• Nenhum resultado encontrado

Descrição Detalhada das Rotinas das Crianças da Sala B

À segunda-feira, pelas 9h00, as crianças entravam na sala com a educadora, sentavam- se na área do tapete, cantavam os “bons dias” e educadora pedia ao responsável do dia anterior (de sexta-feira) que escolhesse uma criança para ser responsável do dia. Escolhido o responsável, todas as crianças eram questionadas (uma a uma) se concordavam com a escolha. Ouvido o grupo e decidido o responsável, este marcava, no quadro de presenças, as presenças de todas as crianças que estavam naquele momento na sala e o tempo, no quadro do tempo. Seguia-se um momento de diálogo em grande grupo, o reconto do fim-de-semana. Terminado este momento, a educadora partilhava com as crianças que iam ver as bolsas das histórias que cada criança levara no fim-de- semana, ou seja, ia retirando os livros de cada uma das bolsas e partilhava com o grupo o que a criança tinha registado na ficha de leitura que acompanhava cada livro (gostei muito/gostei/não gostei).

Terminada esta tarefa, a educadora lia a história que estava a ser construída em parceria com os pais e que todas as semanas uma das crianças levava para casa para dar continuidade à história. Quando terminada a leitura da história, procedia-se ao sorteio de quem levaria, nessa semana, a história para casa (retirando de dentro de uma caixa um cartão com o nome da criança). Após este momento, por volta das 10h00 e até às 10h30m, as crianças iam para o exterior realizar uma sessão de expressão motora orientada pela educadora (se o tempo o permitisse, se estivesse mau tempo, as crianças realizavam a expressão motora na sala).

Entre as 10h30m e as 11h00, as crianças voltavam para a sala, lanchavam na área do tapete e iam até ao exterior brincar. Pelas 11h00, as crianças voltavam para a sala e realizavam uma proposta educativa orientada pela educadora, até por volta das 11h50m. Por essa hora, as crianças arrumavam a sala e iam para o hall de entrada para irem almoçar, pelas 12h00. As crianças eram conduzidas pelos funcionários da AAAF até ao refeitório do Jardim de Infância de Marrazes 2, ficando à sua responsabilidade até às 13h30m, hora em que regressavam ao Jardim de Infância.

49

Pelas 13h30m, as crianças entravam na sala e a educadora introduzia o momento do conto. Terminado este momento, as crianças realizavam uma proposta educativa no âmbito da expressão musical, orientada pela educadora. Terminada esta proposta, as crianças realizavam outra proposta educativa até por volta das 15h15m. Por essa hora, as crianças reuniam-se no tapete, e a educadora ia chamando as crianças que iam para casa com os seus familiares (seis crianças) e as restantes iam para o hall de entrada para irem com os funcionários da AAAF para o prolongamento (esta rotina repetia-se todos os dias da semana e como tal omito nas descrições seguintes este momento).

À terça-feira, pelas 9h00, as crianças entravam na sala com a educadora, sentavam-se na área do tapete, cantavam os “bons dias”, a criança responsável do dia anterior (segunda- feira) escolhia o responsável do dia (e as restantes crianças diziam se concordavam ou não), este marcava as presenças e o tempo (esta rotina repetia-se nos restantes dias da semana). Após estas rotinas, as crianças realizavam uma proposta educativa orientada pela educadora no âmbito das Ciências visto que, a manhã de terça-feira era destinada às “Experiências”. As crianças realizam a proposta até ao momento do lanche, e continuam após o lanche até à hora de almoço (ou realizavam outra proposta educativa se a proposta das Ciências tivesse terminado antes do lanche).

Após o almoço, pelas 13h30m, as crianças entravam na sala, sentavam-se no tapete e a educadora introduzia o momento do conto. Após este momento, uma vez que a tarde de terça-feira era dia de brincadeira livre as crianças iam explorar as áreas até às 15h15m. À quarta-feira, após as rotinas diárias (que descrevi para terça-feira), por volta das 9h40m, a educadora introduzia o momento dos fantoches, em que dramatizava (por exemplo, uma história ou uma lengalenga ou uma música) com o recurso a fantoches. Quando terminava este momento, as crianças que quisessem explorar os fantoches podiam fazê-lo (em grupos de dois), outras crianças iam para as áreas e outras realizavam as propostas educativas sugeridas pela educadora. Depois as crianças trocavam entre si, para que assim todas pudessem realizar as propostas educativas, explorar as áreas e os fantoches, até à hora de almoço.

Depois do almoço, pelas 13h30m, as crianças entravam na sala e a educadora introduzia o momento do conto. Após este momento, as crianças desenvolviam as propostas educativas orientadas pela educadora, até por volta das 15h15m.

50

À quinta-feira, após as rotinas (que descrevi para terça-feira), uma vez que este dia da semana era destinado à pintura, as crianças em grupos de dois, iam para o cavalete pintar e as restantes exploravam as áreas. Após o almoço, pelas 13h30m, as crianças ouviam uma história contada pela educadora. Depois, as crianças exploravam as áreas e, as que não tivessem pintado no cavalete na parte da manhã faziam-no na parte da tarde até às 15h15m.

À sexta-feira, após as rotinas, as crianças realizavam uma proposta educativa de culinária orientada pela educadora (as crianças confecionavam algo para comerem na parte da tarde). Pelas 12h00, as crianças iam almoçar e, pelas 13h30m, entravam na sala e a educadora introduzia a hora do conto. Após este momento, as crianças visionam um filme (trazido por uma das crianças) e depois lanchavam o que tinham confecionado na parte da manhã, até por volta das 15h15m.

51

ANEXO 19 – 2.ª REFLEXÃO PES (JARDIM DE INFÂNCIA) – R2JI