88% Uso das TIC em sala de aula.

78% Execução de projetos por meio das TIC.

Gestores- cursistas

Quanto aos aspectos que faltam para a UE incorporar o uso das TIC nas atividades de gestão e pedagógicas:

70% Domínio técnico do uso das TIC. 69% Domínio pedagógico do uso das TIC.

64% Envolvimento entre os participantes da comunidade escolar.

Gestores- cursistas

Quanto a quem utiliza os mecanismos de interação e troca de informações com o uso das TIC efetivamente implantadas na escola:

98% Gestor. 99% Professor. 86% Aluno.

Gestores- cursistas

Quanto às principais contribuições que o computador tem trazido efetivamente para o trabalho do professor:

90% Uso das TIC como estratégia de ensino.

94% Criação e recuperação de documentos em Word, como planos de aula, provas etc.

88% Utilização de softwares educacionais e internet nas próprias aulas.

Gestores-

cursistas Quanto às principais contribuições das TIC para o aprendizado dos alunos:

96% Domínio do computador e de softwares. 94% Produção de textos e apresentações. 93% Desenvolvimento de projetos.

Questão discursiva Respostas dos gestores

Como gestor, qual ação você identifica como urgente e necessária para melhorar seu processo de gestão por meio das TIC?

 Comprometimento do corpo docente.  Colocar em prática o cotidiano das TIC.  Maior envolvimento da comunidade escolar.

Os dados apontam que os gestores utilizam as TIC nos afazeres diários da UE e que as TIC têm sido utilizadas como estratégias de ensino. Ao serem questionados sobre os aspectos que faltam para a incorporação das TIC, os gestores apontam a falta de domínio técnico e pedagógico, além da falta de envolvimento dos participantes da comunidade escolar. Apontam como necessário, ainda, o envolvimento do corpo docente para o uso das TIC. Pode- se concluir previamente que há necessidade de formação de professores quanto ao domínio das TIC e de sensibilização junto à comunidade quanto à importância de seu uso.

Além do Questionário de Entrada, que mostra o perfil e as pretensões dos gestores-cursistas, ao refletirmos sobre o problema norteador desta pesquisa buscamos investigar possíveis mudanças ocorridas quanto à inserção e incorporação de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem nas unidades de ensino do Centro Paula Souza.

Essa ideia surgiu após uma atividade proposta no decorrer do curso, quando as equipes dos gestores-cursistas apresentaram projetos que poderiam ser viabilizados em suas unidades de ensino quanto aos objetivos do curso em questão. Assim, durante o curso, ainda, esses gestores fizeram várias sugestões sobre as possibilidades de incorporação das TIC no interior das unidades de ensino e, no final do Módulo 5, no Momento 2 da formação, elaboraram projetos de uso das TIC nas atividades escolares com base na realidade escolar vivenciada e no local onde suas unidades estavam localizadas. A análise das informações geradas por meio da aplicação do Questionário de Saída do Momento 2 permitiu especificar a delimitação desta pesquisa.

Os relatórios elaborados pela equipe responsável pelo Projeto Gestão Escolar e Tecnologias demonstraram que os alunos-gestores apontaram

nesses projetos diferentes focos para a inserção e o uso de tecnologias. Entre eles, o maior número de propostas de ação e de projetos apresentado foi para o “Uso das TIC no processo comunicativo da escola” (41%), que envolve a criação ou atualização do site da instituição, blog, revista publicitária, divulgação dos cursos, serviços de comunicação interna (e-mails e intranet), entre outros aspectos da comunicação.

As propostas de ação e de projetos para criar ou melhorar o sistema de controle e gestão, assim como de capacitar professores e funcionários (Uso das TIC na organização e administração da escola), representaram 18% dos projetos propostos pelos alunos-gestores. Foram incluídos nesta categoria a criação de um banco de dados, o sistema de agendamento de equipamentos, sistema de controle escolar (frequência dos alunos, por exemplo), cadastro, registro e acompanhamento.

O “Uso das TIC na formação dos profissionais da escola e sua comunidade” representou 18% das propostas de ação e de projetos, e inclui-se nesta categoria a formação de professores para o uso pedagógico e do computador, inclusão digital, entre outros.

O foco “Uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem” representou 23% das propostas de ação e de projetos, com a indicação de ferramentas que poderiam ser utilizadas na unidade de ensino para melhorar a aprendizagem dos alunos, tais como Movie Maker, criação de novas ferramentas, datashow; a utilização de tecnologia para atender os alunos que estão em dependência em alguma disciplina ou afastados das aulas por motivo de doença, entre outras. Do total de escolas participantes, 23 (vinte e três) gestores das unidades de ensino afirmaram este foco como primordial para a inserção das TIC nos processos de ensino e aprendizagem. Dessas 23 unidades de ensino, 6 (seis) delas foram escolhidas para serem investigadas neste trabalho, reafirmando a relevância do uso e da inserção das tecnologias para a melhoria da aprendizagem dos alunos para os dias atuais.

No documento Aneridis Aparecida Monteiro.pdf (páginas 71-75)