• Nenhum resultado encontrado

Gestão Escolar e Tecnologias

No documento Aneridis Aparecida Monteiro.pdf (páginas 64-70)

Capítulo 1 A educação e o ensino profissionalizante no Brasil: breve relato

2.4 Gestão Escolar e Tecnologias

O Projeto Gestão Escolar e Tecnologias, sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em parceria com a Microsoft Brasil e

Secretarias Estaduais da Educação, tinha como objetivo formar gestores escolares da rede publica estadual de São Paulo para o uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) no cotidiano das unidades de ensino pelas quais são responsáveis e promover situações para a inserção das TIC na prática pedagógica, propiciando ao aluno uma aprendizagem significativa.

Iniciou-seem 2004 com o objetivo de preparar gestores da rede pública de ensino para a incorporação de Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) na gestão escolar e no cotidiano da escola, o curso foi fundamentado em contextualização, articulação entre a teoria e prática, aprendizagem a partir de experiências, reflexão sobre a ação e trabalho coletivo entre os pares. Assim, buscou formar as equipes de gestão das unidades de ensino para o uso de tecnologias como suporte à gestão, além da articular as dimensões técnico- administrativas e pedagógicas.

Para os profissionais do Centro Paula Souza, as atividades de formação desenvolvidas por meio do curso ocorreram no período de fevereiro a setembro de 2009. Para atender a demanda do Centro Paula Souza, o projeto foi reformulado articulando seus princípios e fundamentos com a realidade desse sistema de ensino técnico e tecnológico. Assim, o curso passou por uma reformulação necessária e pertinente à realidade dos gestores, das Unidades de Ensino e das características dos alunos.

As propostas de ação deste curso foram estruturadas no diálogo entre as instituições envolvidas, a fim de atender as reais necessidades e demandas do Centro Paula Souza e os princípios teóricos e metodológicos adotados pelos projetos desenvolvidos pela equipe do Programa de Pós-Graduação: Currículo da PUC/SP, resguardando a coerência teórica, a articulação dos conceitos e as características das tecnologias que dão suporte à formação (solução Microsoft para EaD) e que são aplicadas na prática dos participantes em suas unidades de ensino e na elaboração de trabalhos propostos durante a formação (ALMEIDA; ALONSO, 2007).

Os participantes do curso foram a Administração Central do Centro Paula Souza; os diretores das unidades de ensino; as equipes gestoras das FATEC (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) e ETEC (Escolas Técnicas Estaduais); os coordenadores pedagógicos, vice-diretores e coordenadores de curso; diretores de serviços administrativos, de serviços acadêmicos; assistentes técnico-administrativos; chefes de departamento; e professores que atuam em posição de liderança. Este projeto de formação foi desenvolvido com a participação de pós-graduandos (mestrandos e doutorandos) integrados aos educadores da rede pública.

O Projeto Gestão Escolar e Tecnologias teve como principais propósitos

 promover a articulação entre teoria e prática;

 desenvolver metodologias de formação apropriadas à realidade da rede de ensino e ao contexto das escolas;

 propiciar o avanço do conhecimento na área de formação por meio da pesquisa científica e do desenvolvimento de projetos institucionais;

 socializar a produção resultante das pesquisas e experiências realizadas com a publicação de livros e/ou artigos para revistas e periódicos da área (ALMEIDA; ALONSO, 2007, p. 14).

Trata-se de um projeto de formação de gestores para a

utilização das TIC no cotidiano da escola e na gestão escolar, bem como para apoiar os professores, comprometer-se com eles e prover condições para que possam incorporar as TIC à prática pedagógica, favorecendo ao aluno a aprendizagem significativa (ALMEIDA; ALONSO, 2007, p. 14).

A metodologia utilizada no curso tem como eixo a articulação entre a teoria e a prática com o uso das tecnologias. Assim,

articulava a prática do gestor escolar, com as teorias educacionais e com o uso das TIC para a resolução de problemas da escola, caracterizando a formação na ação voltada para a realidade da escola, as especificidades da atuação do gestor e a parceria com os supervisores e professores ATP (ALMEIDA; PRADO, 2005, p. 4).

Foi criado um design educacional, regulamentado pelas instituições parceiras, e a composição da equipe incorporou diferentes especialidades com

visão sistêmica tanto do processo de produção quanto de sua execução (ALMEIDA; PRADO, 2005).

O Projeto foi desenvolvido por meio de tecnologias de informação e comunicação, com o objetivo de propiciar aos participantes condições para o uso das tecnologias no cotidiano profissional, além de ressignificar suas práticas, aprimorar recursos e buscar novas oportunidades de parcerias entre os profissionais da escola, entre os profissionais e as escolas e entre instituições (ALMEIDA; PRADO, 2005).

Desta forma, o curso Formação de Gestores para o uso das Tecnologias para os profissionais do Centro Paula Souza foi dividido em três momentos, conforme apresentaremos a seguir.

O Momento 1 tinha uma carga horária de 32 horas, e o tema Oficina Aprender em Parceria trazia discussões e reflexões sobre os Princípios do Aprender em Parceria e do Trabalho Colaborativo, além da oficina tecnológica Movie Maker e de temas como Parceiros em Construção e Administração do Tempo, com duração de 16 horas presenciais.

O Momento 2, com duração de 80 horas, era composto pelos seguintes módulos:

 Módulo 1 - tecnologias e programas aplicativos para o contexto da unidade de ensino.

 Módulo 2 - ação de Gestão de Tecnologias na unidade de trabalho: planejamento e realização; Conceitos de gestão, educação e tecnologias: prática e teoria.

 Módulo 3 - socialização (apresentação de um pôster) sobre a ação realizada e analisada na turma; produção de artigo; sistematização do conhecimento construído na prática;

 Módulo 4 - conceitos de Projeto e diferentes dimensões; projeto de gestão de tecnologia (construção em equipe).

 Módulo 5 - seminário de socialização: orientação para implantação.

Já o Momento 3, com duração de 40 horas, foi destinado ao acompanhamento e orientação para a realização do Projeto nas Unidades de Trabalho e ao seminário de encerramento do Projeto.

A proposta do curso Formação de Gestores para o Uso das Tecnologias envolvia um conjunto de ações com a equipe gestora das Escolas Técnicas Estaduais (ETEC), as Faculdades de Tecnologia (FATEC) do Estado de São Paulo e a administração do Centro Paula Souza, tendo como objetivo principal a incorporação das TIC no contexto escolar (ALMEIDA; ALONSO, 2007).

Para Almeida e Prado (2005, p. 2), tal ação “envolve distintos aspectos da gestão decorrente do efeito de gerir, administrar, preservar, colocar em ordem, ou seja, de favorecer o uso dos recursos tecnológicos”.

O Projeto Gestores previa, ainda, que a equipe gestora das unidades de ensino deveria desenvolver ações de gestão de tecnologias junto à comunidade educativa, tanto em relação ao uso da tecnologia quanto na gestão da tecnologia utilizada nos processos de ensino e de aprendizagem. Além disso, deveria também criar condições para a incorporação de tecnologias no trabalho pedagógico; mobilizar a criação de redes para o diálogo, a troca de experiências e a busca conjunta de solução para os problemas das unidades de ensino e desenvolver a cultura de formação a distância, viabilizada em ambientes virtuais de aprendizagem (VALLIN; RUBIN, 2007).

Neste sentido, era tarefa da equipe gestora “organizar, registrar, recuperar e atualizar informações, produzir estratégias de comunicação, gerenciar atividades, conteúdos, recursos, bem como, gerir ambientes e processos de avaliação, estabelecer novas histórias, consigo mesmo e com o saber” (ALMEIDA; PRADO, 2005, p. 2). Tais competências devem-se ao fato de que, para ser gestor escolar na atual sociedade, deve-se agir na perspectiva de uma gestão escolar democrática.

Almeida e Alonso (2007, p. 35) ressaltam que o Projeto Gestão Escolar e Tecnologias alicerçava-se em

uma proposta de formação de gestores escolares coerentes com uma concepção de gestão escolar democrática, que faz uso de tecnologias no fazer profissional e cria condições para incorporá-las em atividades escolares, respeita os princípios da participação, interação, colaboração e co-autoria na produção do conhecimento.

No documento Aneridis Aparecida Monteiro.pdf (páginas 64-70)