• Nenhum resultado encontrado

Acrónimo Descrição

2.3. Democracia eletrónica

O termo “democracia” teve origem durante o período de Péricles, séc. V a.C, em Atenas. A palavra em si é constituída por dois vocábulos gregos. “Demos” significa povo e “kracia” significa governo ou autoridade. Sendo assim, contrariando a prática da monarquia, democracia começa a ser praticada. Embora a democracia englobe a participação de todos, já, na altura, não o era na realidade, visto que mulheres, trabalhadores braçais e escravos estavam afastados desse direito.

Durante essa época, questões ligadas á economia, impostos e defesa a invasões externas eram discutidas na assembleia de cidadãos, em Atenas. Para além do direito de voto, os cidadãos dispunham ainda de outras regalias. Através de sorteio, havia a possibilidade de conseguirem chegar a cargos públicos e demitir governantes cujo trabalho estivesse a ser prejudicial perante o bem comum. Quando recuperada na modernidade política, nos séculos XVII e XVIII, a democracia envolvia dois princípios fundamentais: a igualdade de todos os cidadãos perante a lei e o direito de se expressarem em assembleia.

Segundo Ziegler (2003), só existe democracia quando todas as pessoas que constituem a comunidade podem exprimir as suas ideias e conseguem transformá-las em leis e instituições. Numa outra perspetiva, O´Donnell (2001) refere que um regime democrático tem outros pontos essenciais: é um regime que representa o governo, em que o acesso aos cargos públicos sucede por meio de eleições e que todos os seres humanos devem votar e ser votados; é um regime em que o sistema legal é responsável pela liberdade e pelos direitos considerados fundamentais ao exercício da cidadania política. O regime democrático pode ser exercido perante diferentes tipos: democracia direta, democracia representativa e democracia semidirecta.

Na democracia direta, o povo decide através de um voto particular em cada assunto. Os delegados são apenas permitidos para apresentar soluções e são porta-vozes para a opinião de todos. Qualquer delegado e funcionário têm mandato imperativo por certo período de tempo. Na democracia representativa o povo pode eleger os governantes, no entanto, são esses governantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.

A democracia semidirecta é a junção dos dois tipos de exercício da democracia: a direta e a indireta. Podemos encontrar ferramentas da democracia semidirecta, o plebiscito e o referendo. A natureza do plebiscito e do referendo é a de ser uma reflexão formulada ao povo para que decida sobre matéria de acentuada importância, de índole constitucional, legislativa

13

ou administrativa. O plebiscito é a consulta anterior ao ato legislativo ou administrativo e o referendo é a consulta seguinte ao ato legislativo ou administrativo realizado pelo governo, executando ao povo a respetiva aprovação ou recusa.

Segundo Aristóteles, a democracia é um regime em que os mais pobres estão no poder. Com isto podemos então confirmar que, ao empregar as Tecnologias de Informação e Comunicação para a divulgação da democracia, uma grande quantidade de pessoas poderá beneficiar dela, construindo-se um breve conceito de democracia eletrónica. Alguns autores vêm na e-democracia uma maneira de ressuscitar a democracia ateniense. O termo de e- democracia serve para minimizar a distância entre os cidadãos e as decisões políticas, visando a participação popular.

O atual modelo deve ser alvo de constantes inovações de forma a integrar novos procedimentos participativos, deliberativos e representativos. Por meio da democracia eletrónica, as Tecnologias de Informação e Comunicação podem auxiliar em processos de decisão política e transformações. (Becker & Slaton, 2000).

Na e-democracia existem diferentes níveis de participação consoante a compreensão de cada um em relação a democracia, afirma Gomes (2009).

Tabela 2- Níveis de e-Democracia

Níveis de e-democracia Descrição

Nível 1 O primeiro nível representa o acesso aos serviços públicos através da rede. Implanta-se praticamente em toda a parte, pois tem vantagens significativas para o governo e para os cidadãos em termos de custos e comodidade.

Nível 2 O segundo nível é constituído por um pequeno grupo de estado que consulta as mais variadas opiniões dos cidadãos acerca de assuntos de agenda pública, evitando assim outras sondagens.

Nível 3 O terceiro nível é formado por um estado que presta transparência aos cidadãos sobre contas, serviços e outras

14

informações. No entanto, a cidadania não entra na decisão politica.

Nível 4 O quarto nível corresponde a modelos de democracia deliberativa. Entre democracia participativa e democracia representativa, aqui o estado permite que o povo se mantenha informado e que tenha produção na decisão política.

Nível 5 O quinto nível é representado por democracia direta onde o círculo politico acabaria porque o público controlaria a decisão politica. Neste nível, o voto eletrónico, preferencialmente online, dá conversão do cidadão não apenas como controlador da esfera politica mas produtor em decisões de negócios públicos. Sendo assim, ao governo restaria apenas as funções na administração pública.

Para Gomes (2009), as possibilidades plebiscitárias da internet já se confirmaram vantajosas. Porém , não se sabe as consequências de uma afluência grande de transferência de decisão politica para a comunidade, por meios eletrónicos, produziria sobre a sociedade politica no seu formato atual e nem como integrar a decisão da cidadania com uma gestão de Estado formada por representantes eleitos. (M. Freire, 2014).

2.3.1. Plataformas de votação eletrónica

De seguida é mostrado na tabela 3 algumas das empresas que fornecem plataformas de votação eletrónica, onde estas foram contactadas e ao qual não obtivemos resposta para efetuar demostrações.

15

Tabela 3-Plataformas de votação eletrónica

Nome da empresa Tipo de distribuição Período de demonstração

País de origem URL

nVotes Freeware4 e

Shareware5

Consultar ao fornecedor

Espanha https://nvotes.com/

Indra Company Shareware Consultar ao fornecedor

Espanha http://www.indracompa

ny.com/en/electronic- voting-solutions

Smart Matic Shareware Consultar ao

fornecedor

Reino Unido https://www.smartmatic. com/voting/software/

Scytl Shareware Consultar ao

fornecedor Espanha https://www.scytl.com/e n/products/pre- election/scytl-online- voting/ Meridia Interactive Solutions Shareware Consultar ao fornecedor EUA https://www.meridiaars. com/electronic- delegate-voting

Multicert Shareware Consultar ao

fornecedor

Portugal https://www.multicert.c om/pt/produtos/voto- eletronico/certvote- voto-eletronico/

Mi-Voice Shareware Consultar ao

fornecedor

Reino Unido http://www.mi-

voice.com/products/elec toral-services/

Election Runner Shareware Consultar ao fornecedor

EUA https://electionrunner.co

m/

4 Consiste num programa cuja a utilização não implica pagamento de licença de uso.

5 Consiste num programa disponibilizado gratuitamente, mas com limitação, ou seja, com funcionalidades limitadas ou tempo de uso

16

Doodle Shareware Sem restrições EUA?/ (n/a) https://doodle.com/free-

online-voting

Easy Polls Freeware e

Shareware

Sem restrições EUA https://www.easypolls.n

et/

Election Buddy Shareware Sem restrições EUA https://electionbuddy.co

m/

Helios Freeware Sem restrições n/a https://vote.heliosvoting

.org/

Documentos relacionados