• Nenhum resultado encontrado

Acrónimo Descrição

3.4. Tecnologias utilizadas

As tecnologias sugeridas para a implementação para este projeto serão explanadas e descritas abaixo:

32

 CSS3: É a versão atual utilizada nesta aplicação e serve para definir os estilos das páginas web com efeitos de transição, imagem e outros. Estes efeitos dão um estilo novo às páginas web em todos os aspetos de design do layout. A principal função do CSS é descartar as imagens de plano de fundo, alguns rebordos arredondados, apresentar efeitos e transições para criar animações.

Isso deve-se aos novos browsers que estão a ser desenvolvidos e produzido para suportar essa linguagem como o Google Chrome33, Safari34, Mozilla Firefox35,

etc… Assim, o CSS3 veio facilitar os esforço que era necessário para o desenvolvimento de aplicações web e também dos seus utilizadores, pelo conjunto de transformações efetuadas na apresentação e na utilização do website.

 HTML5: É a versão mais atual da linguagem de programação conhecida por HTML (Hyper Text Markup Language), que, em português significa linguagem para marcação de hipertexto. Esta linguagem utiliza um texto codificado para criar e organizar conteúdos web online. HTML5 é considerado pelos programadores uma linguagem sólida e de confiança, e é por isso mesmo que se está a tornar o padrão de uso em todos os browsers atuais.

 Framework Bootstrap: Consiste numa framework front-end open source, ou seja, não é nada mais do que um conjunto de ferramentas criadas para facilitar o desenvolvimento de aplicações web. Esta framework foi desenvolvida pela equipa do Twitter36 e dá a possibilidade de criação de layouts responsivos e o uso de

colunas, permitindo que o seu conteúdo seja reorganizado até doze colunas, comportando-se de maneiras diferentes consoante a resolução do ecrã.

Têm como vantagens, além de permitir o desenvolvimento de layouts responsivos, facilitar o desenvolvimento e edição de layouts responsivos por manter padrões, ser compatível com os navegadores atuais (Chrome, Safari, Firefox, IE, etc…) e por fim ainda possui um conjunto de documentação detalhada e de fácil entendimento.

33Google Chrome é um navegador desenvolvido pelo Google e compilado com base em componentes de código aberto como o motor de

renderização o WebKit, da Apple e sua estrutura de desenvolvimento de aplicações. Disponível para download no endereço http://www.google.com.br/chrome/browser/

34 Safari é um navegador desenvolvido pela Apple e incluído como o navegador padrão a partir do sistema operacional Mac OS X v10.3.

Disponível para download no endereço http://support.apple.com/kb/dl1531

35 Mozila Firefox é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation (em português: Fundação Mozilla) com

ajuda de centenas de colaboradores.6 A intenção da fundação é desenvolver um navegador leve, seguro, intuitivo e altamente extensível. Disponível para download no endereço https://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/new/

33

 Framework ASP.NET 4.0: Consiste numa plataforma da Microsoft para o desenvolvimento de aplicações web. É um componente do IIS37 que permite através de uma linguagem de programação integrada na Framework .NET a criação de páginas dinâmicas. Baseia-se na Framework .NET onde herda todas as suas características, por isso as aplicações para essa plataforma podem ser programadas em várias linguagens, como C# e Visual Basic .NET.

 C#: Consiste numa linguagem de programação orientada a objetos desenvolvida pela Microsoft como parte da Framework .NET. A sua origem foi baseada em C++ mas inclui muitas das influências de outras linguagens de programação, como object Pascal e Java.

 LINQ: É um componente da Microsoft .NET que adiciona algumas funções de consulta em algumas linguagens de programação .NET. Contém uma sintaxe unificada, inicialmente incorporada nas linguagens C# e Visual Basic, para consultas em base de dados variadas. A sintaxe de consulta da LINQ baseia-se na da Structured Query Language (SQL) que é nada mais que uma linguagem padrão para comunicação com base de dados relacionais. Assim como na linguagem SQL é possível a extração de informação de instruções variadas através de consulta LINQ.

 Entity Framework: Consiste numa Framework do género ORM (Object Relational Mapping) que permite aos programadores trabalhar com dados relacionais como objetos de domínio específico, eliminado assim a necessidade de maior parte dos códigos de acesso de dados que geralmente são necessários. Com o Entity Framework, já é possível serem feitas consultas a base de dados usando LINQ, e de seguida recuperar e manipular os dados como objetos fortemente tipificados. A implementação do ORM do Entity Framework fornece serviços de rastreamento de alterações, bem como resolução de identidades e tradução de consultas para que os programadores possam encontrar-se na lógica de negócios das suas aplicações em vez dos princípios básicos de acesso aos dados.

 Visual Studio 2017: Consiste num conjunto de programas da Microsoft para desenvolvimentos de software especialmente dedicado à Framework .NET e às linguagens Visual Basic (VB), C, C++, C# (C Sharp) e J# (J Sharp). É um grande

37 IIS é o acróstico para Internet Information Services. É um servidor web criado pela Microsoft para seus sistemas operacionais para

34

produto de desenvolvimento no setor web, usando-se a plataforma ASP.NET. Nessa plataforma, as linguagens mais frequentes são: VB.NET (Visual Basic .Net) e o C#. Esta ferramenta é indispensável para o desenvolvimento da PVE.

 Microsoft SQL Server: Consiste num sistema de gestão de bases de dados abrangente que oferece ferramentas de gestão de dados com diferentes integrações. A gestão é centralizada, o que reduz a necessidade de configurar cada instância separadamente, sendo esta feita no SQL (Server Management Studio). O SQL Server tem disponível vários suplementos que poderão ser úteis para o futuro. De modo a selecionar esta tecnologia é necessário possuir um servidor Windows. Após explanadas as ferramentas de desenvolvimento, no seguinte ponto é explicado uma parte do funcionamento da base de dados.

Documentos relacionados