• Nenhum resultado encontrado

Descrição das fases em relação às técnicas de coleta de dados

Cada uma das estratégias de coleta de dados foi pensada e concate- nada em função da outra e das fases do estudo para que houvesse um panorama completo e complementar da prática docente representada através do Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógico deShulman(2005), possibilitando que se visualizasse a complexidade deste movimento reflexivo realizado pelos casos. A articulação entre fases do estudo e técnicas de coleta de dados selecionadas visa possibilitar a observação de boa parte dos elementos que envolvem a ação e raciocínio pedagógicos, do idealizado (manifesto no currí- culo e no projeto pedagógico), do planejado (manifesto no plano de ensino, nas apresentações construídas para as aulas e nas falas das docentes captadas nas entrevistas 1 e 2), do percebido (através das observações das aulas) e do reconhecido (entrevista 3), avaliado (entrevista 4) e validado (entrevista 5). Nesta seção se apresentará cada uma das fases e técnicas de coleta presentes,

bem como o objetivo de cada técnica no âmbito de cada fase.

4.5.1

Fase 01

A Fase 01 desenvolveu-se de abril a julho de 2014. Os objetivos desta fase foram (1) inserir-se no campo, (2) conhecer o contexto educacional, (3) identificar os casos, (4) conhecer a trajetória pessoal e profissional dos casos, (5) conhecer as fontes e categorias de conhecimento base e (6) conhecer as fases de compreensão e transformação, e, para tal, utilizaram-se a análise documental e a observação.

4.5.1.1 Documentos Fase 01

Como fontes documentais na fase 01 destacam-se os projetos pe- dagógicos, currículos e planos de ensino das disciplinas a serem observadas na Fase 02. Considerando os objetivos da fase 01 de conhecer o contexto educacional, as fontes e categorias de conhecimento base, todos estes são do- cumentos relevantes, uma vez que são em si mesmos fontes de conhecimento base para o ensino, assim como dão subsídio para a construção de categorias do conhecimento base para o ensino. Fornecem também elementos para a compreensão da Ação e Raciocínio Pedagógico dos casos a partir do lugar em que estão, auxiliando o entendimento acerca da conexão de sua prática com o contexto.

4.5.1.2 Entrevistas Fase 01

São entrevistas da Fase 01 as entrevistas realizadas com os coordena- dores de curso e as entrevistas 1 e 2 realizadas com os casos. As entrevistas mencionadas incorporam todos os objetivos da fase. Para a entrevista 1 foi construído um roteiro menos estruturado (APÊNDICE A) e para a entrevista 2, um roteiro semiestruturado (APÊNDICE B). Os roteiros são os mesmos para ambos os casos.

A entrevista com os coordenadores (APÊNDICE C) teve o objetivo de conhecer a sua visão acerca do curso e sua proposta pedagógica e de identificar o professor caso. A entrevista 1 teve o objetivo de explorar a trajetória docente

e as fontes de conhecimento base para o ensino. Já a entrevista 2 teve o objetivo de reconhecer categorias de conhecimento base para o ensino e explorar as fases de compreensão e transformação presentes no Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógico.

4.5.2

Fase 02

A Fase 02 desenvolveu-se de agosto a dezembro de 2014. Os objeti- vos desta fase foram (1) conhecer as fases de transformação, ensino e avaliação, (2) reunir elementos para a realização das entrevistas 3, 4 e 5 e (3) conhecer a percepção do estudante sobre as fases tangíveis da Ação e Raciocínio Pedagó- gico, a saber, as de ensino e avaliação. Para tanto se utilizaram documentos, entrevistas e observação. Realizar a entrevista com os estudantes teve também a intenção coletar dados que fornecessem um sinal sobre em que medida a intenção pedagógica planejada pelo professor se manifestava e era percebida pelo estudante.

Afirma-se o encadeamento dos dados coletados na fase 01 como subsídio para fase 02, bem como a recomendação deStake(2007) para que uma sessão se some à outra, visando maior compreensão do processo em virtude de que, a partir do plano de ensino das disciplinas ministradas pelo professor, organizou-se o cronograma de observação, o registro das observações serviu de subsídio para a construção das entrevistas 3 e 4, esta última agregando também informações do currículo e plano de ensino.

4.5.2.1 Documentos Fase 02

São documentos incorporados na Fase 02: aulas, exercícios, trabalhos e provas. Estas fontes documentais são também expressões das fases de com- preensão e transformação do Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógico dentro de um contexto que possui um determinado currículo, e, portanto, relevantes para a compreensão da Ação e Raciocínio Pedagógico dos casos.

4.5.2.2 Entrevistas Fase 02

São entrevistas da Fase 02 as entrevistas 3 e 4, realizadas com os casos e com os estudantes. Para fins de entendimento chamaremos as entre- vistas realizadas com os estudantes de espelho 3 e espelho 4. As entrevistas 3 e espelho 3 (APÊNDICES D e E) foram construídas a partir de recortes das observações realizadas no mês de agosto de 2014 e na primeira semana de setembro, buscando atingir o primeiro e terceiro objetivos da fase. As en- trevistas 4 e espelho 4 (APÊNDICES F E G) também foram delineadas para atingir os mesmos objetivos. As entrevistas 3 e 4 são entrevistas focalizadas. A primeira por vídeo e a segunda pelo plano de ensino da disciplina e os roteiros são distintos para os casos.

Considerando que a fase de ensino é a que expressa com maior intensidade o conhecimento pedagógico de conteúdo ao ter a intenção de pro- porcionar conhecimento acerca desta fase, a entrevista 3 acaba por agregar o objetivo de identificar as características desta categoria de conhecimento base em cada um dos casos. Para tanto, os recortes foram realizados a partir de indi- cadores qualitativos construídos anteriormente nos estudos de Backes (2010) e Menegaz (2012). Os recortes relacionados a indicadores de conhecimento pedagógico de conteúdo de cada caso constituíram roteiros de entrevista. A partir do roteiro, trechos observados foram agregados em vídeos produzidos com auxílio do programa Windows Movie Maker, utilizados nas entrevistas.

4.5.2.3 Observação Fase 02

Foram observadas na Fase 02, buscando atingir o primeiro e segundo objetivos da fase, as disciplinas ministradas no segundo semestre de 2014 pelos casos pública e privada. Duas disciplinas do caso pública foram observadas, uma de graduação e outra de pós-graduação. Uma disciplina de graduação do caso privada foi observada. Para a observação foi utilizado um diário de campo (APÊNDICE H).

4.5.3

Fase 03

A Fase 03 desenvolveu-se de janeiro a julho de 2015. Os objetivos desta fase foram (1) validar as entrevistas, (2) dar continuidade à análise do ma- terial coletado, (3) construir e realizar a entrevista 5 com os casos, relacionada às fases de reflexão e novas formas de compreender, (4) validar a interpretação da pesquisadora. Para tanto se utilizaram os documentos, as transcrições das entrevistas e sessões de aula, gravações e demais registros das fases anteriores e entrevistas com os casos. Adiante se falará mais detalhadamente sobre a validação das entrevistas e sobre o processo de análise.

A entrevista 5 (APÊNDICES I e J) foi construída a partir da co- dificação axial e, portanto, focalizada. A descrição de todas as categorias encontradas pela pesquisadora foi escrutinada pelos casos. Essa entrevista teve a intenção também de esclarecer certas dúvidas de compreensão sobre a fala dos casos, aprofundar ou descartar interpretações. Foi extremamente relevante ao processo de coleta e análise dos dados, pois proporcionou a validação não apenas dos dados, mas da interpretação, triangulando analistas.

Quadro 2 – Quadro resumo das fases e técnicas de coleta de dados

Fase 01 Fase 02 Fase 03 Abril a Julho Agosto a Dezembro Janeiro a Agosto

de 2014 de 2014 de 2015 Identificação e inserção no lo-

cal de estudo

Observação das aulas ministra- das pelos casos pública e pri- vada

Validação das entrevistas reali- zadas nas fases anteriores Entrevista com coordenadores

e identificação dos casos

Realização das entrevistas 3 e 4 com casos pública e privada

Realização da entrevista 5 com os casos pública e privada Contato com os casos em po-

tencial

Realização das entrevistas 3 e 4 com estudantes das discipli- nas ministradas pelos casos

Nova análise do plano de en- sino, aulas, provas e trabalhos das disciplinas observadas no semestre anterior

Realização de entrevistas 1 e 2 com os casos pública e privada

Nova entrevista com os casos para aprofundamento das en- trevistas 1 e 2

Análise do projeto pedagógico, currículo e plano de ensino

Análise de aulas, provas e tra- balhos das disciplinas observa- das