• Nenhum resultado encontrado

Objetivos e Participantes

No documento Aneridis Aparecida Monteiro.pdf (páginas 75-78)

Capítulo 3 Percurso e fundamentos metodológicos

3.2 Objetivos e Participantes

A partir das informações dos próprios gestores geradas pelos relatórios produzidos pela equipe gestora do Projeto Gestão Escolar e Tecnologias, este trabalho objetiva investigar se houve (ou não) a inserção ou incorporação de tecnologias nas unidades de ensino do Centro Paula Souza quanto ao uso das TIC nos processos de ensino e de aprendizagem; verificar quais mudanças ocorreram nesse processo, observar se houve mudanças por meio de práticas lideradas pelos gestores escolares, analisar quais as dificuldades ou facilidades que os gestores encontraram para a inserção das TIC nas unidades escolares, após o término do curso promovido pelo Projeto Gestão Escolar e Tecnologias.

A escolha do gestor escolar como sujeito principal desta pesquisa deve-se ao fato de que cabe a ele viabilizar propostas, a gestão compartilhada democraticamente, além de propiciar espaços onde os diversos atores escolares possam criar e recriar um novo conceito de instituição escolar. O mais importante: foram os gestores que participaram do referido curso e levaram para o interior das unidades de ensino teoria, conceitos e aprendizados sobre a inserção e incorporação de tecnologias nos ambientes escolares.

Acreditamos que o curso oferecido aos gestores das escolas técnicas teve extrema relevância para os dias atuais, um dos motivos é a abrangência de tais escolas no Estado de São Paulo e que inclui milhares de alunos que serão os profissionais (técnicos e tecnológicos) que nortearão o destino de nossa sociedade. Assim, após os gestores-cursistas apontarem em seus projetos suas intenções de incorporar as tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem de milhares de alunos, é interessante verificarmos se essas mudanças estão ocorrendo e em caso positivo, quais e como estão ocorrendo, que fatores facilitam ou impedem a inserção das tecnologias nas unidades de ensino do Centro Paula Souza. Cabe relembrar a LDB que aponta a necessidade dos alunos de compreenderem o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e conseqüentemente fazer uso dela e; portanto torna-se relevante pesquisar se houve a inserção nas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem dos alunos e em caso positivo, que mudanças ocorreram.

Participantes

Os participantes desta pesquisa foram, a priori, os gestores-cursistas do Centro Paula Souza que concluíram o curso Projeto Gestão e Tecnologias e ainda permanecem na gestão da mesma unidade de ensino que estavam enquanto foram cursistas. Como o curso está fundamentado em contextualização, articulação entre teoria e prática, aprendizagem a partir de experiências, reflexão sobre a ação e trabalho coletivo entre os pares, foram priorizadas escolas que ainda permanecem com a mesma equipe gestora.

Para alcançar o cargo de Diretor das Escolas Técnicas do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Centro Paula Souza), o candidato obrigatoriamente passará por três etapas: qualificação do candidato, por meio de análise de curriculum vitae, avaliação de prova escrita e entrevista8.

Para esta pesquisa é importante entender as atribuições da Direção da Escola de acordo com o artigo 17 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza: garantir as condições para o desenvolvimento da gestão democrática do ensino, na forma prevista pela legislação; coordenar a elaboração da proposta pedagógica da escola; organizar as atividades de planejamento no âmbito da escola; desenvolver ações, visando ao contínuo aperfeiçoamento dos cursos e programas, dos recursos físicos, materiais e humanos da escola; criar condições e estimular

      

8 Após a classificação dos candidatos, é elaborada uma lista tríplice dos mais votados e, após

esse processo, há a designação pela Superintendência. Para o processo de qualificação dos candidatos é designada uma comissão de qualificação composta por três profissionais de reconhecido saber na área de Educação, o coordenador de ensino técnico do Centro Paula Souza e um diretor ou ex-diretor com experiência mínima de dois anos em direção de Escola Técnica. Os candidatos deverão ter concluído Licenciatura Plena, ter experiência mínima de cinco anos em função de docência ou técnico-pedagógica no Ensino Médio e/ou Educação Profissional de Nível Técnico ou Tecnológico. A prova escrita tem como objetivo avaliar os conhecimentos que os candidatos possuem sobre alguns temas da Educação Profissional e do Ensino Médio nas dimensões filosóficas, políticas, legais e administrativas. Para o processo nº 387/2010, a literatura a ser estudada abrangia os temas: educação profissional e trabalho, políticas educacionais e diretrizes curriculares, planejamento e gestão de unidades de ensino médio e educação profissional e seus processos educacionais e projetos e inovações pedagógicas. (Informações obtidas junto ao Manual de Orientações – Processo nº 387/2010 - Processo de qualificação de candidatos à função de Diretor de Escola Técnica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza)

experiências para o aprimoramento do processo educacional (conforme Anexo 2).

O alinhamento entre os fundamentos da formação realizada pelo Projeto Gestão Escolar e Tecnologias e as atribuições da direção das escolas evidenciou a relevância de ir ao contexto da pesquisa e realizar entrevistas com os gestores.

Após os gestores, foram entrevistados professores por eles indicados por terem se destacado quanto ao uso das TIC em suas aulas. Foram indicados 10 (dez) professores distribuídos em cinco unidades de ensino, já que um gestor (UE5) não indicou nenhum professor. As disciplinas que os indicados lecionam são: Português, Inglês, Informática, Indústria, Mecânica, Biologia e Química. No entanto, as entrevistas foram feitas com apenas quatro professores (dois professores de duas unidades de ensino), pois, mesmo com o prévio envio das entrevistas por e-mail aos dez professores, agendamento de ida às unidades e visitações, obteve-se sucesso em duas unidades de ensino.

Embora esta pesquisa esteja focada na Gestão Escolar e na inserção das tecnologias, levou-se em consideração que seria interessante “ouvir” os professores e alunos acerca deste tema, na tentativa de coletar mais informações que possam ilustrar as análises e conclusões deste trabalho.

Finalmente, alguns alunos foram escolhidos aleatoriamente nas unidades de ensino para averiguação de alterações ocorridas quanto aos processos de ensino e aprendizagem (durante minha visita às escolas, reuni- me com alunos, em grupos de três, em duas escolas, em lugares específicos (biblioteca e sala da coordenação, sem a presença do coordenador). Consequentemente, das seis unidades de ensino, o grupo focal ocorreu em duas delas, com três alunos de cada escola, totalizando seis alunos. Nas demais unidades, não se obteve sucesso, pois os alunos não estavam presentes em dia e hora marcada, fato este que dificultou a coleta de dados conforme previsto.

Gestor Professor Alunos Unidade

Escolar

(UE) Data Entrevistado Data Entrevistado Data Entrevistado

UE1 14/10/2010 (período da tarde) Diretor 25/11/2010 e 07/12/2010 0 25/11/2010 e 07/12/2010 0 UE2 08/10/2010 Assistente técnico- administrativo 18/11/2010 e 30/11/2010 0 18/11/2010 e 30/11/2010 0 UE3 18/10/2010 Coordenadora pedagógica 29/11/2010 2 professores 29/11/2010 3 alunos UE4 14/10/2010 (período da tarde) Diretor 30/11/2010 2 professores 30/11/2010 3 alunos UE5 06/10/2010 Diretora - - - - UE6 19/10/2010 Diretor 02/12/2010 e 09/12/2010 0 2/12/2010 e 09/12/2010 0

Total de entrevistados: 6 gestores, 6 alunos e 4 professores.

No documento Aneridis Aparecida Monteiro.pdf (páginas 75-78)