• Nenhum resultado encontrado

3 A SUBORDINAÇÃO: UMA VISÃO LINGÜÍSTICA

5.3 DESCRIÇÃO DOS DADOS: PROCEDIMENTOS PARA

5.3.1 Descrição dos dados

Na descrição dos dados dos oito jornais selecionados para deles retirar os vinte e três editoriais e constituir o corpus desta pesquisa, esses editoriais foram analisados tendo em vista identificar e classificar os verbos na forma simples e nominal, as locuções verbais, os tempos compostos e os modos indicativo e subjuntivo em sentenças subordinativas.

Determinou-se como critério, para o levantamento dos verbos, e das orações subordinadas a identificação dessas ocorrências nas sentenças subordinativas dos editoriais jornalísticos que constituem o corpus deste trabalho. Na organização desses dados, adotou-se a classificação dos verbos, quanto à forma verbal, o tempo e o modo, e das orações a

40

Os dados tabulados nas tabelas e nos gráficos não serão submetidos a tratamento estatístico. O objetivo destas tabelas e gráficos é proporcionar uma melhor visualização das ocorrências constatadas nos editoriais jornalísticos.

classificação formal. Agruparam-se esses dados em duas categorias. A primeira categoria é composta do conjunto de ocorrências verbais. A segunda, constitui-se do reconhecimento e da classificação das orações subordinadas e coordenadas.

Assim, subdivide-se a descrição dos dados em dois tópicos. No primeiro, estão sendo explicitados os critérios adotados para a classificação, após análise, dos verbos, tempos e modos que correspondem a cada um dos termos identificados nas sentenças dos editoriais. No segundo, são apresentados, também, os critérios utilizados para a classificação das orações que foram identificadas nos textos de opinião, analisadas.

A seguir, são descritos, em cada um desses tópicos, os critérios e procedimentos aplicados na classificação das categorias verbais e das orações subordinadas e coordenadas, identificadas nos editoriais jornalísticos que constituem o corpus desta pesquisa.

5.3.1.1 Classificação da categoria verbal nos editoriais jornalísticos, segundo a tradição gramatical

Para descrever os dados que compõem a primeira categoria, constituída das formas verbais, nos textos de opinião analisados, seguiu-se a orientação dada pela Gramática Tradicional para a identificação e classificação dessas ocorrências.

Assim, a fim de sistematizar os dados dessa primeira categoria, dividiu-se o verbo em três grupos: verbo na forma simples, locução verbal (com verbo auxiliar) e tempo composto (com verbo auxiliar). Foram estabelecidos os seguintes critérios para a classificação dessas formas verbais nos textos de opinião:

(I) Verbos na forma simples são classificados quanto: a) ao tempo: presente, pretérito41 e futuro42

b) ao modo verbal: indicativo e subjuntivo;

c) à forma nominal: particípio, gerúndio e infinitivo.

(II) Locuções verbais (com verbos auxiliares) são classificadas quanto ao conjunto formado por verbo auxiliar + verbo principal (no infinitivo, gerúndio e particípio).

41

O pretérito perfeito, imperfeito e mais-que-perfeito foram agrupados como tempo passado. 42

(III) Tempos compostos são classificados com verbo principal no particípio43.

Os verbos na forma simples e nominal, as locuções verbais, os tempos compostos, bem como o modo indicativo e o subjuntivo foram classificados de acordo com o esquema simbólico numerado, dado a seguir, no Quadro 5, adotando-se os critérios (I), (II) e (III), especificados para identificar e classificar essas ocorrências verbais nos editoriais jornalísticos.

Quadro 5: Esquema para identificação das ocorrências da categoria verbal nos editoriais jornalísticos

(I)

VERBOS NA FORMA SIMPLES

(1) VERBO NA FORMA SIMPLES NO PRESENTE DO INDICATIVO

(2) VERBO NA FORMA SIMPLES NO PRETÉRITO DO INDICATIVO

(3) VERBO NA FORMA SIMPLES NO FUTURO DO INDICATIVO

(4) VERBO NA FORMA SIMPLES NO PRESENTE DO SUBJUNTIVO

(5) VERBO NA FORMA SIMPLES NO PRETÉRITO DO SUBJUNTIVO

(6) VERBO NA FORMA SIMPLES NO FUTURO DO SUBJUNTIVO

(7) VERBO NA FORMA SIMPLES NO INFINITIVO

(8) VERBO NA FORMA SIMPLES NO GERÚNDIO

(9) VERBO NA FORMA SIMPLES NO PARTICÍPIO

(10) VERBO NA FORMA SIMPLES NO INFINITIVO OU NO FUTURO DO SUBJUNTIVO

(II)

LOCUÇÕES VERBAIS

(VERBO AUXILIAR + VERBO PRINCIPAL NO INFINITIVO, GERÚNDIO E PARTICÍPIO)

(11) LOCUÇÃO VERBAL (VERBO AUXILIAR + VERBO PRINCIPAL NO INFINITIVO

(12) LOCUÇÃO VERBAL (VERBO AUXILIAR + VERBO PRINCIPAL NO GERÚNDIO)

(13) LOCUÇÃO VERBAL (VERBO AUXILIAR + VERBO PRINCIPAL NO PARTICÍPIO)

43

Para constituir os índices arrolados para esta pesquisa, optou-se por computar somente as ocorrências do tempo composto com verbo principal no particípio por essa forma verbal se apresentar com freqüência em relação a outras formas nominais.

(14) LOCUÇÃO VERBAL (VERBO PRINCIPAL NO INFINITIVO OU NO FUTURO DO SUBJUNTIVO)

III – TEMPO COMPOSTO

(15) TEMPO COMPOSTO (VERBO PRINCIPAL NO PARTICÍPIO) Fonte: A autora, 2007.

5.3.1.2 Classificação tradicional das orações nos editoriais jornalísticos

A segunda categoria é constituída por um grupo de orações que foram identificadas nos editoriais. Para descrever essas ocorrências oracionais, adotou-se, igualmente, a prescrição normativa dada pela tradição. As orações foram distinguidas e classificadas quanto ao tipo e quanto à função que exercem nos editoriais jornalísticos.

Quanto ao tipo, essas sentenças foram identificadas e classificadas em orações subordinadas (desenvolvidas e reduzidas), e em orações coordenadas (assindéticas e sindéticas), constituindo-se do corpus desta pesquisa para posterior análise esses dois tipos oracionais.

De acordo com a função exercida pelas sentenças nos editoriais, esse conjunto de orações foi classificado e dividido em dois grupos: o primeiro grupo constituiu-se das orações subordinadas substantivas, adjetivas e adverbiais (desenvolvidas e reduzidas). O segundo grupo englobou as orações coordenadas assindéticas e as coordenadas sindéticas, classificadas em aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e conclusivas. Quanto à forma verbal, apontaram-se as subordinadas reduzidas, classificando-as, ainda, quanto à função, em substantivas, adjetivas e adverbiais.

Para a identificação dessas sentenças nos textos de opinião dos jornais, aplicou-se como critério de avaliação a classificação tradicional quanto à função exercida pelas orações, estabelecendo-se os seguintes procedimentos para a descrição desses dados:

I – Orações subordinadas:

a) substantivas (desenvolvidas e reduzidas); b) adjetivas (desenvolvidas e reduzidas); c) adverbiais (desenvolvidas e reduzidas). II - Orações coordenadas:

a) assindéticas; b) sindéticas.

Com relação à identificação e classificação das orações coordenadas, ratifica-se a decisão de nomeá-las, pois se verificou que algumas dessas sentenças estavam integradas às subordinadas, não sendo possível excluí-las da descrição dos dados devido à relação de complementaridade, estabelecida entre elas, para determinar o significado do período naquele determinado contexto de uso.

Após o levantamento obtido através da descrição dos dados, é feita a análise dos mesmos no capítulo seguinte. O objetivo dessa análise é esclarecer a ocorrência de verbos que se apresentam no infinitivo, em diferentes estruturas sintáticas, o predomínio das orações reduzidas de particípio, do modo indicativo, e das orações subordinadas adjetivas, buscando justificativas que possam apoiar a constatação desses dados encontrados nos editoriais jornalísticos.